Oi !!!!!!!! Eu adoro Coimbra!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:n tem nada a ver.. o indeice de riqueza do grande porto supera mt o de lisboa ;)

e n é de agora, basta ver o palacio da associação dos comerciantes (palacio da bolsa) tal como o conjunto de imponentes sedes bancárias/financeiras nos aliados para verificar isso...

capital n significa dinheiro senão vê:

Brasil:
Capital Brasília, capital financeira São Paulo

USA:
Capital Washington, capital financira New York

Suiça:
Capital Bern, capital financeira Geneve

Turquia:
Capital Ankara, capital financeira Istambul

e podia continuar................................
Não creio :!: Porque na televisão já falaram nesse aspecto e continua a falar na sic noticias, que Lisboa tem mais riqueza do que Porto :!: Eu até concordo porque Porto está de longe atingir a Indústria de Lisboa, qualquer cidadão do Porto queixa do material que vai lá parar que é quase tudo de Lisboa :!:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ao longo da primeira metade da década de 90, o Norte é a região que mais contribui para o VAB e emprego nacional do sector secundário. A Importância deste sector para a formação de riqueza e emprego da região é não só significativa, como superior à observada em qualquer outra região portuguesa. O sector secundário é o principal empregador, embora seja o sector terciário que mais riqueza gera na região.
http://www.ine.pt/prodserv/estudos/fich ... tudoid=119
Realeza Escreveu:qualquer cidadão do Porto queixa do material que vai lá parar que é quase tudo de Lisboa :!:
se me dissesses que era quase tudo da China, agora de Lisboa... :D
já agora, perguntaste isso a todos os cidadãos do Porto, foi? :P

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

daniel322 Escreveu:
Ao longo da primeira metade da década de 90, o Norte é a região que mais contribui para o VAB e emprego nacional do sector secundário. A Importância deste sector para a formação de riqueza e emprego da região é não só significativa, como superior à observada em qualquer outra região portuguesa. O sector secundário é o principal empregador, embora seja o sector terciário que mais riqueza gera na região.
http://www.ine.pt/prodserv/estudos/fich ... tudoid=119
Realeza Escreveu:qualquer cidadão do Porto queixa do material que vai lá parar que é quase tudo de Lisboa :!:
se me dissesses que era quase tudo da China, agora de Lisboa... :D
já agora, perguntaste isso a todos os cidadãos do Porto, foi? :P
Década de 90 :?: Por amor de Deus vai gozar com a cara de outro, mas voçês vivem do passado ou do presente e do futuro :?: Na actualidade é LISBOA que mais Indústria tem... Estás a brincar com quem, conheço Portugal inteiro e sei o que há no nosso País :!: Norte e Minho é a zona mais pobre de Portugal, Centro e Sul é mais rico que o resto.

P.S. Vai ao Porto e vê a quantidade de Porsches, Ferraris e Lamborghinis que há e depois vai a Lisboa, depois disto tudo vem falar cmg :!:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

tu dizes cada baboseira que eu fico parvo com as tuas respostas!!! para quem conhece assim tão bem o país devia saber que a região mais pobre do país é tras-os-montes e não o minho ;)

eu sei q lisboa tem mais industria, mas em percentagem a região do grande porto gera mais riqueza. sempre foi assim, mas se tu tens uma versão diferente do país que sempre conheci então coloca aqui algo que me faça mudar de ideias.
eu já apresentei dados minimamente convincentes e tu apenas apresentas teimosia e respostas disparatadas..

vai ao site da porsche portugal ver qual a localização regional dos clientes.. ou vai ser se é em lisboa aquela aldeia no grande porto em que existem mais ferraris por habitante.. vai ver no algarve, em agosto, se há mais lisboetas ou pessoal do norte...
faz o que entenderes mas enquanto n me apresentares dados concretos e decentes que n seja teimosia e/ou opinião pessoal para mim este assunto é história pois "mais burro é aquele q n quer ver" e eu tb conheço mt bem o meu país, alias, este tipo de análises territoriais é quase o meu dia-a-dia ;)

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Baboseiras :!: Vai a Av. da Liberdade, Bela Vista e Parque das Nações e conto-os aí ve-se onde há mais riqueza. Eu não tou teimar, mas sim e se alguém não quer ver és tu :!: Porque eu vejo sempre e digo o que vejo, a mim não interessa os que os outros dizem. Tenho pessoas na familia naturais de Lisboa e que trabalharam no Porto e contaram me a riqueza entre Lisboa relação ao Porto, depois fui ver para ver se tinham razão depois deu razão a eles Porto tem menos riqueza do Lisboa e de Longe :!:

