Servir o de Madrid? As pessoas ou querem vir para Portugal ou não querem, não é teres um aeroporto grande que vai aliciar as pessoas a viremdaniel322 Escreveu:não concordo.. prefiro ter um bom aeroporto em portugal capaz de rivalizar com o de madrid como hub do atlantico do que uma duzia de aeroportos pequenos/medios a servir o de madrid
Ota
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
estou a falar em hub para as companhias de aviação que fazem voos intercontinentais. fazer escala em lisboa para um voo zurique-são paulo, por exemplo. isso tb conta muito no trafego e no orçamento de um aeroporto.
por exemplo, mais de 80% dos voos para atlanta são voos que apenas fazem escala em atlanta. e graças a isso atlanta tem o maior aeroporto do mundo (ou tinha, n sei) o que garante por si só a sobrevivencia financeira do complexo
por exemplo, mais de 80% dos voos para atlanta são voos que apenas fazem escala em atlanta. e graças a isso atlanta tem o maior aeroporto do mundo (ou tinha, n sei) o que garante por si só a sobrevivencia financeira do complexo
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
pedrotuga
- Lendário

- Mensagens: 1355
- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
-
pedrotuga
- Lendário

- Mensagens: 1355
- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Qual é a inviabilidade disto? Alguem me explica? É que é isso que os outros paízzes da europa fazem. Os aeroportos para onde a ryanair voa, no geral são pistas militares antigas.Lino Escreveu:Para isso usem a Portela / Figo Maduro para tráfego comercial e aeroportos regionais para low cost e carreiras menos frequentes... olhem a quantidade de aeroportos que a Ryan Air serve em Espanha, UK, França, Itália... muitos são aí do tamanho da Base de S. Jacinto...
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
O maior do mundo em comprimento de pistas e área vai ser o do dubai mas ainda está em construção.pedrotuga Escreveu:O maior e maismovimentado terminal de passageiros é o de hong kong.
Quanto a comprimento todal de pistas n sei, mas é gajo p tb ser o maior.
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... ht=maquete
quanto ao que disse acima, mantenho e reforço com estes quotes
The Busiest Airport in the World
Atlanta Hartsfield Jackson is the busiest airport in the world, handling 76.7 million passengers in 2002. Atlanta overtook Chicago O'Hare in 1998, and is now significantly ahead. Chicago handled 66.6 million passengers in 2002.
http://www.flightmapping.com/news/Coven ... rports.aspThe Biggest Airport in the World
Taken literally as the airport which takes up the most land mass, this is the King Khalid International Airport in Riyadh, Saudi Arabia. It takes up some 81 square miles - an area larger than many cities. This airport has four terminals, yet only three have ever been used.
The second biggest airport in the world is Denver International, which takes up 53 square miles.
http://en.wikipedia.org/wiki/World's_busiest_airport
-
Ingersoll
- Experiente

- Mensagens: 310
- Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Sinceramente, não entendo qual é o interesse de um hub em Lisboa. Porque havemos de pagar 4 mil milhões de euros (valor optimista...) para ter aviões a aterrar em Lisboa? E não me venham com a treta da "cidade aeroportuária" pois há investimentos muito mais importantes e criadores de riqueza que poderiam ser realizados com esse dinheiro.daniel322 Escreveu:estou a falar em hub para as companhias de aviação que fazem voos intercontinentais. fazer escala em lisboa para um voo zurique-são paulo, por exemplo. isso tb conta muito no trafego e no orçamento de um aeroporto.
por exemplo, mais de 80% dos voos para atlanta são voos que apenas fazem escala em atlanta. e graças a isso atlanta tem o maior aeroporto do mundo (ou tinha, n sei) o que garante por si só a sobrevivencia financeira do complexo
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
porque as empresas de aviação pagam para poder aterrar lá

daniel322 Escreveu:por exemplo, mais de 80% dos voos para atlanta são voos que apenas fazem escala em atlanta. e graças a isso atlanta tem o maior aeroporto do mundo (ou tinha, n sei) o que garante por si só a sobrevivencia financeira do complexo
-
Ingersoll
- Experiente

