Algumas datas/referencias podem não estar muito rigorosas pelo que peço, a quem saiba mais que eu, que me corrija.
Vou dividir este primeiro tópico em duas partes sendo a 1a edificios comerciais e a 2a em edificios residenciais.
Edificios Comerciais
Torres comerciais são poucas em Coimbra pois coincidem com a zona mais histórica da cidade pelo que nas zonas de maior valor comercial a construção em altura é limitada, apenas tendo sido ultrapassada atraves da construção da Torre do Arnado, na baixa da cidade, atraves de umas "falcatruas"

Construção da Torre
Ainda não encontrei quaisquer referencias à data de construção da torre mas aponto para os anos 70..

Torre do Arnado - Actualmente

Edificio da PT - Rua Gen Humberto Delgado - Neste momento as obras de requalificação já se encontram concluídas

Hotel Ibis - Av Emidio Navarro, em zona nobre da cidade, o hotel ibis é recente, anos 90..

Av Fernão Magalhaes - Edificio comercial/residencial

Edificio Cruz de Celas, anos 80, penso

"skyline" de Celas
Um dos edificios imponentes da cidade é, também, o edificio dos HUC - Hospitais da Univ. de Coimbra:


Edificios Residenciais
Provavelmente os mais altos edificios da cidade serão residenciais e, naturalmente, afastados da zona histórica da cidade. Dou especial destaque aos seguintes:
Conchada
Como já algumas vezes aqui referi, gosto dos edificios, apenas critico a sua localização, mas enfim, é apenas a minha opinião..



Começam as "quintas"
Urbanização Quinta da Fonte


(foto do lourenço)
Urbanização Quinta da Estrela
(anos 90)



Na Boavista:


Nos anos 60 surge a primeira zona residencial de média/alta densidade completamente pensada e decentemente planeada - Solum. Planeamento esse que data dos anos 40, uma vez que a construção do estádio foi iniciada em 1946.
(Apenas por curiosidade, o 1º jogo do Municipal de Coimbra foi Académica vs Selecção Nacional e acabou com o resultado de 3-3)
Pena que hoje em dia esses valores de planeamneto se estejam a perder e a zona esteja cada vez mais densamente "betonizada"
Solum:












Monte Formoso: anos 80



um pequeno pormenor: uma marquise 'à rico'
Avenida Elisio de Moura





Plaza - O edificio mais recente da avenida

Zonas residencias - Na sua maioria edifícios das decadas de 80 e 90
Loreto



Quinta da Maia


Nos Olivais



Deste edificio não tenho nenhuma foto mais detalhada, mas é seguramente alguma inspiração nas obras de Taveira e tenho a ideia que é de inicio da década de 90 pois ainda me lembro de o ver ser construído

Para acabar, a mais famosa torre de Coimbra:

e a sua congénere da margem oposta, esta já do século XXI:












)