P.S. A ultima que necessito neste momento é provar alguma coisa, sou uma pessoa que vê noticias 24h se for preciso :!:

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 09 dezembro 2006 15:16

Mensagem por Daniel_Portugal »

Realeza:

Venho aqui para te elucidar :)

Primeiro lugar: NÃO conheces o Porto. Deves ter vindo cá e andaste por uma ou duas freguesias, e fizeste a tua ideia baseada nessas duas freguesias. Engraçado que falaste em Avenida da Liberdade ou Parque das Nações em Lisboa, mas não falaste da Foz ou da Boavista no Porto ;) Vai à Amadora em Lisboa e diz-me se vês muita riqueza LOL!

Começo por te mostrar umas fotos das zonas RICAS do Porto ;)

FOZ:
http://www.invictadesign.com/lago/carros2.jpg
http://www.invictadesign.com/palaciofoz.jpg
http://www.invictadesign.com/palaciosfoz.jpg
panoramica >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://www.invictadesign.com/passeioporto/pergola.jpg

LAGO:
http://www.invictadesign.com/lago/12.jpg
http://www.invictadesign.com/lago/14.jpg
http://www.invictadesign.com/lago/15.jpg
http://www.invictadesign.com/lago/29.jpg

BOAVISTA:

foto grande >>>>>>>>>>>>>
http://www.invictadesign.com/Cosmopolitan-Porto-3.jpg
http://www.invictadesign.com/bomsucesso.gif
http://www.invictadesign.com/avnait/1.jpg
http://www.invictadesign.com/avnait/8.jpg
http://www.invictadesign.com/tuela.jpg

E já que gostas tanto de carros.... vê só o carro que ESTAVA à venda e que já foi vendido, pouco tempo depois de aparecer no stand ;)

http://www.invictadesign.com/porsche/1.jpg

Pois é.... não se trata de um porsche de 30mil contos, nem de um ferrari de 45mil contos, nem de um lamborghini de 60mil contos,
nem sequer de um viper de 80mil contos, mas sim de um dos poucos carros que correm em corridas catalogadas como GT1,
ou seja, protótipos, que se vendem ao público. Trata-se de um Porsche Carrera GT, de 200mil contos. Não é em qualquer lugar
que um brinquedo destes se vende ;)

Para finalizar o assunto dos carros: Sugiro-te que vás para a urbanização do Lago, do Foco, para a Avenida da Boavista
(por sinal a maior avenida do país com 6km de comprimento), ou para a Foz ;) Vais ver em periodos muito curtos de tempo,
grandes carrões a passar, além de gente vestida com as roupas mais caras que possas imaginar.
Última edição por Daniel_Portugal em sábado, 09 dezembro 2006 16:19, editado 1 vez no total.

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante

Pondo de parte o assunto de carros, que é apenas uma ponta do iceberg da riqueza do Porto e do Grande Porto, vamos a factos mais concretos e mais indicadores de riqueza :)

Comecemos pelos tamanhos das manchas urbanas e respectivas populações. Sim, porque como tu sabes são as pessoas que geram dinheiro, certo? ;)

Pois é, as Grandes Regiões urbanas de Porto e Lisboa contêm dentro de si 60% da população portuguesa, atenção que não falo em áreas metropolitanas definidas politicamente, mas sim regiões urbanas que partilham da mesma influência, onde Lisboa tem cerca de 3 milhões e o Porto cerca de 3.2 milhões. Aqui tens o mapa das densidades populacionais por FREGUESIA (não por concelho, o que dá muito melhor a definição de população por km2 do que se fosse por concelho), de todo o nosso país :)

http://www.invictadesign.com/densidadepopulacional.jpg

Como vês Porto e Lisboa no que toca a tamanho destacam-se completamente do resto. Aqui não estou a falar em Região Norte, Beiras, Alentejo ou seja do que for, estou a falar em ÁREA DE INFLUÊNCIA de CIDADES apenas ;)

Agora vamos a um assunto importante que deves "gostar":

Analizemos os projectos do Porto, grandemente pagos pela região.

