Na minha pesquisa por uma renovação de telemóvel, encontrei há uns tempos a Optimus Outlet (entrem na loja do site da Optimus e carreguem em Outlet). Funciona como uma outlet normal, mas on-line. Os envios são sempre efectuados em contra-reembolso e os portes de envio sao gratuitos.
Inicialmente tentei comprar um K750i na Worten On-Line, mas correu mal. Primeiro havia em stock, depois a encomenda não saía do estado "picking" e só depois de enviar para lá um e-mail é que me responderam que a encomenda ia ser cancelada. Pouco impressionado, comecei a procurar outras alternativas onde encontrar este telemóvel e o preço mais barato foi na Phonehouse (€170)... que, mesmo sendo mais barato que na Optimus, era mais caro do que estava na Worten (€130).
Ontem, numa pesquisa pela Optimus Outlet para ver se se decidiam a baixar o preço do K750i, encontrei um K700i à venda por €60. É o modelo anterior: a camera é pior (2 mp vs vga normal) e não suporta cartões de memória (tem 40 mb de memória interna), mas os €110 de diferença compensam essas falhas - até porque máquina já tenho uma decente e raramente usei o leitor de mp3 do meu telemóvel actual (Nokia 3300), pelo que a falta de cartão de memória não deve fazer muita diferença.
Bem, o telemóvel deve ter estado disponível umas duas horas... 20 minutos depois de ter encomendado o meu, já estava em ruptura de stock. Vou colocar aqui como as coisas vão acontecendo, para poderem avaliar se este serviço é bom ou não (pelo menos em alguns preços parece compensar - também já apareceram Nokia 6600 a €70).
Após efectuar a encomenda (ontem à noite), recebi um e-mail a confirmar a recepção do pedido. Recebi há uns minutos um mail com o meu número de encomenda e um número de telefone para mais informações. Não é possível seguir o estado da encomenda no site, mas pelo menos o número é um 800 (ou seja, grátis). Vamos lá ver quanto tempo demora a chegar o telemóvel (e se chega, há sempre a possibilidade de eles fazerem como a Worten, que estava tudo confirmado, havia stock... e acabaram por cancelar - ainda bem que tinha escolhido pagar por contra-reembolso).
Optimus Outlet
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Pedro
- Administrador

O T630 é um modelo "inferior" ao k750i e k700 na escala da SE, daí nem sequer o ter ponderado. As únicas alternativas que ponderei foram os S60 da Nokia, que estão mais ou menos ao mesmo nível no preço e ecrã (176x220 no k750i e 176x208 na maioria dos S60) e conseguem competir bem em termos de features. Acrescente-se ainda que o meu uso não é propriamente para "utilizador normal", pois também envolve desenvolvimento de aplicações e coisas assim... pelo que interessa-me mais as capacidades do que o telemóvel ser giro. 
-
Pedro
- Administrador

E a primeira queixa vai para... a EMS. Recebi hoje o aviso de que a encomenda tinha chegado. Achei estranho estar na caixa de correio apenas o aviso, porque ninguém tinha vindo cá entregar o telemóvel. Até que reparei na hora... aparentemente fizeram a entrega às 11h de ontem. Ou seja, foram à casa errada e, quem quer que fosse que recebeu isto, decidiu deixar-me a nota de encomenda na caixa de correio. Se essa pessoa que não me deve conhecer (ou teria falado comigo) conseguiu encontrar-me e a EMS não consegue (apesar de a porta ter número)... 
Vou ver se daqui a bocado passo pelos correios para levantar isto.
Vou ver se daqui a bocado passo pelos correios para levantar isto.
-
duffy
- Lendário

Eu por acaso só tive um stress com EMS quando me vieram trazer um telefone da PT, foram à fábrica em frente a minha casa e deixaram lá o postal e eu a ver a cena toda, só que como é hábito irem lá deixar encomendas nunca sonhei que fosse para mim aquela, o gajo nem se deu ao trabalho de vir bater a porta (era so atravessar a estrada) e disse a senhora da fábrica a quem deixou o postal que não estava ninguém em casa... Mas passado uma semana vieram-me trazer o modem/router e já correu tudo bem, as 8h estavam a bater-me a porta e nem estavam com muita pressa porque eu ainda demorei a acordar
Resumindo, depende dos que andam a fazer a entrega.
-
Pedro
- Administrador

Nota extremamente negativa para a Optimus Outlet. Fui buscar o telemóvel e vou devolvê-lo. A caixa do telemóvel não era a original, o que me deixou com algumas suspeitas de ter sido usado... confirmadas pelo estado do telemóvel: sujo e riscado. Nos acessórios faltava o cabo de dados e até mesmo uma das "almofadas" dos headphones (enviaram só uma). Completamente ridículo. Junta-se a isto o cartão "grátis" que custa 1 cêntimo (é pouco, mas se era grátis, era grátis)... resumindo, a evitar. Agora ainda tenho de perder tempo a devolver este e a procurar uma alternativa. 
-
freejoin
- Experiente

- Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44
-
duffy
- Lendário

Isso merecia uma queixa para a DECOPedro Escreveu:Nota extremamente negativa para a Optimus Outlet. Fui buscar o telemóvel e vou devolvê-lo. A caixa do telemóvel não era a original, o que me deixou com algumas suspeitas de ter sido usado... confirmadas pelo estado do telemóvel: sujo e riscado. Nos acessórios faltava o cabo de dados e até mesmo uma das "almofadas" dos headphones (enviaram só uma). Completamente ridículo. Junta-se a isto o cartão "grátis" que custa 1 cêntimo (é pouco, mas se era grátis, era grátis)... resumindo, a evitar. Agora ainda tenho de perder tempo a devolver este e a procurar uma alternativa.
-
Pedro
- Administrador

-
Pedro
- Administrador

-
Pedro
- Administrador

Bem, está na altura de mais uma actualização.
Depois de ter devolvido o telemóvel, recebi um telefonema da Optimus a indicar que iam proceder à devolução do dinheiro, mas precisavam que lhes enviasse por fax um comprovativo do NIB. Na altura estava na Alemanha, pelo que não tinha comprovativos do NIB... a conversa foi peculiar...
- Precisamos que nos envio um comprovativo do NIB.
- Não estou em Portugal, só posso enviar quando regressar.
- Mas pode enviar por fax.
- Não estou em Portugal... não tenho aqui comprovativos.
- Ah, mas também pode ser por e-mail.
- Não tenho comprovativos... o problema não é enviar, é ter qualquer coisa para enviar.
- Ah, ok...
Depois de conseguir explicar a situação (e estar a pagar roaming por isso), lá ficou combinado que ia enviar o comprovativo assim que chegasse a Portugal. E foi o que fiz (enviei no dia 6 de Agosto).
Entretanto, nunca mais ouvi falar deste caso. Não confirmaram a recepção do comprovativo, não disseram quando iam pagar... nada. Há uma semana atrás decidi mandar um e-mail, ao qual tive hoje a resposta de que o pagamento foi efectuado dia 21 e deverá chegar no prazo máximo de 5 dias úteis (ainda não chegou, deve ser só Segunda ou Terça). Vamos lá ver se chega. Acrescente-se ainda que 20 a 22 dias para um reembolso parece-me um bocado exagerado.
Pelo meio, nem sequer um único pedido de desculpas por me terem enviado um telemóvel que já tinha sido claramente usado (e acho que merecia uma justificação qualquer, nem que fosse por ser cliente deles desde 99). Vou esperar agora a chegada do reembolso para ir comprar outro telemóvel, mas... de certeza que não vai ser na loja on-line da Optimus (e, muito provavelmente, também não vai ser numa loja física da Optimus). Fiquei extremamente insatisfeito com a loja on-line e com o modo como a devolução foi tratada (demorada, sem fornecer informação, sem pedir desculpas pelo sucedido, etc). Recebe como avaliação/comentário final "péssimo serviço, não usem".
Depois de ter devolvido o telemóvel, recebi um telefonema da Optimus a indicar que iam proceder à devolução do dinheiro, mas precisavam que lhes enviasse por fax um comprovativo do NIB. Na altura estava na Alemanha, pelo que não tinha comprovativos do NIB... a conversa foi peculiar...
- Precisamos que nos envio um comprovativo do NIB.
- Não estou em Portugal, só posso enviar quando regressar.
- Mas pode enviar por fax.
- Não estou em Portugal... não tenho aqui comprovativos.
- Ah, mas também pode ser por e-mail.
- Não tenho comprovativos... o problema não é enviar, é ter qualquer coisa para enviar.
- Ah, ok...
Depois de conseguir explicar a situação (e estar a pagar roaming por isso), lá ficou combinado que ia enviar o comprovativo assim que chegasse a Portugal. E foi o que fiz (enviei no dia 6 de Agosto).
Entretanto, nunca mais ouvi falar deste caso. Não confirmaram a recepção do comprovativo, não disseram quando iam pagar... nada. Há uma semana atrás decidi mandar um e-mail, ao qual tive hoje a resposta de que o pagamento foi efectuado dia 21 e deverá chegar no prazo máximo de 5 dias úteis (ainda não chegou, deve ser só Segunda ou Terça). Vamos lá ver se chega. Acrescente-se ainda que 20 a 22 dias para um reembolso parece-me um bocado exagerado.
Pelo meio, nem sequer um único pedido de desculpas por me terem enviado um telemóvel que já tinha sido claramente usado (e acho que merecia uma justificação qualquer, nem que fosse por ser cliente deles desde 99). Vou esperar agora a chegada do reembolso para ir comprar outro telemóvel, mas... de certeza que não vai ser na loja on-line da Optimus (e, muito provavelmente, também não vai ser numa loja física da Optimus). Fiquei extremamente insatisfeito com a loja on-line e com o modo como a devolução foi tratada (demorada, sem fornecer informação, sem pedir desculpas pelo sucedido, etc). Recebe como avaliação/comentário final "péssimo serviço, não usem".
-
Pedro
- Administrador

E terminou hoje, já chegou a devolução do dinheiro. Demoraram praticamente 3 semanas, só forneceram informação sobre a devolução porque eu os contactei (e, se calhar, só a fizeram por causa disso) e, como mencionei antes, nem sequer uma única vez pediram desculpa por terem enviado um telemóvel usado (não me espantaria se o tivessem colocado de novo à venda e enviado a outro, na esperança que ele aceitasse e calasse). Optimus Outlet, nunca mais.