Mais um espaço verde na cidade.Mata do Botânico reabre após 30 anos
A mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra deverá reabrir ao público no final do corrente ano, após três décadas de encerramento.
Encerrada desde 1985 por dificuldades na gestão do espaço com o acesso dos visitantes, a mata do Jardim Botânico vai reabrir agora com uma imagem renovada, dado o empenho do reitor da Universidade de Coimbra e da direcção do jardim em o tornar acessível ao público, revelou ontem à agência Lusa a sua directora, Helena Freitas.
Com uma extensão de 13,5 hectares, e situado no centro da cidade, estabelecendo a ligação da Alta universitária com a Baixa ribeirinha, este jardim oitocentista desde há 30 anos que apenas mantêm acessível ao público uma pequena parte, de cerca de três hectares.
Durante o corrente ano será também concluído um plano director para o Jardim Botânico, que dará orientações para a sua gestão e adaptação para acolher visitantes. A ideia é de que permita aos visitantes uma leitura “de Pombal à modernidade”, das origens à contemporaneidade.
Helena Freitas, bióloga, e docente universitária, adiantou à Agência Lusa que se pretende estabelecer através da zona da mata do jardim uma ligação entre a “Alta” e a “Baixa”, e uma interligação com outros espaços verdes da cidade.
A ligação pelo jardim deverá ser feita através de um dispositivo mecânico, que poderá ser uma espécie de “escada rolante”, um sistema versátil, para permitir aos visitantes parar na mata, e usufrir da beleza dos seus recantos.
Fonte: As Beiras
Em relação à notícia, há um erro... por um lado diz-se que a mata está fechada há 30 anos, por outro diz-se que está fechada desde 1985 (logo, 20 anos). Parece que o jornalista que a escreveu anda a precisar de umas aulitas de matemática.