- Metro do Porto, 2,2 Biliões de Euros, Projecto mais caro da Europa desenvolvido no Século XXI até hoje ;) ehehehe Até agora tem 69 estações e 60km de linha e tem o dobro do metro de Lisboa, no futuro, se tudo correr como previsto, irá ter 120km de linha e 138 estações, e será o 14º maior sistema de metropolitano do MUNDO! ehehehe (aiiii que pobrezinhos que os do Porto sãoooo! até dá pena!)

- Aeroporto Internacional do Porto - não sei quanto custou, mas sei que recebeu recentemente um novo terminal com 60 mangas para aviões, é um aeroporto super high tech e foi considerado por pessoas de todo o Mundo como um dos 5 melhores aeroportos da Europa :) Mais uma vez os pobrezinhos dos portuenses têm muito que se queixar.

- Exponor. Como sabes a Exponor, localizada no Grande Porto é a maior feira internacional do país ;) Pois é... é maior... mas pelos vistos vai ser demolida para ser construida uma 5 vezes maior! HAHAHAHA

- Porto de Leixões - Como sabes o Porto de Leixões é o segundo maior porto do país, e vai ser agora aumentado e renovado, mais uns milhões investidos aqui.

- Projecto Porto Vivo - Como sabes o Porto tem o centro histórico catalogado como Património Mundial, e a baixa irá agora ser renovada. Para teres ideia, foram escolhidos 20 quarteirões da baixa como quarteirões prioritários :) Recebi recentemente que UM desses VINTE quarteirões irá custar mais de 30milhões para ser reabilitado :) 30x20 dá 600milhões de euros, e como sabes nestas coisas vai sempre para o dobro, até porque há 20 quarteirões prioritários, e alguns outros ainda ;) Basicamente irão ser gastos mais de 1 bilião de euros.

- Casa da Música - Considerada uma masterpiece de arquitectura moderna, e considerada como tendo a melhor qualidade acústica do planeta, empatada com outras duas casas de espetáculos do género :)

- Rede viária do Grande Porto - Dezenas de estradas novas estão sendo inauguradas desde há uns anos, e continuam a ser ;)

Enfim.... estas coisas entre outras coisas claro, como criação de várias infraestruturas públicas de todos os níveis, desde as necessidades mais básicas à diversão, como discotecas com capacidade para 4000 pessoas e afins. Não esquecer também do próprio estádio do Dragão que é considerado por muitas entidades um dos mais belos estádios do Mundo e o mais belo de Portugal.

Como vês, em apenas dois posts mostrei-te a LITERAL POBREZA a que o Porto está submetido.

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante

Para terminar, posso-te dizer que a região do Grande Porto e arredores (área de influência) produz cerca de 35% da riqueza nacional. :)

E mais uma coisa, como sabes o nosso governo não é muito justo e favorece sempre mais, a nível económico, a cidade de Lisboa, e como tal, cada pedra que o Porto ergue, é fruto de "um pouqinho" mais esforço do que cada pedra erguida em Lisboa. Devido ao governo centralista que temos, Lisboa tem a vida mais facilitada, mas como vês, e com as PROVAS que eu te dei, ainda assim o Porto consegue ser uma cidade TOTALMENTE equiparada a Lisboa e a outras capitais Europeias. Em alguns pontos até é melhor, e noutros pior claro. Todas as cidades têm os seus pontos mais fortes e fracos. Mas na verdade, e como já te disse, na súmula de pontos fracos e fortes de todas as grandes metrópoles Europeias, o Porto pode orgulhar-se de estar no Campeonato das Grandes Europeias.

Bem, tens 3 posts, lê-os com atenção e acredita no que quiseres. Podes ser tapado/a e continuar a acreditar na tua "ideafix", mas não passará realmente disso. De "ideafix".

Ps: quanto a tu veres notícias.... LOL! E tu achas que as notícias falam de tudo, não? :P Um conselhozinho de quem já tem "alguma" experiência a nível das ciências da comunicação; a comunicação social controla as mentes do povo a seu belprazer. A comunicação social tem o poder de censurar, de deturpar factos, e até de criar/inventar notícias. Abre-te ao Mundo ;)

ps2: A região do Grande Porto é a 4ª em maior crescimento populacional percapita na UE. Não se isto é bom ou mau, mas é um no mínimo um factor de destaque.

Abraços/Beijos

Fui!

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante

Ahhhh já agora, um vídeo do Porto interessante :)

www.invictadesign.com/cosmopolitan-oporto.zip

É um servidor rápido, sáca-lo num instante :) Vê, irás gostar.

