Feira Norton de Matos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Feira Norton de Matos

Mensagem por Maia »

Feira inspeccionada de uma ponta à outra
Uma grande operação de fiscalização que mobilizou cerca de 80 inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “alterou” ontem a normalidade da feira do bairro Norton de Matos, tendo sido apreendidos produtos cuja venda poderia “render” 75 mil euros

Nunca a feira do bairro Norton de Matos conseguiu ser tão silenciosa. A entrada, de rompante, de várias dezenas de agentes do Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública, assim como cerca de 80 inspectores da ASAE, silenciou grande parte da actividade regular daquele que é um dos pontos de venda mais concorridos de Coimbra, aos sábados.
A operação, apesar de alguns comerciantes demonstrarem intuição para antecipar a salvaguarda dos seus produtos, saldou-se por duas carrinhas cheias de material contrafeito que, após ser comercializado, poderia render qualquer coisa como 75 mil euros.
A ASAE começou por ser “meiga” na primeira abordagem ao mercado de rua, enviando apenas “meia dúzia” de inspectores e outros tantos polícias, ainda que a espingarda “shotgun” fosse motivo de algumas queixas de uso de meios intimidatórios «para tão pouca coisa».
Na realidade, foram apenas fiscalizados os vendedores de bens alimentares, tendo sido levantados alguns autos, por questões que se prendem com a falta de condições sanitárias.
Trata-se, concretamente, dos comerciantes de peixe, proibidos de apresentar o produto livremente, a não ser que disponham de uma vitrina. Um vendedor, apesar de toda a boa vontade, e convicção de estar legal, também não escapou a um contra-ordenação por estar a vender as caras de bacalhau sem refrigeração.
Menos sorte teve uma comerciante de verduras que “ocultava” uma caixa cheia de roupa contrafeita. Calças e camisolas onde se podia ler “Lacoste”, “Paul & Shark”, material que foi imediatamente selado e levado para a esquadra da Elísio de Moura.
Por volta do meio-dia, o quotidiano da feira voltou a ser alterado, mas desta vez o recinto foi cercado por muitas dezenas de agentes do Corpo de Intervenção da PSP, ajudados por elementos das Brigadas Rápidas e equipas cinotécnicas, assim como pela presença discreta de membros da investigação criminal.
Entrando de rompante, cerca de 80 inspectores da ASAE passaram a “pente fino” as bancas, procurando roupa, cd’s, perfumes, etc., sendo certo que, cerca de uma hora depois de iniciada a operação, eram duas as carrinhas carregadas de material apreendido.
No decorrer desta acção, que alterou a normalidade da zona, foram detidas cinco pessoas pessoas, pelo crime de contrafacção, por permanecerem ilegalmente no país, e por se recusarem a identificar perante a autoridade.
Estes tipos da ASAE andam por aí e não estão para brincadeiras! :D

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

só é pena ter havido um passarinho a avisar alguns comerciantes, caso contrário a colheita teria sido muito maior

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Ja deve ter sido prai 5 vezes ou mais este ano. Acho que agora o pessoal que se poe a vender dvds ja n o faz nas tendas. Andam de mala as costas a procurar interessados. E uma coisa e verdade. A comida que la se vende não tem jeito nenhum. Salva-se a fruta.... e nem toda. Mesmo assim é engraçado ver o pessoal que se faz muito rico a ir la fazer as suas compras de roupa e assim.... :lol: :lol:

Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Mensagem por Maia »

gunky Escreveu:Mesmo assim é engraçado ver o pessoal que se faz muito rico a ir la fazer as suas compras de roupa e assim.... :lol: :lol:
é verdade :D:D :lol: :lol:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ui, aquilo é ver as marquesas da urbe às compras... aí e na dos 23...
Epá sobre dvd's da feira, quem quer dvd's com filmes em que o pessoal vai para o cinema filmar a tela e aparecem as cabeças à frente? De resto alguns produtos ali vendidos são os mesmos e dos mesmos fornecedores em muitos casos, só que os outros inflacionam o preço. :roll:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

por mais incrivel que pareça nunca fui a uma feira dessas......... mas um dia destes que me apeteça levantar cedo vou lá cuscar :)
quanto ao material lá vendido, filmes e cds nunca lá compraria pois duvido seriamente da qualidade e roupas, prefiro andar com uma camisola mais baratuxa mas normal do que andar com uma camisola a dizer lacoste e depois ter ao peito um crocodilo todo defeituoso..

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Creio que no meu 6º ano se não estou em erro, fui lá e comprei umas botas de biqueira de aço.
Duraram uns 5 anos se nao estou em erro! Ou mais, porque a ultima vez que as usei foi o ano passado, meu ano de caloira!
Única vez também!

nf76
Experiente
Experiente
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Não acho lógica nenhuma em saber que shot-gun´s estiveram apontadas a crianças, segundo estavam a dizer quando fui nesse dia à feira.
E que uma criança queria fazer uma festa num dos cães que iam com os policias e que o agente nem afastou o animal que se ia atirando enraivecido à criança.
Muita parra e pouca uva...
Dvd´s e cd´s já lá comprei e não volto a comprar. Porque não têm qualidade nenhuma.
Quanto a roupa e calçado há que saber comprar e distinguir o bom do mau.
Perfumes já lá comprei um Jean Paul Gautier bom, mas já lá comprei um Hugo Boss Dark Blue intragável.
Quando lá compro sei sempre que estou a correr um risco, mas aí eu assumo o risco que corro.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Agora começam as histórias das criancinhas....
Sinceramente duvido que os policias apontassem armas directamente às crianças... agora se elas estavam por perto na mesma altura... a obrigação dos pais é tomar conta delas!

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Há um ditado popular que diz que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. Esta história dos polícias terem apontado as shot guns directamente às crianças parece-me absurdamente exagerada!!! Para que raio iam os polícias apontar as shot guns a alguém, escusadamente, ainda por cima a crianças?!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E os cães polícias não são cães recreativos para puxar a cauda e fazer festas. São cães treinados para ser agressivos se for necessário, é normal que reajam mal a festas e é estupido é deixar que os miúdos mexam nos cães.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

banjix Escreveu:Há um ditado popular que diz que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto.
nem mais! é a explicação mais racional desta história.... :roll: