aos médicos e enfermeiros

O geral das generalidades... para discutir tudo!
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

aos médicos e enfermeiros

Mensagem por DrUnKFiSh »

.......
Última edição por DrUnKFiSh em quarta-feira, 07 setembro 2005 15:44, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Diz lá o que te aconteceu homem!

Concordo, não é só tirar grandes notas, isso não quer dizer absolutamente nada. Quantos bons profissionais se perdem por causa dessas merdas, enquanto marrões que vão pa medicina pq a familia quer vão ser os futuros médicos do pais.. qq coisa deste género :roll:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Podias dizer que situação foi, para a tua opinião se perceber melhor. :p

Infelizmente, em Portugal ainda há a "crença" de que a média faz o médico. Aliás, de que a média é o que mais importa para uma pessoa. Esta é uma opinião que eu acho ridícula... há imenso pessoal com médias baixas que é muito mais competente e dedicado do que outros com médias de 19 e 20, além de possuírem aptidões sociais muito mais desenvolvidas. Isto nota-se em todo o lado, não só na medicina (basta olhar para muitos professores da Universidade, que no seu tempo tiveram médias estupidamente altas, mas que não têm a mínima noção de como se deve ensinar e interagir com os alunos).

Na minha área (Informática), as empresas têm tendência a preferir pessoas com médias na ordem dos 12-14 valores, porque são aquelas que terminaram o curso, mas não dedicaram a sua vida a isso (ou seja, mantiveram interesses pessoais). São o género de pessoas que sabem trabalhar em equipa. Pessoal com médias altas tem tendência a ser excessivamente competitivo e a ter vários problemas a cooperar com o grupo.

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Eu curto estar nas aulas e observar os profs todos cagões com os seus cursos e depois não conseguem resolver pequenos problemas do dia a dia.. coisas simples como.. zoom no videoprojector :? (isto incide mais nos profs de matemática)...hoje uma prof preferiu aumentar o zoom no acrobat reader do q no projector apesar das diversas vezes que aconcelhamos o contrário.. como alguem já aqui disse no forum noutra thread "n se pode mexer pq pode estragar" :D .. mas q raio tem isto a ver com a origem da tua raiva? :? sorry

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Pedro Escreveu:Infelizmente, em Portugal ainda há a "crença" de que a média faz o médico. Aliás, de que a média é o que mais importa para uma pessoa. Esta é uma opinião que eu acho ridícula... há imenso pessoal com médias baixas que é muito mais competente e dedicado do que outros com médias de 19 e 20, além de possuírem aptidões sociais muito mais desenvolvidas.
Mais, há muita gente que vai pra Medicina só porque tem uma média alta, não por vocação. Uma colega minha do secundário é um desses casos, e pelo que eu conheço dela duvido que dê uma boa médica, pelo menos no lado humano.

ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Por outro lado há pessoas com média de 11 e que são uma bela m.... :P

ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Por que é que há pessoas que armam escândalo quando são avaliadas por números (cu - 14), mas que nunca se revoltam pela sua inteligência e capacidades serem avaliadas do mesmo modo?

(Não, não é para o StAaRFfiSh)

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

O que me revolta mais nem é só a questão das médias... é uma avaliação injusta quando é isolada, concordo... Mas hoje em dia, nas empresas que se preocupam com os recursos humanos (a sério, e não só porque está na moda) já não ligam tanto a isso... sobretudo se forem empresas ligadas a multinacionais etc...

Mas nas burocracias do sistema estatal (entrada na universidade, concursos públicos, etc) ainda é um dos factores mais importantes. Também é dificil imaginar uma avaliação diferente, fazer uma alaviação qualitativa a milhares de candidatos ao ensino superior p ex seria complicado, talvez impraticavel..

Mas o que me mete mais nauseas é a merda do status do sô dôtor... e em coimbra isso é incrivel!! O sô dôtor que trata dos doentes é um deus! opá claro que a profissão deles é importante, e podemos ter a nossa vida dependente deles, mas afinal é o papel deles, e ja ganham bastante bem pra isso, não me fazem nenhum favor ao receitar um medicamento que me alivie as dores... ou qq outra coisa...

nem falo dos restantes sô dôtores da treta que prai andam... e dos sô engenheiros...

jane_marple
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49

Mensagem por jane_marple »

JulesS Escreveu:Mas o que me mete mais nauseas é a merda do status do sô dôtor... e em coimbra isso é incrivel!! O sô dôtor que trata dos doentes é um deus! opá claro que a profissão deles é importante, e podemos ter a nossa vida dependente deles, mas afinal é o papel deles, e ja ganham bastante bem pra isso, não me fazem nenhum favor ao receitar um medicamento que me alivie as dores... ou qq outra coisa...
Contaram-me uma história em que, numa aula, uma senhora professora de medicina disse aos seus alunos que eles tinham a obrigação de serem muito bons porque eram a elite da sociedade.
Não faço ideia se isto é ou não verdade, mas, de qualquer maneira, a ideia de que uma pessoa faz parte de alguma elite só porque tem este ou aquele curso é uma idiotice pegada. As pessoas valem por aquilo que são, pelos ideais que defendem e pelos seus actos, não por um qualquer canudo.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Nem de propósito... quando vou ao correio lá estava a Visão como todas as quintas-feiras.
Tema de capa: Negligência médica
Imagem

