Estou a saír da IC2 na saída de Eiras, perto das bombas da Galp. À medida que estou a chegar ao fundo da saída, um tipo que vem na rotunda decide virar para aqui. Travo, mando sinais de luzes e ele lá percebe o erro e volta para trás... mas é preciso ir bastante distraído para se tentar enfiar por ali para entrar na IC2.

Outra interessante foi nos semáforos que antecedem a ponte, perto do Universitário. Há 3 filas, duas vão para o Universitário e uma segue em frente. Eu estou na do meio (fila mais à direita para quem vai para o Universitário). À minha esquerda está uma carrinha de entregas, à direita está outra da mesma marca. Os condutores vão mandando bocas uns aos outros. Quando o semáforo dos peões passa para vermelho, começam ambos a acelerar em vazio (o típico "vrooom, vrooom, vrooom"). Assim que fica verde, arrancam estilo competição (e eu ali no meio). O da esquerda tem de fazer uma travagem apertada quase logo a seguir, para dar passagens a peões mais à frente. Não é propriamente o melhor sítio do mundo para drag racing, ainda para mais com carrinhas.

Avançamos agora para o outro lado da ponte e para os semáforos na portagem. Como sabem, para quem vem da Rua do Brasil e chega à portagem, há a hipótese de virar para a ponte ou seguir em frente. Quem opta por ir em frente deve ficar na fila da direita, enquanto que quem prefere ir para a ponte vê a fila da esquerda dividir-se em duas. Bem, ia um tipo na fila da direita (adepto do estilo "boné dentro do carro"), supostamente para ir em frente... até que se lembra de passar para as filas que vão para a ponte, passando por cima de um traço contínuo (e quase chocando comigo). Uns metros mais à frente, decide que afinal não quer ir para a ponte... e volta à fila da direita, passando por outro traço contínuo. Isto tudo à frente de três carros da polícia, que estavam a saír da portagem... e que continuaram normalmente.
Passamos agora para a IC2, na curva que antecede a saída que vai para a rotunda da casa do sal. Houve um acidente no outro lado da via, envolvendo três carros... estava uma ambulância parada e uma fila enorme (mais tarde vi que a fila ia até à rotunda da Fucoli). E, entretanto, um dos tipos que ia à minha frente decide travar de repente, ficando a andar a uns 40 ou 50, só para apreciar melhor o acidente. O carro que ia imediatamente atrás dele ia chocando.
Para terminar, uma mensagem para todos os que têm decidido colar-se a mim: lembrem-se do conceito de distância de segurança! Começo a ficar farto de ir na IC2 a fazer uma ultrapassagem, dentro dos limites, em que tenho de adiar momentaneamente a passagem para a direita por causa de um traço contínuo ou por estarem vários carros seguidos na direita... e vejo um idiota qualquer que surge de repente muito acima do limite a colar-se a mim para me ultrapassar (houve uma vez em que nem via o capot dele). Estarem colados a mim não vai fazer com que eu quebre o limite de velocidade ou passe por cima de um traço contínuo por vocês, por isso não vale a pena colarem-se. Pode é fazer com que, numa situação em que eu tenha de travar de emergência (e essas situações acontecem), não tenham tempo de reacção e acabem por provocar um acidente. Por isso, revejam lá o que é a distância de segurança, que é algo bastante útil.
E pronto, fico-me por aqui. Pode ser que seja do Verão, que no resto do ano não costumo ver tanto erro seguido em tão pouco tempo.