Andei a contar os andares da torre do Arnado numa foto e pelas minhas contas tem 10.. Ora se a torre do Arnado foi tão contestada, por destoar do resto da baixa, blabla agora vão construir um edificio com 30 andares? Cá pra mim esse projecto não vai em frente..(lool imaginem o pessoal que viver no 29º ou 30º andar? :s)
Mas é certo que os andares pra estacionamento davam muito jeito..
Mas não sei se percebi bem onde é que se vai construir.. é ao lado do Palácio da Justiça, do outro lado da estrada? (ao pé das paragens de autocarro)
Projectos em Coimbra - Notícias, updates, imagens
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
já agora,parte do centro histórico de liverpool:

não é isto que quero para a baixa de coimbra, mas não recuso à partida um projecto sem o conhecer verdadeiramente...
carlacs: supostamente é para construir ao lado do palácio da justiça, num terreno atrás das paragens de autocarro
o arnado tem 11 pisos mais o shopping.. dá por volta de 50 metros de altura. este teria quase 90 metros..
nesta foto é + fácil de ver a estrutura do arnado:

não é isto que quero para a baixa de coimbra, mas não recuso à partida um projecto sem o conhecer verdadeiramente...
carlacs: supostamente é para construir ao lado do palácio da justiça, num terreno atrás das paragens de autocarro
o arnado tem 11 pisos mais o shopping.. dá por volta de 50 metros de altura. este teria quase 90 metros..
nesta foto é + fácil de ver a estrutura do arnado:

-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Dei mais algumas hipóteses de ocupação sem ser esse mamarracho...daniel322 Escreveu:Elefante branco é algo que é bonito mas não dá lucro. tipo a torre vasco da gama em lisboa.. Não sei onde é que um edifício moderno de escritórios e habitação seja um elefante branco.
mas pronto.. deixem lá ficar como parque de estacionamento de terra batida que fica mais bonito
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Sinceramente, nem tenho problemas com a torre do Arnado. Tenho mais com a zona em si, que está bastante desleixada, do que com a Torre. Quanto a este projecto, tal como disse antes, depende do aspecto final. Se tiver bom aspecto, óptimo... agora, se for para meter ali um caixote com 90 metros de altura, acho que é dispensável. Mas um projecto com aspecto atraente e essas condições poderia ser bastante útil para contribuir para uma revitalização da baixa (tem estacionamento, habitação, escritórios... e fica um "marco" da cidade).
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Já agora, outra coisa importante a considerar é que, como foi referido noutro tópico, Coimbra está com alguns problemas de expansão. Como alternativa para ver a cidade a expandir-se cada vez mais para os arredores, vai ser necessário começar a ponderar a construção em altura no centro (ou área metropolitana ou como lhe quiserem chamar) - no futuro, duvido que este venha a ser o único projecto do género.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Jardim infantil ali não ia ficar bem, ficava no meio de prédios, provavelmente a algumas horas do dia até está a sombra, e no inverno, mesm nos dias de sol iria tornar-se bastante frio.Lino Escreveu:Se for um edifício, que seja um prédio que tenha mais a ver com a cidade envolvente, ou então um espaço de convívio, jardim infantil para as crianças que vão à Baixa... algo seria melhor que esse elefante branco...
Sou da opinião do Pedro, se tiver uma estética bonita, ou as fachadas, acho que é uma mais valia para a baixa e acaba por passar despercebido, se for um caixote quadrado só com betão a mostra e pintado de branco, fica muito feio!
O edificio Arnado por exemplo, quando andas cá por baixo nem dá a ideia de ser tão alto, só visto ao longe é que fica um bocado fora do contexto.
-
daniel322
- Lendário

A altura da torre apresentada tb me faz alguma confusão para o sítio que é.. mas sem duvida seria um elemento marcante (pela positiva) no "skyline" da cidade. principalmente pelo seu aspecto moderno e atraente.
quanto ao arnado, acho que lhe fazia bem uma renovação da fachada. quando fizeram obras à pouco tempo pensei que iam modernizar o aspecto exterior, mas não.. podiam seguir o exemplo do banco na portagem que era preto e agora está branco ou o exemplo do aparthotel da figueira da foz que vai com um aspecto fantástico.. no mínimo apenas bastava mudar os vidros de preto para azul ou espelhado..
quanto ao arnado, acho que lhe fazia bem uma renovação da fachada. quando fizeram obras à pouco tempo pensei que iam modernizar o aspecto exterior, mas não.. podiam seguir o exemplo do banco na portagem que era preto e agora está branco ou o exemplo do aparthotel da figueira da foz que vai com um aspecto fantástico.. no mínimo apenas bastava mudar os vidros de preto para azul ou espelhado..
-
Lino
- Mítico

