Coimbra e Rio de Janeiro

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sabes, por acaso, o que é ser provinciano? É andar a copiar os outros, como é típico em Portugal (já o Eça fala disso nos Maias e nada mudou - olha o Allgarve), desmesuradamente, para tentar chegar aos calcanhares dos outros sem ligar ao que de melhor temos. Coimbra e Portugal devem apostar nas suas características próprias para atrair as pessoas. Olha Londres... eles iriam meter coisas estrangeiras para atrair os turistas?
O que os turistas procuram é algo característico das cidades, olha como em Londres procuram o render da Guarda e os soldados da Raínha, ou outras coisas, ou como as Pirâmides do Egipto ou comer com pauzinhos na Ásia.
Coimbra já atrai, em si, turistas devido à sua importância no país e à sua beleza sui generis. Achas que Coimbra deve construir arranha-céus como Manhattan? Queres construir uma Metropolis ou uma Torre de Babel para as cidades ficarem iguais.
Presumo que deves gostar de ir ao outro lado do mundo visitar uma cidade exactamente igual àquela de onde vens... :roll:
Mais uma vez, Frankfurt é uma cidade pouco maior que Lisboa e é uma potência Europeia. E é organizada, só tem alguns arranha-ceús no Central Business District. O Luxemburgo é uma cidade pequena mas é uma das capitais europeias.
Dou um exemplo parecido: Heidelberg, Alemanha. Cidade com ainda menos habitantes que nós mas que é uma cidade académica com indústria, além de ter monumentos, ser organizada e limpa. É uma cidade avançadíssima a nível cultural e tecnológico com uma das maiores universidades europeias e alguns dos maiores pólos de investigação.
E tem mata pelo meio e montanha e não há arranha-céus tirando um ou outro nas redondezas... aliás, até é muito verde e tem muitas casas baixas...
http://img.photobucket.com/albums/v639/ ... CN4929.jpg
Última edição por Lino em sábado, 07 julho 2007 14:19, editado 1 vez no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

A vantagem de Braga é que está inserida numa zona muito industrializada e de grande densidade populacional. Para além de estar pertíssimo do Porto e do Aeroporto Internacional de Sá Carneiro. Coimbra está isolada e não tem qq poder de político ou de argumentação perante o governo para que possa reinvidicar algo mais :(

Mas olha que a zona nova de Braga não é tão bem ordenada quanto isso :wink:

O problema em Portugal é que todos queremos viver numa aldeia mas com as comodidades de uma cidade. Todos querem continuar a ver as velhas a irem à missa, a ver as cabras a pastar, a ter vista da janela da salapara montes verdes.. Quem quer viver assim que vá para o campo mas deixe as cidades se desenvolverem ;)
Ouço cada argumento nas cronicas de jornais para "impedir" o crescimento em altura e a expansão das cidades que é de bradar aos céus :roll:

Um projecto que faria Coimbra aparecer no mapa seria a estação intermodal sobre o rio mondego, que apresentei no tópico dos projectos. Isso seria um ícone de arquitectura muito mais relevante que a ponte pedonal

viewtopic.php?p=45836#45836
Última edição por daniel322 em sábado, 07 julho 2007 14:17, editado 2 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Achas que Coimbra deve construir arranha-céus como Manhattan? Queres construir uma Metropolis ou uma Torre de Babel para as cidades ficarem iguais.
Presumo que deves gostar de ir ao outro lado do mundo visitar uma cidade exactamente igual àquela de onde vens... :roll:
Qual é o mal de Coimbra ter construção em altura? Se for bem planeada e não alterar a identidade da cidade podes ter uma cidade historica e ao mesmo tempo moderna. Ou não é esse o exemplo que Frankfurt dá? :wink:

Alias a construção em altura seria uma grande vantagem para uma cidade como Coimbra caso tivesse uma rede de transportes eficientes (metro+smtuc's) pois no caso actual com toda a gente a fugir para a periferia será cada vez mais dificil entrar na cidade em horas de ponte e haverá exponencialmente mais veículos nas ruas de Coimbra

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Não sei até que ponto se pode considerar o Brasil como um país do 3º mundo!!! Eu até acho que o Brasil, em alguns sectores, está bem mais evoluído do que Portugal!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Escrevi mais acima!!

Sobre o problema da construção em altura, ela descaracteriza a cidade. Coimbra não é feita para isso. Uma cidade deve ser planeada segundo as suas características próprias. Se não estiver assente nesse princípio, surge a desordem e o desinteresse.
Estive em capitais europeias onde não há muita construção em altura e que são pontos de enorme interesse. Frankfurt tem uma construção até baixa, tirando o CBD. Amsterdam, Estrasburgo, Roma, etc.
banjix Escreveu:Não sei até que ponto se pode considerar o Brasil como um país do 3º mundo!!! Eu até acho que o Brasil, em alguns sectores, está bem mais evoluído do que Portugal!
Sim, em alguns níveis são. Crime, educação, algumas características culturais, a força de se afirmarem...

loirituh
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

concordo com o daniel a construcção em altura não tem mal nenhum... por exemplo na zona do Pinhal de Marrocos ficava excelente e não era a copiar outros doutras cidades mas criá-los com a nossa arquitectura. Lino vê Paris, criou a Défense para competir com as outras metrópoles... se nós tivermos esse pensamento tacanho para Coimbra, a cidade não irá a lado nenhum! Eu também gosto de uma cidade que tenha o contraste entre o antigo e a modernidade... É sinal que foi importante no passado e continua também agora a sê-lo... Coimbra está muito mal ordenada... vês mamarrachos e construções recentes na zona antiga e nas zonas novas vês velhos... ali antes da solum vês aquilo tudo degrado até mete nojo... e a entrado do monte formoso vês casas todas a cair...
Última edição por loirituh em sábado, 07 julho 2007 14:53, editado 1 vez no total.

