Locais a visitar

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Locais a visitar

Mensagem por Leia »

Peço desde já desculpa se por acaso estiver a repetir um tópico.

Apesar de estar há já 1 ano em coimbra, desconheço MUITO da cidade e gostaria de saber que locais visitar. Não tenho preferência por nada em especial, jardins, museus, igrejas, locais com uma vista bonita....

Agradeço desde já :)

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

esta cidade tem muito que ver e eu não consigo aqui em poucas linhas dizer tudo.
deixo-te esta morada: http://www.turismo-centro.pt/regiao/con ... /index.htm

e esta onde tens fotos de vários pontos da cidade, apenas para teres uma noção de alguns sitios que podes ver ;)
http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... stcount=96

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Podes sempre convidar-me para lanchar e eu, como acompanhante de visitas na cidade (acompanhante porque guia pressupõe uma coisa oficial qualquer e muita papelada), posso-te ir mostrando umas coisas :P

(só para dizer que já nao me limito ao botânico!) :oops:

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Agora a sério, coisas que eu aconselho, para além das óbvias Sés e Santa Cruz:

Núcleo muralhado da cidade, convento de Celas, Fonte d'el Rei, Torre d'Anto, Sub-Ripas, Casa da Nau, Igreja de Santiago (se conseguires apanhar aquilo aberto, vale mesmo a pena), olhar para a rua que sobe na Visconde da Luz como a antiga judiaria, pensar naquelas casas ao pé do restaurante italiano da praça como antiga mouraria, a sala dos capelos e afins, e por aí adiante. Se tiveres estes todos vistos e entendidos na sua razão de ser e contextualização, já não é nada mau.

Os azulejos que estão na Jaime Cortesão (acho que é a parede da escola!) também valem a pena serem vistos com tempo.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Depois de já ter feito umas tours pela cidade e ter tentado umas rotas alternativas, cá vai:

Universidade (Porta Férrea, Biblioteca Joanina, Museu da UC, Sala dos Capelos, Capela de S. Miguel, Via Latina...);
Descer ali Rua do Loureiro (que tem um arco e que fica antes do Museu Machado de Castro para quem vem do elevador) e parar na Torre de Anto, onde viveu o António Nobre, e tira uma foto da vista excelente que há desse sítio, e desce pela Rua de Sub-Ripas, onde há o palácio do mesmo nome, até à Sé Velha.
Visita a Sé Velha e o Claustro do Silêncio (paga-se 50 cêntimos mas vale a pena). Uma foto da casa onde viveu o Zeca Afonso, ali em frente, vale a pena também!
Escolhe entre ir pela Rua da Ilha desembocar na Couraça de Lisboa ou ir pelo Quebra Costas (passando pelo Arco de Almedina, primeiro, e depois pela Porta da Barbacã, que muitas pessoas confundem com a outra) até à Baixa! Aproveita, por exemplo, a rota da Cidade Muralhada em que se faz o percurso da muralha medieval da cidade.
Depois há Santa Cruz, onde estão D. Afonso Henriques e D. Sancho I, e um exemplo do Românico, com pórtico manuelino. Ali também esteve o padre agostinho Fernando de Bulhões e Taveira Azevedo, que depois, ao ir para o alto dos Olivais (hoje St. António dos Olivais) se tornou o frade franciscano António, hoje conhecido por Santo António!
E depois há a Igreja de Santiago, localizada no Caminho de Santiago de Compostela, a Praça Velha ou do Comércio, a Portagem, as ruas da Baixa e o Edifício do Chiado - Museu da Cidade.
E a partir de 2008, depois das obras, o Museu Machado de Castro com o fantástico Criptopórtico!
Outro roteiro pode ser Santo António dos Olivais - Mosteiro de Celas, ali no meio dos prédios, cuja entrada é ali ao pé pouco depois da Cruz de Celas. Era um mosteiro importantíssimo, mas agora reduzidíssimo pois tem espaços ocupados com, por exemplo, o Pediátrico! Há sempre o Penedo da Meditação ao pé da circular de onde a vista para o Vale de Coselhas é bonita... ou ainda uma rota de jardins: Sereia - Botânico - Penedo da Saudade.

