Queima das Fitas 2006 em Coimbra atinge lucro recorde

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Sim, Corsário, os praticantes pagam, mas será que é suficiente para suportar todos os custos associados a determinada modalidade? Telefones? Sala? Autocarros?
Andei como disse mais de 13 anos no hóquei em patins. Nesses 13 anos se andei de autocarro mais de 5 vezes foi muito. Das vezes que iamos de carrinha (que também não dá para uma equipa de hóquei completa + equipamentos) pagávamos a gasolina. Maior parte das vezes iamos em carro próprio e estamos a falar em viagens quase todos os fins de semana (excepto nos jogos em casa e mesmo assim... as jornadas muitas vezes eram duplas).
De resto, nós é que suportávamos, a única coisa que seria paga era a água com que tomávamos banho (eu por acaso até costumava vir maior parte das vezes tomar a casa) e um funcionário que organizava as coisas do hóquei e no pavilhão, de resto só mesmo o pavilhão no era cedido (também seria demais pagar por ele) e isso é da UC, não da AAC :P. As anuidades que pagávamos + patrocinios cobria praticamente o que se pagava aos treinadores (que também nem o salário mínimo era maior parte das vezes, talvez o dos séniores recebesse tanto...).

Até os fatos de treino + pólos éramos nós que pagávamos (e com isso o equipamento todo que usávamos, a 30...40 euros o stick + 150-200 euros os patins que duravam uns 2...3 anos). Até o almoço ao treinador pagávamos muitas vezes. No final não era assim tão barato representar a AAC :P

Falas em telefones mas também isso os directores e seccionistas usavam o próprio, quanto a salas sei que a Patinagem tem uma na AAC, não sei se será assim tão cara mantê-la.

Isto não é um ataque à AAC pois eu até costumo defender nesta questão da Queima por saber o que custa organizar as coisas, mas se ela tem tantas modalidades é pelo gosto que muita gente tem por elas, não é porque a AAC dá condições excepcionais para a prática das modalidades :P .
Ao fim de 13 anos se calhar o meu pai podia comprar um bom carro novo com o dinheiro que se gastou em gasolina + equipamento + anuidades e ainda se ir passar umas férias confortavelmente. :wink:

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

djcrocha Escreveu:Briosa: Obviamente essa é a frase fácil do demagogo. Sabes quanto custou Alanis? Eagle Eye Cherry?

As diferenças são justificaveis em parte. Mas concordo que nem todas as pessoas que integram as diferentes comissões organizações fazem os mesmos sacrificios.

Não falo em "meter dinheiro ao bolso", mas sim em contenção de custos. Para mim, roubar uma nota de 5 euros, é a mesma coisa que jantar por 15 euros quando se pode jantar por 10 euros.

É triste, para quem quer mudar esta imagem da AAC, Queima das Fitas e Latada, não ser reconhecido, mas, pelo contrário, ser acusado indiscriminadamente.

Esta atitude é própria de mentes fracas e intelectualmente desonestas.

Saudações Académicas,

Daniel Rocha
ate me esqueci de dar os parabens aos que organizaram a ultima,agora,nao é de hoje que se sabe que costumam meter dinheiro ao bolso,seja em jantares,ou mesmo ate quem sabe chegar num dia qualquer á bilheteira e tirar umas notas para o bolso,e nao me venham dizer que isso nunca aconteceu.

nao é com palavras que mudam o que a mentalidade de pessoas como eu,em relaçao a este assunto.
mas com comissoes organizadoras como a ultima,e com contas destas.

sinceramente e sou um grande leigo nisto,mas nao consigo perceber como é que queimas ou latadas podem dar prejuizo,a nao ser por culpa da organizaçao...

mais uma vez parabens aos ultimos...se continuarem a seguir o exemplo a mentalidade muda de certeza.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Olha levem o José Cid ao parque este ano em vez do Chá Dançante! Ajuda às receitas!
Internacional, olha o Little Richard ainda dá para as curvas. B)

djcrocha
Novato
Novato
Registado: domingo, 22 outubro 2006 10:33

Mensagem por djcrocha »

