Projectos em Coimbra - Notícias, updates, imagens

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Projectos em Coimbra - Notícias, updates, imagens

Mensagem por daniel322 »

Criei este tópico para que possamos acompanhar, dentro do possível, os projectos apresentados para esta cidade.

Este não é propriamente um thread de fotografias mas dada a elevada quantidade de imagens que pretendo colocar achei melhor colocar neste sub-forum :wink:

É obvio que qq um é convidado a participar com opiniões, imagens, novidades, etc :D

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Última edição por daniel322 em sexta-feira, 06 julho 2007 23:38, editado 1 vez no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Projecto da 1.ª e 2.ª Fase do Parque Verde do Mondego
http://www.freewebs.com/daniel322/b1.jpg

http://www.coimbrapolis.pt/imagens/img_ ... damapa.gif

Projecto da 3.ª Fase
http://www.freewebs.com/daniel322/b3.jpg

4ª e 5ª Fase
http://www.freewebs.com/daniel322/b7.jpg

A Sociedade CoimbraPolis lançou um concurso público para a concepção e contrução de uma piscina descoberta e quipamento de apoio a instalar no Parque Verde Mondego, margem esquerda, nos terrenos da antiga Quinta da Várzea.

Este concurso prevê a elaboração do programa de conteúdos e utilização, o projecto geral da arquitectura, a construção da piscina e equipamento de apoio e a execução de todas as infraestruturas necessárias ao seu funcionamento, num valor base de € 500.000,00.

A piscina e o respectivo equipamento de apoio, pela sua relação com o Rio, constitui-se como um elemento de grande atractibilidade para usufruto da zona ribeirinha podendo oferecer aos utentes uma alternativa à praia fluvial.

Prevê-se ainda a possibilidade do projecto conter uma piscina para crianças e um bar esplanada.
Que foi entretanto iniciada a construção:
CoimbraPolis lançou concurso para construção da piscina descoberta na margem esquerda do Mondego e espera que a infra-estrutura possa ser inaugurada já no próximo Verão

Ainda não se sabe ao certo em que mês, mas se tudo correr como previsto, é quase garantido que durante o próximo Verão já será possível apanhar sol e dar uns mergulhos na piscina descoberta, projectada pelo CoimbraPolis para a margem esquerda do Mondego, entre as pontes pedonal e Rainha Santa Isabel, nos terrenos da antiga Quinta da Várzea.

Ontem mesmo foi lançado, em Diário da República, o concurso público para a empreitada de construção daquela infra-estrutura, assim como dos respectivos equipamentos de apoio, prevendo-se que durante o próximo mês de Setembro esteja escolhido o consórcio vencedor e seja consignada a obra, adiantou ao Diário de Coimbra João Rebelo, vice-presidente da autarquia e um dos administradores do CoimbraPolis.

De acordo com os termos do concurso, serão construídas duas piscinas descobertas, uma de 23 por 16 metros, e outra de sete por sete metros para os mais pequenos. A empresa vencedora será ainda responsável pela construção de um edifício de apoio, uma área para restauração e cafetaria, pontes e passadiços de betão, muros de suporte, percursos viários, pedonais e cicláveis e ainda pela criação de áreas verdes.

Com a abertura das propostas marcada para meados do mês de Agosto e a consignação prevista para Setembro, a empresa ou consórcio vencedor terá depois 300 dias, pouco menos de um ano, para dar por concluída a obra, confirmando-se assim a possibilidade de, no próximo Verão, já ser possível usufruir de toda aquela infra-estrutura, encarada como mais uma essencial para cumprir um dos principais objectivos do Programa Polis em Coimbra: devolver o rio à cidade.

Aliás, a piscina descoberta e o respectivo equipamento de apoio, pela sua relação com o rio, «constitui-se como um elemento de grande atractibilidade para usufruto da zona ribeirinha, podendo oferecer aos utentes uma alternativa à praia fluvial», pode ler-se no site do CoimbraPolis, onde se anuncia o lançamento do concurso público para a construção daquela infra-estrutura.

