Aeroporto a 70 km de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Aeroporto a 70 km de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Aviões comerciais vão aterrar na Base de Monte Real

O Governo assinou ontem um protocolo que irá possibilitar a abertura da Base Aérea de Monte Real, em Leiria, à aviação civil, dentro de um ano. Na cerimónia, o primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, justificou a decisão de abrir a Base Aérea de Monte Real à aviação civil recordando que esta infra-estrutura estava «subaproveitada» e possui uma localização «única na região».

Santana Lopes, que chegou a Monte Real num Falcon da Força Aérea Portuguesa, lembrou ainda que a pista de 2,4 quilómetros de comprimento ali existente «é pouco menor que a pista do aeroporto de Lisboa».

(...)

Carlos Encarnação considerou «da máxima importância» para Coimbra a abertura ao tráfego civil da Base Aérea de Monte Real, em Leiria, firmada ontem com a assinatura do protocolo entre os ministérios da Defesa e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

«É fundamental e traz vantagens enormes para o triângulo Leiria, Coimbra e Figueira da Foz», nomeadamente em termos de desenvolvimento económico de toda a zona, explicou o presidente da Câmara de Coimbra, mostrando-se satisfeito por, «com um investimento pequeno», conseguirmos ter aviões comerciais a aterrar na Região Centro.

«Teremos um aeroporto a pouco mais de 70 quilómetros de Coimbra», constatou Encarnação, deixando claro que «esta decisão é fundamental, mas nada tem a ver com o projecto do aeroporto da OTA» que, continuou, «deverá ser construído».

O autarca garante que esta decisão «em nada choca» com o plano director que está a ser elaborado para o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache. «São coisas totalmente diferentes», garantiu, explicando que «o aeródromo nunca poderá servir de base para grandes aviões como os Charter’s, o que irá acontecer em Monte Real».

Carlos Encarnação recordou que a abertura ao tráfego civil da Base Aérea não é uma ideia de hoje. Já há 25 anos, enquanto governador civil, o agora autarca de Coimbra foi, juntamente com Rui Garcia da Fonseca, falar com o responsável daquele espaço «para que essa ideia fosse possível». Um quarto de século depois, Encarnação fica satisfeito por «finalmente se concretizar».

Fonte: Diário de Coimbra
Base de Monte Real abre ao tráfego civil

Dentro de dois anos será possível apanhar ou aterrar numa aeronave civil em Monte Real. A abertura ao tráfego da base militar foi formalizado ontem por Santana Lopes.

(...)

Jorge Costa, secretário de Estado adjunto e das Obras Públicas, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que o Estado prevê investir cerca de cinco milhões de euros na construção de uma nova aerogare e num novo parque de estacionamento de aviões. O processo está em fase de elaboração de projectos e de expropriação de terrenos. De acordo com as contas do secretário de Estado, prevê–se que em Maio deste ano seja possível lançar a obra a concurso público e no final do ano começar a construção. A previsão dos governantes é abrir a base ao tráfego civil em dois anos.

O protocolo ontem assinado em Monte Real tem por base, como considerandos, o facto de ser a única infra–estrutura aeronáutica na região com capacidade para a operação regular de aeronaves civis empenhadas em transporte aéreo comercial. Além disso, no entender do Governo, a sua utilização “servirá o interesse público em virtude da racionalização e optimização dos recursos nacionais do sector aeronáutico e da promoção do bem–estar e fixação das populações locais”.

Fonte: As Beiras
Uns dizem que é daqui a um ano, outros que é daqui a dois... mas aparentemente vamos passar a ter um aeroporto a 70 km de Coimbra, que é cerca de 50 km mais próximo que o do Porto (se não me engano). Os grandes beneficiados disto serão os moradores de Leiria... mas também deve trazer benefícios para a nossa cidade.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Andam há que tempos a planear o Aeroporto da Ota para Lisboa e agora dum momento para o outro surge esta ideia...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

De um ponto de vista mais realista, e sejamos frios, não acredito que seja um grande passo para a descentralização do tráfego aéreo civil internacional das grandes metrópoles. Não sei porquê, mas nao vejo as transportadoras estrangeiras a fazer escala em Monte Real, e muito menos a ter aí os seus destinos.
Por outro lado, será um bom impulso para alargar a aviação interna nacional e, talvez, banalizar o uso do avião (se é que isso é possível) para trajectos de pequeno e médio curso. Mas como a bolsa dos portugueses está assim um pouco para o vazia...