Caro Corsário: uma estrutura desportiva e cultural como a da AAC é demasiadamente cara. Simplesmente, não existe outra no país. E por acaso, nunca me dei ao trabalho de pesquisar, aqui na vizinha Espanha, se existiria algo parecido.
É mais que obvio, que o grande motor das secções são as próprias secções e os seus seccionistas, isso é indiscutível. O que é discutivel são as percentagens de participação de custos entre AAC-Secção-Directores-Praticantes. Mas acho que é fácil de perceber que, quanto mais for a percentagem da AAC, menos será as dos outros 3.
[Sabes quanto já pagou a AAC em reparações do Pavilhão Universitário?]

A AAC tem mais de 20 funcionários: motoristas que a Patinagem usa, Tesoureiro que a Patinagem usa, Contabilidade que a Patinagem usa, Secretaria que a Patinagem usa, etc.... Paga seguros multiriscos edificios que cobrem a Patinagem. Paga a central telefonica que a Patinagem usa... é uma lista interminável. Mas não suporta a grande fatia dos custos.

O valor da AAC reside nas Secções. Latadas e Queimas são coisas menores - são apenas instrumentos.

Briosa: Espero que não me tentas compreendido mal. Pelo que li, até achas que esta comissão está de parabéns. Mas nestas alturas é preciso não falar nas partes negativas da organização. Deve-se atribuir a relevância ponderada a cada uma das partes.

Qual seria a tua linha de conduta, enquanto membros organizador, se:
- quando dessem 700 mil euros de lucro fosses acusado de corrupto, incompetente, míudo, amador?
- quando dessem 100 mil euros de prejuizo fosses acusado de corrupto, incompetente, míudo, amador?

Compreendes? É uam questão motivacional que depois obriga a organização fechar-se pois deixa de atribuir valor à opinião pública - passa a ignorá-la e a ser indiferente se a Queima dá lucro ou prejuízo. Compreendes porque os treinadores de bancada são prejudiciais?

Atingir-se 700 mil euros de lucro e continuar a falar-se de corrupção é triste, e bem pior, é demonstrativo do País que temos.
Basta abrirmos os jornais e lermos que a única coisa que interessa aos jornalistas é o lado menos positivo das coisas.

É assim que queremos ser um país desenvolvido? Que quando algo corre mal está lá para apontar o dedo, e não para ajudar a reconstruir? Que quando algo está bem é porque roubou? Porque fugiu aos impostos? Porque explorou os trabalhadores?

Ontem alguém no MSN me disse "Então 700 mil euros? Que grande aldrabice." - referia-se a engenharia financeira. Respondi "Pois é. Anunciar 700 mil euros é giro, especialmente quando as secções culturais e desportivas recebem directamente 40% do lucro, ou será que elas não sabem fazer contas?". Só para ilustrar a mentalidade desta gente- acusam e nem sequer pensam que tal coisa nem sequer é possivel.

Saudações Académicas,

Daniel Rocha

PS - José Cid...quem sabe. Convém não esquecer uma coisa: a escolha das bandas é extremamente condicionada - nomeadamente pela disponibilidade, orçamento e patrocionadores.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Sabes quanto já pagou a AAC em reparações do Pavilhão Universitário?
Desculpa lá mas acho que se pagaram (apesar daquilo ser propriedade da UNIVERSIDADE, não da AAC) só fizeram bem. Os concertos da Latada são dos principais responsáveis por muitos dos danos do pavilhão (basta na entrada principal junto ao parque de estacionamento e veres como estão/estavam as paredes ao nível do chão -> estavam basicamente a partir pela base devido às vibrações). :P

Quanto aos motoristas: carrinhas era um dos seccionistas/directores/treinadores que conduzia, o motorista do autocarro não sei se era cedido (isto é sem pagamento) pela AAC, tenho ideia que o pagávamos, mas também se não tenho a certeza e se a AAC cedia, era das poucas coisas que nos era cedido.

