Electricos de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Electricos de Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Alguem sabe porque razão foram arrancados os carris dos electricos por toda a cidade?
Não sei se na altura teve alguma razão especial mas acho que actualmente os electricos seriam uma mais valia, principalmente em termos de turismo, veja-se o exemplo de Lisboa :wink:

Imagem
ficava tão giro :D

Raphaic
Novato
Novato
Registado: domingo, 21 janeiro 2007 13:28

Mensagem por Raphaic »

concordo os electricos davam um ar bestente cultural e tradicional à cidade. pensa terem sido retirados já alguns anos :(

Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Mensagem por Maia »

eu tenho um palpite...

visto que as rotundas ja estão todas "muradas" ha que gastar dinheiro noutras inutilidades!

:D

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Ao renovarem o tapete com alcatrão novo possivelmente nuns locais meteram por cima e noutros tiraram.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Fizeram muito mal em ter tirado, quase de certeza que havia menos poluição dentro da cidade :!:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Algum negócio do Machado com uma gasolineira que iria fornecer os SMTUC, ou com o construtor das latas velhas poluentes?
Não admira nada...

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

ja nao ha um topico parecido com este?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não sei.. havia um topico mas era com as fotos antigas de um site sueco.
a minha intenção era perceber pq tinham retirado os electricos e eles não seriam viaveis, principalmente para o turismo

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Pois em Lisboa o 28 é uma linha altamente turística pois vai por uma parte muito típica de Lisboa, Bairro Alto e Bica...
E além disso já apareceu no lindíssimo Lisbon Story do Wim Wenders. :)

jorgoliveira
Novato
Novato
Registado: domingo, 17 setembro 2006 0:48

VALERÁ A PENA ?...

Mensagem por jorgoliveira »

Não. Na verdade, ainda não há um tópico sobre este assunto. Que a mim, particularmente é tão caro. Mas, pensando bem, valerá a pena, que haja ? Ninguém, nesta cidade se tem preocupado com os atentados que foram feitos (estúpidamente) aos eléctricos da cidade, atirando a maior parte deles para o lixo. Leram bem, puseram-nos no lixo. Muito menos se têm preocupado com os crimes que têm sido feitos ao Museu dos Transportes que não funciona como tal e que o mediocre vereador da cultura da cidade teima em dizer que sim, apesar de ali funcionar uma companhia de teatro há mais de quatro anos. Não foi Manuel Machado o culpado da retirada dos eléctricos, porque esta, aconteceu em 09 de Janeiro de 1980, e ele ainda não tinha poderes autárquicos naquela época. A principal culpada foi a mediocridade de alguns responsáveis autárquicos e de alguns responsáveis dos SMUTC a qum alternadamente cabia a responsabilidade de gestão do sector e da unidade museológica. Valerá a pena ? ...

daniel322
Lendário
Lendário

Re: VALERÁ A PENA ?...

Mensagem por daniel322 »

jorgoliveira Escreveu:Muito menos se têm preocupado com os crimes que têm sido feitos ao Museu dos Transportes que não funciona como tal e que o mediocre vereador da cultura da cidade teima em dizer que sim, apesar de ali funcionar uma companhia de teatro há mais de quatro anos.
já por duas vezes tentei visitar o museu dos transportes e nunca consegui, na altura disseram-me por parte da camara que o museu estava fechado e só abria em dias de peças de teatro :roll:

jorgoliveira
Novato
Novato

Tentando explicar algo sobre o Museu

O Museu sempre funcionou como armazém e não como museu. Nos finais de 2002 colocaram lá a companhia de teatro por causa da Coimbra Capital da Cultura de 2003. Nunca mais de lá saiu. Para que funcionasse, tiraram os eléctricos e colocaram alguns lá atrás debaixo dos telheiros, outros dentro das oficinas dos SMTUC na Guarda Inglesa, um carro torre único para reparação das redes aéreas ao ar livre, e oferecido por Braga ao Museu, também na guarda inglesa, devolvendo aos Bombeiros Municipais o veiculo escada magirus que está debaixo do telheiro no quartel deles, etc etc etc.
Por último o vereador da cultura prometeu que guardaria a bom recato um americano de meados do seculo XIX, mas mentiu e mandou deitá-lo para o lixo. Falo com propriedade porque sem onde estão os restos.Um americano deste tipo é um veículo com aspecto de eléctrico, mas, sem motor, que circulava sobre carris puxado por muares, percursor dos eléctricos. Espero que ainda esteja no fundo das instalações a seguir ao espaço teatral do museu que não existe, um veiculo americano, que terá sido o primeiro a circular na peninsula ibérica, nunca recuperado apesar de promessa do Manuel Machado.

jorgoliveira
Novato
Novato

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

alguém me diz onde é esse museu??
fiquei com o bichinho atrás da orelha para la ir :)

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

ao lado da companhia das aguas, perto do edificio topazio. mas se tiveres a mesma sorte que eu bates com o nariz na porta