Apagão Mundial!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

As minhas também são económicas.

E estou a alguns minutos dessa coisa e vou colaborar, não está escuro o suficiente para ligar as luzes.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Corsario-Negro Escreveu:
bluestrattos Escreveu:
Corsario-Negro Escreveu:[...]
P.S.: Já agora quantos é que já trocaram as lâmpadas por mais económicas?
Só troquei uma e foi porque se fundiu e pensei "já agora deixa ir lá buscar uma à borla"

Mas na segunda-feira já comprei lampâdas normais de 100W por 1€. O preço que custam as lampâdas económicas, dá para comprar muitas lampâdas normais durante um ano :mrgreen:
É ... e dps pagas mais electricidade e consomes mais energia :P

As lâmpadas económicas boas são mais caras, mas duram bem mais e pagas menos electricidade, logo compensam.
há quem tenha a electricidade ao preço da uva mijona por isso é indiferente haver ou não lampâdas económicas :whistle: :whistle:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Nem todos temos pais a trabalhar para a EDP :P

Para além disso acho que não percebes a finalidade de usar lâmpadas económicas: gastar menos energia, usufruindo na mesma da comodidade de ter luz.

De momento só temos um planeta, este, e olha que não falta assim tanto para isto virar do avesso. Se calhar ainda no nosso tempo de vida a Terra vai mudar bastante caso continuemos assim.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Corsario-Negro Escreveu:Nem todos temos pais a trabalhar para a EDP :P

Para além disso acho que não percebes a finalidade de usar lâmpadas económicas: gastar menos energia, usufruindo na mesma da comodidade de ter luz.

De momento só temos um planeta, este, e olha que não falta assim tanto para isto virar do avesso. Se calhar ainda no nosso tempo de vida a Terra vai mudar bastante caso continuemos assim.
Se o planeta tiver à espera que sejam os humanos a cuidar dele... :roll: Felizmente o planeta tem capacidade para tomar conta de si.

Os 11w das lampâdas económicas que apregoam ser iguais às lampâdas de 60w, é treta, liguei uma de 60w e outra económica de 11w e a diferença nota-se bastante, logo a minha comodidade diminui.

Mas eu compenso com o facto de ir para o trabalho de autocarro :mrgreen:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Se o planeta tiver à espera que sejam os humanos a cuidar dele... Rolling Eyes Felizmente o planeta tem capacidade para tomar conta de si.
Claro que tem, mas não acho a extinção humana ou um regredir no nível tecnológico sejam as soluções que queremos para nós.
Os 11w das lampâdas económicas que apregoam ser iguais às lampâdas de 60w, é treta, liguei uma de 60w e outra económica de 11w e a diferença nota-se bastante, logo a minha comodidade diminui.
Depende. Também notei isso, mas depois reparei na diferença entre uma lâmpada de 3 ou 4 euros e uma de 10 euros de marcas já mais conhecidas e de potência igual. B)

De qualquer das formas podes sempre comprar uma que tenha equivalência às de 100 watts, continuas a poupar.

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Não vale a pena discutir isso das lampadas pois não é discutivel. As lampadas incandescentes têm uma eficiencia energética menor que 5%. Basta comparar o aquecimentos destas com as flourescentes. Estas últimas são efectivamente e incomparavelmente mais eficientes. Para alem disso duram mais tempo e dão luz de melhor qualidade.

Mas eu acho isto engraçado, o pessoal so fala nas lampadas que no fim de contas pouco contribuem.
Uma lampada, mesmo que seja de 100watt tem sempre u consumo ridiculo quando comparada com:
torradeira
forno
microondas
caldeiras e cilindros de água
aquecimento
ar condicionado
máquinas de lavar

Estes andam à volta dos 1000watt de potencia que é basicamente 10 vezes mais do que umalampada. As iluminação na verdade é mesmo insignificante, o que se gasta num mês dá para pagar a iluminação de um ano.

Seria muito melhor ideia haver legislação em relação ao isolamento termico e exposição solar das casas. Era um solução muito mais inteligente do que andar a fazer casas para o clima que temos durante dois meses e depois gastar energia em aquecedores, ares condicionados e afins. Mas é o país que temos, o país onde se cultiva a ignorancia e a desinformação.

A EDP devia aplicar a tarifa bi-horaria ou lá como se chama a todos os clientes residenciais. Se todos pusessem as máquinas de lavar a noite, isso sim, era um poupança em condições, não como essa idiotice de apagar luzes. Mas verdade seja dita, eu como consumidor que vantagem tenho em colocar a máquina de lavar à noite se pago o mesmo?

Já que cá estamos: esta iniciativa não aquece nem arrefece até porque fala em "apagar as luzes", coisa que é insignificante. Mas suponhamos que tinha uma adesão grande e que as pessoas realmente desligavam o ar condicionado, maquinas de lavar, aquecimento, tv, etc... Isso na verdade não ajudava em nada, pelo contrario, ia ter consequencias na produção ( e distribuição ) de energia que não está preparada para ser desactivada assim do nada. Para alem disso podia causar um pico nos minutos seguintes, o que ia ter o efeito precisamente contrário ao supostamente desejado.

Isto não vai lá com festivais destes, é mesmo com informação, edução, bom senso e civismo.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ontem a noite houve um apagão na figueira :lol:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

não programado, presumo :P

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

pedrotuga:

as lâmpadas consomem menos que outros equipamentos em casa, mas em comparação são os que passam mais tempo ligados :wink:

Não me digas que tens a torradeira ou o grelhador ligada x horas seguidas ? :lol:

A seguir às lâmpadas (ou se calhar à frente destas) o electrodoméstico que deve passar mais tempo ligado é a televisão :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

pedrotuga Escreveu:Seria muito melhor ideia haver legislação em relação ao isolamento termico e exposição solar das casas.
Já existe. O novo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) já foi alterado e é mt rigoroso no que toca a perdas e gastos térmicos ;)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:não programado, presumo :P
Penso que sim, mas acabou por ser engraçado :D