Mais uma vez não ponho em causa a AAC, apenas que como disse, se não fosse o esforço maior parte das vezes a com custos particulares dos praticantes/seccionistas/directores, a AAC não teria nem metade da estrutura desportiva que tem. Digo-te que há clubes com menos projecção nacional que recebem mais apoios nas diversas modalidades e têm melhores condições para a prática desportiva, mas aí também poderá haver alguma culpa dos próprios directores por não se juntarem todos das diversas modalidades e procurar um patrocinio grande comum, ou então irem individualmente às muitas lojas da baixa procurar patrocinios menores criando, por exemplo, o estatuto de apoiante oficial ou fazendo-os mesmo sócios das secções (claro que isto não valeria de nada para além de possivelmente voto nas eleições para os corpos da secção, que nem sei se poderia ser segundo os estatutos, e para os jogos muito menos, não têm bilhetes, é grátis).

P.S.: Já agora esses 700 mil euros já é o valor sem o IVA que deverão ter que pagar? :)

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

djcrocha Escreveu:Al Capone:

Miudos ou não... 700 mil euros de lucro é muito dinheiro... falar é fácil, fazer...bem, isso é que é mais difícil.

Eu gostava que o patrocinio de 3.500.00 euros de patrocinio da Sagres fosse dado à Queima de Coimbra, mas infelizmente não é...

Aliás, acho que o comentário à questão da existência, ou não, de bilhetes diferenciados é qualificativa dos "treinadores de bancada" da Queima das Fitas. Falam, falam, falam, dizem mal de tudo, mas nada sabem. Às vezes, um pouco humildade faz bem...pelos menos "os miudos" sabem o que dizem.

As categorias de bilhetes estudante, estudante de fora e não-estudante estão previstas no Regulamento Interno da Queima das Fitas.
Lá por estarem previstas no regulamento não quer dizer que tnh q concordar com elas, continuo a achar q a festa é da academia de coimbra!
Os bilhetes deviam ser diferenciados por uma questao de justiça e equidade. O dinheiro que as várias entidades dão à AAC é para os seus associados, as associações de estudantes dos politecnicos e privadas tb recebem mas não entram com nenhum pa queima!
Não podem querer ser estudantes de coimbra so para as festas, quantas vezes ja viste os gajos dos politecnicos a reclamarem na rua por causa das propinas?! aumentam e eles calam-se! nem piam nessa altura!

E para mim as expressoes usadas para definir as categorias dos bilhetes são um pouco dubias...

Em relação aos miudos e à falta de profissionalismo, so quem não conhece gente a trabalhar nas várias comissoes é que pode dizer que são bem geridas!

700mil euros de lucro (no jornal li 524mil ao que se tinham que deduzir o prejuizo do ano anterior) é mt bom, mas cortando no programa cultural e desportivo, bem cm no cartaz da queima, mantendo o preço dos bilhetes do parque, não é mt dificil de atingir...

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Tem que se tirar de um lado para enriquecer o outro... afinal não é com descidas do rio ou paintball que vão trazer gente do país todo...
Além disso, o pessoal das privadas e politécnicos também paga para ir na Queima e não é pouco...
Sobre universitários e os outros, acho as divisões idiotas. São todos do ensino superior, só as instituições variam. Afinal, a UC copiou um curso (Turismo) da ESEC. :P

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Al Capone Escreveu:
djcrocha Escreveu:Al Capone:

Miudos ou não... 700 mil euros de lucro é muito dinheiro... falar é fácil, fazer...bem, isso é que é mais difícil.

Eu gostava que o patrocinio de 3.500.00 euros de patrocinio da Sagres fosse dado à Queima de Coimbra, mas infelizmente não é...