Realmente tens uma visão muito detorpada da realidade, mas não tens culpa, não te condeno. Mas muito sinceramente, abre os olhos, ou se não os queres abrir, não fales de cor, não fales sem saber, não fales sem REAL conhecimento de causa, limita-te a comentar as cidades que REALMENTE conheces. E sim, eu não te conheço de nenhum lado nem nunca te vi mais gordo/a, mas SEI, com 100% de garantia que não conheces BEM o Porto. Ou pensas que dá para conhecer uma região urbana com 600km2 indo-se a uma freguesia ou duas, passando-se por 4 ou 5 ruas? ;) ehehehehe

:wink:

Se me fosses comparar a riqueza do Porto com a riqueza de Tokyo ou de Londres (centros financeiros mundiais), eu provavelmente não poderia ter tantos argumentos (a não ser dizer "não somos pobres, de TODO"), agora comparar com Lisboa? Por amor de Deus.

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Visito Porto desde pequeno e conheço bem Porto por isso é que falo senão vi-a os comentários e não comentava :!:
Tenho muito a noção da realidade do que se passa em Portugal e resto do Mundo. Como tu disseste bem quem gere o dinheiro são as pessoas e daí que se vê o puder de compra de cada um. Não tenho problemas nenhum em dizer que Porto é muito superior em termos de Indústrias porque de resto é pormenor e cada cidade tem os seus altos e baixos, relação à minha terra que é Coimbra.

Primeiro como disseste e bem não me conhces de lado nenhum, não me digas que eu não o que passa no Porto porque tive 10dias o mês anterior e perguntava às pessoas do Porto onde ficava a zona Indústrial e elas próprias indicavam mee fui ver com os meus olhos que Indústria tinha, relação a Lisboa tem pouca e qualidade de vida também isto foi a ideia com que eu fiquei da diferença de Porto a Lisboa. Porto tem menos confusão que Lisboa sem dúvida.

P.S. Queres que fale da Amadora, eu falo a Amadora uns anos atrás era considerada a maior freguesia do MUNDO e não tinha CM, só tem CM à uns anos atrás sabias disso :?:

P.S. Prefiro o Centro a Sul do país do que Norte. Única cidade que mais gosto é Braga :!:

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Amadora fica nos arredores de Lisboa :!: Como fica Loures, Torres Vedras de Lisboa, embora estes sitios ficam mais distantes de Lisboa do que Amadora. A FIFA e UEFA considerou o Estádio Municipal de Coimbra, o mais belo por fora na altura do Euro2004, mais tarde a FIFA e UEFA estudaram os estádios todos existentes no Mundo e deu 5 estrelas pelas infra-estruturas dos seguintes estádios: Dragão, Alvalade e Luz :!:

Daniel_Portugal
Estreante
Estreante

Lá está! Mais uma prova que não conheces realmente o Porto ;)

Perguntaste às pessoas onde ficava a zona industrial e foste lá ver. Sim senhor! Aquilo que TU viste foi a zona industrial DENTRO do concelho do Porto ;) As indústrias que tu vês lá são maioriatriamente indústrias leves e não poluentes. Já ouviste falar em ARREDORES? nos arredores, e precisamente por serem arredores e mais longe de zonas densamente populadas, a que se situam as verdadeiras indústiras. Dou-te o exemplo de Petrogal, que fica na zona norte de Leça. Dou-te o exemplo da zona industrial no concelho da Maia, consideravelmente maior que aquela no CONCELHO do Porto.

Por aqui se prova que tu partiste de um pressuposto errado ;)

Outra coisa foi o nível de vida. "Deu-te a ideia que lá tem mais". Mas agora isto é por ideias? Isto é um fórum unicamente sobre Coimbra e por isso eu não vou estar a criar threads sobre o Porto, mas SE quiseres, posso mandar-te fotos de zonas residenciais de luxo do Porto e do Grande Porto. Há zonas aqui, e acredita que não estou a brincar, em que vês uma quantidade enorme de mercedes, bmws, audis etc, assim como carros normalíssimos estás a ver? E depois vês alguns Jaguares, alguns Porsches, um ou outro Ferrari, e por vezes um Rolls Royce, Lamborghini ou um Viper. Acho estapafúrdia a ideia, mas se realmente queres confirmar isso, sugiro-te que vás por exemplo tomar um copo à Foz, a uma esplanada, e em vez de ficares atento ao mar, ficares atento à avenida marítima. Ficares lá duas ou três horas e assentares num papel o número de carros de luxo que viste. Aqui há MUITA gente com poder, com dinheiro. Estás com uma ideia totalmente errada.

