Engenharia Informática e Comunicação e Design
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Lembra-te de uma coisa, não vai ser o nome do sitio onde andaste que vai fazer os trabalhos por ti nem que te vai garantir o emprego seja onde for, vás para o DEI-FCTUC ou para o DEIS-ISEC, convém que invistas um bocado em formação por tua conta e não te ponhas à sombra da bananeira só porque andas num sitio ou no outro, logo o teu sucesso no futuro depende apenas de ti 
-
the_celtic
- Regular

- Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52
Uma cadeira á base de electrónica? analisa melhor esses teus planos curricularesrafasimoes Escreveu::... com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
L..
Em relação á reputação dos dois cursos, julgo que acaba por não se por, é uma questão de opção, quando me candidatei tinha média mais do que suficiente para ambos os cursos, e optei pelo isec devido ao curso ser mais prático do que no polo2, mas não sou extremista como alguns, sei que ambos têm um bom curso e existem bons protocolos de cooperação entre os dois lados, ou seja, podes tirar licenciatura no isec e mestrado no polo2 por exemplo.
Desculpem o testamento
-
JoãoFaria
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 28 fevereiro 2007 15:01
Olhem, podem esclarecer-me mais uma dúvida
Das chamadas disciplinas opcionais do Curso de Eng. Informática na UC, somos obrigados a escolher algumas desse grupo de disciplinas opcionais ou se quisermos não escolhemos nenhuma delas? É que muitas delas são do curso de Comunicações e Multimédia e eu interesso-me por esse curso e por essas disciplinas, mas também não quero ficar com uma carga horária abismal no 3º ano.
Uma coisa que o ISEC tem de bom são os protocolos com a Critical Software, a Microsoft, etc. Mas os da UC não são muitos específicos nesse aspecto... dizem "grandes empresas de serviços (Banca, Seguros, EDP, TAP), operadores de telecomunicações (PT, TELECEL, OPTIMUS, E3G), grandes multinacionais de informática, software houses,"...etc. mas não 2especificam nomes...
Não sei, mas acho que ouvi uma vez uma notícia da Microsoft ter ido buscar uma carrada de alunos a Coimbra. Tinha ideia que tinha sido à UC mas se calhar foi ao ISEC.
Embora não seja determinante, penso que essas parecerias com empresas são importantes de certa forma para o futuro de quem lá estuda.
Realmente é pena é aquele gravíssimo pormenor das propinas... Mas regra geral prefiro o plano de estudos do curso da UC, embora o do ISEC tenha melhorado agora com o Bolonha. Ai que confusão...
Mas também os planos que eu tenho da UC são de 2006/2007, e não de 2007/2008.
Das chamadas disciplinas opcionais do Curso de Eng. Informática na UC, somos obrigados a escolher algumas desse grupo de disciplinas opcionais ou se quisermos não escolhemos nenhuma delas? É que muitas delas são do curso de Comunicações e Multimédia e eu interesso-me por esse curso e por essas disciplinas, mas também não quero ficar com uma carga horária abismal no 3º ano.
Uma coisa que o ISEC tem de bom são os protocolos com a Critical Software, a Microsoft, etc. Mas os da UC não são muitos específicos nesse aspecto... dizem "grandes empresas de serviços (Banca, Seguros, EDP, TAP), operadores de telecomunicações (PT, TELECEL, OPTIMUS, E3G), grandes multinacionais de informática, software houses,"...etc. mas não 2especificam nomes...
Não sei, mas acho que ouvi uma vez uma notícia da Microsoft ter ido buscar uma carrada de alunos a Coimbra. Tinha ideia que tinha sido à UC mas se calhar foi ao ISEC.
-
rafasimoes
- Novato

