E parece que desta vez é definitivo, o Belenenses consegue a manutenção apesar de, em campo, não a ter merecido.Belenenses na Liga; Gil Vicente na Honra
Belenenses vai disputar a Liga, Gil Vicente «cai» para a Honra. Foi esta a decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol, reunido esta terça-feira para se pronunciar sobre o denominado «caso Mateus».
O CJ declarou assim improcedente o recurso apresentado pelo clube de Barcelos na sequência da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, anunciada a 1 de Agosto, de condenar os gilistas à descida de divisão por utilização irregular do internacional angolano Mateus na época passada, e recurso aos tribunais civis.
Assim sendo, e esgotadas que estão todas as alternativas de recurso em instâncias desportivas nacionais, o Belenenses fica na Liga, deslocando-se no domingo ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica na primeira jornada, enquanto o Gil Vicente é despromovido à Honra, onde terá o Leixões como adversário no arranque da prova.
Os dois clubes já foram notificados da decisão do Conselho de Justiça.
Fonte: A Bola
bwinliga - 2006/2007
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
E afinal não foi definitivo... ou será que foi? :s«Caso Mateus» – Despacho do tribunal deixa a Liga baralhada...
O presidente da Liga recebeu um despacho do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, em resposta à providência cautelar apresentada pelo Gil Vicente, relacionada com o «caso» Mateus, mas face à «ambiguidade» do documento, Valentim Loureiro diz não saber o que fazer...
Existe uma «contradição» nos dois parágrafos finais do despacho, segundo Valentim Loureiro, deixando a Liga sem saber se deve considerar o Belenenses ou o Gil Vicente no escalão principal do futebol português.
O presidente da Liga explica que num dos parágrafos do despacho vem escrito que se «declarem suspensas as decisões administrativas impugnadas [pelo Gil Vicente], tudo se mantendo como se estas não existissem, com consequências daí decorrentes, designadamente no plano desportivo ou de intervenção nos campeonatos»; no último parágrafo do despacho refere-se que, «pelo exposto, indefere-se o decretamento provisório das medidas cautelares requeridas» [pelo Gil Vicente].
Face a esta decisão, Valentim Loureiro acrescentou: «Nenhum dos juristas por nós contactados consegue entender. Queremos saber concretamente o que devemos fazer face a esta providência cautelar.»
Entretanto, a Liga já solicitou uma clarificação do despacho ao tribunal e aguarda uma resposta até amanhã.
Fonte: A Bola
-
bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Tribunal Administrativo decide a favor do Gil Vicente
Novo volte-face no chamado «caso» Mateus. O Tribunal Administrativo de Lisboa aceitou o recurso apresentado pelo Gil Vicente, ordenando à Liga de Clubes que o clube de Barcelos permaneça no principal escalão do futebol português.
O Tribunal já ontem tinha notificado a Liga de Clubes da sua decisão, mas o organismo que rege o futebol profissional em Portugal pediu mais esclarecimentos, alegadamente por não compreender o teor da decisão.
Agora, não há margem para dúvidas, com o Tribunal a ordenar a suspensão de todas as decisões tomadas até ao momento no chamado «caso» Mateus, determinando que seja seguida a classificação da época transacta. Assim, o Gil Vicente fica no escalão principal, com o Belenenses a descer à Liga de Honra.
A poucas horas de iniciar, as competições profissionais poderão, assim, estar em risco, esperando-se agora por uma tomada de posição por parte da Liga de Clubes.
Fonte: A Bola
Ok, agora é o Gil Vicente que fica, decidido pelos tribunais civis... ironicamente, os "responsáveis" por toda esta confusão, motivada pela sua utilização. E, mais uma vez, correm o risco de sofrer uma penalização por este recurso aos tribunais civis. Bem, hoje é Sexta, o jogo é Domingo, ainda há tempo para o Belenenses voltar a subir e descer novamente. :sFPF instaura processo ao Gil Vicente
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta sexta-feira, seguindo indicações dadas pela FIFA, a instauração de um processo ao Gil Vicente na sequência do recurso aos tribunais comuns no âmbito do chamado «caso» Mateus.
