Depois de já ter feito umas tours pela cidade e ter tentado umas rotas alternativas, cá vai:
Universidade (Porta Férrea, Biblioteca Joanina, Museu da UC, Sala dos Capelos, Capela de S. Miguel, Via Latina...);
Descer ali Rua do Loureiro (que tem um arco e que fica antes do Museu Machado de Castro para quem vem do elevador) e parar na Torre de Anto, onde viveu o António Nobre, e tira uma foto da vista excelente que há desse sítio, e desce pela Rua de Sub-Ripas, onde há o palácio do mesmo nome, até à Sé Velha.
Visita a Sé Velha e o Claustro do Silêncio (paga-se 50 cêntimos mas vale a pena). Uma foto da casa onde viveu o Zeca Afonso, ali em frente, vale a pena também!
Escolhe entre ir pela Rua da Ilha desembocar na Couraça de Lisboa ou ir pelo Quebra Costas (passando pelo Arco de Almedina, primeiro, e depois pela Porta da Barbacã, que muitas pessoas confundem com a outra) até à Baixa! Aproveita, por exemplo, a rota da Cidade Muralhada em que se faz o percurso da muralha medieval da cidade.
Depois há Santa Cruz, onde estão D. Afonso Henriques e D. Sancho I, e um exemplo do Românico, com pórtico manuelino. Ali também esteve o padre agostinho Fernando de Bulhões e Taveira Azevedo, que depois, ao ir para o alto dos Olivais (hoje St. António dos Olivais) se tornou o frade franciscano António, hoje conhecido por Santo António!
E depois há a Igreja de Santiago, localizada no Caminho de Santiago de Compostela, a Praça Velha ou do Comércio, a Portagem, as ruas da Baixa e o Edifício do Chiado - Museu da Cidade.
E a partir de 2008, depois das obras, o Museu Machado de Castro com o fantástico Criptopórtico!
Outro roteiro pode ser Santo António dos Olivais - Mosteiro de Celas, ali no meio dos prédios, cuja entrada é ali ao pé pouco depois da Cruz de Celas. Era um mosteiro importantíssimo, mas agora reduzidíssimo pois tem espaços ocupados com, por exemplo, o Pediátrico! Há sempre o Penedo da Meditação ao pé da circular de onde a vista para o Vale de Coselhas é bonita... ou ainda uma rota de jardins: Sereia - Botânico - Penedo da Saudade.
Atravessa o rio e vai ver Santa Clara-a-Velha, mosteiro de freiras clarissas onde esteve o túmulo de Santa Isabel, de onde, com as cheias do rio, foram para Santa Clara-a-Nova, ali mais em cima! É um sítio bonito de se ver e com vistas excelentes!
E para descansar, se tiver bom tempo, vai à ponte nova e ao Parque Verde!
Arranja pessoal para ir dar uma volta ou jogar à bola no Choupal ou vai à praia fluvial (no Verão) e ainda as praias do Baixo Mondego, ali para Montemor.
Aproveita para comeres Bolos de Ançã, Arrufadas, pastéis e queijadas de Tentúgal, manjar branco... e uma chanfana em VN Poiares.
Outros sítios bonitos nas redondezas: os moínhos de vento da Serra do Roxo, a Figueira, a zona de Penacova, Lousã (no inverno há neve nos sítios mais altos), as ruínas romanas de Conímbriga (de onde vem o nome e a força de Coimbra, que era a modesta Aeminium), Condeixa, Montemor, Baixo Mondego, Penela...
Espero que não seja chato de se ler...
