Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

Lino Escreveu:Além de que a Pílula do Dia Seguinte tem limites... só deve ser tomada umas 3 vezes durante a vida pois põe a saúde da mulher em perigo a partir daí...
por acaso eu esta nao sabia, desculpem a minha ignorancia

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Briooosa Escreveu: nao ajudo nada,porque para mim e como ja expliquei antes,os abortos ilegais nao vao acabar,isto é o que penso na minha ingenuidade...
Obviamenteee que não... porque é que uma mulher irá a um hospital fazer um aborto realizado por um profissional, quando que pode faze-lo por algumas centenas de euros numa garagem?:shock:

A não ser que te refiras a abortos após as 10 semanas..mas até isso acho que vai diminuir, porque normalmente uma mulher deixa passar tanto tempo de gravidez porque anda a procura de quem faça o 'desmancho' e não encntra..
Se o Sim ganhar, até às 10 semanas cada mulher tem tempo mais que suficiente para decidir se quer a criança ou não.. espero eu.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Briooosa Escreveu:

nao ajudo nada,porque para mim e como ja expliquei antes,os abortos ilegais nao vao acabar,isto é o que penso na minha ingenuidade...
és capaz de ter razão... uma mulher aflita pensa "Epá se calhar é melhor ir procurar aí um enfermeiro ou um médico ou um charlatão que faça o biscate la na garagem e dou-lhe 500€" em vez de ir ao hospital e ser tratada com dignidade e em condições higiénicas... :roll:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

As mulheres que sofrem de violencia domestica muitas vezes preferem não ter filhos pois sabem o que lhes espera e o ambiente em que crescerão... a despenalização do aborto poderá contribuir com uma redução do numero de crianças que sofrem de violencia... digo poderá porque é a conclusao que retiro.

As mulheres que sofrem de violencia domestica não costumam deixar os maridos pelo facto de serem discriminadas mas sim porque o amam. Algumas chegam até a pensar que elas merecem que lhes batam outras têm medo que o marido as mate quando descobrir da sua intenção de divorcio.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

lol Briooosa se és das poucas pessoas neste tópico que defende o Não ao menos podias tentar representar bem o teu 'lado', porque argumentos como «o aborto legalizado vai ser usado como qualquer metodo contraceptivo» ou «o aborto legalizado não vai fazer diminuir o clandestino» não pegam nem de empurrão.. :roll:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

miguel69silva Escreveu:
Lino Escreveu:Além de que a Pílula do Dia Seguinte tem limites... só deve ser tomada umas 3 vezes durante a vida pois põe a saúde da mulher em perigo a partir daí...
Desconheço tal restrição. É pedido que não a tome mais que uma vez no mesmo ciclo agora isso das 3 vezes nunca li.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:
miguel69silva Escreveu:
Desconheço tal restrição. É pedido que não a tome mais que uma vez no mesmo ciclo agora isso das 3 vezes nunca li.
Eu sempre ouvir dizer que é 3 vezes num ano :roll:

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

Chong Li Escreveu:Uma coisa é certa.
Há 7 anos fez-se um referendo. O Não venceu.

Fez-se alguma coisa dessas dos planeamente familiares e afins?
Não!
Ficou tudo na mesma.
É exactamente isto que eu quero dizer. Se houvesse planeamento familiar, informação à população mais jovens, etc... se calhar não estaríamos aqui a discutir o aborto.

E o facto de até aqui no fórum falarem logo da pílula do dia seguinte (que é um método de contracepção de último recurso) só demonstra o meu ponto de vista ou seja, as pessoas não estão informadas. Existem muitos métodos contraceptivos tais como: Preservativo masculino associado ou não a espermicidas (cremes, etc...), dispositivos intra uterinos (DIU), pílula monofásica de baixa dosagem (que também reduz a incidência do cancro do ovário e cancro do endométrio), ou até mesmo métodos definitivos como a laqueação tubar e vasectomia. Isto só para citar alguns.

E sobretudo não comparem uma patologia (cirrose alcoólica, etc...) a uma gravidez. É que não tem MESMO nada a ver uma coisa com a outra.
... tudo na onda de "cometeste um erro, agora assume a responsabilidade e vive com ele".
Claro que as pessoas têm que assumir as responsabilidades dos seus actos. Se eu tiver um acidente por excesso de velocidade o problema é meu, eu é que posso ficar com lesões graves para o resto da vida ou até mesmo morrer. O mesmo se passa com hábitos (fumar, álcool em demasia, etc..) toda a gente sabe os riscos que correm mas mesmo assim fumam e bebem. Estão no seu direito, têm é que tomar uma decisão estando informados.
Com o aborto é diferente porque quer queiramos quer não há outro ser envolvido. Ser esse que às 7 semana já tem um coração que bate e cuja a organogénese efectua-se maioritariamente entre a 2ª e a 8ª semana de vida. Não considero o aborto às 10 semanas um homicídio visto que um feto só é viável (fora do útero) por volta das 24 semana mas o que é certo é que se deixarmos a coisas decorrerem normalmente, nasce uma criança.
Claro que esta criança como sendo indesejada pode vir a sofrer maus tratos ou ter pouca qualidade de vida.
Por isso, para evitar estas situações, digo e volto a repetir: se um casal não quer ter filhos que tome as devidas precauções, nem que seja o uso de múltiplos métodos contraceptivos!
E acho que ganhamos mais ao actuarmos na origem da questão e não depois de "o mal estar feito" é que se remedeia.

