[PROBLEMA] Imagem no monitor toda marada

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

[PROBLEMA] Imagem no monitor toda marada

Mensagem por Corsario-Negro »

Ontem o meu irmão estava a jogar e de repente o computador pára (o som continua), até aqui nada de anormal, pois de vez em quando acontecia estando o computador a carregar dados para a memória.

No entanto desta vez ele em vez de retomar normalmente apareceram pontos no céu do jogo sendo que a música que também estava a dar passou a estar intermitente, o meu irmão tentou ir para o Windows mas não deu pois o computador desligou-se.

Ao reiniciar o computador nem o ecrã inicial da Motherboard dá bem, estando cheio de artefactos (apesar de ainda dar para ver a imagem), sendo que depois desse ecrã (quando passa para um só de texto) fica completamente cheio de artefactos brancos (textura de arbustos) a ocupar o ecrã todo. Quando aparece o ecrã do windows a carregar fica outra vez bem (se bem que me parece que algumas cores estão com maior contraste e gama, mas nada demais), quando é suposto aparecer o ecrã de login desliga de novo ou fica ligado sem nada ou aparecem riscos.

A minha dúvida é se será da gráfica ou da motherboard (ou de ambas :? ) visto que já desliguei drives todas (incluindo disco duro) e continua a dar o mesmo problema (óbvio que sem disco nem chega ao Windows, mas o ecrã da BIOS continua todo marado, incluindo se tentar entrar para as opções da BIOS). Também ponho a hipótese de ser da fonte de alimentação a ter algum problema no fornecimento de energia e provocar aquilo, mas acho menos provável.

Alguém já teve problemas similares? Que acham? (sim eu sei que o melhor era experimentar com uma outra gráfica para ver se era da gráfica ou da board... mas não tenho mais nenhuma PCI-E e não queria estar a comprar uma mesmo que barata e dps não ser disso...)

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Já tentaste correr alguns testes à memória, para ver se não será daí?

Tanto a board como a gráfica parecem-me hipóteses viáveis. Não conheces ninguém que tenha uma PCI-E a mais ou que te possa emprestar uma? Ou então tenta passar pelo apoio técnico do DEI, pode ser que encontres lá alguém simpático que dê uma ajuda (eles devem ter uma gráfica para estas situações).

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Eu não consigo usar mesmo o computador :\ nem configuração da BIOS... sai tudo marado e nem são artefactos aqui e ali, é no ecrã todo mesmo, muitos deles nem caracteres reconheciveis são, parecem pequenos arbustos mas no ecrã todo, só aqui e ali há um ou outro caracter.

Vou ver se arranjo uma placa gráfica a alguém conhecido... este post foi mais para ver se alguém teve um problema igual e me pudesse indicar se foi da motherboard ou da gráfica.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Faz um reset à Bios da board, se continuar com o problema já sabes que daí não é.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

duffy Escreveu:Faz um reset à Bios da board, se continuar com o problema já sabes que daí não é.
E conseguir fazê-lo? :P É que eu não consigo ver MESMO NADA e não sei o menu da BIOS de cor :dis:

P.S.: Já arranjei outra gráfica emprestada e já deu. É mesmo a minha gráfica que lhe deu o badagaio... desmontei o dissipador do GPU e não vi sinais que tenha queimado... foi algo imperceptível... ou então nos circuitos da placa.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Corsario-Negro Escreveu:
duffy Escreveu:Faz um reset à Bios da board, se continuar com o problema já sabes que daí não é.
E conseguir fazê-lo? :P É que eu não consigo ver MESMO NADA e não sei o menu da BIOS de cor :dis:

P.S.: Já arranjei outra gráfica emprestada e já deu. É mesmo a minha gráfica que lhe deu o badagaio... desmontei o dissipador do GPU e não vi sinais que tenha queimado... foi algo imperceptível... ou então nos circuitos da placa.
Usas o clear CMOS da board, depois quando ligares o pc ele apita e caregas em F1 que ele carrega as definições por default. (Esta explicação não dispensa a consulta do manual da board :wink: )