- Registado: terça-feira, 26 junho 2007 10:53
the_celtic Escreveu:Uma cadeira á base de electrónica? analisa melhor esses teus planos curricularesrafasimoes Escreveu::... com a diferença de no ISEC nao se tem fisica e se tem uma cadeira a base de eletronica...
Já em termos de reputação a FCTUC está melhor posicionada...
L..no isec tens 3 cadeiras com base na electrónica, Sistemas Digitais, Electrónica e Instrumentação.Em relação á fisica, de facto pouco tem, tirando algumas partes do programa da cadeira de Transmissão de Dados que vão buscar alguns conceitos de física.
Em relação á reputação dos dois cursos, julgo que acaba por não se por, é uma questão de opção, quando me candidatei tinha média mais do que suficiente para ambos os cursos, e optei pelo isec devido ao curso ser mais prático do que no polo2, mas não sou extremista como alguns, sei que ambos têm um bom curso e existem bons protocolos de cooperação entre os dois lados, ou seja, podes tirar licenciatura no isec e mestrado no polo2 por exemplo.
Desculpem o testamento
Eu quando me referi a "uma" cadeira estava-me a referir ao primeiro ano!!!!
E já em termos de reputação só falo pelo que oiço nos foruns que tenho participado para sondar, mas só tenho lido mal sobre o ISEC ( Não percebo bem porque?), eu estou com média de 16 e dá para entrar em qualquer universidade do pais, e estou 80% decidido em ir para o ISEC, não percebo os comentarios que tenho ouvido, do genero (" só vai para o ISEC quem não tem nota para ir para a FCTUC " ou "O ISEC é para burros")... Não percebo....
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Relativamente ao DEI-FCTUC, no 3º ano no DEI-FCTUC não tens opcionais e aquele plano de estudos já está de acordo com BOlonha e irá ficar assim para o ano (já este ano foi feito com o plano de estudos de acordo com Bolonha, tendo sido o único da UC a par com Psicologia - onde houve bastantes problemas, ao contrário do DEI-FCTUC)JoãoFaria Escreveu:Olhem, podem esclarecer-me mais uma dúvida![]()
Embora não seja determinante, penso que essas parecerias com empresas são importantes de certa forma para o futuro de quem lá estuda.
Realmente é pena é aquele gravíssimo pormenor das propinas... Mas regra geral prefiro o plano de estudos do curso da UC, embora o do ISEC tenha melhorado agora com o Bolonha. Ai que confusão...
Relativamente ás opcionais do 3º ano da Licenciatura, elas não existem, aquilo está la por uma questão "prática", visto que as opcionais são todas do Mestrado mas é possível inscreveres-te nelas caso só tenhas até duas ou três (não tenho a certeza) cadeiras da Licenciatura por fazer, isto para beneficiar os alunos que fazem mais que as cadeiras propostas por ano e para não prejudicar quem chumbar um ano e não o obrigar a andar a fazer só 2 ou 3 cadeiras. Portanto se queres olhar para as opcionais aconselho-te a veres o plano curricular do Mestrado (estou a falar já da adaptação a Bolonha). Tambem sei que há protocolos entre ISEC e FCTUC para o Mestrado, no entanto não sei o número de vaga se é limitado se ilimitado (pessoa do ISEC, alguém sabe?), sei que no caso dos alunos do DEI-FCTUC que acabem a licenciatura, caso queiram seguir mestrado são automaticamente aceites sem precisar de concurso (como julgo que acontecerá com o ISEC, mas lá está, não sei se é limitado ou ilimitado).
Quanto a parcerias, há diversos projectos nos laboratórios e no CISUC a decorrer, com diversas empresas.
Ainda hoje tive a ver as propostas de estágio para o próximo ano (excepto aquelas apresentadas pelos alunos em que ficam logo com estas) e tens bastantes para a Critical e para a Inovaria (que é o polo tecnológico de Aveiro com várias empresas entre elas a PT Inovação), entre outros. Este ano não houve da Siemens nem da Microsoft como aconteceu por exemplo no ano passado e noutros anos, apesar de lá estarem a trabalhar pessoas saidas do DEI-FCTUC.
Pessoalmente acho que as parcerias são boas, mas também não dão a todos oportunidade de para lá ir, como em tudo, só os melhores para o posto que eles querem (que pode ser de liderança, engenharia, programação, consultadoria, etc). O que interessa é que vás conseguindo assimilar o que aprendes no curso e explorando por ti próprio... as tantas chegas ao fim e é melhor ires trabalhar para uma pequena empresa ou fazeres a tua que para uma grande (e as pequenas empresas muitas vezes são mais interessantes, conheço uma de software cá em Coimbra, pequeníssima com menos de 5 trabalhadores, que tem na sua carteira de clientes empresas de consultadoria dos EUA, Bell Canada, MTV, entre outras, para além de aplicações exploradas por eles reconhecidas no meio, se calhar mais no estrangeiro que cá).
Quanto ao plano de estudos, não te fiques pelo nome das cadeiras, tenta verificar melhor como funcionam e afins, certamente haverá diferenças podendo ser mais completas num lugar e menos noutro e vice-versa.
Última edição por Corsario-Negro em terça-feira, 26 junho 2007 22:01, editado 2 vezes no total.
-
JoãoFaria
- Estreante

