Eu sei que é errado da parte das empresas fazerem isto, mas... custa assim tanto aos clientes dizer "não"?Prémios são um chamariz para vendas agressivas
São informados de que ganharam um prémio, vão levantá-lo e voltam a casa com um colchão e um pacote de prestações para pagar. É este o procedimento normalmente utilizado na prática das chamadas “vendas agressivas”, que têm aumentado nos últimos anos.
A DECO registou, até Julho deste ano, 208 reclamações por vendas agressivas só na Grande Lisboa, enquanto em 2006 esse número foi de 435. Algumas acabam em tribunal; em 1999, a DECO interpôs uma acção judicial contra empresas que vendiam colchões.
Lucille Mendes, de 71 anos, engrossou as estatísticas após receber na sua casa, em Lisboa, um telefonema da empresa Eurolazer a informá-la de que ganhara um prémio. “Disseram-me que o meu marido tinha mesmo de ir também, porque era um prémio pesado”, recorda.
Depois de constatar a ausência de qualquer prémio, o casal diz ter sido sujeito a três horas de publicidade, acabando por adquirir uma placa ortomagnética de massagem, mediante um contrato de prestações a pagar até 2011.
De acordo com a DECO, este é um caso-tipo, sendo o procedimento em 90 por cento dos casos. “O processo começa com um telefonema a oferecer um prémio e acaba sempre na compra de algo muito caro”, refere ao CM fonte da associação.
Lucille, além de ter feito uma compra “difícil de cumprir, dada a idade, e o prazo das prestações”, apercebeu-se de diversas manchas no colchão e do facto de o sistema eléctrico e o comando não funcionarem, pelo que requereu a anulação da compra. De acordo com o casal, o contrato contemplava um aspirador como brinde, substituído por uma televisão.
O casal acabou por recorrer à Justiça, e o juiz decretou que a empresa deve arranjar os estragos, mediante o pagamento do resto das prestações, o que deixa Lucille inconformada por ter que “passar os próximos anos a pagar uma coisa estragada”.
Contactado pelo CM, Miguel Henrique, responsável jurídico da Eurolazer, desvalorizou a queixa. “Se existe um problema de funcionamento iremos repará-lo de imediato, para que seja pago o resto do produto. Quanto às manchas, não são da nossa responsabilidade e foram, com certeza, feitas já na casa da cliente”, refere.
Este responsável descarta ainda qualquer possibilidade de a empresa fazer um reembolso.
Fonte: Correio da Manhã
Prémios são um chamariz para vendas agressivas
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Prémios são um chamariz para vendas agressivas
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Os meus pais já foram a algumas cenas dessas e trouxeram sempre o brinde e nunca compraram nada. Normalmente eles não deixam trazer o brinde se a pessoa não comprar logo, logo já estão a fazer publicidade enganosa quando ligam a dizer que ganhámos um prémio, mas com os meus pais eles nunca fizeram farinha
Duas das vezes trouxeram um belo presunto pata negra 
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
[MODO EUA ON]
Eles que me telefonem e digam apenas que ganhei um prémio... vou lá e se não mo derem chamo a polícia, pois fizeram-me gastar tempo que poderia ser aproveitado para fazer milhares de euros!
[MODO EUA OFF]
Sinceramente acho que deviam apertar a legislação para estas coisas... se dizem apenas às pessoas pelo telefone que ganharam um prémio sem dizer as condições ou reterem outros factos sobre o prémio que apenas são transmitidos depois das pessoas estarem lá para levantar o prémio, deviam ser obrigados a darem o prémio e deixar a pessoa sair, sem qualquer técnica de atraso na entrega do prémio (do estilo, só o podemos dar daqui a 3 horas ou o caraças... se combinaram uma determinada hora o prémio tem que lá estar!).
Basicamente acho que deviam dar uma bela de rabecada legal nestes chicos espertos aproveitadores dos pobres de espírito e daqueles já sem capacidade para lidar com a pressão exercida por eles.
Eles que me telefonem e digam apenas que ganhei um prémio... vou lá e se não mo derem chamo a polícia, pois fizeram-me gastar tempo que poderia ser aproveitado para fazer milhares de euros!
[MODO EUA OFF]
Sinceramente acho que deviam apertar a legislação para estas coisas... se dizem apenas às pessoas pelo telefone que ganharam um prémio sem dizer as condições ou reterem outros factos sobre o prémio que apenas são transmitidos depois das pessoas estarem lá para levantar o prémio, deviam ser obrigados a darem o prémio e deixar a pessoa sair, sem qualquer técnica de atraso na entrega do prémio (do estilo, só o podemos dar daqui a 3 horas ou o caraças... se combinaram uma determinada hora o prémio tem que lá estar!).
Basicamente acho que deviam dar uma bela de rabecada legal nestes chicos espertos aproveitadores dos pobres de espírito e daqueles já sem capacidade para lidar com a pressão exercida por eles.
