Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

http://www.rtp.pt/index.php?article=269033&visual=16
RTP Escreveu:
Referendo: Consciencialização do "eu" só aos seis meses de gestação- Mário Sousa

Porto, 01 Fev (Lusa) - O professor de Biologia Celular Mário Sousa, defensor do "Sim" no referendo sobre o aborto, disse hoje, no Porto, que a consciencialização do "eu" só acontece depois dos seis meses de gestação do feto.

"Os movimentos conscientes e a consciencialização do `eu` só acontecem depois dos seis meses", disse Mário Sousa numa conferência promovida pelo movimento Médicos pela Escolha, a que assistiram dez pessoas.

O professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar salientou que, apesar de o feto adquirir a consciência do "eu" depois dos seis meses, "ainda assim há órgãos vitais que não funcionam".

Mário Sousa realçou que é consensual nas escolas médicas que só aos sete eses de gestação o feto tem condições de sobrevivência e, em caso de risco, "passa à frente da mãe".

"Quando o feto sobrevive só, passa à frente da mãe", disse, salientando qu e até aos sete meses a grávida tem prioridade sobre o filho.

Mário Sousa reconheceu que foi por "convenção" que a Medicina fixou nas oito semanas de gestação o momento em que o embrião humano se passa a designar feto, dado que é nesse momento que "todos os órgãos já têm um esboço".

Para o investigador, são "involuntários" os movimentos do feto antes das 10 semanas e não se pode chamar coração às batidas provocadas pela irrigação sanguínea que se sentem nos embriões logo às três semanas de gestação.

Mário Sousa considerou arbitrária a escolha das 10 semanas como limite abrangido pela pergunta do referendo, alertando para o facto de ter recebido "sempre" nas suas consultas mulheres que "não sabiam que estavam grávidas e ultrapassaram as 12 semanas" de gravidez.

Na opinião de Mário Sousa, "a pergunta do referendo é se a mulher que tem uma gravidez indesejada deve ir a julgamento ou não".
Este é um dos médicos mais conhecidos em Portugal na área do tratamento da infertilidade e recentemente foi um dos principais entrevistados num programa/reportagem da SIC Notícias sobre reprodução medicamente assistida.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O bebé às 10 semanas ainda tem algumas partes do corpo a definir as formas...

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Lino Escreveu:O bebé às 10 semanas ainda tem algumas partes do corpo a definir as formas...
acho que só falta os pulmoes ficarem formados

os restos dos orgaos ja estão formados e funcionam

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

miguel69silva Escreveu:
Lino Escreveu:O bebé às 10 semanas ainda tem algumas partes do corpo a definir as formas...
acho que só falta os pulmoes ficarem formados

os restos dos orgaos ja estão formados e funcionam
:lol: ta doido! À décima semana começam-se a realçar a forma dos dedos, tem cerca de 30cm e 5g de peso, ou seja, é assim tipo uma tangerina, so a partir da 11ª semana é que se pode dizer que tem um coração e é quando se começa a desenvolver aquilo que serão os instestinos e se começam a produzir os neurónios, já existe figado, pulmões mas estão só numa fase muito inicial. Nesta fase a mulher ainda nem nota qualquer movimento nem sente que está gravida assim como não se nota qualquer sinal externo.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Os órgãos começam a funcionar mais tarde...

10ª semana
Os primórdios de todas as estruturas essenciais externas e internas já existem. O embrião chega a 30mm de comprimento. Entre 10 e 14 semanas pode-se, através da ultra-sonografia, medir a translucência nucal que, quando normal, afasta em 85% a chance da criança nascer com Síndrome de Down.