-
JoãoFaria
- Estreante

Não sei se isto é relevante mas o curso de Eng. Informática na Universidade de Coimbra é acreditado pela Ordem dos Engenheiros mas o do ISEC não consta na lista...
http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=511
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
O curso do ISEC não é, e precisas da ordem para que?! Só para aparecerem nas cartas e nos teus cartões pessoais Eng. ?JoãoFaria Escreveu:Não sei se isto é relevante mas o curso de Eng. Informática na Universidade de Coimbra é acreditado pela Ordem dos Engenheiros mas o do ISEC não consta na lista...
Tu gostas mesmo de Informática ou só vais para o curso porque tem saídas?!
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Aparece na mesmaduffy Escreveu:O curso do ISEC não é, e precisas da ordem para que?! Só para aparecerem nas cartas e nos teus cartões pessoais Eng. ?JoãoFaria Escreveu:Não sei se isto é relevante mas o curso de Eng. Informática na Universidade de Coimbra é acreditado pela Ordem dos Engenheiros mas o do ISEC não consta na lista...
Tu gostas mesmo de Informática ou só vais para o curso porque tem saídas?!
-
JoãoFaria
- Estreante

-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Tas inscrito na anet isidro?!bluestrattos Escreveu:Aparece na mesmaduffy Escreveu:O curso do ISEC não é, e precisas da ordem para que?! Só para aparecerem nas cartas e nos teus cartões pessoais Eng. ?JoãoFaria Escreveu:Não sei se isto é relevante mas o curso de Eng. Informática na Universidade de Coimbra é acreditado pela Ordem dos Engenheiros mas o do ISEC não consta na lista...
Tu gostas mesmo de Informática ou só vais para o curso porque tem saídas?!E a Ordem ou até a ANET não servem rigorosamente para nada a não ser para te sacar mais uns Euros por mês IMHO
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
gunky Escreveu:Tas inscrito na anet isidro?!bluestrattos Escreveu:Aparece na mesmaduffy Escreveu:O curso do ISEC não é, e precisas da ordem para que?! Só para aparecerem nas cartas e nos teus cartões pessoais Eng. ?JoãoFaria Escreveu:Não sei se isto é relevante mas o curso de Eng. Informática na Universidade de Coimbra é acreditado pela Ordem dos Engenheiros mas o do ISEC não consta na lista...
Tu gostas mesmo de Informática ou só vais para o curso porque tem saídas?!E a Ordem ou até a ANET não servem rigorosamente para nada a não ser para te sacar mais uns Euros por mês IMHO
Claro que não o dinheiro custa a todos e não vejo utilidade nisso
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Gold
- Experiente