O critério no qual se baseará a adjudicação da obra será o da proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta factores como o preço (60%) e a valia técnica da proposta (40%).

A concretização desta obra, um investimento base de cerca de 1,6 milhões de euros, será o culminar da intervenção projectada pelo CoimbraPolis na margem esquerda do Mondego. Isto porque até ao final do ano estará concluída a obra relativa à 1.ª e 2.ª fase do projecto, a decorrer neste momento, e que inclui a adaptação do recinto da actual Praça da Canção e a extensão do projecto para Sul, com a instalação de equipamentos de apoio aos desportos náuticos e a outras práticas desportivas, assim como de equipamentos de apoio a visitantes ocasionais.
Update das obras na margem esquerda do Parque Verde: (26/06/2007)

http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... C01976.jpg

http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... C01977.jpg

http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... C01978.jpg
Última edição por daniel322 em sexta-feira, 06 julho 2007 23:31, editado 3 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Os projectos do futuro Centro de Convenções do Convento de S. Francisco e da Casa da Escrita foram ontem apresentados. Mas as novidades não se ficaram por aqui:

Um campo de golfe, na margem direita a seguir à Ponte da Portela, a pintura e recuperação das fachadas dos edifícios das ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e uma carreira de transportes colectivos por estas duas artérias eram as surpresas guardadas por Carlos Encarnação para a sessão que tinha como objectivo dar a conhecer projectos fundamentais para a cidade. São eles: o Centro de Convenções e Espaço Cultural, a edificar no edifício do Convento de S. Francisco, a futura Casa da Escrita, o Conservatório de Música de Coimbra e o CoimbraiParque
Mas vamos, primeiro, aos projectos novos para a cidade:
A autarquia vai definir uma zona junto à Ponte da Portela (margem direita) para a construção de um campo de golfe.

Segundo Carlos Encarnação, “Coimbra não pode esperar mais, pois esta modalidade é um dos pólos fundamentais de atracção turística”. A construção, de acordo com o presidente da Câmara, caberá a uma das entidades privadas que tem apresentado o projecto.

Quanto às ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, é para continuar “o sopro de reabilitação significativa” que está a ser efectuado no Centro Histórico da cidade.

E, como a autarquia ainda não está satisfeita, vão ser recuperadas e reabilitadas as fachadas de todos os edifícios destas duas artérias. Por último, a passagem, de novo, de uma carreira dos SMTUC, através de um veículo próprio, nas ruas que estão há alguns anos fechadas ao trânsito.
Casa da Escrita
O edifício tem, na opinião de Carlos Encarnação, “uma carga simbólica muito grande do neo-realismo”.
O arquitecto João Mendes Ribeiro, que é o autor do projecto de transformação da habitação em Casa da Escrita, não poupou elogios a uma casa que, depois de pronta, irá acolher “um escritor convidado”.
Concluído o projecto, a Câmara Municipal de Coimbra irá lançar ainda este ano o concurso para que, em 2008, arranquem as obras no imóvel que pertencia aos herdeiros do poeta João José Cochofel.
O projecto será candidatado às verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Centro de Convenções

Sem dúvida alguma, o projecto mais emblemático do segundo mandato de Carlos Encarnação.

Resolvida a questão do pedaço de terreno onde irá ser construído o auditório, o qual se encontrava em zona protegida do Convento de Santa Clara-a-Nova, é intenção do presidente da Câmara Municipal de Coimbra levar por diante a obra.
Mas, de que forma? Carlos Encarnação já comunicou à Empresa Municipal de Turismo, “e irei dar disso conta também à autarquia e à Assembleia Municipal”, de abrir o seu capital social a verbas privadas.
“Mas onde 51 por cento continuarão na posse da câmara”, garantiu.
A forma de atrair os capitais privados é colocar nas mãos da empresa o futuro Centro de Congressos.
Para colocar de pé este projecto, em cujo Carrilho da Graça tem vindo a trabalhar há alguns anos, a câmara irá candidatar o projecto às verbas do QREN.
O valor total da intervenção, onde irá surgir um auditório que permitirá a realização de todo o tipo de espectáculos para 1.146 pessoas e um restaurante num edifício autónomo, deverá rondar os 20 milhões de euros.

