Oi !!!!!!!! Eu adoro Coimbra!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Lourenco Escreveu:Parece-me que o que está aqui em discussão já não está minimamente relacionado com o tópico, mas ainda assim gostaria de esclarecer algumas coisas que por aqui se têm dito...

Segundo dados da Comissão das Comunidades Europeias, apresentados no "Segundo Relatório Intercalar sobre a Coesão Económica e Social" em 2003, a zona mais pobre de Portugal não é o Minho nem Trás os Montes, mas sim os Açores, com um PIB per capita correspondente a 57% do PIB per capita médio da UE. A segunda região mais pobre de Portugal é a região Centro, com um PIB per capita de 59,7% da média da UE. Segue-se o Alentejo e depois o Norte. Na região Norte, a Área Metropolitana do Porto é a única zona que apresenta um PIB per capita superior a 75% da média europeia e ainda assim bastante inferior ao da Área Metropolitana de Lisboa.

O contributo de cada uma dessas regiões para o VAB nacional no sector secundário da economia não é um factor determinante para a determinação da zona mais "rica", uma vez que este sector representa apenas 28,6% da actividade económica nacional, enquanto o sector terciário representa 67,8%. Mas, já agora, e para que não restem dúvidas, até mesmo no sector da indústria, o contributo da Área Metropolitana do Porto para o VAB nacional é inferior ao da Área Metropolitana de Lisboa.

Para esclarecer mais algumas dúvidas que se levantaram ao longo deste tópico: a quantidade de carros de luxo que se vêm nas ruas não é um bom indicador do nível de vida nessas regiões. Porque se assim fosse, seriamos levados a pensar que o nível de vida em Moscovo é extremamente elevado... :roll:
Urbanizações de luxo existem tanto no Porto como em Lisboa, no Algarve ou mesmo em Coimbra. Mas esse facto não nos permite tirar conclusões relativas ao nível de vida médio das populações.
Nem esse facto nem a quantidade ou qualidade dos investimentos públicos feitos numa cidade. Essa discussão já me parece mais do género "a minha cidade é melhor que a tua..."

Por último, gostaria apenas de dizer que concordo na generalidade com o post da solum_blonde, relativo à mentalidade das pessoas da cidade de Coimbra. Não acho que em Coimbra os defeitos nacionais tenham sido ampliados ao cubo, mas concordo que poderíamos e deveríamos estar bem melhor, se cada um fizesse mais por si ao invés de invejar o que o vizinho tem.
Chegaste onde eu queria Lourenço :!: Dou te os meus parabéns.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lourenco Escreveu: Para esclarecer mais algumas dúvidas que se levantaram ao longo deste tópico: a quantidade de carros de luxo que se vêm nas ruas não é um bom indicador do nível de vida nessas regiões. Porque se assim fosse, seriamos levados a pensar que o nível de vida em Moscovo é extremamente elevado... :roll:
Urbanizações de luxo existem tanto no Porto como em Lisboa, no Algarve ou mesmo em Coimbra. Mas esse facto não nos permite tirar conclusões relativas ao nível de vida médio das populações.
Nem esse facto nem a quantidade ou qualidade dos investimentos públicos feitos numa cidade. Essa discussão já me parece mais do género "a minha cidade é melhor que a tua..."
não fui eu que puxei o tema dos carros de luxo, alias, tb acho totalmente irrelevante...
já agora, és o mesmo lourenço do skyscrapercity? ;)

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 09 dezembro 2006 15:16

Mensagem por Daniel_Portugal »

Também concordo que não se deva avançar muito com esta discussão porque é completamente offtopic e até "offforum", uma vez que o forum eh unicamente de coimbra e nao para discutir problemas ou questoes do resto do pais.

mas ja agora, se me permitem, so uma curiosidade que nada vai alterar o rumo da conversa :D ha uma freguesia no Grande Porto, que eh a freguesia com mais Ferraris percapita da Europa :D

quanto ao post em cima: carros de luxo supremo nao sao factores de riqueza da populaçao, agora veres uma media de carros acima dos 7mil contos enorme, como bmw's serie 5 ou mercedes classe E, ou audis A6, é de certa forma um indicador que muita gente tem posses para comprar um carrao. e uma coisa eh haver uma urbanizaçao de luxo na cidade para os mais ricos, outra coisa eh haver uma extensao enorme (em km2) de edificios de luxo, coisa que como deves imaginar acontece tanto no Porto como em Lisboa. não so na cidade central mas nas restantes cidades das respectivas áreas metropolitanas.

