Erasmus

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

www.sri.uc.pt

aqui tens informações sobre erasmus...
seria bom consultar.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

CriCri_BlaBla Escreveu:
Leia Escreveu:Tb curtia fazer Erasmus, mas um ano inteiro é demasiado!
Não precisas de ir um ano! Um semestre dá!
O meu curso não deixa fazer apenas um semestre.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Leia Escreveu:
CriCri_BlaBla Escreveu:
Leia Escreveu:Tb curtia fazer Erasmus, mas um ano inteiro é demasiado!
Não precisas de ir um ano! Um semestre dá!
O meu curso não deixa fazer apenas um semestre.
Não sabia que havia essa regra! As únicas portuguesas que lá estavam a fazer erasmus durante um ano eram de psicologia.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Medicina ou é o ano todo ou não é nada! E... acho que não consigo ficar um ano longe de familia e namorado.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eles podem sempre visitar-te! E com as low cost está bem melhor!!
As saudades apertam, mas depois habituas-te. A minha mana esteve na Holanda um ano em 1996 e não havia net como hoje, e o telefone era sempre a correr. Hoje em dia é uma maravilha com a net e os cartões pré-pagos...
Aconselho-te a ver os locais em que o teu multibanco dá lá no país. Eu tinha o Maestro de cá e da conta bancária de lá e só dava nalguns sítios...
E vê lá as burocracias... na Alemanha eu, cidadão comunitário, tive que ir à Câmara Municipal buscar uma autorização de residência... depois de muita espera "ah mas é cidadão comunitário!" e eu "pois mas pediram-me isto na faculdade...".

