Imobiliárias em Coimbra - presença na Internet?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Imobiliárias em Coimbra - presença na Internet?

Mensagem por Pedro »

Como ando a equacionar a mudança para um T2 mais próximo do centro daqui a uns tempos, tenho andado a fazer algumas pesquisas sobre apartamentos para arrendar em Coimbra (não estou interessado em comprar). Para tal, como qualquer informático, decidi usar a Internet: pesquisei portais imobiliários (Sapo, IOL, Expresso, BPI, Lar Doce Lar, etc), classificados de jornais e os sites de imobiliárias (grandes e pequenas). E os resultados foram algo desanimadores. :?

Nos portais aparecem poucos anúncios para Coimbra, a maioria surgem algo inflaccionados e, muitas vezes, pouca informação é dada. Nos sites das imobiliárias aparecem ainda menos, o que me faz pensar que não há actualizações frequentes (é normal a Remax apenas ter 4 ou 5 apartamentos para alugar em toda a cidade?). Nos jornais, pouca informação é dada... Tx, local, de vez em quando aparece o preço... depois um número de telemóvel... e está tudo. Nos anúncios que vejo espalhados pela cidade também surge pouco mais do que isso.

É assim tão pouco comum as imobiliárias manterem uma presença on-line actualizada? É que, por vezes, basta um pouco de informação adicional e algumas fotos on-line para eliminarmos determinado apartamento da nossa busca, o que ajuda a poupar tempo e dinheiro (em chamadas, deslocações, etc). Eu sei que é um sinal de comodismo da minha parte, mas nestas situações daria preferência a uma imobiliária que me pudesse mostrar o catálogo deles sem eu ter de perder tempo em deslocações, para o ver à hora que eu quiser (ou seja, aquela em que tenho tempo livre para me sentar calmamente a analisar as várias hipóteses). Depois de ter as principais opções seleccionadas, é que contactaria a imobiliária para marcar as visitas - poupando tempo e dinheiro, tanto da minha parte como da deles.

Outra questão surge ainda no facto de alguns dos contactos nos sites serem apenas para "enfeitar". :? Encontrei um apartamento interessante num dos sites de uma imobiliária, procurei a morada de e-mail e contactei-os (o e-mail continha algumas questões sobre o apartamento, pedindo ainda uma indicação de disponibilidade para visitá-lo caso as respostas anteriores fossem positivas). Esperei um dia, nada... dois dias, nada... ao terceiro dia, o apartamento foi removido do site da imobiliária. Presumo que, entretanto, tenha sido arrendado. Mas era assim tão difícil enviar-me um e-mail a mencionar isso? :?

Bem, isto já vai longo e acabou por ficar uma espécie de "rant"... mas fica a questão. Se souberem de alguma imobiliária que tenha uma presença on-line actualizada (e que responda aos contactos :p), digam qualquer coisa. Senão, estou mesmo a ver que lá vou ter de andar a telefonar para todos os anúncios que me aparecem à frente e a visitar umas quantas imobiliárias, o que vai ter de esperar mais uns tempos, até eu ter tempo (passe a redundância). :?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

acho que tás a pedir um milagre de fátima :D

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Há algum tempo atrás andei à procura de apartamento para arrendar em Coimbra. Para além de ter consultado os anúncios dos principais jornais, fui também a algumas imobiliárias.
Se bem me recordo não encontrei um único apartamento dentro do que queria (T1 ou T2) nas imobiliárias. No entanto todas elas ficaram de me ligar se aparecesse alguma coisa... escusado será dizer que nunca recebi telefonema de quem quer que fosse. Realmente pode não ter surgido nenhum apartamento dentro do que queria, mas o que me parece é que quando a procura é muita, não vale a pena darem-se ao trabalho de contactar os outros clientes.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Não é assim tão complicado. :p Há imenso software que faz isto... e, mesmo que não o tenham, podem sempre recorrer aos portais. O que vi é que são poucos os que o fazem e, para piorar, em alguns quase parece que os anúncios são secretos demais para disponibilizar informação sobre o apartamento. Não sei porque é que acham que disponibilizar pouca informação faz as pessoas telefonar para saber mais... em mim tem o efeito oposto. :?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Muito pouca gente usa as imobiliárias porque elas cobram o valor da renda do imóvel... como cá em Coimbra abusam e bem nos valores... e também não sei até que ponto as imobiliárias aceitam casas sem estarem registadas nas finanças com tudo legal...

Mesmo a venda de imóveis, há muito burocracia acerca disso, qualquer imóvel que esteja no site tem de ter os papéis todos em ordem no arquivo da imobiliária, basta faltar um documento porque só chega amanhã ou assim, para haver logo chatices por parte das entidades fiscalizadoras.

