Engenharia Informática e Comunicação e Design

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
JoãoFaria
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 28 fevereiro 2007 15:01

Engenharia Informática e Comunicação e Design

Mensagem por JoãoFaria »

Olá!

Ando no ensino secundário, 12ºano, na área das ciências, e ando com dúvidas sobre qual o curso a optar para o ensino superior. Gosto de ambos os cursos de engenharia informatica e de comunicação e design. Ate agora a minha media é suficiente (Ainda bem!).

Gostava que me ajudassem em optar:

» Eng. Informática e de sistemas
No ISEC
» Eng. Informática
Na UC, na faculdade de ciências e tecnologias

» Comunicação e design multimédia
No ESEC
» Comunicações e multimédia
Na UC

Se falarem das qualidades/defeitos dos cursos ficaria muito agradecido...
Se tiverem noticias sobre quais deles é que estão conforme o tratado de bolonha em 2007/2008, também era muito bom.

Desde já, obrigado!

:wink:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

» Eng. Informática e de sistemas
No ISEC

Entra em vigor o tratado de Bolonha no proximo ano lectivo, o curso... é porreiro, os prof's... mais ou menos, se fosse presidente daquilo despedia quase tudo, só lá deixava 1 ou 2.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

duffy, andas no DEIS?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

duffy Escreveu:» Eng. Informática e de sistemas
No ISEC

Entra em vigor o tratado de Bolonha no proximo ano lectivo, o curso... é porreiro, os prof's... mais ou menos, se fosse presidente daquilo despedia quase tudo, só lá deixava 1 ou 2.
nem são assim tão maus, os extremamente maus que por lá andam é que dão má fama, porque a maioria são bons professores.

E é preciso ir às aulas para fazer uma avaliação completa do professor :mrgreen:

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

bluestrattos Escreveu: E é preciso ir às aulas para fazer uma avaliação completa do professor :mrgreen:
Olha as bocas :P :lol:
banjix Escreveu:duffy, andas no DEIS?
Sim, costumo la ir de vez em quando B)

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu também vou recomeçar a ir lá de vez em quando, agora no 2º semestre! Já lá não vou há uns 2 anos...

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

banjix Escreveu:Eu também vou recomeçar a ir lá de vez em quando, agora no 2º semestre! Já lá não vou há uns 2 anos...
Baldas!!! :lol: :P tou a brincar, não vais notar grande diferença, continua tudo igual.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

» Eng. Informática
Na UC, na faculdade de ciências e tecnologias
Já entrou no esquema de Bolonha estando dividida em Licenciatura (3 anos) + Mestrado (2 anos) em que completando lá a Licenciatura, podes matricular-te no Mestrado sem ter que voltar a concorrer.

As propinas do Mestrado estão iguais às da Licenciatura (não aumentaram para as do Mestrado antigo nem devem aumentar uma vez que o Mestrado é considerado profissionalizante) e no Mestrado tens uma vasta gama de cadeiras opcionais por onde escolher, sendo que podes ter uma especialidade no teu Mestrado (Engenharia de Redes de Comunicação, Sistemas e Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software) tendo que para isso seguir um certo plano semi-rígido (tens sempre algumas opções dentro desse plano) de cadeiras, podes no entanto tirar o mestrado sem nenhuma especialização (defines tu o que te interessa a nível de cadeiras).

A Licenciatura não tem estágio, apenas o tens no Mestrado, anual, em que no 1º semestre trabalhas 16 horas semanais e tens 2 cadeiras em simultâneo, no 2º semestre trabalhas as 40 horas semanais 'habituais' em regime de exclusividade (isto se não deixares cadeiras do 2º semestre para trás...).

Maior parte das cadeiras, quer Licenciatura quer Mestrado, têm uma componente forte de avaliação contínua mais trabalhos e avaliações ao longo do semestre, à semelhança do que já se fazia mas mais generalizado e planeado), havendo mesmo algumas que podes ser dispensado de exame com defesas orais e pelo menos num caso em que é unicamente avaliação contínua (sem exame portanto). Se queres um curso que possas fazer indo apenas à época de exames, não te aconselho este :P.
As horas de teóricas foram na generalidade reduzidas com Bolonha, sendo que no geral há menos horas de contacto com os Professores.

Quanto a Professores, há os que se gosta mais e menos, quer a dar aulas quer no relacionamento, mas isso também depende de ti e do que tu achares deles, para além de estares no ensino superior onde se deve cultivar uma cultura de auto-aprendizagem para nos prepararmos para a vida profissional. Mas sim, há Professores que maior parte das pessoas não gostam da forma como dão aulas como também os há que cativam os alunos.

No geral e com mudanças positivas feitas neste último ano, aconselho-te o curso, mas se vieres vem preparado para suares as estopinhas durante os semestre que isto não é pêra doce ;)

Se quiseres mais informações sobre plano de estudos e afins podes ir à página do DEI: https://www.dei.uc.pt/weboncampus/

(NOTA: quando falo em Licenciatura e Mestrado refiro-me aos de Bolonha, em que a Licenciatura tem 3 anos e o Mestrado 2)

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

No ISEC

eu por mim despedia era mais de metade dos alunos :lol: então, alguns parece que andam lá só para aquecer a cadeira :lol:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

» Comunicações e multimédia
Na UC
Esqueci-me de referir que já não vão haver mais vagas para este curso. Apenas quem já entrou tem 4 anos para o acabar. O mais provável é abrir depois um mestrado nesta área o que vai de encontro com a realidade pois tinha muitas cadeiras em comum com Eng. Informática (assim fica com a licenciatura comum e depois no mestrado e que se faz a diferenciação).

Quanto ao curso de Eng. Informática, esqueci-me de referir que podes deixar ate 3 cadeiras (acho que é esse o número, se não for é +/- 1 cadeira) para trás e poderes na mesma frequentar o Mestrado (isto é, não precisas de finalizar a Licenciatura para frequentares Mestrado, apenas não teres mais que aquele número de cadeiras em atraso).

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Vai para Estudos Artísticos pronto!
tou a brincar

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Hal9000 Escreveu:
No ISEC

eu por mim despedia era mais de metade dos alunos :lol: então, alguns parece que andam lá só para aquecer a cadeira :lol:
Se aquecerem a cadeira ainda é bom sinal, sempre vão às aulas :P

JoãoFaria
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 28 fevereiro 2007 15:01

Mensagem por JoãoFaria »

o.k! Obrigado pelo que já têm dito! :wink:

Já não tenho mt mais tempo para decidir mas tava mais virado para o de Comunicações e design multimédia no ESEC. Não sei se será um curso tão interessante como aquele que imagino e se terá tanta saída como oiço falar...

Gold
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34

Mensagem por Gold »

bluestrattos Escreveu: ...
E é preciso ir às aulas para fazer uma avaliação completa do professor :mrgreen:
Não é nada preciso ir às aulas... basta ir às defesas de trabalhos.

Quanto à escolha... sugeria o ISEC em comparação à UC. Pelo menos por enquanto fica mais em conta, em termos de propinas.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

duffy Escreveu:
banjix Escreveu:duffy, andas no DEIS?
Sim, costumo la ir de vez em quando B)
banjix Escreveu:Eu também vou recomeçar a ir lá de vez em quando, agora no 2º semestre! Já lá não vou há uns 2 anos...
voces andam no ISEC?? tou a ver que há aqui neste forum mt pessoal de lá.. (eu tb lá estudo mas é no DEC)