Quanto aos investimentos infraestruturais e culturais feitos nas cidades, esses sim já considero um factor de poderio económico. Não vai ser qualquer cidade que vai fazer certos e determinados projectos, devido ao seu preço.

Enfim, falemos sobre Coimbra :) vou ver se venho aqui às vezes ver coisas sobre a cidade :) porque gosto muito de Coimbra também :)

Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

Sim, sou o mesmo do skyscrapercity. :wink:

Não apontei nomes de ninguém, nem me interessa quem disse o quê. Só vi algumas coisas com as quais não concordei ao longo dos posts que fui lendo e achei por bem esclarecê-las. B)

Os investimentos culturais efectuados no Porto ao longo dos últimos anos estiveram, na sua maioria, relacionados com a realização de um evento extraordinário, a Capital Europeia da Cultura. Assim, não acho que se possam encarar como uma demonstração de poderio económico regional, uma vez que foram resultado de um investimento de índole nacional, feito em grande medida pelo governo. Tal como o foi a Expo98 e tal como o foi o Euro2004.

Já as grandes urbanizações de luxo existentes no Porto apenas demonstram que existe uma maior disparidade entre ricos e pobres no Porto do que em Lisboa. Porque o nível médio de vida em Lisboa é superior ao do Porto, isso é um facto incontestável comprovado por vários dados estatísticos.

E por aqui me fico relativamente a este tema, que o offtopic já vai longo... :D

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 09 dezembro 2006 15:16

Mensagem por Daniel_Portugal »

^^ Só uma ressalva. Desengana-te. Em Lisboa há imensos bairros de luxo e imensos bairros pobres. Lisboa á única cidade em Portugal onde ainda existe uma favela. (Portugal continental, porque a Madeira também tem favelas). Há muita pobreza em Lisboa. E no Porto também. E há de facto muitos ricos. A disparidade é muito grande em ambas as cidades, mas se reparares bem, é precisamente essa disparidade que existe nas grandes metrópoles mundiais. Diz-me uma única cidade do Mundo, uma Grande Cidade, uma Grande Metrópole, onde a disparidade entre ricos e pobres não seja enorme ;) É assim mesmo mas é verdade, é o "Calcanhar de Aquilles" das grandes cidades, aliás, um dos dois calcanhares, o outro é a maior taxa de poluição face a cidades médias e pequenas, onde não predumina um forte sector industrial nem há tantos carros.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ahhh a capital financeira da Suíça é Zurique, não Genebra. Genebra é a cidade onde estão sediados muitos organismos internacionais como a Cruz Vermelha...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Ahhh a capital financeira da Suíça é Zurique, não Genebra. Genebra é a cidade onde estão sediados muitos organismos internacionais como a Cruz Vermelha...
Como a Cruz Vermelha, a Organização Mundial de Saude, a Unicef, a UEFA, a FIFA, a Swatch, a HBO, o Deustche Bank, City Bank, HSBC Private Bank, Swiss Bank, Fortis Bank Barrière, Unicorp Bank & Trust, Hilton Hotel, etc..............
é a cidade da suíça com maior numero de dependencias/sedes bancarias e a sede das maiores corporações suíças..

Imagem

Mas de certa forma Zurique tem mais importancia financeira pois é onde estão os organismos estatais..
Genebra é mais um centro cultural e economico que financeiro...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

by the way eu adoro Coimbra!! acho que é uma cidade com uma identidade e ambiente diferente de qq outra e nos ultimos anos a qualidade de vida tem subido bastante..
duffy Escreveu:Oii!! Eu detesto Coimbra!!! :P

Já vou ser fuzilado, mas é verdade... :D
porque duffy?

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu agora estive meia hora a olhar para a foto a pensar "mas que zona de Coimbra é aquela?"

