Pólo II aberto ao comércio

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Atheist Escreveu:zonas de habitação no polo? bom, parece-me uma ideia tipica deste reitor :dis:
para começar, quem é que quererá ir morar para o meio dos departamentos? e depois o problema de transito..... já hoje começa a ser um pouco dificil o estacionamento, agora imaginem com mais tres departamentos e casas e centros comerciais.... :roll:
como sempre o planeamento é posto de lado. Nunca mais aprendem :x
IV.3. Universidade de Coimbra - Plano de Pormenor do Polo II.

Para o assunto acima mencionado, a Assessoria de Planeamento e Ordenamento do Território, elaborou a informação n.º 164, de 06/04/99, que a seguir se transcreve:

"Relativamente ao Plano de Pormenor do Pólo II da Universidade de Coimbra (em anexo), cumpre-nos informar:

1. As intervenções no Pólo II da U.C. têm vindo a ser acompanhadas por estes serviços. Verifica-se, neste momento, ser vantajosa a formalização deste plano de pormenor, tanto para enquadrar intervenções não previstas expressamente em sede de PDM (habitação em zona de "Equipamento"), como para vincular a U.C. às obras, funções e usos previstos.

2. A solução urbanística global preconizada pelo plano obteve, sempre, o nosso acordo genérico, não obstante as constantes objecções quanto aos níveis de estacionamento propostos, que sempre se consideraram insuficientes. Esta questão acabou por ser acertada com a U.C., em reunião havida em 96.10.21, motivo da n/inf. nº 74/98 de 98.03.02 e na qual ficaram definidos os critérios a adoptar para o dimensionamento (Anexo 1).

Tendo o presente plano sido apresentado à CMC sem dar cumprimento ao combinado, foi alvo de sucessivos aditamentos.

A análise dos últimos elementos fornecidos permitiu, de forma resumida, elaborar o esquema/quadro anexo (Anexo 2) e do qual interessa salientar:

2.1. O estacionamento privado, em qualquer das zonas, encontra-se bem dimensionado, sempre acima dos mínimos.

2.2. Verifica-se défice de estacionamento público nas zonas "E", "A" e " I".

a) Relativamente à zona "E", que corresponde à actualmente já construída e onde já se constata aquele défice, o problema ficará resolvido pelo aumento dos lugares previstos nas zonas "F", imediatamente a norte, e "D", imediatamente a Sul, ambas com folga de estacionamento.

b) No que respeita à zona "H" (défice de 110 lugares) pode admitir-se que o problema ficará resolvido através da zona "G" imediatamente a sul (com uma folga de mais 342).

c) Quanto à zona "I" (défice de - 93 lugares) mesmo com o contributo da zona "J", imediatamente a norte (mais 68 lugares), continua a verificar-se a falta de 25 lugares que, no total, pode considerar-se sem expressão.

2.3. Relativamente ao estacionamento total (privado + público) apenas se nota um défice de cerca de 160 lugares na zona "E", actualmente edificada (ver alínea a) do nº 2).

2.4. Para a globalidade da área do Pólo II, verifica-se uma folga de 2.500 lugares, entre públicos e privados, desde que fique salvaguardado que o estacionamento coberto, em edifícios com outros usos seja, de facto, público (pelo menos em áreas que permitam, no mínimo, 80 lugares).

3. Relativamente, ainda, à solução global, convém salientar que o plano já prevê a possibilidade da futura instalação do eléctrico rápido com paragem no "centro de gravidade" da área do Pólo II, correspondente à portela natural, ponto mais elevado da "Av. da Malavada". Aliás, o desenho desta praça surge muito pouco formal, contrariamente à solução que é induzida pela sucessão de edifícios a norte (J61 e J62; I61 e I62; H61 e H62). A proposta urbanística para esta importante área resultará demasiado solta, em desfavor de uma imagem e uso, assumidamente urbanos, que se pretende promover para o local.

4. Quanto à ocupação prevista para a zona verde desportiva, a sul da Av. da Boavista, pensa-se que o conjunto proposto não é suficientemente clarificado nas peças apresentadas, devendo passar a incluir, também, um campo de grandes jogos relvado, do tipo "estádio universitário".

