Aqui ficam algumas fotos tiradas na minha última visita à Capital do Ceira.GÓIS - O encontro perfeito entre o rio e a montanha
Com mais de 8 séculos de existência, a Vila de Góis está situada a 40 Km de Coimbra, num vale (Vale do Ceira) estreito e profundo, entre as serras do Carvalhal e do Rabadão, tendo, actualmente, cerca de 6.000 habitantes.
No conjunto arquitectónico, formado pela Igreja Matriz, é desta época também a construção do túmulo de D. Luis da Silveira. Obra importante renascentista, na qual trabalharam artistas como Diogo de Castilho, Filipe Hodart e João de Ruão.
A Ponte Manuelina, é igualmente, uma estrutura viária de grande importância que, com os seus 3 arcos, simboliza toda uma época, sendo considerada património nacional.
Os tectos apainelados dos Paços do Concelho, são uma obra de grande valor artístico onde são representadas figuras bíblicas e de fantasia, são igualmente considerados monumento nacional.
O Castelo de Góis, é igualmente um local onde a história e a beleza paisagística se entrecruzam, obtendo-se uma linda panorâmica da Vila, num horizonte muito alargado.
Se a história de Góis é rica, o presente é hoje uma realidade que se saúda. Neste sentido, tem vindo o actual executivo camarário a levar a efeito um conjunto de obras a nível da Educação, da Saúde, assim como da Cultura, do Desporto, Tempos Livres e da Rede Viária e de saneamento básico com vista a promover o desenvolvimento local.
O conjunto de acções e investimentos verificados nos últimos anos, permite que Góis hoje ofereça aos seus habitantes um moderno Parque de Campismo, as Praias Fluviais, o parque do Cerejal, o Cerro da Candosa e o Penedo de Góis, que são, no seu todo, suportes indispensáveis à valorização e ao desenvolvimento, que marcam uma época.
Em redor de Góis damos um passeio por um vale de sonho, cruzando pontes centenárias, paisagens bucólicas, onde o socalco é rei e esbeltas florestas pelas Serra do Rabadão e do Carvalhal, ou por recantos, onde o rio salta com eterna impetuosidade, sobre a majestosa fraga na qual se ergue a Ermida da Nossa Senhora da Candosa. A Natureza foi de facto generosa e fez de Góis o encontro perfeito entre o Rio e a Montanha.
CM Góis
Vistas panorâmicas


Ponte Manuelina


Praia Fluvial



Arranjo das margens do rio Ceira


Uma casa curiosa

Moínho

Praça


Do outro lado da ponte Manuelina

Novo parque


Uma outra praia fluvial próxima de Góis



Mais fotos de Gois: aqui e aqui.
Por agora é tudo. Mais fotos e informações sobre esta simpática vila são bem vindas, até porque ainda ficou muito por mostrar!
PS - Daniel, se fizeres favor, acrescenta um link para este tópico no "Visitar em Coimbra - Locais de interesse".