- Mensagens: 310
- Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Mas os custos operacionais são mais elevados.daniel322 Escreveu:porque as empresas de aviação pagam para poder aterrar ládaniel322 Escreveu:por exemplo, mais de 80% dos voos para atlanta são voos que apenas fazem escala em atlanta. e graças a isso atlanta tem o maior aeroporto do mundo (ou tinha, n sei) o que garante por si só a sobrevivencia financeira do complexo
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Ingersoll
- Experiente

- Mensagens: 310
- Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Estás a a gozar, não? Os custos operacionais são uma função monotonamente crescente da escala do projecto, independentemente da produtividade marginal do capital. Isto é cálculo financeiro básico e não é preciso ir à escola para sabe-lo.daniel322 Escreveu:prova-me isso...
Tu é que tens que provar que a "sobrevivência financeira" é contingente no facto do aeroporto ser um hub em contraponto a um aeroporto regular.
-
pedrotuga
- Lendário

- Mensagens: 1355
- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Não estou a dizer que acho o projecto economicamente viavel até porque só ouço falar em quantias elevadissimas como é costume nas obras do estado, infelizmente...
Epa..
Mas independetemente desse pequeno detalhe...
A afirmação anterior está matematicamente errada. Pode perfeitamente encontrar-se um ponto de payback quando os custos operacionais sao uma funcao monotona crescete do investimento inicial. Não sei em que é que essa impossibilidade é fundamentada.
Epa..
Por acaso é preciso ir à escola, mais concretamente ao 11º ano e fazer a disciplina de matemática para saber o que é a monotonia de uma função...Estás a a gozar, não? Os custos operacionais são uma função monotonamente crescente da escala do projecto, independentemente da produtividade marginal do capital. Isto é cálculo financeiro básico e não é preciso ir à escola para sabe-lo.
Mas independetemente desse pequeno detalhe...
A afirmação anterior está matematicamente errada. Pode perfeitamente encontrar-se um ponto de payback quando os custos operacionais sao uma funcao monotona crescete do investimento inicial. Não sei em que é que essa impossibilidade é fundamentada.
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
loool!! ok, sabes tanto disto como o meu primito que ainda anda na 4a classeIngersoll Escreveu:Estás a a gozar, não? Os custos operacionais são uma função monotonamente crescente da escala do projecto, independentemente da produtividade marginal do capital. Isto é cálculo financeiro básico e não é preciso ir à escola para sabe-lo.daniel322 Escreveu:prova-me isso...
Tu é que tens que provar que a "sobrevivência financeira" é contingente no facto do aeroporto ser um hub em contraponto a um aeroporto regular.

eu a ti não preciso provar nada, tudo o que eu disse pode ser visto nos mais diversos sites de aviação, ao contrario das tuas afirmações de verdades matemáticas incontestáveis

-
Ingersoll
- Experiente

- Mensagens: 310
- Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Não. Qualquer merceeiro com a 4a classe sabe intuitivamente o que eu referi.pedrotuga Escreveu:Por acaso é preciso ir à escola, mais concretamente ao 11º ano e fazer a disciplina de matemática para saber o que é a monotonia de uma função...
E em que é que isso contradiz o que eu escrevi?pedrotuga Escreveu: A afirmação anterior está matematicamente errada. Pode perfeitamente encontrar-se um ponto de payback quando os custos operacionais sao uma funcao monotona crescete do investimento inicial.
Enfim, explicando de outro modo... Mantendo-se tudo constante (nível tecnologico, produtividade dos factores, etc.) os custos de operar um aeroporto que faça 1000 movimentos por dia tem necessariamente que ser maior do que um aeroporto que faça 100 movimentos. Claro que os custos não têm de aumentar à escala, pois isso depende da produtividade dos factores. É esta que no fim vai determinar os resultados operacionais.