Um quarto deste valor será gasto num parqueamento coberto para 557 automóveis a ser edificado na zona onde existe actualmente um parque de estacionamento (no lado direito da rotunda do Portugal dos Pequenitos).
Imagem
Última edição por daniel322 em sexta-feira, 06 julho 2007 23:33, editado 2 vezes no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Nova Igreja no Bairro do Ingote
Terreno já há, falta a verba para colocar a obra de pé. Em plena festa de S. Pedro, a Câmara Municipal de Coimbra assinou o acordo de cedência de um terreno com uma área de 5700 metros quadrados para a construção da futura Igreja e Centro Paroquial e Social do Ingote

São mais de 5700 metros quadrados de terreno, no valor de 107.800 euros, junto à Escola do 1.º Ciclo do Ingote. O desejado espaço para a construção da Igreja e do Centro Paroquial e Social já é uma realidade, falta agora a verba para avançar com a obra. Para o padre Fernando Gonçalves, há que «dar um passo de cada vez», agora que está concretizado o acordo de cedência do terreno pela Câmara Municipal de Coimbra.
«Deus nos inspirará a ir buscar as fontes. A Reitoria da Igreja de Nossa Senhora de Fátima [que tem responsabilidade jurídica, canónica e civil da capela de S. Pedro] não tem qualquer hipótese de pagar. Aqui também não há dinheiro», sublinhou.
Sem prazos para colocar a empreitada no terreno, Fernando Gonçalves acredita que com «coragem e confiança em Deus» se irão encontrar soluções que colocarão de pé a desejada igreja.
Enquanto tal não acontece, o culto religioso cumpre-se numa espécie de “loja-capela” instalada há cerca de duas décadas no lote 17 do bairro. É lá que todos os sábados, às 8 e meia da noite, muitos vão assistir à missa do padre Fernando, apesar de haver quem opte por procurar «outras comunidades». Mesmo assim, «a capelinha enche», continuou Fernando Gonçalves, que há quase três anos convive de perto com as comunidades do planalto.
«É uma comunidade heterogénea, com classes carenciadas e também muita gente boa», sublinhou, elogiando a comissão administrativa da capela pela sua dedicação.
Com a construção da nova igreja e centro paroquial criam-se também melhores condições para dar catequese às crianças. Hoje, oscilam entre os 20 e 30 inscritos, mas, noutros tempos, o número já foi mais significativo, adiantou o reitor de Nossa Senhora de Fátima, indicando «um certo envelhecimento» da população dos bairros. No entanto, realçou, com as novas construções nas zonas vizinhas ao Ingote e à Rosa a esperança é que se assista a um rejuvenescimento.
Imagem
Bairro do Ingote

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Nova Faculdade de Psicologia, a ser construída no Polo II

Imagem

Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Conservatório de Coimbra

A ser construído no antigo parque da Ecovia no Vale das Flores (junto aos Sapadores)

Projecto que penso ter sido aprovado:

Imagem

Outro projecto apresentado:

Imagem

Imagem

Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Celas Plaza

Imagem

(Já em fase final de construção)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz

Galeria subterrânea desde o Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio:

(Projecto recusado)

Imagem

Imagem

Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

O maior projecto de todos, neste momento em curso:

MetroMondego


Imagem
O Metro do Mondego, em Coimbra, um investimento orçado em 298 milhões de euros e cuja conclusão está prevista para o final de 2010.

Numa primeira etapa com um investimento de 52 milhões e que ficará concluída no segundo semestre de 2008, será feita a modernização do ramal da Lousã, com introdução da bitola europeia, «o que permitirá melhorar significativamente o serviço ferroviário e também desenvolver uma grande parte da infra estrutura do futuro sistema ‘tram-train’».

Este novo sistema será introduzido numa segunda etapa orçamentada em cerca de 246 milhões de euros. A solução hoje anunciada decorre da concertação com as autarquias envolvidas – Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã – e surge cerca de um ano depois do anterior concurso, lançado pelo governo de coligação PSD/CDS, ter sido anulado.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Traçado

Imagem

Imagem

mais ou menos será isto....


