Entendo que as trupes sejam necessárias... não para o rapanço como aconteceu ao meu irmão, mas para alertar o pessoal para abusos no que respeita a erros de traje, por exemplo. É bem necessário!! Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...daniel322 Escreveu:E isto resolve o quê? Nunca percebi muito bem o conceito pois entendo que actualmente as trupes estão completamente descontextualizadas da realidade.. Qual o interesse de proibir um caloiro de estar na rua depois da meia-noite? sabendo nós que existem aulas até cada vez mais tarde e que mesmo o convivio entre colegas é feito cada vez mais à noite (e ainda por cima, incentivado por colegas mais velhosLino Escreveu:E que se haja mais trupes nas ruas pois não vejo trupes há uns 3 anos!)
Alunos feridos em praxe violenta em Coimbra
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
É triste este caso. No entanto logo que li a notícia e sabendo como são muitos dos nossos jornalistas não me admirava nada que o "rompimento do escroto" tivesse sido um corte com a lâmina como acontece a muitos de nos quando nos barbeamos e que a tesoura espetada na cabeça também tivesse sido outro corte "inócuo" fruto de alguma embriaguez ou da confusão que lá pudesse haver. (o que não desculpa a estupidez desta praxe... se é que se pode chamar praxe a isto, eu acho que não)
Atenção que eu não estou aqui a defender ninguém, apenas que não se tirem conclusões precipitadas sobre o que realmente aconteceu. Mas muito honestamente rapar pelos púbicos é algo completamente estúpido para uma praxe (nem sei se poderá ser feito segundo a nossa Praxe). Se realmente lhes foi feito isso contra a sua vontade (porque se eles quiseram e ficaram cortados aqui e ali sem qualquer gravidade... podem queixar-se, mas quem anda à chuva ) então acho que os estudantes em causa devem é ser considerados caloiros eternos ou expulsos da Praxe. Quanto aos hematomas, a Praxe que eu saiba não permite agressões, por isso não venham dizer que o que aconteceu é Praxe.
Quanto à decadência da Praxe, é normal, tendo em conta que é bastante antiga enquanto que noutros locais e bem mais recente e por isso as pessoas levam-na mais a sério. Só depende da AAC e do CV organizar grupos para nas alturas de maior exibição pública andar a ver o que está mal.
Atenção que eu não estou aqui a defender ninguém, apenas que não se tirem conclusões precipitadas sobre o que realmente aconteceu. Mas muito honestamente rapar pelos púbicos é algo completamente estúpido para uma praxe (nem sei se poderá ser feito segundo a nossa Praxe). Se realmente lhes foi feito isso contra a sua vontade (porque se eles quiseram e ficaram cortados aqui e ali sem qualquer gravidade... podem queixar-se, mas quem anda à chuva ) então acho que os estudantes em causa devem é ser considerados caloiros eternos ou expulsos da Praxe. Quanto aos hematomas, a Praxe que eu saiba não permite agressões, por isso não venham dizer que o que aconteceu é Praxe.
Quanto à decadência da Praxe, é normal, tendo em conta que é bastante antiga enquanto que noutros locais e bem mais recente e por isso as pessoas levam-na mais a sério. Só depende da AAC e do CV organizar grupos para nas alturas de maior exibição pública andar a ver o que está mal.
-
Leia
- Lendário

- Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31
Não de foi de forma alguma prepositado. Isso posso garantir.
No entanto é estupido rapar pelos pubicos, ainda por cima num julgamento de praxe em que se está às escuras... apenas com uma velas. [isto se for feito consoante as regras]
Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
No entanto é estupido rapar pelos pubicos, ainda por cima num julgamento de praxe em que se está às escuras... apenas com uma velas. [isto se for feito consoante as regras]
Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Acho tudo muito estranho, ferimentos deste género quase de certeza que tiveram de levar tratamento hospitalar, pelo menos à gravidade que dão a entender, duvido que sarassem apenas com o deixar do tempo, e quando os ferimentos são resultado de agressão isso é logo tudo encaminhado para a polícia. E porque é que isto só aparece depois da queima? Andaram a curtir a queima e depois lembraram-se novamente do julgamento? Devem é ter levado uma malha e não arranjaram outra desculpa
Não tou a defender ninguém nem a praxe, mas acho isto tudo muito estranho
Não tou a defender ninguém nem a praxe, mas acho isto tudo muito estranho
-
carlacs
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
isso não é verdade! eu estive na queima em viseu e o respeito pelo traje é muito pouco. essa é a velha historia de inveja por coimbra em que se diz que "coimbra perdeu a tradição", e na minha opinião, pelo que tenho visto, é treta.Lino Escreveu:Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...
na altura tirei uma foto de telemovel (acho q ainda n a apaguei) em viseu de uma tipa trajada, de capa traçada e de tenis brancos!
não sei como são as regras lá, mas achei estranho ver pessoas de tenis, pessoas só de batina e a capa "esquecida" algures, pessoas trajadas e sem gravata, enfim, de tudo um pouco...
penso que não, antes do salazarismo já existia praxe regulamentada em coimbraLeia Escreveu:Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Ora bem vamos olhar pra tras....
Recordo-me 1 de uma praxe feita nos jardins da associação em que disseram a 1 caloiro(a) para fazer ovelha a pastar. O burro(a) do carago lembrou-se de por-se a comer relva....Pelos vistos ficou mal disposta por causa disso...
A do tijolo no isec ja em bem antiga e para os que n sabem consiste em prender por um fio 1 tijolo a pila do caloiro com os olhos vendados. Depois este puxa um bocado pra comprovar que esta mesmo presa. Em seguida sem que o caloiro de conta o cordao e cortado e faz-se pressao sobre o caloiro para que atire o tijolo ao chão....Bah
Os da agraria acho que ja se sabe bem como e que sao a praxar e aos baptismos (toda a gente enrolada no esterco) que eles fazem no meio da bosta mesmo so vai quem quer.
Relativamente a essa aluno do piaget bolas.....Quem e que fica traumatizado por mandar uns gritos???So pode ser mesmo filhinha de papas mas ok.
Acrescento por fim que so adere quem quer a praxe e a ela fica sujetio podendo-se tornar anti-praxe no ano de caloiro ou no fim do curso
Agora, se bem que ha sempre varios aspectos que sao sempre mal contados no meio de isto tudo, porque e que o que devera ter acontecido o que o caloiro diz??!!!
Bolas ele podia ter faltado ao julgamento. quantos e quantos fazem isso....aidna por cima na faculdade. Pra mim isto e apenas mais 1 historia pra ridicularizar a praxe academica a qual so esta sujeita quem quer....
Ja agora esses gajos do mata sao muito engraçados... Praxe e porcaria n serve pra nada mas depois sao os primeiros a irem a festas academicas, cortejos etc........vao la pro raios que os parta.....
Venham la os comentarios agora dos MATA tb.....
[/img]-
Leia
- Lendário

daniel322 Escreveu:isso não é verdade! eu estive na queima em viseu e o respeito pelo traje é muito pouco. essa é a velha historia de inveja por coimbra em que se diz que "coimbra perdeu a tradição", e na minha opinião, pelo que tenho visto, é treta.Lino Escreveu:Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...
na altura tirei uma foto de telemovel (acho q ainda n a apaguei) em viseu de uma tipa trajada, de capa traçada e de tenis brancos!![]()
não sei como são as regras lá, mas achei estranho ver pessoas de tenis, pessoas só de batina e a capa "esquecida" algures, pessoas trajadas e sem gravata, enfim, de tudo um pouco...penso que não, antes do salazarismo já existia praxe regulamentada em coimbraLeia Escreveu:Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
Não sei como é em Viseu, mas eu garanto que no Porto respeitam mais o traje que cá. Ah... e aqui em cbr tb vi uma rapariga trajada com ténis branco.
A praxe existia antes do luto académico, tanto aqui como lá, mas penso que era ligeiramente mais violenta.... ou então estou a confundir com outra coisa.
-
daniel322
- Lendário

