Greve da Groundforce

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Greve da Groundforce

Mensagem por Pedro »

Voos em Lisboa com atrasos de três horas

A adesão à greve dos trabalhadores de ‘handling’ nos aeroportos portugueses ronda entre os 85 por cento (Lisboa) e os 10 por cento (Madeira), provocando atrasos de duas a três horas no tráfego aéreo.

A paralisação, que se desenrola hoje e amanhã, começou às 00h00 de hoje e visa forçar a empresa Ground Force a rever os salários e os horários, considerados ilegais pelo Sindicato dos Técnicos de ‘Handling’.

No aeroporto de Lisboa, ao final da manhã, os atrasos já chegavam às três horas, com um excesso de passageiros na zona de embarque e aviões a sair sem carga. Existe já a previsão do cancelamento de voos, situação que vai acontecer sobretudo no domingo.

Segundo dados dos sindicalistas, a greve atinge os 85 por cento em Lisboa, 80 por cento no Porto e 40 por cento em Faro. Um porta-voz da Ground Force disse que na Madeira a greve só tem dez por cento de adesão.

Fonte: Correio da Manhã
Fica o aviso, para quem estiver a ir de férias este fim-de-semana. O detalhe de estarem aviões a saír sem carga é particularmente importante (presumo que queiram chegar ao destino com as vossas malas :p). Os efeitos desta greve são, sem dúvida, especialmente incómodos... ainda mais por se tratar de uma altura de férias (o aeroporto de Lisboa, quando lá fui, já me pareceu longe de funcionar bem... nem quero pensar como deve ser em dia de greve).

Fica ainda outro aviso: foi entregue um pré-aviso de greve idêntica para 31 de Agosto a 2 de Setembro... pelo que é esperado que a situação venha a repetir-se.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Foi giro os responsáveis do aeroporto na televisão a dizerem que estava tudo a correr bem... :lol:

Aproveitando este tópico, tenho lido bastantes queixas de portugueses relativamente ao novo terminal que abriu para os vôos internos... dizem que demoram ainda mais tempo tanto nas partidas como nas chegadas.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E depois a escada bate no avião, pondo em causa a segurança do aparelho, e os fulanos dizem que não há problema... cambada...
Amanhã chega o meu irmão a Lisboa... vamos lá ver se fica sem malas ou se fica 1 hora e tal à espera... já dissémos para não trazer lá nada de muito valor...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Lino Escreveu:E depois a escada bate no avião, pondo em causa a segurança do aparelho, e os fulanos dizem que não há problema...
Basta ver o modo como eles carregam as malas. Da próxima, se ficar num lugar parecido, acho que tento fazer um vídeo. :p

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Eu acho que os efeitos da greve não se fizeram sentir....
Aquele aeroporto é sempre um caos, quer haja greve ou não.
Ainda da última vez, estive mais de 1h à espera das malas... e não havia greve.
Palhaços.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Chong Li Escreveu:Ainda da última vez, estive mais de 1h à espera das malas... e não havia greve.
Palhaços.
da ultima vez que lá estive estive 45 minutos à espera num dia perfeitamente normal.. e tive sorte pois a minha bagagem foi logo das primeiras a aparecer..

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu:da ultima vez que lá estive estive 45 minutos à espera num dia perfeitamente normal.. e tive sorte pois a minha bagagem foi logo das primeiras a aparecer..
Eu também demorei mais ou menos isso. E, mais chato ainda, sem qualquer informação... só se sabia que as nossas malas eventualmente iam ter aquele tapete, não se sabia era quando.

Em contraste, temos Schiphol... as malas demoraram uns 15 ou 20 minutos a chegar e houve sempre informação sobre o que se estava a passar ("hora prevista", "as malas estão prestes a entrar no tapete", etc).

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Pedro Escreveu:E, mais chato ainda, sem qualquer informação... só se sabia que as nossas malas eventualmente iam ter aquele tapete, não se sabia era quando.
exacto, isso é a parte pior.. nem um pio por parte da tap

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Quando vim dos Açores, como tinha uma mochila de campismo, disseram-me que ia no tapete de bagagem especial. Eu à espera dela lá e a minha família a passar por mim, vindos do outro tapete, já com a mala. Cambada...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Posso acrescentar que o horário previsto para as minhas malas era 22h10... só lá para as 23h20 é que começaram a aparecer...
Em Milão foi incrível. Esperei 15 segundos!!!!!! Foi chegar ao tapete e dizer: "vamos lá ver quanto tempo demora". E pumba, aí estavam elas.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu sobre este assunto tenho alguma coisa a dizer... Eu viajei hoje mas como foi entre ilhas (faial - s.miguel) não dei por nada. Tudo a tempo e horas (até saímos antes da hora e tudo!!).