Os anúncios nos jornais têm as palavrinhas contadas, e como as pessoas também não querem gastar (investir) dinheiro, daí pouparem nas palavras, e limitarem-se a número de contacto e tipologia, o resto da informação quem estiver interessado que contacte... A preguiça está dos dois lados. Quem oferece e quem procura

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

bluestrattos Escreveu:Os anúncios nos jornais têm as palavrinhas contadas, e como as pessoas também não querem gastar (investir) dinheiro, daí pouparem nas palavras, e limitarem-se a número de contacto e tipologia, o resto da informação quem estiver interessado que contacte... A preguiça está dos dois lados. Quem oferece e quem procura
Nos jornais até entendo... mas nas folhas A4 espalhadas em montras de lojas e cafés? Ou em portais on-line que têm anúncios que suportam muito mais informação? Se há possibilidade de disponibilizar mais informação, penso que faria sentido disponibilizá-la.

kortese
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Caro Pedro, aí está uma boa ideia!

Está na hora de criares o www.coimbraimobiliaria.com

mary
Iniciado
Iniciado
Registado: terça-feira, 02 maio 2006 21:35

preços

Mensagem por mary »

Eu tentava era acabar com a especulação imobiliária...é mais caro alugar um quarto cá do que um bom, mas mesmo bom t1 em Braga, ou Aveiro. Ando farta de ladrões!!! E os recibos??? País de chulos...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

kortese Escreveu:Caro Pedro, aí está uma boa ideia!
O problema não é a falta de portais, esses existem em número mais do que suficiente... o problema é que as imobiliárias não os usam (pelo menos as agências de Coimbra).

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Epa...
portugal ainda é muito atrasado em muita coisa, nomeadamente o recurso à tecnologia.

Só para comparar com outro país que conheço bem...

Na suecia o estado controla as casas para arrendamento, por sua vez cada camara municipal tem o seu serviço de arrendamento informatizado.
Uma base de dados com as casas TODAS, 3 fotografias do exterior destas, a planta ( de salientar que as plantas estão todas no mesmo formato para que nao seja uma confusão ) e claro, um sistema de navegação via web que permite ver isso tudo... ah... e pode clicar-se na morada e abrir uma janela duma pagina sueca que tem um serviço tipo google earth mas com mais detalhe ( só de territorio sueco como é obvio ) , onde se pode ver a localização da casa. Na pagina de cada estão tambem dois links, um para cada casa da qual esta é vizinha, à esquerda e à direita.
A juntar a esta facilidade, um sistema de fila de espera para arrendamentos, quem procura casa inscreve-se numa fila de espera, define os locais onde quer casa e as caracteristicas desta e vai ganhando pontos com o tempo, quando aparecer uma que satisfaça um grupo de pessoas, é perguntado, por ordem pontual se a casa interessa ou nao a essa pessoa, se não passa-se a seguinte e por aí fora. Cada pessoa pode rejeitar até três casas se ser penalizada nos seus pontos...

Isto não é uma coisa que custe milhões aos contribuintes, isto é tecnologia posta ao serviço da população de forma inteligente e organização.
Em portugal não há interesse em soluções destas, a não ser que tenham um orçamento milionario para os amiguinhos de sempre se poderem meter ao barulho e ganhar milhoes, mas não quero estar praqui a falar disso pois estou um pouco farto de tentar explicar isso a quem nao quer aprender.
Se leram esta mensagem tirem as conclusoes por voces proprios.

Pedro, se precisares de pessoal para implementar uma coisa destas fazer uns cobres podes contactar.me na boa, eu agradeço ;)

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Cá também há alguns serviços fixes em termos de anúncios (como por exemplo o do Sapo). Não são tão "high tech", mas são fáceis de usar e gratuitos. O problema é que, em termos de conteúdo colocado por quem arrenda as casas, são bastante pobres.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não há por aí um agente imobiliário??

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Consideras Sta Clara (ao pé do lidl) centro ? se sim T3 é demais para ti? é que há aí um t3 para arrendar com um num de telemovel, posso tirar e pôr aqui...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

bluestrattos Escreveu:Consideras Sta Clara (ao pé do lidl) centro ? se sim T3 é demais para ti? é que há aí um t3 para arrendar com um num de telemovel, posso tirar e pôr aqui...
pois, o que n falta para aì são apartamentos para arrendar. só ao pé dos correios estão dois

um site:
http://www.renascer-imob.pt/novidades.p ... =0&lang=pt
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 28 junho 2007 1:58, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Com número de telemóvel encontro vários... mas tempo para estar a telefonar para todos os números que vejo e marcar visitas, nesta altura, é que é mais complicado de arranjar. É que poucos são os anúncios que indicam mais que um número... foi esse o motivo do post inicial. :p