:\ Shame on me.. só depois vi os nomes do banco e do hotel.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

daniel322 Escreveu:by the way eu adoro Coimbra!! acho que é uma cidade com uma identidade e ambiente diferente de qq outra e nos ultimos anos a qualidade de vida tem subido bastante..
duffy Escreveu:Oii!! Eu detesto Coimbra!!! :P

Já vou ser fuzilado, mas é verdade... :D
porque duffy?
Sempre achei Coimbra uma cidade "velha" e cinzenta, um bocado asfixiante ali na parte da baixa, eu sei que é bonito aquelas ruas estreitas e que têm muita história, mas eu não gosto disso, gosto de andar em espaços bem abertos e arejados. Além disso não sabiam aproveitar a vantagem de ter o rio ali, agora com o parque mondego e a reestruturação da outra margem isso mudou bastante.
Por exemplo quando chegamos a coimbra e olha-mos em direcção à Cabra, só se vêm edificios velhos e degradados, talvez se a câmara investisse um pouco em reabilitar aquela zona, ao menos servia um pouco para lavar a cara da cidade e dar um outro ar.
Há uma igreja que se vê do Fórum la para os lados da alta que foi agora restaurada, salta bastante a vista, se fizessem o mesmo nos edificios daquela zona ficava muito mais bonito.

Provavelmente também podia dizer que não gostava de Coimbra porque vivo numa aldeia e estou habituado a ter muito espaço e ar fresco, mas não é essa a razão, já morei ano e meio em Castelo Branco e adorei a cidade, é verdade que é uma cidade nova, mas está a crescer a um ritmo bastante acelerado mas com um ordenamento espectacular, e mesmo a parte velha da cidade dá gosto de andar lá porque as ruas são largas e as casas não estão a cair de podres. Já para não falar que apesar de não ter rio conseguia ter muitos mais espaços de lazer e bastante agradáveis para as pessoas do que Coimbra.

Já agora fica aqui um dos último empreendimentos de lazer que se fizeram em Castelo branco:

http://www.cm-castelobranco.pt/piscina/galeria.html

Ora Coimbra com o choupal, com o rio, não tinha muito mais condições para fazer algo do género? É cidade do conhecimento e do saber.... e a qualidade de vida das pessoas?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

um dos problemas de coimbra é ter os espaços verdes mal aproveitados, a meu ver..
O choupal podia ser um ex-libris de Coimbra mas está tão mal aproveitado, inserido numa zona tão "feia" que até mete medo ir para lá passear a dias de semana.. Aqueles terrenos todos na sua envolvente valeriam balurdios se aquela zona fosse requalificada e o choupal devolvido à cidade como um verdadeiro espaço de lazer seguro.
O mesmo dizia em relação ao Jardim da Sereia. Era apenas uma mancha verde no meio da cidade, mas como parque era mt pouco utilizado. agora felizmente já demoliram um dos muros e está mais acessivel mas ainda longe do ideal.

o problema da baixa é talvez a falta de iniciativa da ACIC para promover esta e a câmara que durante décadas nada fez para tambem promover o investimento em requalificação.
Há tanta coisa mal que podiamos tar aqui horas a escrever, mas também há muitas coisas bem feitas e apesar das ruas serem velhas e escuras, têm uma especie de mistica, a mim dá-me gozo andar pelas ruelas da baixa quase que a descobrir novos becos e travessas de cada vez q lá passo.
(quase) todas as cidades com centros medievais tem este tipo de problemas. até mesmo veneza que é um polo mundial de turismo tem ruelas com edificios degradados e alguns nitidamente a ruir.

quanto a castelo branco, já lá fui varias vezes, pois a minha menina é natural de lá, e gosto bastante da cidade, mas tens de ver que o centro historico medieval de castelo branco é muito mais pequeno e mesmo assim pouco resta da parte antiga a não ser aquelas casitas desde o muro do castelo até ao centro cívico..

Apesar de tudo acho q a nova avenida a fazer entre a loja do cidadão e a CMC vai dar um novo fôlego à parte mais miseravel (na minha opinião) da baixa de coimbra ;)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Em Coimbra dever-se ia revitalizar o centro da cidade, a Baixa e Alta, como se fez com Óbidos ou até Guimarães ou Porto antes de se ter candidatado a património mundial...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Nova avenida ali? Não poderiam fazer algo como uma rua alargada? Lá se vai a Baixa para fazer uns mamarrachos como a torre do Arnado ou a loja do cidadão...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Nova avenida ali? Não poderiam fazer algo como uma rua alargada? Lá se vai a Baixa para fazer uns mamarrachos como a torre do Arnado ou a loja do cidadão...
Não considero que sejam mamarrachos, estão é no meio de outros edificios bastante antigos e provoca um contraste muito grande, se aquilo fosse tudo renovado com edificios daquele género ficava com outra pinta :wink:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Daquele género nunca! Se fica igual a outros tantoas sítios, perde a sua identidade que atrai os forasteiros... a arquitectura deve respeitar a cultura e identidade do meio onde é aplicada para se balançar a cidade com o meio envolvente.