Citando: Aumentam as queixas em Portugal, mas ainda é mais fácil apresentar desculpas do que provas..
E é assim que as coisas (não) funcionam
Última edição por JulesS em quinta-feira, 17 março 2005 21:49, editado 1 vez no total.

jane_marple
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49

Mensagem por jane_marple »

JulesS Escreveu: Citando: Aumentam as queixas em portugal mas é mais fácil apresentar desculpas do que provas..
E é assim que as coisas (não) funcionam
O erro médico é difícil de provar e não deve ser considerado levianamente. Se não há condenações transitadas em julgado é porque os tribunais não encontram boas razões para isso.

[^spoon^]
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 21:57

Mensagem por [^spoon^] »

Ora, este post vem mesmo a calhar...
Tenho um primo meu que se dirige ao hospital após aleijar-se num jogo, supostamente uma rotura muscular...chega ao hospital, depois de estar mt tempo a espera(como é normal) dizem-lhe que só necessita de repouso e pôr gelo!
derrepente de um dia para o outro a perna começa a inchar cada vez mais e a ficar do tamanho de duas, toda vermelha, e cada vez ficava mais fraco, chegou a desmaiar!
Volta ao hospital e internam-no, só depois lhe dizem que a rotura muscular lhe rebentou com uma veia e que precisa de transfusão de sangue...
Passado 3/4 dias, dizem para ele voltar para casa que aquilo ia desaparecer e ficava tudo bem....Passa 2 dias em casa e não há melhoras, decidem então os pais irem com ele ao Porto a uma clinica privada, onde o médico lhes diz que é impossivel no hospital o terem enviado para casa, se ele como médico desportivo nunca tinha visto tal coisa e interna-o no porto...
Mais tarde é drenado no Porto e agora está novamente em casa, esperemos que não hajam mais episódios nesta "novela"!

Há médicos que são completamente irresponsáveis, e querem é despachar os doentes sem fazerem as análises devidas...

Quanto ás elites, não há elites, porque senão houvesse o agricultor que fornecesse as batatas e as couves (alimentação) os médicos não poderiam fazer nada...
É triste uma professora universitária dizer uma coisa dessas :x
Demonstra que de inteligência tem pouca :x

Sem mais,

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Tenho uma colega minha de 12º ano que entrou em Medicina. Achei piada porque uma vez, numa visita de estudo, cortei a mão e saiu bué de sangue, mostrei-lhe a rir-me da situação e ela desmaiou...

DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

tou a imaginala quando vir um cadaver....

TFMUC
Regular
Regular
Registado: sábado, 08 janeiro 2005 20:44

Mensagem por TFMUC »

Pois isto é tudo muito bonito criticar mas para quem não está no meio! Houve realmente um Professor e nao uma professora que se referiu aos alunos como "nata da sociedade" e nao como elite. Mas vai tudo dar ao mesmo e discordo plenamente. Eu estava nessa aula ;) Não me sinto mais ou menos nata por estudar na faculdade de Medicina, em Medicina Dentária. Que me deu mto trabalhinho, deu. E é mesmo por vocaçao que la estou. Pelo menos até agora que as notas nao sao gde coisa ah excepçao das praticas :D. Acho que é necessario o minimo pra entrar em medicina. Temos experiencia do pessoal que entra com estatutos de alta competiçao e depois esta ANOS para sair do primeiro ou segundo ano. E isto pq a exigencia daquela faculdade é estupida no que diz respeito principalmente aos primeiros anos do curso. Acho que é muito de louvar o trabalho de um medico. E kdo se fala de negligencia irrito-me. As vezes é mesmo por "nao kererem saber" pq n tem vocaçao, pq estao-se nas tintas pra profissao. Outras sao erros humanos mm "sem querer". Uma empregada domestica nao parte louça? Um professor nao diz bacoradas numa aula? Um mecanico nao rectifica mal um motor? E acham que queriam? Que o fizeram de proposito? O pior é que um medico tem a responsabilidade que mais ninguem tem. Tem uma vida nas maos. E quando o erro é por ele cometido cai tudo em cima. Mas chamar elite é que nao! Quero deixar bem claro que nao concordo com rotulos desses principalmente por ir pertencer "ah classe". Mas a verdade é que nao ha mais profissoes que tenham o risco que esta tem... vida das pessoas. Por isso ha k louvar o trabalho e a CORAGEM dos médicos. Os que verdadeiramente se entregam ah profissao. Porque maus profissionais há em todo o lado. E o que se fala das medias a maior parte das vezes é dor de cotovelo. Conheço muitos alunos daquela faculdade. sei k uns vao ser mto melhores que outros. Sei de outros que sao más pessoas que deviam enfiar-se num laboratorio e nao contactar com ninguem. MAs isso.. há em todo o lado!!! Há maus engenheiros, maus advogados, maus economistas e maus agricultores... também deviamos ir cobrar-lhes por nao terem vocaçao, nao acham?