E já agora, não és obrigado a gostar do Porto, mas mais uma vez te digo. Não conheces bem a cidade. Podes cá já ter tado 10 dias ou até 10 meses, isso não muda nada.... pelos teus comentários vê-se que não conheces. É a mesma coisa que eu te dizer "a banana é azul", e tu "não não é amarela", e eu "não, eu estive com uma banana durante 10 dias e por isso sei que as bananas são azuis", entendes? :D não interessava o facto de eu ter estado 10 dias com ela para credibilizar a minha opinião sobre a banana, porque EFECTIVAMENTE tu tinhas certeza que ela é realmente amarela, e não azul. :P :lol:

E como viste (se é que leste os meus 3 extensos posts), não é só haver pessoas com dinheiro no Grande Porto, mas sim boas infraestruturas, bons equipamentos urbanos de classe mundial, boa cultura, bons investimentos, sejam eles externos, do próprio país, privados ou das própria câmaras das cidades pertencentes ao Grande Porto. Creio que estamos no bom caminho e tal como disse, considero o Porto (tal como também considero Lisboa), uma das grandes cidades europeias.

E sim, não querendo fazer aqui uma guerra Porto vs Lisboa, tenho noção que a nível de produção efectiva, o Grande Porto produz mais para Portugal que a Grande Lisboa. Sinceramente não sei porque foste criar essa ideia errada do Grande Porto, tal como te disse não te condeno por tal, não temos por obrigação saber tudo, só acho mal é que não sabendo realmente o que dizes, não tendo realmente conhecimento de causa, falares assim como se fosse a verdade absoluta. ;)

És de Coimbra né? Eu conheço o outro Dani com quem estavas a falar, se quiseres junta-te a ele, e vem cá, vais ver que mudas radicalmente a opinião da cidade. ;)

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Ai pah.. mas que que interessa isso tudo? Esta é das discussões mais tristes que já vi aqui pelo forum :lol: :roll:

«É ali que tão mais ricos..» «Não, é ali!!!»

Realeza
Lendário
Lendário

Mensagem por Realeza »

Daniel_Portugal Escreveu:Lá está! Mais uma prova que não conheces realmente o Porto ;)

Perguntaste às pessoas onde ficava a zona industrial e foste lá ver. Sim senhor! Aquilo que TU viste foi a zona industrial DENTRO do concelho do Porto ;) As indústrias que tu vês lá são maioriatriamente indústrias leves e não poluentes. Já ouviste falar em ARREDORES? nos arredores, e precisamente por serem arredores e mais longe de zonas densamente populadas, a que se situam as verdadeiras indústiras. Dou-te o exemplo de Petrogal, que fica na zona norte de Leça. Dou-te o exemplo da zona industrial no concelho da Maia, consideravelmente maior que aquela no CONCELHO do Porto.

Por aqui se prova que tu partiste de um pressuposto errado ;)

Outra coisa foi o nível de vida. "Deu-te a ideia que lá tem mais". Mas agora isto é por ideias? Isto é um fórum unicamente sobre Coimbra e por isso eu não vou estar a criar threads sobre o Porto, mas SE quiseres, posso mandar-te fotos de zonas residenciais de luxo do Porto e do Grande Porto. Há zonas aqui, e acredita que não estou a brincar, em que vês uma quantidade enorme de mercedes, bmws, audis etc, assim como carros normalíssimos estás a ver? E depois vês alguns Jaguares, alguns Porsches, um ou outro Ferrari, e por vezes um Rolls Royce, Lamborghini ou um Viper. Acho estapafúrdia a ideia, mas se realmente queres confirmar isso, sugiro-te que vás por exemplo tomar um copo à Foz, a uma esplanada, e em vez de ficares atento ao mar, ficares atento à avenida marítima. Ficares lá duas ou três horas e assentares num papel o número de carros de luxo que viste. Aqui há MUITA gente com poder, com dinheiro. Estás com uma ideia totalmente errada.

