A história (ou estória?
Já as explicações mais "racionais" dizem que o nome guarda raízes célticas..
Adiante, quanto ao Castelo:
O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI e está situado no alto do terreiro no qual se encontra a Igreja de São Miguel.
Existem sepulturas antropomórficas da Baixa Idade Média cavadas no arenito existente entre a Igreja e o castelo.
Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego, depois do Castelo de Montemor-o-Velho é o arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até os nossos dias.
De arquitectura militar românica, gótica e manuelina, possivelmente teve duas 2 épocas de construção/reconstrução principais: o séc. XIV, a que pertence o circuito das muralhas e o séc. XV a que pertence a porta da vila e o castelejo.
A arquitectura do Castelo é composta por uma planta poligonal irregular com implantação Norte-Sul. Possui duas portas, uma a Sul-Oeste, a da Vila, de arco a pleno centro e ombreiras cortadas abertas na face de uma torre. E outra a Norte-Este, a da Traição ou dos Campos rasgada numa torre com 2 aberturas em tércio-ponto dispostas em cotovelo. Os panos de muralha a Oeste são mais elevados e fortificados que os a Este.
As muralhas, ameadas, são flanqueadas de torres. Das 12 torres originais, continuam de pé de Sul para Norte, uma quinária, uma redonda e duas quadrangulares. Da torre de menagem persistem ainda hoje apenas uma porta de arco quase a pleno centro e 2 bombardeiras.

Chegada a Penela

A Vila:





O Castelo:







Vista sobre parte de Penela.. Têm um estádio todo catita!



Esta muralha não arrombavam, não




Alguma coisa me diz que este miradouro é mais frequentado de noite que de dia

Fiquei curioso com este torreão....




Espero que tenham gostado e que, para quem não conhece, vos tenha desperto o interesse de uma futura visita



