Esses argumentos contra o jardim infantil, ou parque de baloiços, não são bons... os da Solum, ao pé do Mac, estão no meio de prédios e muitas vezes são sombrios...duffy Escreveu:Jardim infantil ali não ia ficar bem, ficava no meio de prédios, provavelmente a algumas horas do dia até está a sombra, e no inverno, mesm nos dias de sol iria tornar-se bastante frio.Lino Escreveu:Se for um edifício, que seja um prédio que tenha mais a ver com a cidade envolvente, ou então um espaço de convívio, jardim infantil para as crianças que vão à Baixa... algo seria melhor que esse elefante branco...
Sou da opinião do Pedro, se tiver uma estética bonita, ou as fachadas, acho que é uma mais valia para a baixa e acaba por passar despercebido, se for um caixote quadrado só com betão a mostra e pintado de branco, fica muito feio!
O edificio Arnado por exemplo, quando andas cá por baixo nem dá a ideia de ser tão alto, só visto ao longe é que fica um bocado fora do contexto.
-
loirituh
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03
-
daniel322
- Lendário

Então mas tu queres colocar um parque infantil numa zona de extremo tráfego e principalmente, numa zona comercial/hoteleira/escritórios? onde não mora quase ninguém.. nem se pode comparar a rua da sofia com o parque atrás do mac da solum..Lino Escreveu:Esses argumentos contra o jardim infantil, ou parque de baloiços, não são bons... os da Solum, ao pé do Mac, estão no meio de prédios e muitas vezes são sombrios...
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
daniel322
- Lendário

-
loirituh
- Experiente

lino porque não mudas para um espaço rural ou periurbano nos arredores de coimbra? é como eu. tenho todas as comodidades de viver perto de um grande centro mas com a qualidade de vida do campo... mas se gostas assim tanto de ovelhas tas um pouco com azar e que mesmo na minha terra já são poucas as que se vêm...
opa imaginem lá o cenário: tão a vir da rua da sofia com toda a sua envolvente histórica e derrepente ergue-se à vossa frente um prédio de 90m... destoa nessa zona... eu aprovo mais construcção em altura na zona da solum... à espaço e zonas planas e aí sim criariam um a zona verdadeiramente moderna na cidade
opa imaginem lá o cenário: tão a vir da rua da sofia com toda a sua envolvente histórica e derrepente ergue-se à vossa frente um prédio de 90m... destoa nessa zona... eu aprovo mais construcção em altura na zona da solum... à espaço e zonas planas e aí sim criariam um a zona verdadeiramente moderna na cidade
-
Lino
- Mítico

Vivo no Monte Formoso, uma zona particularmente calma... só que, ao passar pela cidade que é rica em história mas pessimamente cuidada a nível arquitectónico e cujo Centro Histórico se quer candidatar a património da UNESCO, fico chocado com os atentados a estas pretensões... acho bem, por exemplo, que haja uma rua larga na Baixa onde irá passar (se passar) o Metro, ali do Bota Abaixo para a Sofia...
Mas acho que a arquitectura também deve abordar a recuperação dos edifícios e dar-lhes um ar de origem aos edifícios como se faz no estrangeiro.
Gosto de cidades com um centro histórico respeitado e que se façam os prédios nas zonas onde se possam realizar, ou seja, nas zonas novas da periferia...
Não é por mais jardins públicos e cabras, mas é restituir o espaço da cidade aos seus habitantes, ou seja, permitir aos Conimbricenses viver melhor no seu meio, para que possam ter orgulho em ver a cidade sem mamarrachos como a torre da Seg. Social de Viseu ou o Arnado... gosto de ver uma cidade com espaços abertos, em que se possa respirar...
E invistam mais dinheiro em áreas essenciais: educação, saúde, apoios sociais, melhores transportes, promover o turismo...
E por falar em turismo, quem vem de fora gosta de ver algo diferente, não uma cidade igual a tantas outras... uma vez mostrei uma foto da Baixa a amigos estrangeiros e uma das coisas que eles notaram foi precisamente a torre do Arnado, que era muito má... e realmente é, parece que foi ali colocada por aliens ao calhas...
Mas acho que a arquitectura também deve abordar a recuperação dos edifícios e dar-lhes um ar de origem aos edifícios como se faz no estrangeiro.
Gosto de cidades com um centro histórico respeitado e que se façam os prédios nas zonas onde se possam realizar, ou seja, nas zonas novas da periferia...
Não é por mais jardins públicos e cabras, mas é restituir o espaço da cidade aos seus habitantes, ou seja, permitir aos Conimbricenses viver melhor no seu meio, para que possam ter orgulho em ver a cidade sem mamarrachos como a torre da Seg. Social de Viseu ou o Arnado... gosto de ver uma cidade com espaços abertos, em que se possa respirar...
E invistam mais dinheiro em áreas essenciais: educação, saúde, apoios sociais, melhores transportes, promover o turismo...
E por falar em turismo, quem vem de fora gosta de ver algo diferente, não uma cidade igual a tantas outras... uma vez mostrei uma foto da Baixa a amigos estrangeiros e uma das coisas que eles notaram foi precisamente a torre do Arnado, que era muito má... e realmente é, parece que foi ali colocada por aliens ao calhas...
-
loirituh
- Experiente