Em relação ao terminal 2.... bem vindos ao Terceiro Mundo. Pré-fabricado que nem em África merecia estar (perdoem-me!), balcões de check-in que não abrem à hora porque o vôo está 45min atrasado e portanto as pessoas que fiquem num barracão a olhar para ontem. Sim, porque convém notar que há um café com 3 ou 4 mesas (!!!) e um restaurante que simbolicamente fecha às 15h (Admite-se que um restaurante de aeroporto deixe de servir às 15h?!?!?!?!). Depois dos raios-X, bom, então posso dizer que o chão é horrivel, o ar condicionado quando começa a funcionar faz tremer o pavilhão todo e tudo o que há é um barzinho que faz hamburgueres colados ao papel. E não vamos sequer falar dos acessos.

Lindo, parabéns Siemens. A sério... Eu vou começar a vir para os Açores por vôos que sigam depois para os EUA. Só assim.

(porque continua a circular tudo atrasado, a confusão não difere assim tanto e o volume dos vôos nacionais não justifica).

Parece que estão a tornar as pessoas tão descontentes e indispostas para que aceitem a Ota como uma solução de sonho.

Enfim. Welcome to the bright side of our beautiful country.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Pois, foi algo desse género que eu tinha ouvido. :S

Mas tudo tem uma solução: Livro de Reclamações. Quando eles começarem a notar que têm que mudar de livro por eles encherem rapidamente de reclamações, vai ser interessante.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

O aeroporto da Portela é um caos, haja greve ou não! Eu cheguei do estrangeiro no dia 15 de Agosto e estive uma hora para fazer a entrada no país, só porque o tipo que estava num dos guichets a ver os passaportes não despachava serviço. Enquanto os colegas dele despachavam 7 ou 8 pessoas, aquele despachava uma. Solução, mudar de fila. Apesar de irmos para o fim de uma fila maior, acabámos por nos despachar mais depressa. Conclusão, um senhor da outra fila passou-se da cabeça e começou aos berros para o gajo se despachar. Em vez de se despachar, saiu do guichet e ainda foi dar conversa ao senhor que estava na fila. Era ver os colegas dele a dizerem para ele voltar para o guichet... Enfim! Depois ainda foram dois tipos ter com o senhor que estava na fila para "baixar a bolinha"!!! Perante situações destas, é natural que as pessoas percam a paciência!

Quando fui para ir buscar as malas, já a informação nos monitores tinha desaparecido, tive que perguntar a um funcionário onde estavam as bagagens do nosso voo... Que já andavam misturadas nas bagagens de um voo que já tinha chegado entretanto. Enfim!

É por isto que eu acho que a Portela pode não estar a rebentar pelas costuras. A competência de quem lá trabalha é que pode não ser a melhor e, se tudo continuar assim, fazer um aeroporto maior só vai fazer aumentar a confusão.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O meu irmão ontem esteve uma hora à espera... credo... :?
Aeroporto maior em Portugal é caos. Olha se tivéssemos um do tamanho de Barajas, por exemplo. Ficaríamos o resto do dia à espera da bagagem...
Quando cheguei dos Açores, o avião ficou estacionado lá no fim do mundo, a viagem de autocarro demorou imenso tempo até ao terminal, passando por uns túneis lá não sei onde... credo...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

É simples, a meu ver. A ANA tem interesses em fazer a Ota. A ANA controla o Groundforce, logo também não se preocupa muito com a desorganização neste mês de Agosto.

Agora vamos ser realistas, é impossivel não haver confusões em Agosto. Barcelona é c a ó t i co na parte de recepção de bagagens e há muitas que não chegam. Muitas mesmo e nem por isso vêm nas 24h seguintes, como acontece muito com Lisboa.

Menciono esse porque é o único que eu conheço em época alta, seja Agosto ou Dezembro (Natal - aí eu esperei...3h pelo vôo da TAP).