Oi !!!!!!!! Eu adoro Coimbra!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu: quanto a castelo branco, já lá fui varias vezes, pois a minha menina é natural de lá, e gosto bastante da cidade, mas tens de ver que o centro historico medieval de castelo branco é muito mais pequeno e mesmo assim pouco resta da parte antiga a não ser aquelas casitas desde o muro do castelo até ao centro cívico..
Sim tens razão é mais pequeno, mas não está degradado, ou pelo menos não estava porque já lá não vou à um ano, no entanto se não houvesse iniciativa e vontade por parte das entidades competetentes aquilo também poderia estar com mau aspecto. Em Coimbra se começassem pelos sitios que estão mais degradados e fossem arranjando à medida que tivessem verbas já era bom, mas pelos vistos só quando os prédios estão para cair é que se lembram!

Resumindo, acho que o maior problema é mesmo a falta de vontade e iniciativa por melhor o que existe. Felizmente que existe o programa Pólis!

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Daquele género nunca! Se fica igual a outros tantoas sítios, perde a sua identidade que atrai os forasteiros... a arquitectura deve respeitar a cultura e identidade do meio onde é aplicada para se balançar a cidade com o meio envolvente.
Eu acho que o edificio da loja do cidadão até encaixa ali bem, veio dar um novo ar aquela zona, o arnado é que por acaso também não gosto muito.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Nova avenida ali? Não poderiam fazer algo como uma rua alargada? Lá se vai a Baixa para fazer uns mamarrachos como a torre do Arnado ou a loja do cidadão...
mas qual arnado? a volumetria está definida e não podem passar o limite dos 4 pisos... agora se são bonitos ou não, não sei.. mas concordo que deveriam respeitar o estilo de construção da restante baixinha.

chama-se avenida mas tem apenas duas faixas de rodagem, uma em cada sentido ;)

Imagem
previsão

Imagem
vai ter onde agora está aquele edificio

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

duffy, eu n queria criticar negativamente o facto do centro de castelo branco ser mais pequeno, apenas quero sublinhar que é mais fácil recuperar/requalificar um centro pequeno que um como o de coimbra, neste caso

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ah vão demolir aquele edifício? E será ali que passa o metro ou é na Sofia?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não sei se o edificio será demolido, pois parece-me que apenas irão abrir um portico no piso térreo..
o metro passa nessa nova avenida. a rua da sofia não tem largura suficiente para trafego e metro ;)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Se abrirem um pórtico para uma avenida de tal envergadura, a estrutura não aguenta...
E será de alcatrão ou em calçada ou de macadame como a rua atrás do Palácio da Justiça?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Se abrirem um pórtico para uma avenida de tal envergadura, a estrutura não aguenta...
E será de alcatrão ou em calçada ou de macadame como a rua atrás do Palácio da Justiça?
betão betuminoso :D (alcatrão)

Imagem
como aqui é alcatrão e na rua da sofia tambem tem toda a logica o troço ser de alcatrão tambem..

se o portico for bem feito aguenta perfeitamente, acredita ;) mas não sei se não terá mais logica demolir e voltar a recosntruir pois alem de ficar mais barato, daria outras condições ao edificio..

os planos para essa avenida já são muito antigos, já desde metade do século XX.
eis os planos originais para a avenida central e ainda a avenida marginal e av fernão de magalhães (é incrivel como nos anos 40 as coisas pareciam tão bem pensadas e organizadas em comparação com o que existe actualmente)
O Prof Godin Escreveu:Imagem
O Prof Godin Escreveu: Imagem

Imagem

Imagem

O estudo de Alberto Pessoa, parcialmente feito na Fernão de Magalhães

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
:D :D :D

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Gostava de saber onde começa e acaba a nova avenida :!: Bota-Abaixo é onde está a loja do Cidadão :?: Eu sei que na Rua das Padeiras, diz lá onde os prédios foram deitados abaixo "Aqui passa o Metro" e eu acho a rua muito estreitinha :!:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

a avenida começa nos predios da loja do cidadão e vai ter entre a Caixa G Depositos e a CMC. a largura é a mesma da via que passa na foto que acima coloquei. Pode ser insuficiente para tanto trafego mas tambem não a acho muito estreitinha..

Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

Excelente post, daniel322! :wink:
Saliento esta frase, que é bem elucidativa da evolução de Coimbra ao longo da segunda metade do século XX: pouca ou nenhuma!
daniel322 Escreveu:é incrivel como nos anos 40 as coisas pareciam tão bem pensadas e organizadas em comparação com o que existe actualmente
Ou seja, já desde há 60 anos atrás que se sente a necessidade de revitalizar aquele espaço, de proporcionar condições de vida condignas a todos os que ainda habitam na baixa, mas só agora é que se começa a ver uma vontade efectiva de fazer alguma coisa. E porque o Metro a isso obriga, senão suspeito que continuaria tudo na mesma por muitos e bons anos...

Já agora, acrescento uma imagem do Plano de Pormenor para o eixo Praça 8 de Maio - Rio, retirada de uma publicação da CMC intitulada "Urbanismo Coimbra Anos 90".

Imagem

Nesta imagem é possível identificar algumas das obras já feitas, e o que faltará fazer. Isto se o plano actual fôr idêntico a este, claro. :)

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:duffy, eu n queria criticar negativamente o facto do centro de castelo branco ser mais pequeno, apenas quero sublinhar que é mais fácil recuperar/requalificar um centro pequeno que um como o de coimbra, neste caso
Sim eu sei, já agora, o teu ultimo post ta brutal :wink:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Bem, uma imagem assustou-me que foi a dos edifícios altos na marginal... o que seria muito mau fazer...
A redução do tráfego dentro da cidade é neessária e para isso deve haver mais e melhores transportes que sirvam mais zonas da cidade e do concelho... se repararem os autocarros, salvo alguns, servem só a cidade e periferia, se forem a freguesias mais distantes têm uma camioneta ou duas de manhã e outras ao fim da tarde... mais autocarros e etc. iriam fazer com que muita gente, que vem daí, não terem que trazer o carro que muitos teimam em deixar mesmo à porta do serviço em vez de usar o estacionamento mais próximo (e que muita gente nem sabe usar, visto ocuparem 2 e 3 lugares com o seu veículo, em certos casos).
Mais avenidas sim, mas há que ter em atenção a identidade da cidade e não fazer elefantes brancos e coisas estéreis...

Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

Lino Escreveu:Bem, uma imagem assustou-me que foi a dos edifícios altos na marginal... o que seria muito mau fazer...
Não achas que seria preferível ter isto...

Imagem

...do que isto?! :shock:

Imagem
(Peço desculpa ao daniel322 por estar a utilizar uma foto dele. :wink: )

Uma marginal com uma avenida larga,vegetação abundante e edifícios modernos daria logo outro aspecto a Coimbra. E os edifícios representados na primeira imagem não me parecem excessivamente altos, terão no máximo 10 andares. B)

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lourenco Escreveu: (Peço desculpa ao daniel322 por estar a utilizar uma foto dele. :wink: )
na boa! tas a vontade ;)
e eu concordo ctg! uma avenida marginal ordenada dava logo outro brilho à cidade. agora aqueles barracoes é q ficam mesmo mal.. :S