http://www.clicfilhos.com.br/site/semana_a_semana.html

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

Como disse na página 9 deste tópico: a organogénese (formação de órgãos) ocorre maioritariamente entre a 2ª e a 8ª semana de gestação e o coração já bate sendo visível à ecografia às 7 semanas, ou seja às 10 semanas já está praticamente formado e a partir desse ponto dá-se um processo de maturação e de crescimento. Há no entanto algumas estruturas (como os pulmões e o SNC) que sofrem importantes fenómenos de maturação depois das 8 semanas sendo que o feto não é viável fora do útero da mãe antes das 22 - 24 semanas devido a razões pulmonares.
A mãe tem percepção dos movimentos fetais por volta das 14 - 20 semanas (depende da "experiência" da mãe, ou seja, se já teve mais filhos ou não)

Antes das 8 semanas chama-se embrião.
Depois das 8 semanas chama-se feto.

P.S.- Não vou comentar o artigo da RTP (Prof. Mário Sousa) postado pelo Corsario-Negro mas duvido de algumas coisas que estão aí escritas...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Queria só dizer para quem não sabe que as 8 semanas referidas no post anterior é o numero de semanas do embrião. Quando se fala das 10 semanas no aborto, são 10 semanas de amenorreia (ou seja, sem menstruação).

É comum falar-se mais em semanas de amenorreia do que propriamente no numero de semanas embrionario/fetal.

Sei que muitos de voces já sabiam isto, mas preferi esclarecer para o caso de haver pelo menos uma pessoa que não soubesse.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário

como argumento do NÃO ouvi uma coisa k me pareceu perfeitamente absurda, que foi o seguinte e passo a citar:

"a ganhar o SIM as Mulheres portuguesas vão começar a usar o aborto como método de contracepção"

Meu Deus, como é possível pensar-se uma coisa destas

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

miguel69silva Escreveu:como argumento do NÃO ouvi uma coisa k me pareceu perfeitamente absurda, que foi o seguinte e passo a citar:

"a ganhar o SIM as Mulheres portuguesas vão começar a usar o aborto como método de contracepção"

perante isto creio que ninguem que veja o lado e apoie o lado não teria coragem de falar algo contra isso com "medo" que te revoltasses... :P

mas temo que sim muita gente veja isso como um metodo e nao é absurdo, deve-se apenas a falta de informação.
aprovo referendos,mas como a mustiness falou nao estamos preparados e sinceramente creio que ainda que uma grande parte aprove o sim nao me parece que muitos compreendam mesmo como é que as coisas acontecem e o que é que pode levar a um aborto.
E ja tenho reparado que muitos que falam (atenção não aqui) é so para impressionar...
eu quando tive duvidas vim perguntar e creio que isso nao acontece por norma.
nao é escandalo nenhum pensar que podera ser um metodo de contracepção porque existe muita juventude que nao vota,mas que ja iniciou a vida sexual e sem conhecimentos e despacho de tirar as duvidas vai mesmo ver o sim dessa forma.
claro que ai ja podera ser outro tema,visto que me referi a menores em que os pais é que mandam neles.

(acho que estou a ser confusa...desculpem... :oops: )

tenho acompanhado este topico sem muito responder,pois prefiro aprender e criar a minha opinião do que dizer alguma baboseira.
mas do que tenho observado,nao creio que hajam assim tantas informações. eu leio e tento entender nao so varios pontos de vista como aqui no forum,mas em outros sites e outras pessoas e ate agora nem o sim nem o não me conseguiram criar uma opinião certa. (mas eu ja tenho uma antes de existir esta historia toda)
o não com frases que nao lembram a ninguem e o sim a apoiar a mulher quando nao penso mesmo nisso...

