Licenças de construção

O geral das generalidades... para discutir tudo!
bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Licenças de construção

Mensagem por bluestrattos »

Boas!

Antigamente, e muitas casas dos vossos pais/avós foi construída assim: a pouco e pouco. Hoje uma parede, amanhã outra. depois passado uns tempos fazia-se outra divisão, enfim a casa ia ganhando forma ao longo do tempo. Não se ouvia falar em empréstimos bancários, em que se anda a pagar o empréstimo durante esta vida e a outra :shock:

Actualmente, ao que sei isso já não é permitido. A licença que a câmara emite, é para se fazer a casa logo toda de uma vez. Ou seja, ter de contrair um empréstimo em que serão os filhos que acabarão por pagar as últimas prestações já que os pais provavelmente vão-se antes do empréstimo ficar liquidado.

Alguma maneira de contornar este problema que a meu ver veio complicar a vida do cidadão e ajudar as entidades bancárias (como normalmente costuma ser, que mse f*de é o mexilhão) ?

Ganhar o Euromilhões/totoloto ajudava com certeza mas poderia haver outra solução.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Casas-te com a filha (de preferência filha única) de um ministro ou de um dono de uma multinacional que não esteja em vias de falência :P Ou então arranjas daqueles sogros à moda antiga que fazem a casa à filha. Isto numa situação para viver a dois...
Se tiveres com ideias de comprar sozinho... tás fuck :P :lol:

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Não entendi muito bem que solução procuras..

Mais tempo para fazer a casa? Menos dinheiro?

Não tenho certeza do que vou dizer mas penso que em termos de licença podes ir renovando.

Poderias ir construindo a casa e ir renovando a licença, também n te adianta muito construir um quarto e depois uma cozinha...

Mais vale usufruir das coisas e ir pagando... do que tar a passar dificuldades e so ir investindo conforme vais tendo dinheiro...

Há algumas opções:
podes empreitar a casa por um valor final em X tempo - chave na mão.
Podes escolher materiais e ir pagando a hora aos pedreiros/construtor.. (ou meter as mãos na massa com pessoal que conheças e saiba trabalhar nisso, tios etc)
Mas ai tens muito mais trabalho a negociar com fornecedores de material, acompanhar a obra toda, etc

E cada vez mais os papeis exigidos são muito mais..
Além do projecto de arquitectura tem as especialidades gás, telefone, esgotos, electricidade....

Papeladas e mais papeladas...

Já tive em alguns arquivos municipais e os processos de urbanismo têm que ser conservados.. antigamente um processo de obras era uma folha escrita à mão com o requerimento a pedir a licença e um carimbo com a concessão..
Agora são pastas e dossiers de lombada grossa... :lol:
Em 1930 e trocó passo 1 prateleira levava vários anos de processos...
Agora um ano chega a ocupar um corredor cheio de pastas

bluestrattos
Lendário
Lendário

Mesmo assim é preciso gastar dinheiro a estar sempre a pedir a licença. As soluções de antigamente exigiam muito menos burocracia, como disseste e permitia que as pessoas não se endividassem.

Não é viver em dificuldades mas um casal quando começa a viver precisa de um quarto, casa-de-banho e cozinha. Depois vai acrescentando as divisões à medida das suas hipóteses.

Acho que há mais dificuldades agora, em que pedes um empréstimo, e depois tens de passar dificuldades para conseguir ter dinheiro para ir pagando ao banco.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Sim realmente hoje em dia é um bocado complicado começar uma vida, eu olho para a casa dos meus pais e acho que para conseguir construir ou comprar uma casa assim vou andar uns 50 anos a pagá-la e na altura o meu pai não precisou de pedir nada, mudam-se os tempos... Se construires numa aldeola e conheceres alguém na câmara és capaz de conseguir as coisas por porta das travessas e não precisas de muita burocracia, se vieres para Montemor e pagares uns copos ou umas jantaradas aos fiscais certos tás na boa, constróis o que quiseres até mesmo em cima da estrada :lol:

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

duffy Escreveu:se vieres para Montemor e pagares uns copos ou umas jantaradas aos fiscais certos tás na boa, constróis o que quiseres até mesmo em cima da estrada :lol:
dizes isso assim na boa... ainda te processam :lol:

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

JulesS Escreveu:
duffy Escreveu:se vieres para Montemor e pagares uns copos ou umas jantaradas aos fiscais certos tás na boa, constróis o que quiseres até mesmo em cima da estrada :lol:
As verdades têm que ser ditas... se visses algumas obras aqui na minha terra...

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Penso q a soluçao mesmo passa por aluguer. Nem que fiques a pagar um pouco mais do que se fosse a prestaçao de 1 emprestimo ao banco.... As coisas estão a tender para que deixe de haver 1 emprego para a vida para aquela pessoa. As pessoas estão cada vez mais sujeitas a mudanças de localidade por causa do emprego, etc. A globalização também influencia isto tudo. Nunca me vejo a pedir 1 emprestimo seja para o que for.É um compromisso muito grande e se a tua vida der uma volta muito grande será dificil conseguires depois continuar a pagar a prestação. Se bem que os bancos hoje em dia dão mais facilidades a emprestimos...

Bem tenho q ir lavar roupa pra amanha
astas

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

duffy Escreveu:
JulesS Escreveu:
As verdades têm que ser ditas... se visses algumas obras aqui na minha terra...
Se forem os empreiteiros daqueles prédios recentes à chegada a Montemor ao pé do supermercado Plus ou lá o que é... credo, que caixotes... :?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Mesmo assim é preciso gastar dinheiro a estar sempre a pedir a licença. As soluções de antigamente exigiam muito menos burocracia, como disseste e permitia que as pessoas não se endividassem.
Nem sei se antigamente era como disseste... as pessoas é que faziam as obras ilegalmente pois sei que muitos dos acrescentos e remodelações profundas de muitas das casas da aldeia do meu pai foram feitas sem qualquer licença :P

É burocracia, mas depois quando há problemas, é sempre bom existir esta burocracia e pensa assim, há sempre melhorias, mas aquilo que te pode parecer simples e lógico, pode ser aproveitado por muita gente para fazer trafulha e haja fiscais suficientes para andarem a fiscalizar tudo e tratar de todos os problemas.

bluestrattos
Lendário
Lendário

Corsario-Negro Escreveu:
Nem sei se antigamente era como disseste... as pessoas é que faziam as obras ilegalmente pois sei que muitos dos acrescentos e remodelações profundas de muitas das casas da aldeia do meu pai foram feitas sem qualquer licença :P

É burocracia, mas depois quando há problemas, é sempre bom existir esta burocracia e pensa assim, há sempre melhorias, mas aquilo que te pode parecer simples e lógico, pode ser aproveitado por muita gente para fazer trafulha e haja fiscais suficientes para andarem a fiscalizar tudo e tratar de todos os problemas.
Por exemplo acho que antes de 1950 não era obrigatório apresentar projecto da cada. O problema não está em haver projecto, mas sim haver um tempo limite. Devia ser possível apresentar um projecto e dizer que vamos construir esta casa e quando estiver feita está.

O que se passa agora é tem de se apresentar projecto e tem X dias para ficar pronta, ou ir renovando licença atrás de licença.

A câmara só tinha de dizer que podia construir aquela casa naquele terreno. a partir daí os prazos da obra era com a pessoa.