Aliás, acho que o comentário à questão da existência, ou não, de bilhetes diferenciados é qualificativa dos "treinadores de bancada" da Queima das Fitas. Falam, falam, falam, dizem mal de tudo, mas nada sabem. Às vezes, um pouco humildade faz bem...pelos menos "os miudos" sabem o que dizem.

As categorias de bilhetes estudante, estudante de fora e não-estudante estão previstas no Regulamento Interno da Queima das Fitas.
Lá por estarem previstas no regulamento não quer dizer que tnh q concordar com elas, continuo a achar q a festa é da academia de coimbra!
Os bilhetes deviam ser diferenciados por uma questao de justiça e equidade. O dinheiro que as várias entidades dão à AAC é para os seus associados, as associações de estudantes dos politecnicos e privadas tb recebem mas não entram com nenhum pa queima!
Não podem querer ser estudantes de coimbra so para as festas, quantas vezes ja viste os gajos dos politecnicos a reclamarem na rua por causa das propinas?! aumentam e eles calam-se! nem piam nessa altura!
Pois...mas por exemplo aqui no isec quando foi a manifestaçao nacional em lisboa ha uns anos proporcionalmente acho que ainda foram mais alunos daqui do que na faculdade. Andavam la o pessoal da associaçao mesmo a pedir a caloiros e isso pra irem pra Lisboa. Ir a manifestação destas por pedido mais vale ficar em casa. E não te esqueças de uma coisa. Podemos ficar mais caladinhos com isso mas ainda pago menos de 500 € de propinas. Será que valeu a pena a manfiestação? Acredito que sim. Recordo-me agora também ha uns meses que a AAC fechou a rua padre antonio vieira e estavam quantas pessoas a fechar a rua? 16 ou pouco mais não foi?? Não sei quantos estudantes estão ligados a associação mas acho que ainda passam bem os 300 não é??

Diz-me lá tu também se não conheces ninguem que tinha ido pra associaçao apenas pra ter um bilhete gratuito pra queima e mais uns convites. E isto vi eu e não tou a inventar. Um pessoal pertencente a uma lista candidata na noite da contagem dos votos que assim que soube que tinha vencido as eleições a primeira coisa que gritaram foi:

VIVAAAAAAAA! JÁ TEMOS BILHETES PRA QUEIMA....

Mais um aspecto a realçar. Se nos ficamos caladinhos voces falam no nosso lugar. Tou-me a recordar ha uns anos quando houve a praxe do "tijolo" que foi aqui no isec e o aluno avançou com uma queixa no ministerio do ensino superior. O Dux, numa conferencia de imprensa, em vez de ignorar o caso pois o assunto dizia respeito ao isec e não a faculdade afirmou que o doutor não pode fazer ao caloiro o que lhe apetece....
Bem ja tou a divagar no assunto...

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

gunky Escreveu: Diz-me lá tu também se não conheces ninguem que tinha ido pra associaçao apenas pra ter um bilhete gratuito pra queima e mais uns convites. E isto vi eu e não tou a inventar.
Pois..isto também eu ja vi..

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Al Capone Escreveu:O dinheiro que as várias entidades dão à AAC é para os seus associados, as associações de estudantes dos politecnicos e privadas tb recebem mas não entram com nenhum pa queima!
hás-de-me dizer o que é q as associações de politecnicos recebem pela queima das fitas.. a organização é da aac, a venda de bilhetes igual, as receitas tb da aac... :roll:

por alguma razão as associações dos politecnicos se têm vindo a juntar para organizar em conjunto festas de recepção ao caloiro (latada) pois não têm nada a ver com a organização da aac ;)

quanto aos protestos, acho que enquanto os politecnicos pagarem a propina mínima não há grande razão para queixas, mas não podes dizer q se calam pois já vi nas varias manifestações camionetas è porta do ISEC para irem a Lisboa em apoio a manifs que nem se lhes diziam respeito directamente (apenas indirectamente como estudantes e como apoio aos colegas da UC)
Última edição por daniel322 em quinta-feira, 11 janeiro 2007 17:24, editado 1 vez no total.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