Miguel_Silva
Lendário
Lendário

{mineirinha} Escreveu:
miguel69silva Escreveu:como argumento do NÃO ouvi uma coisa k me pareceu perfeitamente absurda, que foi o seguinte e passo a citar:

perante isto creio que ninguem que veja o lado e apoie o lado não teria coragem de falar algo contra isso com "medo" que te revoltasses... :P

mas temo que sim muita gente veja isso como um metodo e nao é absurdo, deve-se apenas a falta de informação.
aprovo referendos,mas como a mustiness falou nao estamos preparados e sinceramente creio que ainda que uma grande parte aprove o sim nao me parece que muitos compreendam mesmo como é que as coisas acontecem e o que é que pode levar a um aborto.
E ja tenho reparado que muitos que falam (atenção não aqui) é so para impressionar...
eu quando tive duvidas vim perguntar e creio que isso nao acontece por norma.
nao é escandalo nenhum pensar que podera ser um metodo de contracepção porque existe muita juventude que nao vota,mas que ja iniciou a vida sexual e sem conhecimentos e despacho de tirar as duvidas vai mesmo ver o sim dessa forma.
claro que ai ja podera ser outro tema,visto que me referi a menores em que os pais é que mandam neles.

(acho que estou a ser confusa...desculpem... :oops: )

tenho acompanhado este topico sem muito responder,pois prefiro aprender e criar a minha opinião do que dizer alguma baboseira.
mas do que tenho observado,nao creio que hajam assim tantas informações. eu leio e tento entender nao so varios pontos de vista como aqui no forum,mas em outros sites e outras pessoas e ate agora nem o sim nem o não me conseguiram criar uma opinião certa. (mas eu ja tenho uma antes de existir esta historia toda)
o não com frases que nao lembram a ninguem e o sim a apoiar a mulher quando nao penso mesmo nisso...

eu indirectamente disse k voto SIM, mas voto SIM nao pelo aborto mas pelas mulheres k sao DISCRIMINALIZADAS

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu acho que ninguem vota sim por ser ou não a favor do aborto, até porque a IVG é um procedimento que acarreta problemas psicologicos a quem o faz.
É algo que não é feito, nem nunca será (a não ser por uma minoria)de animo leve.

Se o sim ganhar, e espero que assim seja, deverá haver mais campanhas informativas acerca da sexualidade. Não somente acerca das doenças sexualmente transmissíveis mas também da formas possíveis de engravidar. Pode parecer ridículo, mas existe muita desinformação na classe mais nova (dos 12 aos 17/18). Existem muitos mitos que circulam e continuarão a circular se não se informar as pessoas.
E como todos sabemos, ninguem tem medo de algo que desconhece. Ninguem tem medo de engravidar se acha ou tem a informação (mesmo sendo errada) que tendo um determinado comportamento é impossivel engravidar.
Ainda me deparo varias vezes com frases estupidas que afirmam que coito interrompido é um bom metodo para prevenir uma gravidez, ou então que quando as meninas são virgens estas não podem engravidar pois têm himen que faz barreira e não deixa passar...

Frases absurdas para quem tem conhecimento da realidade, frases ditas como certas para quem não tem...

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Leia Escreveu:
Se o sim ganhar, e espero que assim seja, deverá haver mais campanhas informativas acerca da sexualidade. Não somente acerca das doenças sexualmente transmissíveis mas também da formas possíveis de engravidar. Pode parecer ridículo, mas existe muita desinformação na classe mais nova (dos 12 aos 17/18). Existem muitos mitos que circulam e continuarão a circular se não se informar as pessoas.
E como todos sabemos, ninguem tem medo de algo que desconhece. Ninguem tem medo de engravidar se acha ou tem a informação (mesmo sendo errada) que tendo um determinado comportamento é impossivel engravidar.
Ainda me deparo varias vezes com frases estupidas que afirmam que coito interrompido é um bom metodo para prevenir uma gravidez, ou então que quando as meninas são virgens estas não podem engravidar pois têm himen que faz barreira e não deixa passar...