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Epa, eu estou neste momento em Erasmus e posso falar da minha experiencia.
Estou na Holanda, mais concretamente em Utrecht. Vou estar ca ate dia 31 de Agosto. Vim +- sozinha, o meu namorado tambem ca esta mas ele esta em Maastricht que e a 200 kms daqui pelo que apenas nos vemos aos fins-de-semana.
Estou a estudar Engenharia Informatica no ISEC e vim fazer um projecto numa empresa (KNMI, http://www.knmi.nl).
Sinceramente, nao estou a gostar, estou farta de aqui estar, so quero ir pra casa.
Isto foi muito giro prai nas 2 primeiras semanas, a partir dai comecou a ser tortura. Eu passo a explicar porque:
Os holandeses nao sao pessoas muito dadas, sao um pouco fechados, o que significa que ha 5 meses que aqui estou e nao tenho nem 1 amigo holandes. O unico amigo que tenho ca e um frances que trabalha aqui na empresa e que pensa exactamente o mesmo que eu. E nao, eu nao sou anti-social. Houve dias em que ca estive, principalmente antes de meter conversa com o frances, que nao disse uma palavra. Ia almocar calada, vinha pro meu escritorio calada. Estava a dar em doida.
O tempo e absolutamente horrivel. Tive 2 ou 3 semanas de calor durante a primavera, mais ou menos antes e depois da semana da queima (na qual fui a Portugal, estava a enlouquecer) e desde ai ate agora so chove e tem estado frio do genero de estarem 13 graus durante a tarde em Julho... Os meus amigos que estao em Roterdao, que ja ca estao desde o inicio do ano lectivo disseram-me que o inverno era bem pior. Durante a manha e ate prai as 15h estava o dia assim enevoado e meio escuro, e depois o resto do tempo era de noite. Tinha poucas horas de "dia" e muitas horas de "noite" e quando era dia estava um ceu tao escuro que nem tinham a sensacao de que era realmente dia.
Tive azar e fiquei numa casa com mais 5 pessoas que estavam sempre enfiadas nos quartos. Pouco sociaveis. Ou seja, chegava a casa e metia-me ao computador, alias que e o que faco todos os dias, tirando a sexta e fim-de-semana.
Fiquei doente, tive de ir as urgencias de um hospital. La disseram-me que nao me podiam tratar, que nao era assim que funcionava. Mandaram-me a uma "policlinica" ou la o que era o nome daquilo, cuja entrada cheirava a vomito e com uma senhora pouco ou nada simpatica que me pediu 71,50euros para eu ser vista por um medico. A clinica tinha trancas em todas as portas e mais algumas e ela nao me deixava entrar enquanto eu nao pagasse independentemente do meu estado de saude. Claro que, como e obvio, eu nao ando por ai com 70 euros na carteira tive de andar as voltas a procura de um multibanco, entretanto nao encontrei tive de apanhar um taxi, e de notar que era meia-noite, eu estava sozinha, no meio da rua ah e nesta altura ja a chorar e em panico sem saber onde ia arranjar a porcaria do dinheiro e a sentir que podia morrer ali que ninguem se ia importar, continuando, tive de apanhar um taxi para ver se encontrava um multibanco, os taxis ca sao muito caros. La encontrei o multibanco, fui a clinica, paguei e fui finalmente vista por uma medica, ao fim de muito sofrimento e dinheiro gasto. No total penso que gastei mais de 100 euros so pra ser vista por uma porra de um medico e pra me darem uma receita pros medicamentos. Nem mostrando o Cartao Europeu de Saude eles me atenderam. E assim, nao digam mal do nosso SNS, ao menos ai se chegarem as urgencias de um hospital isto nao acontece: nem sequer olham pra voces e pedem-vos dinheiro sem sequer abrirem a porta para a sala de espera!!
No trabalho senti-me sem ajuda, sem orientacao. Foi mal planeado e muito mal orientado, mas desconfio que, como quem se lixa e sempre o mexilhao que quem se vai lixar nesta historia vou ser eu, que muito provavelmente vou ser apelidada de preguicosa ou pior.
A comida ca e do pior que possam imaginar... Olhem que da primeira vez que fui comer a uma cantina pensei que a comida ja tinha acabado pq so havia sandochas e uns fritozitos e coisas do genero... Aquilo a que nos nao chamamos "comida". Onde e que estavam os pratos normais, tipo carne e batatinhas e qq coisa "normal"? Eles ca so comem sandezitas e coisas do genero ao almoco.. E tem uns gostos muito estranhos para comida... Desde sopa de amendoim com vegetais (absolutamente nojento), a molho de amendoim (igualmente nojento) a coisas com um sabor estranhissimo e nao agradavel ja comi de tudo... Agora ja sei o que e que posso e nao posso escolher na cantina. A unica coisa boa que ca ha de comida sao os stroopwafels, que sao uma especie de bolachas com caramelo no meio. Muito bom mesmo.
A lingua e completamente impossivel de entender! Falar esta lingua e dificil como a porra, e parece que estamos constantemente com problemas de garganta. Vinha convencida de que ia aprender a falar holandes, mas em vez disso quando os ouco falar tenho sempre a sensacao de que estao a falar na linguagem dos Sims (do jogo).
Epa e eu preocupada porque ia estar pela primeira vez fora de casa dos meus pais a ter de tratar dos jantares e lavar loicas e lavar roupas... Isso nem por uma vez me incomodou...
Pah, espero que isto tenha importancia no meu curriculum porque em termos de experiencia estou a detestar... Pah, isto e muito bonito, sim senhor, muito verde e tal e tem 2 ou 3 coisas melhores que Portugal, mas como eu amo mais o meu pais a cada hora/minuto/segundo que aqui passo... :(
E eu nao gosto disto, mas pelos depoimentos que tenho recolhido de pessoal que esta ca em erasmus (o pessoal que conheco que esta em Roterdao e outro pessoal que conheco que ca esta) percebi que nao sou so eu, toda a gente diz a mesma coisa "odeio isto e quero ir pra casa". Os unicos que nao desgostaram de ca estar foram os que ficaram em residencias de estudantes e conheceram outros Portugueses, Espanhois, Italianos, etc, tudo o que nao fosse Holandes, e que fizeram amizades e passaram o tempo com esses amigos que fizeram ca, mas mesmo esses disseram que tirando o pessoal que conheceram isto e horrivel. Ah e essas pessoas vieram pra ca estudar, o que e menos mau do que vir trabalhar, porque eles tinham prai 3 disciplinas, ou seja, nao faziam nadinha o dia praticamente todo, tinham prai 4 ou 5 horas de aulas por semana. Eu trabalho 8h e meia por dia, e completamente diferente. E mesmo pessoas de outras nacionalidades com quem falei, espanhois, franceses, italianos, ate americanos, disseram que nao curtiam este pais.
Ah e o meu namorado pensa exactamente o mesmo que eu.
Bem, desculpem la este testamento, nao quero demover ninguem de vir em erasmus. So quero chamar a atencao de que nem tudo sao rosas e nem toda a gente tem boas experiencias com o erasmus. E ja agora, escolham um pais quente, ou entao preparem-se para nao terem verao (se vao no segundo semestre) ou para passar muito frio (se vierem no primeiro semestre) ou os 2 se vierem 1 ano. Preparem-se para gastarem muito dinheiro, pq a bolsa de erasmus e so para dizer que nos deram uma bolsa, a minha gastou-se em prai 3 meses (ou menos, ja nem me lembro bem) e ha pessoal que recebe tao pouco que e ridiculo. Eu tenho sorte porque me pagam pra trabalhar aqui, so que com a renda, a alimentacao, transportes, etc, sobra-me quase nada no fim do mes. Espero que quem venha praqui tenha mais sorte que eu.
Última edição por Exilada em domingo, 05 agosto 2007 11:13, editado 1 vez no total.

