Estariamos a regressar a um estado de barbárie semelhante ao da Época Moderna (sim, a Inquisição não é medieval!).
Se eles merecem viver depois disso? Não, não merecem, mas dentro de uma solitária tu não vives, sobrevives. Se eu fosse familiar, gostaria que morressem? Provavelmente até lutava por isso, mas essa é a razão pela qual ninguém convoca um jurí que tenha ligações aos casos e um juiz o mais imparcial possivel.
Não nos podemos arrogar ao direito de vida/morte sobre outras pessoas, não faz parte dos direitos da nossa sociedade. Mas eu na minha qualidade de civil, de cidadã, também preferia saber que determinados individuos não voltavam a ver a luz do dia. Apenas não sou capaz de dizer "tu mereces morrer, mas o fulano X já não".
Saddam condenado a enforcamento
-
carlacs
- Veterano

- Mensagens: 838
- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
-
banjix
- Lendário

- Mensagens: 1635
- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Eu já não comento acerca da pena de morte porque já algures disse a minha opinião relativamente a isso. No entanto, o que eu acho mais estranho no meio disto tudo é a forma apressada como este processo decorreu! A pressa em executarem Saddam foi o que mais me surpreendeu, na medida em que, entre o julgamento (ou o recurso a este) e a aplicação da pena passaram poucos dias.
Estariam com medo que ele fugisse?
Estariam com medo que ele fugisse?
-
Chong Li
- Lendário

- Mensagens: 2236
- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
Carol
- Veterano

- Mensagens: 887
- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
sou a favor da pena de morte, mas sou contra a morte de Saddam..
isto foi o simbolo oficial do triunfo dos EUA nesta guerra. O mau morre e os bons saem como salvadores de um povo...
todo o julgamento foi fachada, já se sabia qual o final...
ele deveria era ser trazido para a Europa e julgado como criminoso de guerra, que é o q fazem aos outros criminosos de guerra (será por isso que lhe dão esse nome?)
e mais, conseguiram ser ainda piores q o Saddam ao filmarem (nem q fosse só o inicio) e a passarem as imagens..
já agora punham a cabeça num pau e passavam pelas ruas.
foi tudo uma idiotice, liderada pelo maior dos idiotas, Mr. Bush...
isto foi o simbolo oficial do triunfo dos EUA nesta guerra. O mau morre e os bons saem como salvadores de um povo...
todo o julgamento foi fachada, já se sabia qual o final...
ele deveria era ser trazido para a Europa e julgado como criminoso de guerra, que é o q fazem aos outros criminosos de guerra (será por isso que lhe dão esse nome?)
e mais, conseguiram ser ainda piores q o Saddam ao filmarem (nem q fosse só o inicio) e a passarem as imagens..
já agora punham a cabeça num pau e passavam pelas ruas.
foi tudo uma idiotice, liderada pelo maior dos idiotas, Mr. Bush...
-
banjix
- Lendário

- Mensagens: 1635
- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
Carol
- Veterano