Frases absurdas para quem tem conhecimento da realidade, frases ditas como certas para quem não tem...

se existissem muito mais campanhas de informação como referes,se calhar nao existia este problema e nao precisavamos de fazer um referendo destes...

eu ainda penso que esta nao é a lei certa para nosso país...e se repararem as pessoas melhor informadas e menos retrogadas tem no fundo a mesma opiniao...mesmo que sejam pelo sim ou pelo não,por exemplo os do não dizem que nao ao aborto,mas acham que as mulheres que o fazem nao devem ser julgadas,os do sim dizem sim ao aborto exactamente porque acham que a mulher nao deve ser julgada,mas sao contra o aborto em si...

isto é que é uma confusão,ja ouvi dizer que talvez a pergunta esteja mal feita,por exemplo se a pergunta fosse "a mulher nao deve ser julgada ou condenada,descriminada ou perseguida por abortar?"todos respondiam sim,e nao se levantavam estes conflitos em relação a abortos a pedido,moralismos,etc.

e desde ja digo pra nao virem dizer que a pergunta é a mesma,porque abortar livremente ate ás 10 semanas,sem precisar de justificar nada,independentemente se ser pago ou nao com os impostos de todos,é diferente de nao ser julgada por o fazer.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

A educação demora tempo. É preciso tempo para informar... Sou da opinião que enquanto nao se remediar a informação esta proposta é plenamente aceitavel

No entanto não é por as pessoas saberem as formas existentes de se engravidar que deixará de haver gravidezes indesejadas. Por mais cuidados que se tenha nenhum método é infalivel... Sem falar que existem pessoas que não podem utilizar determinados contraceptivos.
Pessoas alergicas ao latex nao podem usar preservativos, pessoas surdas não podem usar pilulas (acho que sao so algumas e que depende do nivel de surdez)...

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

Leia Escreveu:A educação demora tempo. É preciso tempo para informar... Sou da opinião que enquanto nao se remediar a informação esta proposta é plenamente aceitavel
A educação demora tempo mas não é razão para se remediar da pior maneira, ou seja, eliminar o elemento mais fraco sem dar satisfações.
Leia Escreveu: No entanto não é por as pessoas saberem as formas existentes de se engravidar que deixará de haver gravidezes indesejadas. Por mais cuidados que se tenha nenhum método é infalivel... Sem falar que existem pessoas que não podem utilizar determinados contraceptivos.
Pessoas alergicas ao latex nao podem usar preservativos, pessoas surdas não podem usar pilulas (acho que sao so algumas e que depende do nivel de surdez)...
A informação resolve grande parte do problema e claro que não há métodos contraceptivos infalíveis (há, no entanto, métodos com taxas de 99,4 - 99,9% de sucesso) mas nada impede usar vários métodos em simultâneo.
Poucas pessoas sabem, por exemplo, que a pílula é fornecida gratuitamente nos centros de saúde.
E nas gravidezes indesejadas o que falta à grávida é apoio psicológico e por vezes económico visto que de um dia para o outro a mulher pode ficar numa situação desesperante que a leva a realizar uma IVG. Também se podia actuar a esse nível.

Acho que o orçamento das campanhas pelo SIM e pelo NÃO, assim como o dinheiro gasto em abortos devia ser aplicado na PREVENÇÃO. Actualmente, em Medicina, a aposta é na prevenção. Porque é que neste caso haveria de ser diferente?
Volto a dizer: "estamos a pôr a carroça à frente dos bois"!

P.S.- Quanto ao facto de pessoas surdas não poderem usar a pílula, nunca ouvi tal coisa. Existem, de facto, contra-indicações absolutas e relativas para o uso de contraceptivos orais mas a surdez não faz parte dessas contra-indicações.

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

Estive a ler a proposta de lei do Governo e deparei-me com este ponto:

"Os CAF (Centros de Aconselhamento Familiar) podem, no processo de consultas e desde que a mulher grávida não se oponha, ouvir o outro responsável da concepção."

Ou seja.. a mulher pode abortar, mesmo que o responsável pela concepção não queira? :? :shock:

Se for assim, axo mal! Não foi só a mulher que o fez sozinha :(

Se estiver a pensar mal, por favor corrijam-me!