Café Central vai fechar

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Café Central vai fechar

Mensagem por daniel322 »

É um dado adquirido. O Café Central, mais um espaço emblemático da Baixa de Coimbra, está fechado para obras e não voltará a abrir, prevendo-se que venha a funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de actividade, muito provavelmente uma loja de pronto-a-vestir ou de lingerie.

Luís Oliveira, gerente do Café Central, e também do Café Nicola, recusou-se a confirmar a informação ou a tecer comentários sobre o assunto, quando contactado pelo Diário de Coimbra, mas Carlos Clemente, presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, confirmou ao nosso Jornal que efectivamente o Central fechou portas e não voltará a abrir ao público com este nome, nem dedicado à restauração.

«Mais um café de referência da Baixa que se perde. É lamentável», reagiu o autarca confessando que «é com muita mágoa» que vê fechar mais um espaço emblemático da cidade, local de reunião de muitas pessoas da cidade e famoso, em tempos, pela venda de marmelada e “rebuçados” de fabrico próprio, conforme recordou Carlos Clemente, também ele frequentador daquele espaço, localizado na Rua Ferreira Borges.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu não tem dúvidas: «se não forem tomadas medidas urgentes, a Baixa ficará cada vez mais descaracterizada e com nada que atraia as pessoas a visitá-la» e, por isso, considera que as entidades responsáveis terão que, rapidamente, fazer algo «para inverter esta situação». Carlos Clemente considera que é tão «grave que a Central deixe de ser Central» como o é que tivessem fechado o Arcádia ou a Brasileira, temendo que depois do Central, «vá o Nicola ou até o Santa Cruz».
mais um que fecha.. aos poucos e poucos a baixa de coimbra vai perdendo os pontos de referencia e vai-se tornando cada vez menos atractiva e igual às baixas de tantas outras cidades.. é uma pena que assim seja

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Arcádia e outras mais o Central, é pena. :(

Atheist
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40

Mensagem por Atheist »

é a morte lenta da baixa... se não chegarem a um plano de revitalização rapido será o fim... :?
ouvi falar de habitação a preços acessiveis para jovens e mais umas coisas... É possivel que fosse uma maneira de trazer vida de novo para a baixa. :roll:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Fecham-se cafés tradicionais/emblemáticos para abrir lojas de roupa (é que já há poucas...), já a Brasileira foi a mesma coisa.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

É chato um marco da Baixa e da cidade de Coimbra ir fechar para mais uma das centenas de lojas de roupa que populam a nossa cidade.

Qualquer dia vai o Nicola, o Montanha e pior ainda o Santa Cruz.

Embora reconheça o Café Central como um importante marco, e uma presença que sempre marcou a Ferreira Borges, guardo impressão negativa, pois só lá entrei para estar sentandinho a lanchar, uma vez, e teve que aparecer a habitual fauna a pedir ou a querer vender-me pensos.

Pior que isso acontecer, é os empregados do café nada fazerem para acabarem com aquilo.

Onde costumo almoçar à semana, os empregados não têm quaisquer problemas em expulsá-los do estabelecimento comercial.

Fora o off-topic, é de facto mais uma perca para a Baixa e para Coimbra

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Epa... outro... :( até dá nervos.

Eu quase que nem quero ouvir em planos de reabilitação ou lá o que é. Se o objectivo daquilo é tornar a baixa num espaço tipo forum mas ao ar livre então aí é pior a emenda que o soneto.

Mas a malta gosta é disto, venham mais lojinhas todas pipis para o pessoal por metade do ordenado em dois ou tres trapos. Eu não vou muito à bola com a aquela onda de dizer mal de portugal, mas isto é das coisas que mais me enerva, a estupidez com que os portugueses abraçam o consumo superfulo. O resultado, acabamos por perder espaços que nos proporcionavam momentos mais agradaveis.
Mas ok, o pessoal quer é manifestar a sua estupidez. Aqui há uns anos... "epa... coimbra ficou parada... aveiro desenvolveu muito mais" era o que eu tinha que ouvir a toda a hora. Agoa abriram dois centros comerciais enormes em coimbra já tudo gosta de coimbra. O pessoal quer é shoppings, isso é o conceito de desenvolvimento do portuga actual.

