Help! madrinha em apuros
-
sou
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06
Help! madrinha em apuros
gentes preciso de ajuda. acabei de passar a minha segunda festa das latas. sou uma orgulhosa semi-puto mas inexperiente também, e sou ainda MADRINHA, cargo que levo muito a sério. vai na volta decidi presentear a minha caloira com o código da praxe (considero importante que o conheça) e decidi acrescentar-lhe um toque pessoal, acrescentando algumas informações relativas às tradições coimbrãs relativas com a vida académica e assim surgiu a expressão viver coimbra, expressão que por várias vezes já usei mas que me dei conta não percebo completamente. Seriam portanto uns fofos se me ajudasse e dessem o vosso parecer quanto ao que é viver Coimbra e ser um capas negras 
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
.. já não se fabricam madrinhas destas.. 
quanto à pergunta, é quase uma questão filosófica, de dificil resposta.. o que é viver coimbra?..
não te vou dar a resposta, apenas a minha opinião pois isto depende de cada pessoa
em medidas concretas deves tentar transmitir à tua caloira o "peso" que tem vestir o traje académico, pois cada vez menos se respeita aquele que é o símbolo máximo de Coimbra.
eu sugeria ainda que a ajudasses a conhecer os sítios mais interessantes da cidade, seja de dia ou de noite.. e que desses um jeitinho na faculdade (facultar apontamentos, etc) para que ela sinta que mais que uma madrinha és uma amiga com quem pode contar
É que a parte mais difícil para um/uma caloira são os primeiros tempos e para algumas pessoas ver-se sozinha numa cidade estranha não é fácil.
concordo que lhe tenhas dado a conhecer o código da praxe, é algo que deveria ser mais tradição do que algumas tradições oportunistas como pedir $$ na latada para pagar o jantar..
deves fazê-la entender que usar o traje, em termos praxisticos, não é ser superior a alguém, mas sim dar as boas vindas a Coimbra a esse alguém. Ou seja, a praxe não foi feita para humilhar mas sim para integrar.
Viver Coimbra é aproveitar ao máximo os 5 anos (?) que se passam em Coimbra mas sem se desviar do objectivo inicial.. o curso..
não sei se ajuda.. é que sentir é fácil, mas explicar...

quanto à pergunta, é quase uma questão filosófica, de dificil resposta.. o que é viver coimbra?..
não te vou dar a resposta, apenas a minha opinião pois isto depende de cada pessoa
em medidas concretas deves tentar transmitir à tua caloira o "peso" que tem vestir o traje académico, pois cada vez menos se respeita aquele que é o símbolo máximo de Coimbra.
eu sugeria ainda que a ajudasses a conhecer os sítios mais interessantes da cidade, seja de dia ou de noite.. e que desses um jeitinho na faculdade (facultar apontamentos, etc) para que ela sinta que mais que uma madrinha és uma amiga com quem pode contar
É que a parte mais difícil para um/uma caloira são os primeiros tempos e para algumas pessoas ver-se sozinha numa cidade estranha não é fácil.
concordo que lhe tenhas dado a conhecer o código da praxe, é algo que deveria ser mais tradição do que algumas tradições oportunistas como pedir $$ na latada para pagar o jantar..
deves fazê-la entender que usar o traje, em termos praxisticos, não é ser superior a alguém, mas sim dar as boas vindas a Coimbra a esse alguém. Ou seja, a praxe não foi feita para humilhar mas sim para integrar.

Viver Coimbra é aproveitar ao máximo os 5 anos (?) que se passam em Coimbra mas sem se desviar do objectivo inicial.. o curso..
não sei se ajuda.. é que sentir é fácil, mas explicar...
-
sou
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06
-
grossxl90
- Novato

- Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 14:18
Sorte da tua caloira por ter uma madrinha como tu, isso sim!
De resto, deixa-me concordar com as restantes opiniões que a deves ensinar a ter orgulho em ser estudante de Coimbra e honrar o traje académico que veste/vestirá. E aqui incluo evitar as tristes figuras que por aí se vêm fazer a estudantes trajados com (muitos) copos a mais.
Esses nãio dignificam de maneira nenhuma a Academia nem o seu espírito, antes pelo contrário...
Acima de tudo, tenta dar-lhe bons exemplos! Pelo que já disseste, deves estar no bom caminho...
De resto, deixa-me concordar com as restantes opiniões que a deves ensinar a ter orgulho em ser estudante de Coimbra e honrar o traje académico que veste/vestirá. E aqui incluo evitar as tristes figuras que por aí se vêm fazer a estudantes trajados com (muitos) copos a mais.
Esses nãio dignificam de maneira nenhuma a Academia nem o seu espírito, antes pelo contrário...
Acima de tudo, tenta dar-lhe bons exemplos! Pelo que já disseste, deves estar no bom caminho...
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
O traje sinifica humildade e não serve para ser superior a alguém. Este foi feito para não mostrar riquezas, na verdade, antes até tinham materias que eram proibidos usar no traje(um deles era o cetim).daniel322 Escreveu: deves fazê-la entender que usar o traje, em termos praxisticos, não é ser superior a alguém, mas sim dar as boas vindas a Coimbra a esse alguém. Ou seja, a praxe não foi feita para humilhar mas sim para integrar.
O traje é um pouco como farda de colégio!
-
Lino
- Mítico

-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Atheist
- Iniciado

- Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40
é bonito ver que ainda há quem se preocupe em fazer da praxe o que realmente ela significa.... tens o meu apareço
acho que uma palavra importante aqui é mesmo ajudar os putos: ajudar a conhecer isto, a nao se perderem em bebedeiras e cenas tristes, a nao lixarem a vida academica, etc. e fazer isto tudo com grande alegria e diversao (o que é o mais dificil
)
acho que uma palavra importante aqui é mesmo ajudar os putos: ajudar a conhecer isto, a nao se perderem em bebedeiras e cenas tristes, a nao lixarem a vida academica, etc. e fazer isto tudo com grande alegria e diversao (o que é o mais dificil
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Chanterella
- Novato

- Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03
-
golo
- Iniciado

- Registado: quarta-feira, 31 outubro 2007 14:03
-
Lino
- Mítico

-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Opiniao muito pessoal
Eu acho que acima de tudo deves ensinar os principios fundamentais da praxe...e já agora ensinar o que é o traje, e como se veste, porque embora pareça brincadeira, traje academico e a bela da all star nao combinam e ha quem nao saiba disso...