sim, respeitam tanto que o deixam em casa para não amarrotar...Leia Escreveu:]Não sei como é em Viseu, mas eu garanto que no Porto respeitam mais o traje que cá. Ah... e aqui em cbr tb vi uma rapariga trajada com ténis branco.
A praxe existia antes do luto académico, tanto aqui como lá, mas penso que era ligeiramente mais violenta.... ou então estou a confundir com outra coisa.
por acaso por cá nunca vi nenhuma de tenis branco mas não digo que não haja.
no porto hà um respeito mt grande pelo traje mas é um respeito estranho, fica-se com uma sensação de austeridade e solenidade enquanto que em coimbra o ambiente tb é de respeito pelo traje mas de uma forma mais descontraída. O que não significa que seja mau, eu pessoalmente gosto mais do ambiente por cá
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 17 maio 2007 12:51, editado 1 vez no total.
-
Leia
- Lendário

Não é que fique em casa, é que muitos alunos não são pela Praxe. Não sendo activos no meio da Praxe optam ou por não o comprar ou por não o usar em determinadas situações.
Não considero que seja austeridade, mas respeito pelo traje, e não considero que em Coimbra haja esse respeito,nem tão pouco respeito algum.
Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
Não considero que seja austeridade, mas respeito pelo traje, e não considero que em Coimbra haja esse respeito,nem tão pouco respeito algum.
Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
-
daniel322
- Lendário

estive em 2 noite da queima do porto este ano e as pessoas trajadas não passavam as 2 dezenas.. (e o recinto estava cheio)Leia Escreveu:Não é que fique em casa, é que muitos alunos não são pela Praxe. Não sendo activos no meio da Praxe optam ou por não o comprar ou por não o usar em determinadas situações.
discordo completamente. nem 8 nem 80Leia Escreveu:Não considero que seja austeridade, mas respeito pelo traje, e não considero que em Coimbra haja esse respeito,nem tão pouco respeito algum.
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 17 maio 2007 13:40, editado 1 vez no total.
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
e dps...rapar pelos pubianos...
desculpem,mas é um bocado gay..
se isso realmente aconteceu, qual é a troupe 100% hetero que vai rapar pelos pubianos de um rapaz?
tanta coisa mais interessante e divertida para se fazer e rapam-se pelos pubianos...
e uns dias antes da queima, na minha zona, aparece-me um miudo a correr e eu estranhei-ainda me assaltava-so depois é q vi q vinha um troupe a correr atrás dele...
o miudo deu um grande avanço a eles foi divertido ver que a troupe nao corria nada...
eu moro em sao martinho.
desculpem,mas é um bocado gay..
se isso realmente aconteceu, qual é a troupe 100% hetero que vai rapar pelos pubianos de um rapaz?
tanta coisa mais interessante e divertida para se fazer e rapam-se pelos pubianos...
e uns dias antes da queima, na minha zona, aparece-me um miudo a correr e eu estranhei-ainda me assaltava-so depois é q vi q vinha um troupe a correr atrás dele...
o miudo deu um grande avanço a eles foi divertido ver que a troupe nao corria nada...
eu moro em sao martinho.
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Valha-te Deus rapariga.... Num cortejo??A capa e batina tem que estar juntas... Essa pessoa apenas n estava na praxe mas n a tava a desrespeitar... Ela podia ser das que ia no carro e ter la a capa ou batina.... Acho muito mais triste e grave como se ve por exemplo o continente e irem as compras e deixar a capa no carro mas levarem o casaco vestido....Leia Escreveu: Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
Vai ler umas coisas...
-
the_celtic
- Regular

- Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52
-
Leia
- Lendário

Não estava no carro, não.gunky Escreveu:Valha-te Deus rapariga.... Num cortejo??A capa e batina tem que estar juntas... Essa pessoa apenas n estava na praxe mas n a tava a desrespeitar... Ela podia ser das que ia no carro e ter la a capa ou batina.... Acho muito mais triste e grave como se ve por exemplo o continente e irem as compras e deixar a capa no carro mas levarem o casaco vestido....Leia Escreveu: Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
Vai ler umas coisas...
No Porto, só vai po parque trajado quem é maluqinho, Daniel. Digo isto porque conheço imensa gente que durante todo o ano traja, nem que seja uma vez por semana e durante a queima opta por deixar o traje em casa.