E já agora, não és obrigado a gostar do Porto, mas mais uma vez te digo. Não conheces bem a cidade. Podes cá já ter tado 10 dias ou até 10 meses, isso não muda nada.... pelos teus comentários vê-se que não conheces. É a mesma coisa que eu te dizer "a banana é azul", e tu "não não é amarela", e eu "não, eu estive com uma banana durante 10 dias e por isso sei que as bananas são azuis", entendes? :D não interessava o facto de eu ter estado 10 dias com ela para credibilizar a minha opinião sobre a banana, porque EFECTIVAMENTE tu tinhas certeza que ela é realmente amarela, e não azul. :P :lol:

E como viste (se é que leste os meus 3 extensos posts), não é só haver pessoas com dinheiro no Grande Porto, mas sim boas infraestruturas, bons equipamentos urbanos de classe mundial, boa cultura, bons investimentos, sejam eles externos, do próprio país, privados ou das própria câmaras das cidades pertencentes ao Grande Porto. Creio que estamos no bom caminho e tal como disse, considero o Porto (tal como também considero Lisboa), uma das grandes cidades europeias.

E sim, não querendo fazer aqui uma guerra Porto vs Lisboa, tenho noção que a nível de produção efectiva, o Grande Porto produz mais para Portugal que a Grande Lisboa. Sinceramente não sei porque foste criar essa ideia errada do Grande Porto, tal como te disse não te condeno por tal, não temos por obrigação saber tudo, só acho mal é que não sabendo realmente o que dizes, não tendo realmente conhecimento de causa, falares assim como se fosse a verdade absoluta. ;)

És de Coimbra né? Eu conheço o outro Dani com quem estavas a falar, se quiseres junta-te a ele, e vem cá, vais ver que mudas radicalmente a opinião da cidade. ;)
Não conheço vou desde pequeno e não conheço, diz agora zonas do Porto que não conheço, era o que mais faltava :!: Conheço Portugal Inteiro e Espanha quase inteira e não conheço :!:

Pois. Quando falo em Porto é mesmo Porto e não arredores, raramente vou para esses lados porque a minha condição financeira não permite para mais, senão até ia:!: Não preciso ir com o Dani, tenho amigos no Porto e costumo estar com eles. Todas as cidades tem os seus luxos e probreza da cidade :!: também tens razão que nem todos tem o mesmo gosto, gosto mais de Braga do que Porto em termos de cidade e qualidade de vida, acho tudo mais bonito, mas gosto não se discutem.

Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

Parece-me que o que está aqui em discussão já não está minimamente relacionado com o tópico, mas ainda assim gostaria de esclarecer algumas coisas que por aqui se têm dito...

Segundo dados da Comissão das Comunidades Europeias, apresentados no "Segundo Relatório Intercalar sobre a Coesão Económica e Social" em 2003, a zona mais pobre de Portugal não é o Minho nem Trás os Montes, mas sim os Açores, com um PIB per capita correspondente a 57% do PIB per capita médio da UE. A segunda região mais pobre de Portugal é a região Centro, com um PIB per capita de 59,7% da média da UE. Segue-se o Alentejo e depois o Norte. Na região Norte, a Área Metropolitana do Porto é a única zona que apresenta um PIB per capita superior a 75% da média europeia e ainda assim bastante inferior ao da Área Metropolitana de Lisboa.

O contributo de cada uma dessas regiões para o VAB nacional no sector secundário da economia não é um factor determinante para a determinação da zona mais "rica", uma vez que este sector representa apenas 28,6% da actividade económica nacional, enquanto o sector terciário representa 67,8%. Mas, já agora, e para que não restem dúvidas, até mesmo no sector da indústria, o contributo da Área Metropolitana do Porto para o VAB nacional é inferior ao da Área Metropolitana de Lisboa.

Para esclarecer mais algumas dúvidas que se levantaram ao longo deste tópico: a quantidade de carros de luxo que se vêm nas ruas não é um bom indicador do nível de vida nessas regiões. Porque se assim fosse, seriamos levados a pensar que o nível de vida em Moscovo é extremamente elevado... :roll:
Urbanizações de luxo existem tanto no Porto como em Lisboa, no Algarve ou mesmo em Coimbra. Mas esse facto não nos permite tirar conclusões relativas ao nível de vida médio das populações.
Nem esse facto nem a quantidade ou qualidade dos investimentos públicos feitos numa cidade. Essa discussão já me parece mais do género "a minha cidade é melhor que a tua..."

Por último, gostaria apenas de dizer que concordo na generalidade com o post da solum_blonde, relativo à mentalidade das pessoas da cidade de Coimbra. Não acho que em Coimbra os defeitos nacionais tenham sido ampliados ao cubo, mas concordo que poderíamos e deveríamos estar bem melhor, se cada um fizesse mais por si ao invés de invejar o que o vizinho tem.