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu tenho 4 amigos que foram de erasmus para a Holanda e adoraram. Tanto adoraram que alguns que já tinham ido pediram transferência e 2 destes também.

E a lingua não é impossivel, é só enfiares uma batata quente na gargante e estás lá. E eu acho os holandeses simpáticos. Têm uma maneira muito diferente de sentir e viver as coisas, mas são pessoas afáveis (pelo menos os que eu conheci, tanto na Holanda como noutros sítios!).

Além disso, quando se vai de erasmus é preciso ter presente uma coisa: raramente se conhecem e se fazem amigos com os locais. Porque eles estão integrados e por haver um grupo de estrangeiros que não está, acabamos sempre por fazer as nossas amizades com outros estudantes estrangeiros.
(Regra geral!)

Ir trabalhar acredio que seja muito diferente e viver com pessoas que não saem dos quartos também não facilita :?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A minha irmã esteve na Holanda e gostou, além de ter feito lá amigos com quem mantém o contacto!! Depende dos sítios, se calhar... estive em Amesterdão, Roterdão e no campo e os estilos de vida e as terras são completamente diferentes, não tem nada a ver... sobre a língua, ainda falam do Alemão, mas eu digo sempre "experimentem Holandês"! Lá apanho umas coisas do Alemão... é preciso atenção aos r's guturais e os normais, como em "brincar", além de mais umas coisas como o oe (lê-se ú, como em francês), ui (lê-se áu), o g que se lê rr e assim...
Os Alemães também são um tanto fechados, mas depende das pessoas. Estive num quarto com pessoal fixe no primeiro mês e nos 5 seguintes o meu colega de apartamento da residência era um cromo bem cromo. Falava muito pouco, e quando falava ou era para pedir silêncio ou para dizer que estava alguma coisa suja (loiça) na cozinha, quando ele enchia a dita cuja de garrafas e latas para o vasilhame do supermercado... por isso ou ficava a ver tv na minha tv+rádio, ou a ouvir música (lá deu para comprar um cd portátil por 20€ no Mediamarkt).
Mas os meus colegas da escola eram simpáticos e humorados... e depois estava bastante com os outros Erasmus e pessoal de intercâmbio, com o qual ainda mantenho algum contacto...
Ok, prefiro -10 logo pela manhã do que 45º no verão, por isso do frio não me queixo, então ver nevar é lindo! O que custou foi as noites compridíssimas das 15h às 8 da manhã...
A comida... salsichas, pão, cerveja, lacticínios... de resto ou eu fazia a minha comida em casa ou então lá ia comer filete de alguma coisa com massa ou arroz acompanhadas de molhos esquisitos, após uma sopa instantânea mais aguada que a canja... o que valia era as sandes enormes e bem recheadas... mas as salsichas valem a pena... mas comer na cantina todos os dias não... a nossa cozinha é bem mais variada e saudável...