Imagem

Parcelas a demolir:

Imagem

Imagem


Fotos minhas:


Imagem
A zona já demolida

Imagem
Estrutura para segurar fachadas a manter

Imagem
Rua Direita

Imagem
Pequeno Torreão encontrado no meio de edifícios demolidos

Imagem

Imagem

Troços em túnel do MM:


Imagem

Imagem

Imagem

:D :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Aeródromo de Poiares
É um projecto que para muitos é «uma loucura», mas para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares «é um sonho concretizável», «que vai transformar a face da nossa terra e do próprio distrito». Falamos do aeródromo do Bidoeiro que dentro de quatro anos deverá estar operacional

“O sonho comanda a vida”. As palavras do poeta aplicam-se em Vila Nova de Poiares. O sonho aconteceu e já está a tomar forma, com a construção da pista de 2.300 metros, uma operação que conta com o apoio do Regimento de Engenharia de Espinho.

Jaime Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, foi o homem do sonho. «Não se consegue só num mandato, mas espero vir a acabá-lo», afirma. Em causa está um projecto que o próprio autarca considera gigantesco, mas que é passível de concretização. A prova está nos trabalhos que decorrem no terreno, que começaram com a desmatação do “plateau” da serra e que já se concentram na construção da pista.
O local é considerado pelo autarca como «o ideal» para «um aeródromo com todas as condições», cujas potencialidades terão «duas fases distintas de aproveitamento».
A primeira prende-se com o combate aos fogos florestais. Um projecto caro a Jaime Soares, comandante dos bombeiros de Vila Nova de Poiares e também presidente da Federação Distrital de Coimbra dos Bombeiros.
«Na região só temos a pista de Seia», lembra Soares, apontando a centralidade territorial da freguesia de Lavegadas e a proximidade/vizinhança com a barragem da Aguieira, fundamental para um abastecimento célere dos aviões anfíbios e mistos usados no combate aos fogos florestais. «Estamos a dois minutos da Aguieira», diz, sublinhando o quanto é importante a rapidez de intervenção dos meios aéreos em situação de fogo na floresta, seja na fase inicial de deflagração, seja numa altura em que as chamas atingem proporções mais relevantes e a força dos meios aéreos é fundamental para debelar o fogo.

Voos charter

Trata-se do aproveitamento da infra-estrutura a criar para receber voos charter e imprimir uma dinâmica nova e diferente em termos de rapidez de acessos, que hoje em dia não existe, afirmando-se como uma terceira via, entre os aeroportos do Porto e de Lisboa. «Uma pista que possa atingir cerca de 2.500 metros permite a aterragem de todo o tipo de aviões, com 100, 200 passageiros». Mas tendo «em conta que o país é pequeno», o afluxo previsto por Jaime Soares relativamente ao Bidueiro centra-se em voos charter com capacidade para entre 40 e 80 passageiros. «Uma situação agradável em termos de excursões, de equipas que se deslocam, para a região, para participarem em congressos ou fazerem turismo».

«Aquela pista, depois de devidamente preparada e infraestruturada, pode constituir uma inquestionável plataforma de apoio para toda a região», defende o autarca de Poiares, apontando para as potencialidades, em termos de turismo, gastronomia e artesanato que oferecem o Buçaco, Luso, Góis, Arganil, Lousã, Penacova e, fundamentalmente Coimbra, «a grande atracção» em termos turísticos, no entender de Jaime Soares, que «não tem uma infra-estrutura desta natureza». «Poiares pode vir a ser, para o distrito e fundamentalmente para a cidade de Coimbra, uma importante plataforma de apoio», localizada a escassos 23 quilómetros de distância, ou, como prefere sublinhar o presidente da autarquia, a «um quarto de hora, se porventura resolvermos o problema da Estrada da Beira».
Se em si a obra é «uma loucura», mas saudável e importante para a região, os custos de toda a empreitada, envolvendo pista, torre de controlo e estruturas adjacentes que importa construir, poderão ser considerados faraónicos. «A custos de uma administração directa, mais barata, poderá ficar, no mínimo num milhão de contos», de acordo com as contas de Jaime Soares.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

OBRAS EM CURSO - Estudos Artísticos na Casa das Caldeiras

Imagem
Casa das Caldeiras, espaço intimamente ligado à história da fotografia em Coimbra, irá acolher no ano lectivo 2008/2009 a licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC.