E claro, também há a parte política da questão...
Se a Base Aérea sempre teve condições para receber tráfego comercial, faltando apenas infra-estruturas de manutenção, porque é que só agora, quando falta menos de um mês para as eleições, se lembraram de tal coisa? Enfim...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Pois, isto não irá transformar Monte Real num destino internacional... mas mesmo que só permita voos para os Açores e Madeira, assim como para alguns países mais próximos (Espanha é o mais lógico), já me parece ser positivo.

Quanto à questão de timing... pois... parece que só agora é que se lembraram de tudo. Chegou ao ridículo de o primeiro-ministro andar na zona centro só a fazer inaugurações (no dia da inauguração de centro de saúde de Eiras, Santana Lopes participou em mais 10 inaugurações). Não há qualquer dúvida que foi feito nesta altura por motivos políticos.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32

Mensagem por Sys7eM »

Vai ser mais um aeroporto para as elites, quando (e se) tiverem de se deslocar a Leiria ou até a Coimbra nos seus jactos particulares. Como já foi dito, e bem não me parece que alguma companhia vá apostar neste aeroporto...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Pelo menos a TAP e provavelmente a Air Luxor devem apostar, são as principais companhias nacionais. É um aeroporto que dá para algo mais que jactos particulares. Não devem ser muitos voos, é óbvio, mas espero que seja o suficiente para dinamizar mais um bocado esta zona. Por exemplo, para os estudantes da Madeira e dos Açores isto deve vir a dar muito jeito.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Ou para quando nós, habitantes do Continente, quisermos lá ir passar uns dias... 8)

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59

Mensagem por Jeordie »

eu não estou a ver que benefícios pode trazer à nossa cidade. não é que esteja muito longe mas não é cá. e sinceramente não sei quem é que quer ir para lá :roll:

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

só uma coisa um aeoporto militar ser adaptado a aeroporto civil e algo complicado

Sistema de bagagens, novos hangares, balcões de check-in, etc

Se querem que vos diga memo que se faça nunca vai ser um aeroporto por ai além....

Vantagens para Coimbra, acho que não. É muito mais fácil (e talvez rápido) vir do Porto por autoestrada para Coimbra do que de Monte Real para Coimbra. Mas é só uma opnião....

Cumps

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

mas se realmente o aeroporto for feito, os acessos em monte real serao melhorados ! monte real nao fika muito longe da a1 e se kalhar da nova a17 ( n sei bem o trajecto desta) so precissa é de uma boa estrada a ligar! e nao se eskeçam k o ic2 passa lá ao lado(akela estrada k vai de aveiro a leiria)!

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Santana Anuncia Abertura de Base Monte Real à Aviação Civil Sem Conhecimento do INAC
http://jornal.publico.pt/2005/02/10/Nac ... 8CX01.html

De projecto prometedor a embrião em poucos dias. Trata-se, naturalmente, de uma manobra política. E de muito mau gosto, diga-se de passagem. Este senhor anda a comprometer a sua vida política, se é que ainda existe.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Amigos!!!
Estao enganados nalgumas coisas.
sim, o aeroporto será ou seria um local de passagem de voos internacionais... as companhias hoje em dia estao a reduzir as tarifas e para isso contam com aeroportos seecundarios cujas taxas e alugueres sejam mais baratos... tal como faz a ryaianair e muitas outras companhias de tarifas reduzidas que nao aterram em aeroportos tradicionais. ;)

Quanto aos benificiados... obviamente os leirienses... para nóas nao seria assim uma diference tao grande... apesar de ser bom que haja mais vias de comunicacao.

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59

Mensagem por Jeordie »

Leiria vai acabar por ser a terceira cidade do país. Com o aeroporto, se começam a desenvolver (ainda mais) aquela cidade... meu deus.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Jeordie Escreveu:Leiria vai acabar por ser a terceira cidade do país. Com o aeroporto, se começam a desenvolver (ainda mais) aquela cidade... meu deus.
epá temos de ter paciencia... coimbra nao aproveita o que tem e eles servem-se do que tem :\

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Oi

Não deverá receber qualquer tipo de voos pq as companhias internacionais não iriam voar para leiria, à execpção das "low cost" ou de voos com escala. A pista é sobejamente grande e tem sistema de aterragem por instrumentos no topo norte. Por aí não há problemas. Mas penso que para Coimbra não seria má ideia desenvolver voos regionais com partida de Lisboa, do Porto, de Faro, de Tires ou de Vila Real aumentando a pista de Cernache para o dobro do tamanho, situação possível.

harpsi