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

Pois, eu acredito que eu tenha tido mt azar...
Mas quanto aos holandeses é verdade que eles não falam muito para os estrangeiros, aliás, já falei com alguns deles e eles disseram que realmente ha uns anos atrás havia outra aceitação em relação a estrangeiros na holanda, mas agora as pessoas estão a começar a agir de forma diferente. E realmente não sei qual é a percentagem de estrangeiros aqui mas ha mesmo muitos imigrantes e talvez seja por isso.
De qualquer forma, antes de vir, eu conhecia só gente que já cá tinha estado e tinha adorado e queria voltar bla bla bla... e já cá tinha estado duas vezes em férias e tinha adorado este país, daí que quisesse fazer o meu erasmus cá. No entanto, desde que cá estou já perdi a conta ao numero de pessoas que conheci e que cá está em erasmus e que só quer voltar pra casa pq já não pode com isto... Não só portugueses, como ja disse no post anterior.
Desde que cá estou passei muito mal psicologicamente... A sorte é que já só falta 1 mês!! :D

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

E qt a comer na cantina, muito mas muito infelizmente tenho de almoçar na cantina da empresa todos os dias...
Claro que quando chego a casa esmero-me na cozinha e faço altos petiscos! :D nhami :D:D E eu que nem sequer sabia fazer arroz branco antes de vir pra cá agora já faço uma variedade de pratos deliciosos! :D A necessidade aguça o engenho né :p
Quanto a cozinha até tive sorte porque tenho uma kitchnet, o que significa ninguem me chatear nem eu chatear ninguem, só que tem o defeito que as vezes parece que estou a dormir na cozinha, por causa do cheiro a comida, e como chove tipo diluvio la fora não posso abrir a janela nem uma nesguinha se não entra imensa agua... :? mas ainda assim não me queixo ;)
E esta gente come cada coisa... oh valha-me deus... credo... :dis:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Na Holanda adorei o Vla, uma mistura entre pudim e iogurte... hmmm... :)

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Odeio isso!!

Mas em Delft - onde eu passei mais tempo - e em Roterdão há lojas e cafés com produtos portugueses de Portugal. Quando a saudade ameaça...já se sabe =)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Em Roterdão ficámos parvos com as mais de 10.000 docas do Porto, é enorme. Não tem nada a ver, é muito moderna, tem resmas de trânsito...

Exilada
Experiente
Experiente

Mensagem por Exilada »

Ai isso do vla e "isso"? LoL n fazia ideia... eles ca tem coisas tao estranhas que ao principio andava a experimentar, mas agora tenho medo, tive umas mas experiencias... lol Tenho de experimentar isso...
Eles ca tambem tem carne com condimentos de sabor muito intenso! :? Fui com um dos departamentos da empresa onde estou a trabalhar numa viagem e no fim fizemos um barbecue, era so carnes com condimentos esquisitos e saladas nao muito agradaveis (e eu adoro saladas) e molhos com condimentos tipo caril e o tao adorado por eles molho de amendoim (blhek!), nao tinham nada "normal". Mas havia carne que ate era boa, la me safei :p Tenho sorte que nao sou muito esquisita na comida se nao estava f... lixada! lol

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

A família onde eu estive comia normalmente =\ Eu tive realmente muita sorte! A única coisa que eu realmente não gostei foi de uns rebuçados pretos, tipo elásticos, absolutamente horríveis!!

E aquela mania de pôr aquelas decorações que nós pomos nos bolos (uns pauzinhos coloridos/chocolate, onde se costumam passar as trufas, não sei o nome daquilo!) dentro do pão. Isso sim mata-me.

Tal como em Espanha me matou a mania do pão com tomate. O que quer que fosse que eu pedisse, lá tinha o pao barrado com molho de tomate, nojento! :x