880.11€ de propina!!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Uzumaki Escreveu:Acredita que há!

klaro k há! basta olhar pros de programaçao do deec ... :\ (so s safa o gff)

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Acho que grande parte dos professores que temos nas faculdades nunca frequentaram cadeiras que lhes ensinassem a ensinar (passo a redundância).

Resultado: professores extremamentes conhecedores da matéria que leccionam mas com muito pouca preparação para a exporem ao Comum aluno.
"My body lie, but still I roam..."

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Eu sou da opinião que não se aprende numa cadeira a ensinar... vem com a experiência. Há é quem se dedique mais ao ensino... mas também às vezes... para quê?!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O problema é que as pessoas que supostamente se dedicam ao ensino estão no grupo que as empresas costumam recusar por não se integrarem em grupos (o tal pessoal com o perfil de médias altas, que passa o tempo todo a estudar e não aprende a trabalhar em grupo). Pode ser que saibam tudo o que há para saber sobre determinada matéria, mas são as últimas pessoas que eu colocaria a ensinar... e as primeiras que as universidades colocam. :roll:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:O problema é que as pessoas que supostamente se dedicam ao ensino estão no grupo que as empresas costumam recusar por não se integrarem em grupos (o tal pessoal com o perfil de médias altas, que passa o tempo todo a estudar e não aprende a trabalhar em grupo). Pode ser que saibam tudo o que há para saber sobre determinada matéria, mas são as últimas pessoas que eu colocaria a ensinar... e as primeiras que as universidades colocam. :roll:
Pois, mas para as empresas o que conta é a prática e a capacidade de organização e boa integração no grupo de trabalho de um individuo para que possa contribuir para o desenvolvimento da empresa, e nas univ's o que conta é o grau académica por causa do prestigio, depois há prof's como há no isec, são "grandes cabecinhas" mas não sabem dialogar com os alunos, há o caso de um professor que domina mm a área dele, mas a dar aulas olha para todo o lado menos para os alunos. Acho que este tipo de ensino não motiva ng...

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Olha que com essas pessoas que nunca colocarias a ensinar podes aprender muito...

Quanto ao pessoal com o perfil de médias altas... nem todos são cromos! Eu conheço uns quantos e não tenho essa opinião.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Claro que há excepções. E não são poucas. Mas tens que reconhecer que a relação médias altas/cromo é bastante relevante...
Quanto aos professores, muito deles não têm formação de professores: são engenheiros, arquitectos, por aí adiante que são convidados para trabalhar pelos departamentos.
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O problema não é o que eles têm para ensinar, é o modo como ensinam. Até acredito que possa aprender muito com eles, mas isso parte do princípio que eles conseguem transmitir a informação de forma útil. Eu já estou praticamente no fim do curso (só mais duas cadeiras e o estágio e já está) e posso garantir-te uma coisa: já conheci muitos professores que são considerados óptimos na sua área, mas que é quase um crime estarem a dar aulas.

Eu não chamei cromos a ninguém (aliás, nem vejo "cromos" como insulto, porque também sei que sou um bocado cromo). Apenas disse que o perfil mais adequado para dar aulas é o oposto do habitualmente escolhido pelas universidades, que colocam um limite mínimo nas médias das pessoas. Acho muito mais qualificado para dar aulas alguém que saiba dialogar com os alunos mesmo tendo tido uma média abaixo do tal limite de 14 do que alguém que saiba tudo, tenha tirado o curso com 20, mas que não consegue transmitir o seu saber. E acho que a situação actual das universidades dá-me razão nesse aspecto...

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:O problema não é o que eles têm para ensinar, é o modo como ensinam. Até acredito que possa aprender muito com eles, mas isso parte do princípio que eles conseguem transmitir a informação de forma útil.
Concordo!
o perfil mais adequado para dar aulas é o oposto do habitualmente escolhido pelas universidades
E qual é que é o perfil + adequado para dar aulas?

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Essa inadequação para dar aulas não se reflecte só nas Universidades: no básico e no secundário também há professores com total falta de preparação para transmitirem aos alunos a sua informação de forma eficaz... :roll:
"My body lie, but still I roam..."

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

peace^^ Escreveu:Essa inadequação para dar aulas não se reflecte só nas Universidades: no básico e no secundário também há professores com total falta de preparação para transmitirem aos alunos a sua informação de forma eficaz... :roll:
Infelizmente!!!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Tem que ser alguém com capacidade para falar correctamente, que consiga entusiasmar os alunos e dialogar com eles, não só no um-para-um para tirar dúvidas, mas também nas próprias aulas para umas quantas dezenas de alunos. Tem que ser alguém que compreenda os problemas dos alunos e não alguém que ache que todos têm que se dedicar a 100% àquela matéria da mesma maneira que ele o fez.

É por causa disso que eu penso que o perfil correcto seria aquele que as empresas costumam escolher... pessoas que saibam trabalhar em grupo e interagir com os outros, em vez de investigadores que por acaso até dão aulas. Daí achar um bocado estúpido o método de escolha actual, que olha para a média em vez de olhar para as capacidades da pessoa.

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:Tem que ser alguém com capacidade para falar correctamente, que consiga entusiasmar os alunos e dialogar com eles, não só no um-para-um para tirar dúvidas, mas também nas próprias aulas para umas quantas dezenas de alunos. Tem que ser alguém que compreenda os problemas dos alunos e não alguém que ache que todos têm que se dedicar a 100% àquela matéria da mesma maneira que ele o fez.
Concordo contigo em tudo menos na parte de entusiarmar o pessoal... acho que no ensino superior ninguém deveria precisar de ser motivado para estudar.

Eu prefiro o de 20 ao de 14... desde que não seja intragável! E desses, não tive muitos... talvez um ou dois...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu acho que no Ensino Superior é precisamente quando se deve motivar alguém para estudar. A menos que sejas uma pessoa fantástica, não consegues dar o teu melhor a uma cadeira que nem percebes para que te será útil e que dificilmente irás usar novamente, se o professor não for minimamente motivador (e eu tive muitas assim). Quanto ao professor de 20, nem pensar... todos os que tive desse género são horríveis, não fazem a mínima ideia de como dar aulas. Preferia mil vezes um de 12 que soubesse dar aulas a um de 18, 19 ou 20 que só despeja matéria e que nem se preocupa com os alunos. Infelizmente, o segundo caso é o que temos mais. :?

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Bem... somos de realidades diferentes... eu já estou habituado a estudar coisas que não têm utilidade muito imediata.

Responder