- Mensagens: 887
- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Artigo interessante...
http://dn.sapo.pt/2007/01/03/opiniao/o_ ... addam.html
http://dn.sapo.pt/2007/01/03/opiniao/o_ ... addam.html
Vicente Jorge Silva @ DN Escreveu:Não há testemunho mais eloquente contra a pena de morte do que as imagens de uma execução, seja qual for o seu género. Mas o enforcamento de Saddam teve requintes de sordidez que deveriam fazer pensar não apenas aqueles que insistem em defender a lei de talião como um instrumento legítimo do Estado de direito, mas sobretudo os que ainda pretendem que o déspota de Bagdad foi julgado e executado segundo as regras da legalidade democrática trazida para o Iraque pelas tropas invasoras. Que distingue, no fundo, os invisíveis assassínios políticos no tempo de Saddam destas imagens de visão precária num ambiente lúgubre, captadas à socapa em estilo de reportagem "clandestina"? Que diferencia, afinal, a face da barbárie destas máscaras da civilização e da democracia?
"Deveriam fazer pensar", escrevia eu. Só que, precisamente, nada será mais estranho aos adeptos da pena capital e aos cruzados inflexíveis da invasão do Iraque do que o mero exercício da racionalidade. Há nuns e noutros - são aliás, muitas vezes, os mesmos - a pior de todas as cegueiras que é a comum recusa de ver e de pensar. Começam por negar a evidência das imagens e abdicam logo de reflectir sobre o seu significado, sempre que isso possa ferir certezas intocáveis. Admitir uma dúvida, uma perturbação, por ínfimas que fossem, seria um princípio de exposição à vulnerabilidade e ao risco de perder a face. O cinismo ideológico e a cobardia moral andam sempre de mãos dadas com o medo da verdade.
Há cerca de quinze anos, uma longa reportagem, também em estilo "clandestino", sobre o pseudojulgamento e a execução sumária do ditador romeno Ceausescu e da sua mulher Elena, foi exibida em Lisboa numa sessão promovida pela TSF. Ceausescu era, tal como Saddam, uma personagem particularmente execrável, um tirano patético e impiedoso. Mas, perante a farsa judicial montada pelos que o mandaram executar, acabava por justificar a sobranceria e o desprezo com que os tratava. Nem ele nem a mulher imploraram perdão ou misericórdia e foram abatidos como cães no pátio de uma escola onde se reunira o "tribunal", no qual pontificavam alguns antigos colaboradores do regime comunista e que, manifestamente, queriam desembaraçar-se a toda a pressa do chefe caído em desgraça.
No debate que se seguiu à projecção da reportagem, choquei alguns presentes quando disse que, perante aquela farsa repugnante de justiça expeditiva, era grande a tentação para simpatizar com a atitude final do ditador. Perguntei se não era verdade que muitos romenos tinham apoiado e até colaborado activamente com o regime de Ceausescu mas agora o responsabilizavam por todos os males, o que provocou novos protestos inflamados. Por fim, interpelei o então embaixador da Roménia em Lisboa - que se juntara ao coro das indignações - para saber se ele não exercia já as mesmas funções no tempo de Ceausescu. Respondeu-me com candura que sim, mas que, como diplomata, não tinha de ter opiniões políticas. Passou a tê-las, no entanto, assim que Ceausescu foi liquidado, e sem experimentar nenhum constrangimento moral com as imagens terríveis que acabávamos de ver.
É certo que o julgamento de Saddam foi rodeado de algumas aparências de legalidade que não existiram no tribunal improvisado para abater Ceausescu e a mulher. Mas para além dos assassínios de advogados de defesa de Saddam, quem pode honestamente, sem pingo de vergonha, pretender que essa encenação de pacotilha foi digna de um Estado de direito? Pelos vistos, muita gente, incluindo Bush, Blair (a ambivalência oficial britânica é, aliás, nauseabunda: contra a pena de morte, mas respeitando a "soberania" iraquiana...) e várias hordas de fanáticos que pairam sobre a tragédia do Iraque como aves de rapina, desde os cruzados neocons da ordem democrática americana até aos fundamentalistas iranianos.
Face à extensão dos desastres da guerra, os novos senhores de Bagdad já estendem a mão aos antigos colaboradores de Saddam para reconstruir o Estado, um processo idêntico ao que levou alguns aliados de Ceausescu a tornarem-se figuras de proa da Roménia democrática. É o caso do ex-presidente Iliescu e outras personagens menos notórias, que persistem em apagar todos os vestígios compro- metedores do seu passado dos arquivos da polícia política comunista. Eliminar Ceausescu, eliminar Saddam - para apagar resíduos incómodos e reescrever a História.