5. Cabendo à CMC, de acordo com a lei em vigor, a formalização deste plano de pormenor, considera-se que o mesmo não está instruído conforme o DL 69/90, de 2 de Março, com as alterações introduzidas pelos DLs 211/92 de 8 de Outubro e 155/97, de 24 de Junho.

Concretamente:

- não é apresentada qualquer programação/faseamento para a execução do plano, assim como não são referidos custos.

Neste âmbito será de prever como primeira prioridade a execução do silo de estacionamento previsto para apoio à zona já actualmente edificada, na qual se verificam carências a este nível.

- o Regulamento, sendo essencialmente descritivo, não estará de acordo como o usualmente requerido pela CCRC/DROT.

- nada é referido quanto às infraestruturas: água, esgotos, gás, energia eléctrica e telefones.

Em conclusão, e pelo exposto, propõe-se:

a) A aprovação do estudo global de estacionamento.

b) Que seja sugerido à equipa projectista, a reformulação da praça no ponto mais elevado da Av. da Malavada.

c) Que seja precisado o conteúdo da zona verde desportiva, a sul da Av. da Boavista, na qual deverá ser incluído um campo relvado para grandes jogos.

d) Que a U.C./equipa projectista, se articule directamente com a CCRC/DROT, no sentido do plano adquirir a forma e conteúdo previstos pela legislação em vigor.

Esta articulação considera-se indispensável para a CMC poder reconhecer o plano como documento pronto a sujeitar ao parecer das entidades e consulta pública."

Após análise do parecer técnico acima transcrito, o Executivo deliberou (com votação individual de cada uma das conclusões, sendo que a conclusão a) do referido parecer técnico "A aprovação do estudo global de estacionamento" foi votada em alternativa com a seguinte formulação "Considerar aceitável o número de lugares previstos e a confirmar em Plano de Pormenor, devendo este facto ser transmitido à universidade de Coimbra":
...tudo isto já é de 1999... não é propriamente um problema novo

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

:lol: :lol:

resumindo os estacionamentos e as paragens de autocarro não foram dimensionados para a situação real!

Isso e as alterações aos projectos pois o DEEC tem balnearos para andar a jogar À bola no parque de estacionamento dos laboratorios de civil...

bah...

eu acho que houve falta de visão no planeamento do polo 2, não pelos edificios em si que por vezes são pouco funcionais, basta ver que o dpto de mecanica já teve de ser todo pintado e chove nos corredores, o DEEC tem os tectos cheios de teias de aranha na torre B... Quem os projectou nao devia pensar só no "design" mas tambem na sua manutençao!

alguem já pensou numa paragem de autocarro que que não fosse retirada da estrada? não faria todo o sentido ? salvaguarda os utentes e o autocarro não tinha de estar parado a empatar a estrada...

às vezes Até parece que foi projectado pela universidade independente

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Já para não falar num departamento que lá há, que agora não me lembro qual é, que para entrar na porta quase tenho que entrar de lado!! As portas são tão estreitas que se há alguma emergência fica ali tudo encravado.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

dawn_to_dusk_ Escreveu:Isso e as alterações aos projectos pois o DEEC tem balnearos para andar a jogar À bola no parque de estacionamento dos laboratorios de civil...

bah...
tem balneários pq estava previsto ser construído um parque de jogos..

..eu tenho uns projectos do polo 2 que hei-de aqui colocar..

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

daniel322 Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:Isso e as alterações aos projectos pois o DEEC tem balnearos para andar a jogar À bola no parque de estacionamento dos laboratorios de civil...

bah...

ya eu sei, mas pq se alteraram os planos ?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

isso não te sei responder.. falta de dinheiro?..

tinhas
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 16 outubro 2007 18:19

Mensagem por tinhas »

daniel322 Escreveu:

bah...

Olá daniel322!

Disseste que ias colocar aqui uns projectos que tens. Eu iria gostar de os ver então! Estou a residir em pleno Pólo II e este tópico é do meu interesse!
Cumprimentos!