Foi-me proposto este ano a execução de um projecto de investigação, o qual tem o tema "Álcool na adolescência", este será também o tema da minha monografia final de curso, que é um trabalho científico realizado pelos alunos para terminar o curso.
Escolhi este tema, por ser cada vez mais um problema da nossa sociedade.
O contacto com o álcool e outro tipo de drogas é cada vez mais feito precocemente, no entanto, o acesso ao álcool é "demasiado" fácil e é uma das poucas drogas psicotrópicas que é admitida legalmente e aceite socialmente, o seu consumo é muitas vezes iniciado e incentivado no seio familiar.
Para a realização da monografia é necessário elaborar estudo estatístico, que tenta responder ás questões feitas no início da monografia e depois de os dados devidamente tratados fazem com os objectivos propostos sejam atingidos.
Para esse tratamento de dados é necessária a realização de um questionário, no meu tema especificamente será usada a Escala de Envolvimento com o Álcool para Adolescentes (AAIS) elaborada por A. e Alves, A. que é um questionário simples e que responde ás minhas questões colocadas no inicio do projecto.
Esse mesmo questionário será referenciado no projecto que tenho de fazer este ano, pelo que todo o trabalho de pesquisa está de antemão pensado.
O questionário é totalmente anónimo e confidencial, e os dados recolhidos serão apenas utilizados para a minha monografia.
O que me fez criar este tópico, foi o facto de necessitar do auxílio de jovens entre os 10 e os 19 anos que se propusessem a responder ao questionário.
O preenchimento do questionário é feito no próprio documento.
Agradecia imenso a vossa participação
Obrigada!
Podem encontrar o questionário aqui em formato MS Word e Open Document Text (
Openoffice):

, quem puder e tiver disponibilidade para preencher depois é só enviar para
andreia.sofia@gmail.com .