Se ganhar o NÃO há, no entanto, uma coisa que devia ser mudada. Se a mulher recorrer ao aborto clandestino com consentimento do marido/namorado/pai da criança, ele também devia sofrer as consequências visto que é tão culpado como a mulher.

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

carlacs Escreveu:lol Briooosa se és das poucas pessoas neste tópico que defende o Não ao menos podias tentar representar bem o teu 'lado', porque argumentos como «o aborto legalizado vai ser usado como qualquer metodo contraceptivo» ou «o aborto legalizado não vai fazer diminuir o clandestino» não pegam nem de empurrão.. :roll:
eu nao represento lado nenhum,nao sou um radical como os do sim que nao vem mais nada á frente,e mesmo com uma votação destas disfarçada de despenalização,quando se trata de liberalizar.mas como ja disse em portugal continuará a ser assim,mandar areias prós olhos e la vao os futuristas a correr...

depois nao estou a defender o meu lado,e os argumentos que utilizei nao sao para defender lado nenhum,é a minha opinião.

agora sinceramente se como tu existe continuam a existir pessoas que pensam que ao ganhar o sim,pensam que o aborto legalizado vai diminuir consideravelmente o ilegal(as pessoas vao continuar a ter vergonha),que nao vai funcionar como contraceptivos em bastantes casos(basicamente irresponsabilidade,que é a maioria dos casos),ou que as mulheres nao vao ser mais pressionadas e ate obrigadas(neste casos obrigadas pelos homens) a fazer abortos.
e eu é que sou o "ingénuo"?num país onde morrem mais de 3 mulheres por mes devido a violencia domestica.

fiquem la com os vossos argumentos,e digo mais,quando comecei responder neste topico,apesar de ja ter a minha ideia formada sobre o este assunto,que fiz questao de me informar bem sobre a lei em si,ainda tinha duvidas sobre em quem votar,mas hoje tenho a certeza de que vou votar nao.

se reparem alguns dos topicos dos sim,resumindo dizem que em qualquer situação,se a mulher quiser abortar ate ás 10 semanas,pode faze-lo.
nunca concordarei com esta maneira de pensar...quanto mais nao seja e,sendo mais radical,como ja disseram em cima se erramos,sofremos as consequencias.
nao quero para mim uma sociedade dos facilitismos irresponsáveis...mas se o sim ganhar,terá que ser aceite mesmo por quem nao é a favor.

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

resumindo e concluindo tudo isto é um assunto bué complicado :?

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Twikhor Escreveu: É exactamente isto que eu quero dizer. Se houvesse planeamento familiar, informação à população mais jovens, etc... se calhar não estaríamos aqui a discutir o aborto.
tenho estado o topico todo a tentar dizer isto...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

O Chong Li e a Leia já disseram tudo. Todavia quero acrescentar apenas uma coisa:

Se o não ganhar, vai ficar tudo na mesma, isto é, vão continuar a existir abortos clandestinos, com todas as implicações que daí advêm; a (des)informação sexual vai-se manter como de há 7 anos para cá, como já foi referido; o planeamento familiar vai continuar na mesma, como de há 7 anos para cá... Ou seja, a vitória do não neste referendo não vai alterar absolutamente nada!!!

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Encontrei este no YouTube, acho que diz algumas coisas importantes que os movimentos pelo NÃO ignoram.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E o fantástico Gato Fedorento a gozar com o Martelo:
http://www.youtube.com/watch?v=RI-Yc2AY ... ed&search=

Excelente! :lol:

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

É uma questão complexa...
eu defendo a liberdade de decisão de cada um.
Acho que a questão não é se vão existir mais ou menos abortos, porque quem quiser fazer irá fazer como até aqui tem feito, o que irá ser diferente é que quem quiser fazer um aborto e tiver coragem de se dirigir a um hospital publico tem a possibilidade de o fazer em condições mais seguras!

Mas ha outras questoes que não são resolvidas, que era dar mais condições e apoio a maternidade!
Aumentar o tempo de licença de maternidade
Apoios financeiros a quem queira ter filhos
Um casal com filhos, um deles ter a possibilidade de escolher mudar para um local de trabalho mais perto do outro (por exemplo no sector publico isso seria possivel)

haveria muitas medidas que poderiam criar condições para se ter filhos, o que existe acutalmente com tanta instabilidade e poucos apoios dificulta mais e leva pessoas com menos recursos e/ou menos informadas a tomar medidas extremas