Mas o fantasma de Saddam ameaça tornar-se um símbolo mais incómodo com ele morto do que vivo. O boneco do ditador enforcado numa rua de Bagdad no dia da execução evoca o derrube da sua estátua quando as tropas americanas entraram, quase sem resistência, na capital iraquiana. Sabe-se o que se passou de então para cá - e como a miragem dessa entrada triunfal se desfez em pó.
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Outro artigo interessante
http://dn.sapo.pt/2007/01/06/opiniao/sa ... iitas.html
Já três crianças no mundo morreram ao tentar imitar o que viram na televisão, uma das quais de 15 anos ficou deprimida com o que viu.
http://dn.sapo.pt/2007/01/06/sociedade/ ... mitar.html
http://dn.sapo.pt/2007/01/06/opiniao/sa ... iitas.html
Leonídio Paulo Ferreira @ DN Escreveu:Saddam Hussein foi apenas um dos dois mil iraquianos mortos em Dezembro. Mas a execução do ditador de Bagdad assume um significado político único, que vai além do simbolismo do acto. Confirma a ruptura entre as comunidades árabes xiita e sunita, que se percebera logo pela diferente atitude em relação ao invasor americano em 2003 e se tornara notória após a destruição do mausoléu de Samarra há um ano. Se nos bairros xiitas da capital e nas cidades do Sul houve festejos pelo enforcamento do ex-presidente, nas regiões sunitas (em volta da Tikrit de Saddam) o sentimento foi de revolta. Onde uns viram justiça, outros notaram vingança. E a hipótese de a guerra civil larvar se generalizar é imensa.
Saddam foi condenado à morte pela repressão feroz contra uma aldeia xiita. E, no entanto, se houve comunidade perseguida pelo seu regime foi antes a curda, a que pertence o actual Presidente JalalTalabani (foi contra a aldeia curda de Halabja que foram usadas armas químicas, foi a população curda que foi expulsa para o Irão). Historicamente, o regime dominado pelo partido Baas, laicista, perseguiu os religiosos xiitas, mas procurou integrar as populações. Houve mesmo um momento em que uma ligeira maioria dos militantes pertencia a essa corrente do islão. E Saddam, durante a guerra contra o Irão, apelou ao nacionalismo dos xiitas iraquianos e conseguiu afastá-los dos ayatollahs de Teerão. Alguns cargos de poder tiveram até por vezes ocupantes xiitas, em especial a presidência do Parlamento. Foi só após a revolta xiita de 1991, na sequência da expulsão das tropas iraquianas do Koweit, que Saddam reprimiu em vasta escala a comunidade maioritária, cerca de 60% dos 25 milhões de iraquianos. Nesse momento, consumou-se o divórcio entre Baas e xiitas e o partido tornou-se monopólio dos árabes sunitas. O aparelho de Estado já o era.
Houve nesta execução de Saddam vivas a Moqtada al-Sadr, líder das milícias xiitas suspeitas de estarem envolvidas na retaliação assassina contra os sunitas que se seguiu ao ataque bombista a Samarra. E se o ditador de Tikrit pode pertencer já ao passado, a forma como morreu serviu de alerta para muitos árabes sunitas, que serão um quinto da população. Já sabiam, desde a invasão americana e a promessa de Governo da maioria, que o seu poder estava destruído. Agora temem que a própria existência esteja ameaçada.
País nascido após a Primeira Guerra Mundial da fusão das províncias otomanas de Mossul, Bagdad e Baçorá, o artificial Iraque sempre foi tutelado por sunitas - no tempo dos turcos, no tempo da monarquia, no tempo de Saddam. Depois da desbaasificação imposta por George W. Bush, os sunitas pouco contam no novo regime. O curdo Talabani tenta ser uma espécie de árbitro e até diz ser contrário à pena capital, mas o essencial do conflito no Iraque é entre os seus novos senhores xiitas (o primeiro-ministro Nuri al-Maliki e os chefes da aliança governamental) e os deserdados sunitas. Não é por acaso que as fileiras da insurreição se alimentam dos membros dessa comunidade, a começar pelos jihadistas (a Al--Qaeda sempre teve ódio visceral aos xiitas).
A execução vingativa de Saddam ofereceu um mártir a uma minoria que se habituou a governar e que hoje luta pela sobrevivência. Mas sobretudo acentuou um embate entre xiitas e sunitas que pode destruir o Iraque. Os vizinhos assistem preocupados a um choque que arrisca-se a incendiar o Médio Oriente.
Já três crianças no mundo morreram ao tentar imitar o que viram na televisão, uma das quais de 15 anos ficou deprimida com o que viu.
http://dn.sapo.pt/2007/01/06/sociedade/ ... mitar.html
-
carlacs
- Veterano

- Mensagens: 838
- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Epah eu não entendo..videos sobre sexo nem existem no Youtube..porque é que não fazem isso com os videos do Saddam?? Para eliminar os que já existem é so fazer uma busca por 'Saddam' e lixeira com eles..Aliás, quando estão a fazer o rastreio por videos de sexo também deviam fazer o rastreio por este tipo de videos, principalmente ESTE...Corsario-Negro Escreveu:
Já três crianças no mundo morreram ao tentar imitar o que viram na televisão, uma das quais de 15 anos ficou deprimida com o que viu.
http://dn.sapo.pt/2007/01/06/sociedade/ ... mitar.html
Imagino o que deve ser pra um miúdo, que passou os ultimos anos a ver imagens , ou mesmo videos do Saddam na tv (a sessão do tribunal então todagente deve ter visto), ou seja, familiarizou-se minimamente com ele e passado uns tempos ver a mesma pessoa a ser morta.. Claro que qualquer criança ficava afectada!!!
-
mustiness
- Lendário

- Mensagens: 1638
- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
Também morreram crianças por verem o Dragon Ball (pensavam que podiam voar e ser super guerreiros e tal), mas sim, é um disparate permitirem que isso esteja no Youtube. E não é apenas pelas crianças, mas sim pelo público em geral. Podia ser tudo o que nós quisermos, ms também era uma pessoa. Ao menos isso.
É uma questão quase ética, inclusive.
É uma questão quase ética, inclusive.
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Normalmente no YouTube videos como este são sinalizados como para maiores de 18 anos tendo que o utilizador estar registado e declarar que tem mais que 18 anos. Claro que isto não é à prova de nada mas os pais também terão que ter alguma atenção ao que os filhos fazem na internet.
Por outro lado, os que morreram foi por terem visto na televisão os videos, não por terem visto no YouTube/GoogleVideo o video integral.
Também temos que ver que foi graças a estes serviços que se soube a vergonha na qual foi executada a sentença e que o que foi dito com o outro video oficial era mentira (sobre o respeito, blablabla).
Por outro lado, os que morreram foi por terem visto na televisão os videos, não por terem visto no YouTube/GoogleVideo o video integral.
Também temos que ver que foi graças a estes serviços que se soube a vergonha na qual foi executada a sentença e que o que foi dito com o outro video oficial era mentira (sobre o respeito, blablabla).
-
carlacs
- Veterano

- Mensagens: 838
- Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
E ajudado pela irmã, o paquistanês Mubashar Ali, de 9, também se enforcou. Tinha estado a ver as imagens da execução
Não Corsário, pelo que dá a entender o artigo, mataram-se por terem assistido á execução (nem teria muito sentido matarem-se pela reportagem oficial que apareceu na televisão).A polícia não hesita em ligar o visionamento da execução aos suicídios
Há videos para maiores de 18 anos no Youtube sim, mas isso não é NADA, basta clicar em 'Confirmo' e pode-se assistir ao video.. Agora videos sobre sexo no Youtube, tu não encontras, pelo menos eu nunca encontrei, e acho que devia ser assim para os videos com violencia explicita, especialmente mortes ao vivo.....
A vergonha na qual foi executada a sentença? Que vergonha? Querias um estrado envernizado? Uma corda do melhor tecido?? Para além disso o video está em péssimas condições, não sei que grandes conclusões consegues tirar dele...Corsario-Negro Escreveu: Também temos que ver que foi graças a estes serviços que se soube a vergonha na qual foi executada a sentença e que o que foi dito com o outro video oficial era mentira (sobre o respeito, blablabla).
-
Corsario-Negro
- Lendário

- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Digo-te desde já que na reportagem que à hora do almoço deu na televisão um do familiares do Guatemalteco disse que a criança tinha visto a reportagem na TV onde se vê claramente eles a colocarem a corda à volta do pescoço com o lenço. Nada indica ali que viram as imagens no YouTube ou Google Video.Não Corsário, pelo que dá a entender o artigo, mataram-se por terem assistido á execução (nem teria muito sentido matarem-se pela reportagem oficial que apareceu na televisão).
Quando eles falam em execução podem-se muito bem estar a referir aos momentos que a antecederam, execução neste caso diz respeito ao acontecimento genérico e não ao pescoço a partir (que para quem não sabe é como hoje se "enforca" nos países que ainda têm este método primitivo de execução e o executam de forma "mais civilizada", se é que podemos dizer que é civilizada).
A velha questão... já agora sabias que basta a criança sacar o cartão de crédito do papá e aceder a sites porno sem ser preciso outro tipo de verificação? Aliás quem quer pornografia grátis facilmente a encontra, vamos agora fechar o Google (e todos os motores de busca e os próprios sites) por causa disso?Há videos para maiores de 18 anos no Youtube sim, mas isso não é NADA, basta clicar em 'Confirmo' e pode-se assistir ao video.. Agora videos sobre sexo no Youtube, tu não encontras, pelo menos eu nunca encontrei, e acho que devia ser assim para os videos com violencia explicita, especialmente mortes ao vivo.....
Ao confirmares que tens mais de 18 anos quando não os tens estás a mentir e contra isso batatas, a criança até pode enviar um email para ti com ameaças de morte, o fornecedor de email é que é agora responsável por não cumprires as leis deles ou do teu país? Cada pessoa é responsável pelo uso que faz do que tem, uma faca de cozinha por si só é inócua, o uso que fazes dela é que a pode transformar numa arma.
Cabe aos pais saberem o que os filhos fazem na internet, são pais que os eduquem. O Youtube/GoogleVideo não entra nos computadores das pessoas sem ser solicitado. É que se vamos por aí não sei, acaba-se por fechar milhões de sites. Já agora criticas a China pela politica dela para a Internet? É que se sim não estás a ser coerente.
Já pareces aqueles pais que queriam que certo canal da TVCabo fosse codificado a partir de certas horas (nas quais as criancinhas já deviam estar a dormir) dava filmes eróticos/pornográficos. Ora que raio, eduquem os filhos e metam-nos na cama a horas decentes para crianças! Uma fatia considerável dos pais de hoje em dia só quer o bem bom porque depois educar aquilo que gerou tá quieto, depois queixam-se que os filhos são mal educados e que não os respeitam, pudera, deixam-nos fazer tudo e cedem a qualquer birrinha parva e inócua.
As condições não se referem ao espaço mas sim ao ambiente e desculpa lá mas aquilo é vergonhoso, especialmente depois das entidades iraquianas terem tido a lata de dizerem que ele tinha sido respeitado antes e depois de ter morrido, ora o que se passou naquela sala foi uma imensa falta de respeito perante um homem que estava para morrer e que mesmo assim manteve a calma e respondeu à altura dos insultos e provocações. Se eles querem ser diferentes de quem mataram (a própria morte verifica que não o são), então que se comportem de modo diferente, é ai que se separa o trigo do joio.A vergonha na qual foi executada a sentença? Que vergonha? Querias um estrado envernizado? Uma corda do melhor tecido?? Para além disso o video está em péssimas condições, não sei que grandes conclusões consegues tirar dele...
E não vás para a desculpa do comportamento do Saddam face aos xiitas, pois há muito que faz compreender o comportamento que ele teve (parte está no 2º artigo que postei), o que não quer dizer que ache aceitável ou correcto.
No fim disto tudo, de ressalvar a atitude do Presidente Iraquiano, um sunita-curdo que é contra a pena de morte e que foi posto fora da decisão apesar supostamente era precisa a sua assinatura para execução ser feita e ele nunca ter assinado (e com medo que não assinasse os xiitas, nem os americanos sabem bem como e estão com medo da ilegalidade, fizeram com que não fosse precisa a assinatura).
Última edição por Corsario-Negro em sábado, 06 janeiro 2007 17:22, editado 1 vez no total.
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
É facílimo esconder a idade na internet... quando era puto jogava ao Leisure Suite Larry, que era mais de adultos, e punha sempre que tinha mais de 18 anos e respondia ao calhas às questões... no youtube é fácil dizer que somos maiores ou menores... é simples, deve haver uma regra sobre estes vídeos. Se os miúdos morreram, a culpa é dos pais pois não estiveram atento aos comportamentos deles e que os deixaram ver a cena na tv. E na internet se calhar também têm níveis de segurança baixos...
É tudo uma questão de educação e ver o que os filhos fazem...
É tudo uma questão de educação e ver o que os filhos fazem...