As decisoes tomadas numa cidade acabam por ser tomadas pelo executivo camarário que quando é eleito a unica coisa que tem que fazer é apresentar uma lista de pessoal sorridente, sem qualquer exigencia ao nivel da formação académica/profissional. Moral da historia, o país acaba por tomar o rumo decidido por pessoal que não tem a mínima competencia para o fazer. Mas o pessoal quer shoppings e lojas, portante isso pouco interessa, bota mais lojas para a frente, se fosse a eles até mandava deitar abaixo o jardim da sereia para por um shopping, ficavamos mais "desenvolvidos". Enfim... miséria.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Eu acho que o problema não são os centros comerciais, deve ser possível uma cidade manter os seus sitios característicos e que acabam por fazer parte da identidade dela (tipo café Central) e ao mesmo tempo manter-se moderna (quem não se lembra há uns anos de ouvir pessoal a queixar-se/gabar-se que iam comprar roupa a Lisboa ou ao Porto porque cá não havia nada?).

Não sei se o café foi á falência, duvido porque estava sempre cheio, mas se havia problemas de dinheiro a Camara podia ter dado uns subsidios..é um cafe importante.. ou então os donos podiam ter tentado encontrar alguém que quisesse comprar e continuar com o cafe..

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

carlacs Escreveu:se havia problemas de dinheiro a Camara podia ter dado uns subsidios..
não concordo.. só se fosse um café tipo santa cruz, e mesmo esse bem gerido é lugar para dar mt dinheiro. a cmc não se deve associar dessa forma a estabelecimentos particulares.
é estranho que com o crescimento de turismo verificado nos ultimos anos que na baixa esteja tudo a fechar, os turistas não vão a foruns e afins..

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

daniel322 Escreveu: não concordo.. só se fosse um café tipo santa cruz, e mesmo esse bem gerido é lugar para dar mt dinheiro. a cmc não se deve associar dessa forma a estabelecimentos particulares.
é estranho que com o crescimento de turismo verificado nos ultimos anos que na baixa esteja tudo a fechar, os turistas não vão a foruns e afins..
Pois, há cafes em Coimbra mais importantes, mas o Central também era importante.. Qualquer dia o unico convivio que se pode ter na na Baixa é com o empregado da Mcdonalds (nao se admirem um dia de lá abrirem um..) ou com o empregado da Pizza Hut.. :(

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Sim é importante mas o assunto não se pode resolver com subsídios camarários pois todos querem, todos enchem o bolso e no fim fica tudo na mesma. Os cafés têm de apostar na qualidade e na especialização. Faz falta na baixa de Coimbra locais mais refinados, de maior qualidade. O café santa cruz poderia ser um ex-libris da cidade caso fosse reformulado.

eu comparo muito Coimbra com Padova pois são duas cidades universitárias com tamanho semelhante e igual peso histórico e podemos tomar como exemplo o café pedrocchi que é algo como o santa cruz pois é um café antigo mesmo encostado à câmara municipal.
eles transformaram-se num café de luxo e aquilo é só turistas pois quem vai àquela cidade e não toma lá café é como "ir a Roma e não ver o Papa".. ou ir ao Porto e não ir ao ir ao Café Majestic.. :P

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Fui a Pádova e não fui a esse café e fui a Roma e não vi o Papa... :lol:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu:eles transformaram-se num café de luxo e aquilo é só turistas pois quem vai àquela cidade e não toma lá café é como "ir a Roma e não ver o Papa".. ou ir ao Porto e não ir ao ir ao Café Majestic.. :P
Mas depois ficamos com os cafés principais a serem usados quase só por turistas e não pelos habitantes. Não vejo vantagens nisso (excepto a financeira). Coimbra não precisa de cafés de luxo para serem usados por uma minoria, precisa de cafés que atraiam uma boa variedade de habitantes através de eventos especiais ou características únicas.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

coimbra precisa de todos os tipos de café.. e neste momento só tens coisas "reles" na baixa

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Entre "reles" e "café de luxo para uma minoria" há muita coisa. Coimbra precisa de um espaço diferente... mas diferente não tem de ser forçosamente um café de luxo apenas para alguns.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Apenas para alguns porquê? No tal café que falei acima tomei café sentado numa poltrona a ouvir musica tocada num piano e paguei apenas 80 cêntimos.. e ainda trouxe um chocolate que vinha com o café para recordação..

se as coisas forem bem feitas qualidade não significa preços caros, aliás nós devíamos mais vezes exigir maior qualidade tendo em conta aquilo que pagamos