No ano em que se prepara para integrar as áreas curriculares da fotografia e novos média, a licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) viu garantida a Casa das Caldeiras, espaço intimamente ligado à história recente da fotografia, com os Encontros de Fotografia de Coimbra.
Há alguns meses em obras de recuperação/construção de um novo edifício contíguo à Casa das Caldeiras, de acordo com um projecto do arquitecto João Mendes Ribeiro, o espaço deverá ser disponibilizado aos Estudos Artísticos para funcionamento no ano lectivo 2008/2009.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

IPPAR deverá lançar em breve concurso público internacional para a construção do órgão de tubos da Sé Velha
Oferecer-lhe um novo órgão de tubos é apenas o primeiro passo. O sonho é maior: oferecer à Sé Velha de Coimbra a dignidade perdida durante 250 anos, justificando a nomeação de Catedral Histórica da cidade com a presença de conimbricenses e turísticas interessados em conhecer a sua história, a sua riqueza e sua importância para a vida religiosa e cultural de Coimbra, e até do país.

É este o objectivo de um grupo de cidadãos da cidade, liderado pelos maestros José Firmino e Joel Canhão e ainda por António Jorge Silva, José Mariz e pelo pároco João Evangelista, que, durante um concerto de Natal, percebeu que a aquisição de um órgão de tubos para a Sé Velha poderia ser o começo de uma revolução para a dignificação daquele edifício emblemático da cidade.

Após algumas reuniões com dirigentes do IPPAR, o esforço começa a dar frutos. Muito brevemente será lançado um concurso público internacional para a escolha de quem irá construir o órgão de tubos que, se tudo correr como previsto, será colocado no guarda-vento, sob a porta principal da Sé Velha. «Não será um órgão qualquer», garantiu ontem aos jornalistas João Evangelista, durante uma visita ao monumento, promovida para apresentar as linhas programáticas definidas para a dignificação da Igreja Catedral de Coimbra.

O pároco está confiante de que dentro de um ano «já haverá novidades» sobre este projecto. E estas, as novidades, não se encerram no órgão de tubos. «Este é apenas o primeiro passo» de um objectivo mais amplo que é «conciliar Coimbra com a sua catedral», depois de um «afastamento» provocado com a decisão de nomear a Sé Nova como Catedral de Coimbra.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Park View
concluído recentemente, Rua General Humberto Delgado

Imagem

Imagem

Imagem

Escadas que farão a ligação Jardim do Penedo da Saudade
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Coimbra iParque

Imagem

O Coimbra iParque é um dos grandes projectos da autarquia que vai ter início durante este ano. O projecto recebeu, pela primeira vez, no orçamento camarário para 2007, uma dotação de cerca de quatro milhões de euros para acessos e expropriações de terrenos.

Esta primeira fase do parque empresarial vai ocupar quase 30 hectares de um terreno situado nas freguesias de Antanhol e de S. Martinho do Bispo, nos arredores de Coimbra. O primeiro passo para a implementação do projecto foi dado em Junho passado, quando o estudo de impacte ambiental obteve o parecer favorável do secretário de Estado do Ambiente, dando assim "luz verde" para avançar com a primeira fase do Coimbra inovação Parque.

Promover a inovação em ciência, tecnologia e saúde são objectivos do Coimbra iParque, que irá assumir-se como um centro de desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial.

Acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico da indústria, criar empregos, ocupação e rendimento, competir com produtos nos mercados nacional e internacional e transformar Coimbra num pólo nacional exportador de tecnologia são outros objectivos do "Coimbra iParque", que pretende ainda promover a implantação, ampliação, modernização e relocalização de empresas industriais de base científica e tecnológica na cidade. in JN

Responder