SMS fazem mal à escrita

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

SMS fazem mal à escrita

Mensagem por Pedro »

Report: Text messaging harms written language

DUBLIN, Ireland (Reuters) -- The rising popularity of text messaging on mobile phones poses a threat to writing standards among Irish schoolchildren, an education commission says.

The frequency of errors in grammar and punctuation has become a serious concern, the State Examination Commission said in a report after reviewing last year's exam performance by 15-year-olds.

"The emergence of the mobile phone and the rise of text messaging as a popular means of communication would appear to have impacted on standards of writing as evidenced in the responses of candidates," the report said, according to Wednesday's Irish Times. "Text messaging, with its use of phonetic spelling and little or no punctuation, seems to pose a threat to traditional conventions in writing."

The report laments that, in many cases, candidates seemed "unduly reliant on short sentences, simple tenses and a limited vocabulary".

In 2003, Irish 15-year-olds were among the top 10 performers in an international league table of literacy standards compiled by the Organization for Economic Cooperation and Development.

Fonte: CNN
Não é propriamente uma novidade, mas finalmente surge um estudo sobre este assunto. Eu tenho reparado bastante nisto ao corrigir testes ou trabalhos... desde pontuação quase inexistente até palavras com K e W, já encontrei de quase tudo. A menos que comecem a ser tomadas medidas, corremos um sério risco de vir a ter uma geração com enormes problemas de escrita...

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

"Kem" diria :roll: :lol: :lol:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A solução passaria por mensagens à borla para todas as redes... não sendo por isso mais necessário abreviar palavras. [já existem operadoras estrangeiras a fazer isso]

E depois deverá haver uma reeducação da juventude.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

mas em portugal ja tens sms grátis, só que é so dentro da mesma rede

se for tipo (perdoem a publicidade) tmn para vodafone aí é que pagas (infelizmente)

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Podiam era acabar de vez com as sms. No Japão eu enviava e recebia emails no telemóvel, com um limite de 10000 caracteres. Custa passar um ano com um serviço desses e depois voltar à dura realidade de ter que usar abreviaturas para poupar espaço...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

miguel69silva Escreveu:mas em portugal ja tens sms grátis, só que é so dentro da mesma rede

se for tipo (perdoem a publicidade) tmn para vodafone aí é que pagas (infelizmente)
Isso sei eu... Daí ter dito para todas as redes.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Leia Escreveu:
miguel69silva Escreveu:mas em portugal ja tens sms grátis, só que é so dentro da mesma rede

Isso sei eu... Daí ter dito para todas as redes.
ah ok :lol: :lol: desculpa-me

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Uma solução bastante eficaz seria meter um filtro em cada gateway e que analisava a mensagem, e se encontrasse algum termo "axim" a mensagem voltava para o telemóvel original.

Ou seja quem escreveu a mensagem via a sua mensagem devolvida, e tinha de voltar a escrevê-la em condições.
É claro durante os primeiros meses não era cobrada a mensagem escrita de forma incorrecta, mas depois cobravam o preço habitual. um pequeno castigo para quem não sabe escrever.

A juntar a esse problema de se estarem a tornar cada vez mais burros, há ainda o problema de saúde a nível das mãos/dedos.

Se nos anos 90 o problema era no pulso por causa dos computadores, agora no séc. xxi, o problema é o telemóvel

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Lol essa ideia está um bocado radical... há pessoas que não sabem escrever sem erros por ignorância ou por serem muito novos, e aí coitados, nunca conseguiam comunicar com ninguém :P

sou a favor das mensagens grátis entre todas as redes o/

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Yagami Escreveu:Podiam era acabar de vez com as sms. No Japão eu enviava e recebia emails no telemóvel, com um limite de 10000 caracteres. Custa passar um ano com um serviço desses e depois voltar à dura realidade de ter que usar abreviaturas para poupar espaço...
acho que não é só uma questão de poupar espaço mas sim de poupar tempo. é muito mais rapido escrever "keima" em vez de "queima" ou "mt" em vez de "muito".
eu não costumo abreviar pois uso a escrita inteligente e não dá jeito mas tanto eu como colegas meus temos sms à borla e muitos escrevem axim. está-se a tornar algo habitual e sinceramente não vejo um modo de acabar com esse estilo de escrita

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

bluestrattos Escreveu:Uma solução bastante eficaz seria meter um filtro em cada gateway e que analisava a mensagem, e se encontrasse algum termo "axim" a mensagem voltava para o telemóvel original.

Seria a única solução, que me parece eficaz. A das sms à borla ou sem limites já não faria efeito... "a coisa" já está bastanta enraizada.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

carlacs Escreveu:Lol essa ideia está um bocado radical... há pessoas que não sabem escrever sem erros por ignorância ou por serem muito novos, e aí coitados, nunca conseguiam comunicar com ninguém :P

sou a favor das mensagens grátis entre todas as redes o/
Se não sabem escrever aprendiam. em vez de gastarem dinheiro num telemóvel, gastavam dinheiro em ir para a escola aprender a escrever.

A idéia pode ser um pouco radical, mas como o Chong Li disse e bem, o cancro está bastante enraizado na tenra e jovem sociedade, ou se combate de forma eficaz ou então, Os Lusíadas daqui a uns anos serão assim:
As armas e uhs Barões axinaladus
k da Ocidental praia Lusitana
Por mares nca de antes navegadus
Paxaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforxadus
Mais du k prometia a forxa umana,
E entre jente remota edificarão
Novo Reino, k tanto sublimaram
:( :(

ps: eu não sei escrever troglodita por isso a versão d'Os Lusíadas poderá ser ainda pior quando escrita por uma qualquer pita/pito que popule a nossa sociedade

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Isto da escrita tipo sms é, de facto, um problema. Na minha opinião, seria importante sensibilizar os miúdos para o facto da escrita sms não se aplicar noutras situações. Eu também uso k's e x's nas sms's, mas jamais em qualquer outro contexto. Os meninos devem é dedicar-se mais à leitura. Assim, já sabiam que axim é diferente de assim e windu é diferente de lindo (o que eu penei para saber o que queria dizer windu :lol: )!! Acreditam que há pessoas que nunca, repito, NUNCA leram um livro na vida?!!!! Eu sei de alguns...

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

As armas e uhs Barões axinaladus
k da Ocidental praia Lusitana
Por mares nca de antes navegadus
Paxaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforxadus
Mais du k prometia a forxa umana,
E entre jente remota edificarão
Novo Reino, k tanto sublimaram
Também escrevo assim, nas sms´s, mas também ainda sei escrever à moda do Camões :!:

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Por acaso faz-me confusão ao cerebro as sms numa altura em que podemos perfeitamente passar o dia com o messenger ligado no telemovél e enviar mails com a maior das facilidades. O problema maior são as operadoras que limitam a utilização desses serviços ao contrário do que tentam transmitir. Investiram muito em serviços que ninguem ussa como a video chamada e agora todos pagamos a factura :\. Para que raio quero televisão no telemovel? Dem-me é um plano mensal de trafego de dados com preços acessiveis.. aqui a tempo a optimus teve uma promoção de utilização do messenger sem pagar durantes uns meses, na compra de um telemovel. Muitas vezes escrevo uma mensagem e depois é que vou cortas as palavras porque reparo que sai caro :?