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

banjix basta veres a o nível de vida dos brasileiros e o nosso. portugal é o 28º país mais desenvolvido do mundo enquanto o brasil está em 73º...

lino as cidades têm que saber adaptar-se ao futuro senão não vão a lado nenhum... lisboa também não é uma cidade de arranha-céus e vê lá se a zona da expo e o complexo das amoreiras não ficaram excelentes...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

loirituh Escreveu:concordo com o daniel a construcção não tem mal nenhum... por exemplo na zona do Pinhal de Marrocos ficava excelente e não era a copiar outros doutras cidades mas criá-los com a nossa arquitectura. Lino vê Paris, criou a Défense para competir com as outras metrópoles... se nós tivermos esse pensamento tacanho para Coimbra, a cidade não irá a lado nenhum! Eu também gosto de uma cidade que tenha o contraste entre o antigo e a modernidade... É sinal que foi importante no passado e continua também agora a sê-lo... Coimbra está muito mal ordenada... vês mamarrachos e construções recentes na zona antiga e nas zonas novas vês velhos... ali antes da solum vês aquilo tudo degrado até mete nojo... e a entrado do monte formoso vês casas todas a cair...
O Arco Pintado... eu também não gosto, mas é algo recuperável, basta haver quem se interesse. Já houve a limpeza daquela mata, o que foi de grande valor para a zona. Há por esta mata alguns caminhos porreiros que funcionam como atalhos...
Sobre a competição, Paris não é exemplo para nós. Tem 7 milhões de pessoas e a Defense é apenas um pedacinho ali no centro (já lá tive família a viver).
Antes da Solum está degradado mas já foi pior... o Calhabé está mais cuidadito...

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

daniel não concordo contigo quando dizes que coimbra está iosolada pelo contrário até acho que coimbra é bem central. Entre Lisboa e Porto, no centro do país, excelentes acessibilidades e tem vários aglomerados urbanos que estão a começar a despontar cantanhede, mealhada, condeixa, montemor, lousã, miranda, soure...

lino a zona antes da solum tá melhor? não sei onde.. quando se vai da makro pro dolce só se vé casario degrado numa zona que se pretende nobre... e ali mesmo na curva do estádio aquelas casitas no meio da solum... manhattan era uma ilhota rural e agora...
Última edição por loirituh em sábado, 07 julho 2007 14:47, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

loirituh Escreveu:banjix basta veres a o nível de vida dos brasileiros e o nosso. portugal é o 28º país mais desenvolvido do mundo enquanto o brasil está em 73º...

lino as cidades têm que saber adaptar-se ao futuro senão não vão a lado nenhum... lisboa também não é uma cidade de arranha-céus e vê lá se a zona da expo e o complexo das amoreiras não ficaram excelentes...
Amoreiras não tanto, mas a Expo sim pois era uma zona isolada, previamente ocupada por fábricas de produtos químicos e petrolíferos.
Sobre os Brasileiros, sabes qual é, por exemplo, o salário mínimo deles?
R$ 380,00, o que equivale a 146.49€. Ah e estás a comparar um país de 10 milhões (Portugal) com um de 180 milhões (Brasil).

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

os estados unidos têm 400 milhões e não é por isso que são pobres...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Oh loirituh eu acho que tu ao acordar deste uma grande cabeçada... é que estás a comparar alhos com bogalhos, Coimbra e Rio de Janeiro, é tipo... sei lá... cozido à portuguesa e pizza...

Achas mesmo que compensa ter 60% da população a receber menos de $1 por dia, com uma taxa enorme de criminalidade e serem conhecidos no mundo por causa das favelas? Coimbra até pode nem ser muito reconhecida, mas quando o é, é por coisas boas, e acho que os turistas gostam muito mais de visitar a cidade e ver as cabras no meio da cidade (por muito que as quisesses tirar de lá, há sempre uma que lá ficaria por muitos mais anos :P ), em vez de chegarem a cidade e verem policia de choque, balas a passaram-lhe ao lado, autocarros incendiados... o Rio de Janeiro é muito bonito mas é nas zonas vip's...

Agora conta lá, foste ao Rio e querias mostrar aqui ao pessoal um cadito do teu conhecimento :P :lol:

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

não duffy por acaso nunca fui lá mas não me importava :lol:
sinceramente nunca vi cabras na cidade... tinha visto era ovelhas quando não haviam as docas...
Última edição por loirituh em sábado, 07 julho 2007 14:59, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

loirituh Escreveu:os estados unidos têm 400 milhões e não é por isso que são pobres...
Aham, 300 milhões... e uns 30% da população são pobres...

loirituh
Experiente
Experiente

Mensagem por loirituh »

mas os "pobres" norte-americanos não são propriamente semelhantes aos brasileiros... 400 ou 300 m... bem mais que os 180m do brasil