[COIMBRA] Fotografias Antigas de Coimbra

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Al Capone Escreveu:será que ninguem reparou que essa foto é antiga e nessa altura ainda n tava o açude construido! a agua tava sempre assim baixa!
claro! por isso é que isto acontecia:

Imagem

Imagem

pq a água tava sempre baixa :roll:
Al Capone Escreveu:quanto à electricidade n consigo acreditar que voces acreditam que a margem esquerda é alimentada por aquele cabo que esta debaixo da ponte!!
ja repararam nos cabos de alta tensao que ha ao pe da ponte europa?!

acho que ninguem disse que santa clara era alimentada por aqueles cabos, apenas se disse que simplesmente passam cabos na ponte ;)

alias esta zona da cidade tem a sua propria sub-estação

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Fotos do livro "Coimbra Através dos Tempos"

Imagem
Demolição da Torre de Sta Cruz

Imagem
Rua Ferreira Borges

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Daqui uns tempos vamos voltar ter a baixa assim, mas com o metro :!: Também acho que deviam restaurar a baixa para chamar mais atenção, mas isto é outro caso à parte :!:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

o metro não vai passar na rua ferreira borges...

já repararam no edificio onde agora é a caixa geral de depositos? (logo ao lado daquele q tem o homem na varanda).. era tão giro e foi abaixo :?

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Não :?: Ouvi dizer que uma parte do projecto do metro era da Av. Emídio Navarro --- Rua Ferreira Borges e pela baixa fora :!: Mas espero que o metro passa em mais que uma rua na baixa :!:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

na sua fase final o metro vem da estação coimbra B sempre pela beira rio até à zona da loja loja do cidadão. aì, segundo percebi, divide-se em duas linhas:
uma vai pelo meio da baixa até à CMC e segue pela avenida sá da bandeira, praça, cruz de celas até aos HUC e outra segue pela linha da lousã ;)

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

essa torre de santa cruz era realmente uma coisa de outro mundo! que imponencia! só agora me apercebi do que era!

coimbra antiga parecia-me muito mais bem organizada e bonita.

eu acho que perdeu muito em tirar os electicos de circulaçao. só para o turismo era um boom!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O cabo debaixo da Ponte Europa segura o mastro, tal como o sistema de prisão de cordas numa viola...
Sobre a torre de Stª Cruz e o edifício no lugar da CGD, é bem verdade, eram muito bonitos!!

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

dawn_to_dusk_ Escreveu: eu acho que perdeu muito em tirar os electicos de circulaçao. só para o turismo era um boom!
os electricos ainda existem, é pena que as linhas tenham sido retiradas pois realmente era bonito de ver os electricos na baixa, tal como se vê em lisboa..
Lino Escreveu:O cabo debaixo da Ponte Europa segura o mastro, tal como o sistema de prisão de cordas numa viola...
:?: :?:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

De que cabo estão a falar então? :oops:

Sobre os eléctricos, ainda na 6ª passei lá junto da garagem deles e ainda lá estão, com as linha sno chão e tudo. Deveriam aproveitá-los como fizeram no João de Deus, se não me engano...

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Lino Escreveu:De que cabo estão a falar então? :oops:

Sobre os eléctricos, ainda na 6ª passei lá junto da garagem deles e ainda lá estão, com as linha sno chão e tudo. Deveriam aproveitá-los como fizeram no João de Deus, se não me engano...
eléctricos?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Sim, pelo menos havia um vermelho num João de Deus...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:De que cabo estão a falar então? :oops:
de alta tensão.. :wink:

se não me engano, nas oficinas da rua da alegria existem vários eléctricos em bom estado. é uma pena não haver possibilidade de os por em circulação :(

luisistico
Banido
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49

Mensagem por luisistico »

belas fotos - embora por menos belos motivos :? - da torre a ir-se...
e como dói ver a Rua Ferreira Borges da imagem e compará-la com o que não é nos dias de hoje... :cry:
algo se perdeu...

jorgoliveira
Novato
Novato
Registado: domingo, 17 setembro 2006 0:48

achegas

Mensagem por jorgoliveira »

Coimbra e os conimbricenses andam distraidos. Mas isso infelizmente é normalissimo nesta terra. Elèctricos em bom estado??? Onde??? Há um Museu de Transportes Urbanos que tem uma companhia de teatro a funcionar lá desde finais de 2002.Os veículos pertencentes ao espólio do Museu (não só eléctricos) estão espalhados por vários locais sem o minimo de cuidado na sua preservação. Tudo serve: telheiros ao fundo da rua da alegria, oficinas na guarda inglesa e até terrenos ao ar livre tb na guarda inglesa. O mediocre vereador da cultura que temos ,comprometeu-se a preservar o eléctrico nº 13 que tinha estado no portugal dos pequenitos e ainda um veículo "americano" que circulou sobre carris, sem motor e puxado por muares e posteriormente atrelado a eléctricos, chamado de "chora" pela população de Coimbra. Prometeu mas a primeira coisa que fez foi mandá-los pôr no lixo, num terreno camarário por trás de retail de Eiras.Faltam-nos gestores e responsáveis autárquicos inteligentes que rentabilizem o património que temos e que não o atirem para o lixo. Àcerca dos postes com as ligações telefónicas é verdade que estiveram espetados nas areias do Mondego na fase de transição entre o desmantelamento da ponte de ferro e o final da construção da actual de Santa Clara, sendo de seguida colocados os fios dentro da estrutura da Ponte actual.