carlacs Escreveu:
gunky Escreveu: Diz-me lá tu também se não conheces ninguem que tinha ido pra associaçao apenas pra ter um bilhete gratuito pra queima e mais uns convites. E isto vi eu e não tou a inventar.
Pois..isto também eu ja vi..
claro, a grande maioria das pessoas vai para a associação por regalias em termos de exames ou de beneficios tais como os bilhetes para queima/latada

gunky
Veterano
Veterano

Mensagem por gunky »

daniel322 Escreveu: claro, a grande maioria das pessoas vai para a associação por regalias em termos de exames ou de beneficios tais como os bilhetes para queima/latada
Ya também me esqueci de referir esse aspecto em termos de exames. Conheço pessoas que tão dentro de secções e quando faço perguntas relativamente ao resultados de assembleias magnas muitas vezes desconhecem que houve uma magna, ou se houve respondem que querem lá saber disso, etc...

Ainda me lembro da manif que o pessoal da UC fizeram no polo II na altura em que tava a ser discutido o aumento de propinas. Embora não saiba os motivos, nem sequer o presidente da associação estava lá no início. Apenas quando começou a haver porrada é que lá apareceu com 1 megafone, coitado nem sabia o que fazer, nem o que dizer quando devia ter sido o primeiro a por-se entre a policia e os estudantes. E, apenas pelo que vi na tv, achei muito bem a policia carregar nos estudantes pois VI o pessoal mesmo aos pontapes as portas e a fazerem de tudo pra arrombarem com a fechadura. Muita gente achou desnecessario a intervenção da força de intervenção mas acho que foi bastante justificavel. Imaginem só se os estudantes tivessem acabado por partir a fechadura e entrado no edificio....Acho que teriam passado mais pessoal uns dias no posto do que apenas o caloiro, que embora não ter sido o gajo que fez mais disturbios deve ter consciencia que ali podia lixar-se qq 1....
Pra terminar, disseste tb que o pessoal do politecnico fica todo muito caladinho mas a AAC ainda toma muitas vezes como forma de manifestação o adorado LUTO ACADÉMICO. Não consigo ver a associaçao tomar este tipo de atitude senão para terem menos trabalho. Faz-se luto académico, o pessoal n se traja, não se praxa e ja está!?!??!?!?!?!?!

gunky
Veterano
Veterano

Mensagem por gunky »

djcrocha Escreveu:Briosa: Obviamente essa é a frase fácil do demagogo. Sabes quanto custou Alanis? Eagle Eye Cherry?

As diferenças são justificaveis em parte. Mas concordo que nem todas as pessoas que integram as diferentes comissões organizações fazem os mesmos sacrificios.

Não falo em "meter dinheiro ao bolso", mas sim em contenção de custos. Para mim, roubar uma nota de 5 euros, é a mesma coisa que jantar por 15 euros quando se pode jantar por 10 euros.

É triste, para quem quer mudar esta imagem da AAC, Queima das Fitas e Latada, não ser reconhecido, mas, pelo contrário, ser acusado indiscriminadamente.

Esta atitude é própria de mentes fracas e intelectualmente desonestas.

Saudações Académicas,

Daniel Rocha
Já agora diz lá quanto é que o pessoal do intocha pagou para estar a distribuir a cerveja dentro do parque. Nas primeiras 2 noites os encarregados ainda diziam ao pessoal que tava a tirar finos para deixarem 1 dedo e meio de espuma pra pouparem na cerveja...Ora isto numa queima por amor de Deus... :roll: :roll:

