Alunos feridos em praxe violenta em Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:
Lino Escreveu:E que se haja mais trupes nas ruas pois não vejo trupes há uns 3 anos!
E isto resolve o quê? Nunca percebi muito bem o conceito pois entendo que actualmente as trupes estão completamente descontextualizadas da realidade.. Qual o interesse de proibir um caloiro de estar na rua depois da meia-noite? sabendo nós que existem aulas até cada vez mais tarde e que mesmo o convivio entre colegas é feito cada vez mais à noite (e ainda por cima, incentivado por colegas mais velhos :wink: )
Entendo que as trupes sejam necessárias... não para o rapanço como aconteceu ao meu irmão, mas para alertar o pessoal para abusos no que respeita a erros de traje, por exemplo. É bem necessário!! Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

É triste este caso. No entanto logo que li a notícia e sabendo como são muitos dos nossos jornalistas não me admirava nada que o "rompimento do escroto" tivesse sido um corte com a lâmina como acontece a muitos de nos quando nos barbeamos e que a tesoura espetada na cabeça também tivesse sido outro corte "inócuo" fruto de alguma embriaguez ou da confusão que lá pudesse haver. (o que não desculpa a estupidez desta praxe... se é que se pode chamar praxe a isto, eu acho que não)

Atenção que eu não estou aqui a defender ninguém, apenas que não se tirem conclusões precipitadas sobre o que realmente aconteceu. Mas muito honestamente rapar pelos púbicos é algo completamente estúpido para uma praxe (nem sei se poderá ser feito segundo a nossa Praxe). Se realmente lhes foi feito isso contra a sua vontade (porque se eles quiseram e ficaram cortados aqui e ali sem qualquer gravidade... podem queixar-se, mas quem anda à chuva ) então acho que os estudantes em causa devem é ser considerados caloiros eternos ou expulsos da Praxe. Quanto aos hematomas, a Praxe que eu saiba não permite agressões, por isso não venham dizer que o que aconteceu é Praxe.

Quanto à decadência da Praxe, é normal, tendo em conta que é bastante antiga enquanto que noutros locais e bem mais recente e por isso as pessoas levam-na mais a sério. Só depende da AAC e do CV organizar grupos para nas alturas de maior exibição pública andar a ver o que está mal.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não de foi de forma alguma prepositado. Isso posso garantir.
No entanto é estupido rapar pelos pubicos, ainda por cima num julgamento de praxe em que se está às escuras... apenas com uma velas. [isto se for feito consoante as regras]

Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Acho tudo muito estranho, ferimentos deste género quase de certeza que tiveram de levar tratamento hospitalar, pelo menos à gravidade que dão a entender, duvido que sarassem apenas com o deixar do tempo, e quando os ferimentos são resultado de agressão isso é logo tudo encaminhado para a polícia. E porque é que isto só aparece depois da queima? Andaram a curtir a queima e depois lembraram-se novamente do julgamento? Devem é ter levado uma malha e não arranjaram outra desculpa :lol:

Não tou a defender ninguém nem a praxe, mas acho isto tudo muito estranho

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Chong Li Escreveu:
O Conselho de Veteranos vai reunir-se ainda esta semana para tomar uma posição definitiva sobre o caso – só tornado público agora para “não estragar” a festa da Queima das Fitas.
Parece que foi pela Queima que não foi tornado público antes.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...
isso não é verdade! eu estive na queima em viseu e o respeito pelo traje é muito pouco. essa é a velha historia de inveja por coimbra em que se diz que "coimbra perdeu a tradição", e na minha opinião, pelo que tenho visto, é treta.
na altura tirei uma foto de telemovel (acho q ainda n a apaguei) em viseu de uma tipa trajada, de capa traçada e de tenis brancos! :roll:
não sei como são as regras lá, mas achei estranho ver pessoas de tenis, pessoas só de batina e a capa "esquecida" algures, pessoas trajadas e sem gravata, enfim, de tudo um pouco...
Leia Escreveu:Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
penso que não, antes do salazarismo já existia praxe regulamentada em coimbra

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Imagem

Ora bem vamos olhar pra tras....

Recordo-me 1 de uma praxe feita nos jardins da associação em que disseram a 1 caloiro(a) para fazer ovelha a pastar. O burro(a) do carago lembrou-se de por-se a comer relva....Pelos vistos ficou mal disposta por causa disso...

A do tijolo no isec ja em bem antiga e para os que n sabem consiste em prender por um fio 1 tijolo a pila do caloiro com os olhos vendados. Depois este puxa um bocado pra comprovar que esta mesmo presa. Em seguida sem que o caloiro de conta o cordao e cortado e faz-se pressao sobre o caloiro para que atire o tijolo ao chão....Bah :roll: :roll:

Os da agraria acho que ja se sabe bem como e que sao a praxar e aos baptismos (toda a gente enrolada no esterco) que eles fazem no meio da bosta mesmo so vai quem quer.

Relativamente a essa aluno do piaget bolas.....Quem e que fica traumatizado por mandar uns gritos???So pode ser mesmo filhinha de papas mas ok.

Acrescento por fim que so adere quem quer a praxe e a ela fica sujetio podendo-se tornar anti-praxe no ano de caloiro ou no fim do curso

Agora, se bem que ha sempre varios aspectos que sao sempre mal contados no meio de isto tudo, porque e que o que devera ter acontecido o que o caloiro diz??!!!
Bolas ele podia ter faltado ao julgamento. quantos e quantos fazem isso....aidna por cima na faculdade. Pra mim isto e apenas mais 1 historia pra ridicularizar a praxe academica a qual so esta sujeita quem quer....