Atravessa o rio e vai ver Santa Clara-a-Velha, mosteiro de freiras clarissas onde esteve o túmulo de Santa Isabel, de onde, com as cheias do rio, foram para Santa Clara-a-Nova, ali mais em cima! É um sítio bonito de se ver e com vistas excelentes!
E para descansar, se tiver bom tempo, vai à ponte nova e ao Parque Verde!
Arranja pessoal para ir dar uma volta ou jogar à bola no Choupal ou vai à praia fluvial (no Verão) e ainda as praias do Baixo Mondego, ali para Montemor.

Aproveita para comeres Bolos de Ançã, Arrufadas, pastéis e queijadas de Tentúgal, manjar branco... e uma chanfana em VN Poiares. :)

Outros sítios bonitos nas redondezas: os moínhos de vento da Serra do Roxo, a Figueira, a zona de Penacova, Lousã (no inverno há neve nos sítios mais altos), as ruínas romanas de Conímbriga (de onde vem o nome e a força de Coimbra, que era a modesta Aeminium), Condeixa, Montemor, Baixo Mondego, Penela...

Espero que não seja chato de se ler... :oops:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não foi nada chato de se ler :) Vou é ter de arranjar um bom mapa e ver onde estão as coisas, porque de facto pelo nome não vou lá.

Vou começar a fazer a rota agora no Inverno para depois poder aproveitar a Primavera para ver isso tudo :)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A Rua da Ilha é aquela rua que parte para a esquerda para quem vai descer o Quebra-Costas, por onde segue o Pantufinha. Segue a linha azul.

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

mustiness Escreveu:Podes sempre convidar-me para lanchar e eu, como acompanhante de visitas na cidade (acompanhante porque guia pressupõe uma coisa oficial qualquer e muita papelada), posso-te ir mostrando umas coisas :P

A palavra acompanhante se calhar não foi uma escolha muito feliz!

mustiness
Lendário
Lendário

Mensagem por mustiness »

Não, foi muito infeliz mesmo, mas vou fazer questão de não a referir em voz alta muitas vezes :?

Chetas
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38

Mensagem por Chetas »

Al Capone Escreveu:
mustiness Escreveu:Podes sempre convidar-me para lanchar e eu, como acompanhante de visitas na cidade (acompanhante porque guia pressupõe uma coisa oficial qualquer e muita papelada), posso-te ir mostrando umas coisas :P

A palavra acompanhante se calhar não foi uma escolha muito feliz!
ahahahah

Infernalord
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29

Mensagem por Infernalord »

Não querendo criar um tópico apenas para colocar uma questão, pesquisei e resolvi perguntar aqui...

Estou a planear visitar a Biblioteca Joanina. Há coisa de 3 meses passei por lá e uma senhora que estava á porta disse-me que naquele dia era o último dia de visitas, fiquei :shock: "Quê?!".

Alguém me sabe dizer se ainda é possível visitar a Biblioteca, informações sobre horários e preços, e se é possível fotografar (sem flash)? :oops:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Terás ido a uma 2ª feira? Os museus fecham nesse dia. Compras um bilhete para a visita à UC na biblioteca geral (à frente das Letras) e tens visita para tudo: Capelos, Sala de Armas, Exame Privado, Conselho Científico, Joanina, Cárcere Académico (ali debaixo da Joanina)...

Infernalord
Veterano
Veterano

Lino Escreveu:Terás ido a uma 2ª feira? Os museus fecham nesse dia. Compras um bilhete para a visita à UC na biblioteca geral (à frente das Letras) e tens visita para tudo: Capelos, Sala de Armas, Exame Privado, Conselho Científico, Joanina, Cárcere Académico (ali debaixo da Joanina)...
Hm, não foi a uma 2ª feira, mas sendo assim vou investigar isso!

Obrigado :)

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Infernalord Escreveu:Alguém me sabe dizer se ainda é possível visitar a Biblioteca, informações sobre horários e preços, e se é possível fotografar (sem flash)? :oops:
Na ultima vez que visitei (ano passado) não me deixaram fotografar

Infernalord
Veterano
Veterano

daniel322 Escreveu:
Infernalord Escreveu:Alguém me sabe dizer se ainda é possível visitar a Biblioteca, informações sobre horários e preços, e se é possível fotografar (sem flash)? :oops:
Na ultima vez que visitei (ano passado) não me deixaram fotografar
Hm... pode ser que eu consiga meter uma peta... :D