-
Exilada
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45
-
Hal9000
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
-
Exilada
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45
Opá, agora metia mesmo os dentinhos n1 bocadinho de presuntinho... Outra coisa da qual tenho saudades... Ai... Só mais 2 dias aqui... 2 dias!....duffy Escreveu:Os meus pais já foram a algumas cenas dessas e trouxeram sempre o brinde e nunca compraram nada. Normalmente eles não deixam trazer o brinde se a pessoa não comprar logo, logo já estão a fazer publicidade enganosa quando ligam a dizer que ganhámos um prémio, mas com os meus pais eles nunca fizeram farinhaDuas das vezes trouxeram um belo presunto pata negra
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Na semana passada alguém ligou aos meus pais a dizer que andava a decorrer um rastreio a doenças cardiovasculares organizado pelo Ministério da Saude e que ia ter lugar no Hotel Ibis.. a minha mãe estranhou ser num hotel mas foram pra lá.. Tiveram a apanhar uma seca de duas horas sobre publicidade não sei a quê..e trouxeram um brinde que era uma cena qualquer para medir a tensão, mas aquilo não funciona muito bem..
Passados dois dias voltaram a ligar, mais uma vez com a conversa do Ministério da Saude e a minha mãe ameaçou denunciá-los á polícia (porque duvida que o Ministério esteja efectivamente envolvido..) e eles não voltaram a ligar
Passados dois dias voltaram a ligar, mais uma vez com a conversa do Ministério da Saude e a minha mãe ameaçou denunciá-los á polícia (porque duvida que o Ministério esteja efectivamente envolvido..) e eles não voltaram a ligar
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Eu passo-me quando recebo telefonemas desses a dizer que ganhei um prémio. Pergunto logo como é que isso é possível se eu não joguei em nada! Nunca apanhei seca (corto logo a jogada deles). Ou me dão o prémio que dizem ter ganho, para me ir embora; ou venho-me embora, mesmo sem o prémio. Que o ponham num sítio que eu cá sei...
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Também fui contemplado com uma dessas. Eu que sou tão céptico relativamente a isso e normalmente nem quero conversas, como do outro lado ouvi "rastreio", "doenças cardiovasculares", "Ministério da Saúde" e "Hotel Ibis", lá acedi... mas com muitas reservas, pois a pessoa do outro lado fazia mesmo questão que eu fosse... a certa altura eu até lhe cheguei a dizer: "olhe, não percebo essa insistência toda.... se puder vou, se não puder paciência"...carlacs Escreveu:Na semana passada alguém ligou aos meus pais a dizer que andava a decorrer um rastreio a doenças cardiovasculares organizado pelo Ministério da Saude e que ia ter lugar no Hotel Ibis.. a minha mãe estranhou ser num hotel mas foram pra lá.. Tiveram a apanhar uma seca de duas horas sobre publicidade não sei a quê..e trouxeram um brinde que era uma cena qualquer para medir a tensão, mas aquilo não funciona muito bem..
Lá fui. Quando percebi o que era, logo nos primeiros 10 segundos da conversa, cortei-lhe a palavra, disse-lhe o que tinha a dizer e vim-me embora. Acabei somente por trazer o brinde (um estetoscópio) só porque a pessoa insistiu bastante. Mas a verdade é que me apeteceu, dar-lhe com o estetoscópio pela cabeça abaixo.
Os teus pais estiveram lá duas horas??? Fónix... têm muita paciência. Eu ao fim de 10 segundos, quando me senti completamente enganado, fiquei pior que f....ulo.
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Já fui foi a reuniões daqueles esquemas tipo pirâmide, embora agora como os esquemas pirâmide são ilegais, usa-se o termo "multi-nível".
Fui a uma dessas reuniões da Herbalife onde supostamente toda a gente é rica menos nós...
vim-me embora no intervalo.
Agora recentemente fui a uma da ACN, mesmo género estilo pirâmide. Aqui fui perverso, primeiro disse que estava interessado e o tipo que me convidou teve de pagar 10€ (ou seria 5€) não sei, para eu entrar na reunião que iria mudar a minha vida.
Aquilo é de facto uma grande lavagem cerebral, e a mesma idéia, todos são ricos menos nós
adiante, deixei o gajo falar e tal, mostrei-me interessado, fiz perguntas, quando chegou a altura disse que "Obrigado, mas não estou interessado"e vim-me embora
A cara que o gajo fez foi priceless 
Fui a uma dessas reuniões da Herbalife onde supostamente toda a gente é rica menos nós...
Agora recentemente fui a uma da ACN, mesmo género estilo pirâmide. Aqui fui perverso, primeiro disse que estava interessado e o tipo que me convidou teve de pagar 10€ (ou seria 5€) não sei, para eu entrar na reunião que iria mudar a minha vida.
Aquilo é de facto uma grande lavagem cerebral, e a mesma idéia, todos são ricos menos nós