Ja agora esses gajos do mata sao muito engraçados... Praxe e porcaria n serve pra nada mas depois sao os primeiros a irem a festas academicas, cortejos etc........vao la pro raios que os parta.....

Venham la os comentarios agora dos MATA tb..... :roll:
Imagem[/img]

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

daniel322 Escreveu:
Lino Escreveu:Umas primas de Viseu dizem que lá se respeita muito mais do que aqui...
isso não é verdade! eu estive na queima em viseu e o respeito pelo traje é muito pouco. essa é a velha historia de inveja por coimbra em que se diz que "coimbra perdeu a tradição", e na minha opinião, pelo que tenho visto, é treta.
na altura tirei uma foto de telemovel (acho q ainda n a apaguei) em viseu de uma tipa trajada, de capa traçada e de tenis brancos! :roll:
não sei como são as regras lá, mas achei estranho ver pessoas de tenis, pessoas só de batina e a capa "esquecida" algures, pessoas trajadas e sem gravata, enfim, de tudo um pouco...
Leia Escreveu:Quanto à antiguidade da Praxe, no Porto a Praxe(como a conhecemos hoje) tem aproximadamente a mesma "idade" que a de Coimbra, já que resulta essencialmente desde o levantar do luto académico.
penso que não, antes do salazarismo já existia praxe regulamentada em coimbra

Não sei como é em Viseu, mas eu garanto que no Porto respeitam mais o traje que cá. Ah... e aqui em cbr tb vi uma rapariga trajada com ténis branco.
A praxe existia antes do luto académico, tanto aqui como lá, mas penso que era ligeiramente mais violenta.... ou então estou a confundir com outra coisa.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:]Não sei como é em Viseu, mas eu garanto que no Porto respeitam mais o traje que cá. Ah... e aqui em cbr tb vi uma rapariga trajada com ténis branco.
A praxe existia antes do luto académico, tanto aqui como lá, mas penso que era ligeiramente mais violenta.... ou então estou a confundir com outra coisa.
sim, respeitam tanto que o deixam em casa para não amarrotar...

por acaso por cá nunca vi nenhuma de tenis branco mas não digo que não haja.
no porto hà um respeito mt grande pelo traje mas é um respeito estranho, fica-se com uma sensação de austeridade e solenidade enquanto que em coimbra o ambiente tb é de respeito pelo traje mas de uma forma mais descontraída. O que não significa que seja mau, eu pessoalmente gosto mais do ambiente por cá ;)
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 17 maio 2007 12:51, editado 1 vez no total.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Não é que fique em casa, é que muitos alunos não são pela Praxe. Não sendo activos no meio da Praxe optam ou por não o comprar ou por não o usar em determinadas situações.

Não considero que seja austeridade, mas respeito pelo traje, e não considero que em Coimbra haja esse respeito,nem tão pouco respeito algum.

Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:Não é que fique em casa, é que muitos alunos não são pela Praxe. Não sendo activos no meio da Praxe optam ou por não o comprar ou por não o usar em determinadas situações.
estive em 2 noite da queima do porto este ano e as pessoas trajadas não passavam as 2 dezenas.. (e o recinto estava cheio)
Leia Escreveu:Não considero que seja austeridade, mas respeito pelo traje, e não considero que em Coimbra haja esse respeito,nem tão pouco respeito algum.
discordo completamente. nem 8 nem 80
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 17 maio 2007 13:40, editado 1 vez no total.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

e dps...rapar pelos pubianos...
desculpem,mas é um bocado gay..
se isso realmente aconteceu, qual é a troupe 100% hetero que vai rapar pelos pubianos de um rapaz?
tanta coisa mais interessante e divertida para se fazer e rapam-se pelos pubianos...
e uns dias antes da queima, na minha zona, aparece-me um miudo a correr e eu estranhei-ainda me assaltava-so depois é q vi q vinha um troupe a correr atrás dele...
o miudo deu um grande avanço a eles foi divertido ver que a troupe nao corria nada...
eu moro em sao martinho.

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Leia Escreveu: Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
Valha-te Deus rapariga.... Num cortejo??A capa e batina tem que estar juntas... Essa pessoa apenas n estava na praxe mas n a tava a desrespeitar... Ela podia ser das que ia no carro e ter la a capa ou batina.... Acho muito mais triste e grave como se ve por exemplo o continente e irem as compras e deixar a capa no carro mas levarem o casaco vestido....

Vai ler umas coisas...

the_celtic
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

Leia Escreveu:...
Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
E aonde está o problema disso? Eu andei no cortejo sem a capa e batina, pois estas estavam guardadas no carro. Nao existe nada que diga que isso está mal, apenas nao podes é andar de batina sem capa.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

gunky Escreveu:
Leia Escreveu: Ah.. e no cortejo vi uma pessoa apenas de colete... Capa e Batina estava em casa.
Valha-te Deus rapariga.... Num cortejo??A capa e batina tem que estar juntas... Essa pessoa apenas n estava na praxe mas n a tava a desrespeitar... Ela podia ser das que ia no carro e ter la a capa ou batina.... Acho muito mais triste e grave como se ve por exemplo o continente e irem as compras e deixar a capa no carro mas levarem o casaco vestido....

Vai ler umas coisas...
Não estava no carro, não.

No Porto, só vai po parque trajado quem é maluqinho, Daniel. Digo isto porque conheço imensa gente que durante todo o ano traja, nem que seja uma vez por semana e durante a queima opta por deixar o traje em casa.