Mudando de assunto se querem alterar a imagem da AAC, e um dos papeis da AAC é representar os estudantes da faculdade, porque é que andam a fazer manifestações sem apoio dos estudantes. Agora com bolonha por exemplo. Muita gente nem sabe as alteraçoes, os que ja tiveram bolonha neste ano lectivo (psicologia por exemplo), não ainda explicar muito bem as alterações que os atingiram. A associação inferioriza o processo de bolonha e foge ao assunto afirmando que é um meio do miniterio, reitoria e etc fazer propaganda e evitar falar-se nos media de assuntos como acção social, cortes orçamentais, possivel aumento de propinas, etc etc. Quase que aposto que se fizerem um inquérito a comunidade superior estudantil da cidade de coimbra e não so da UC que só prai uns 15% ou menos se manifesta contra bolonha...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

Quanto à intervenção policial (e não estive lá), sim dar pontapés a portas não é lá mt bom, mas amor com amor se paga e a sacanisse que foi a subida de mais de 100% no valor das propinas é inqualificável, especialmente vindo de um suposto reitor de esquerda que deveria defender o ensino superior gratuito. Sim a UC precisava de receitas... ora para que servem tantas bolsas de doutoramento e projectos de pesquisa? Que se capitalize isso, que se vá às empresas arranjar patrocínios (não me choca nada ter uma placa a dizer que determinada sala é patrocinada pela empresa X ou que o equipamento foi cedido por Y).
Que tenha protocolos com empresas... que os antigos estudantes, muitos deles bem na vida, façam donativos, por pouco que seja se cada um der pouco, muitos a darem pouco vai dar muito (e até dá para descontar no IRS!)... mas acima de tudo que faça frente a um Estado que se desresponsabiliza mas gasta dinheiro com motoristas e automóveis novos a cada mandato e gasolina para ir buscar o Sr. Ministo. Os Professores a meu ver também deviam apoiar e credibilizar um possível protesto conjunto, pois que não pensem que não sairão prejudicados com estes cortes orçamentais (já se fala em despedimentos...).

A DG-AAC inferioriza bolonha pq assim é decidido em AM (que quanto a mim, não sendo representativas da pop. estudantil, deviam deixar de ter o poder que têm e passar-se a outra forma de consulta mais eficiente). Estou em Eng. Informática e Bolonha veio introduzir alterações positivas e acima de tudo balizar certas coisas e também aumentar a responsabilidade dos professores (desde terem que comunicar entre eles para fazer mapas de esforço compatíveis etc). Tudo está belo? Não... há ainda grandes arestas por limar, mas já é positivo haver objectivos destes definidos e a tentativa de se ter um ensino mais pensado e não na base de "despejam-se os trabalhos e eles que se desenvecilhem" (que nao acontecia com todos ou conscientemente, mas que era um facto).

Agora tb acho generalização abusiva dizer que só vão para a AAC para ter bilhetes e regalias, há gente que por lá está e não usufrui delas e pelo que muitos trabalham (e tenho conhecimento) acho perfeitamente normal receberem bilhetes ou terem jantar pago durante a Queima. (claro que há outros que não fazem puto e esses nitidamente não deveriam ter direito a NADA)

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

daniel322 Escreveu:
Al Capone Escreveu:O dinheiro que as várias entidades dão à AAC é para os seus associados, as associações de estudantes dos politecnicos e privadas tb recebem mas não entram com nenhum pa queima!
hás-de-me dizer o que é q as associações de politecnicos recebem pela queima das fitas.. a organização é da aac, a venda de bilhetes igual, as receitas tb da aac... :roll:

por alguma razão as associações dos politecnicos se têm vindo a juntar para organizar em conjunto festas de recepção ao caloiro (latada) pois não têm nada a ver com a organização da aac ;)

quanto aos protestos, acho que enquanto os politecnicos pagarem a propina mínima não há grande razão para queixas, mas não podes dizer q se calam pois já vi nas varias manifestações camionetas è porta do ISEC para irem a Lisboa em apoio a manifs que nem se lhes diziam respeito directamente (apenas indirectamente como estudantes e como apoio aos colegas da UC)
Não me parece que consigas ler na minha frase que o dinheiro a que me refiro é da queima das fitas, ou consegues?!
Por acaso tava-me a referir a subsidios, nomeadamente do IPJ!