Depois de ter dado indicações à Liga de Clubes para actuar da mesma forma no que diz respeito à competição profissional, a FPF avança agora no mesmo caminho, ainda que as eventuais consequências deste processo só possam ter repercussão em competições organizadas não profissionais, nomeadamente nos campeonatos jovens.
Fonte: A Bola
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Agora até o Leixões se está a meter no meio...Liga suspende jogos do Gil Vicente, Belenenses e Leixões
O presidente da Liga de clubes, Valentim Loureiro, comunicou há momentos, em conferência de imprensa, que em virtude do recurso interposto pelo Leixões sobre o caso «Mateus», os jogos em que participam o Belenenses e o Gil Vicente e o próprio Leixões vão ser suspensos.
«O Leixões interpôs um recurso para suspender a anterior deliberação. Este recurso foi enviado para o conselho de justiça e depois recebemos um faxe sobre esse recurso em que é transmitido à Liga que ficam suspensos os jogos a disputar do Leixões, Belenenses e Gil Vicente», explicou Valentim Loureiro.
O presidente da Liga disse anteriormente que caso o Leixões não tivesse interposto o recurso iam acatar a decisão do tribunal administrativo, ou seja, o Gil Vicente permanecia na Liga e ia jogar ante o Benfica. Essa situação poderia provocar um castigo imediato da FIFA, ou seja, a suspensão das equipas portuguesas nas competições europeias e da própria Selecção Nacional.
Fonte: A Bola
Enquanto isso, o Gil Vicente foi suspenso em todas as competições nacionais, em todos os escalões.
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Afinal há algum clube que não queira aproveitar-se disto?Moreirense «atento» ao caso Mateus
O Moreirense diz estar «atento» aos desenvolvimentos do «Caso Mateus». O clube de Moreira de Cónegos, despromovido à II Divisão, está à espreita de um possível regresso à Liga de Honra.
«Se já estávamos alerta, face aos últimos desenvolvimentos mais alerta ficámos. Vamos reunir com o nosso departamento jurídico para preparamos uma possível intervenção. Se houver penalizações ao Gil Vicente, teremos uma palavra a dizer e daí a nossa atenção», avançou o presidente do Moreirense, Ernesto Fernandes, em declarações à Antena 1.
«Caso alguns dos clubes que militam na Liga Honra sejam penalizados, queremos manter-nos na Honra. Como fomos os primeiros dos últimos, não queremos deixar passar esta oportunidade caso ela apareça», esclarece.
Fonte: A Bola
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
E parece que, finalmente, vai mesmo ser desta. Só falta saber o que acontece ao Gil Vicente... se desistirem do processo, são despromovidos uma vez. Se insistirem, pelo que li, são despromovidos novamente - agora para a 2ªB.FPF garante Champions e confirma gilistas na Honra
A Federação Portuguesa de Futebol garantiu ontem a participação de Benfica, FC Porto e Sporting na Liga dos Campeões, e confirmou o Gil Vicente na Liga de Honra. Depois de três horas de reunião com Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, e Valentim Loureiro, o ainda presidente da Liga, Gilberto Madaíl anunciou que o organismo a que preside vai invocar interesse público para pôr fim à polémica à volta do caso Mateus.
Fonte: Correio da Manhã
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
E a FIFA mandou uma carta à FPF. Segue-se o texto, tirado do site d'A Bola.
Meu caro Presidente
Refiro-me ao assunto corrente com o clube acima mencionado e à correspondência entretanto trocada entre a sua Federação e a FIFA a propósito do mesmo tema. Ao analisar a presente situação no que concerne à Federação Portuguesa de Futebol parece evidente que os canais para resolver os problemas do futebol estão a ser rodeados de forma perigosa e inaceitável. Infelizmente, parece que a Federação Portuguesa de Futebol não possui controlo sobre a sua Liga, contrariamente ao que está estipulado nos Estatutos da FIFA. Apresente situação, não só coloca o futebol em xeque, mas também faz perigar a integridade das competições. Tendo isto em mente, devo informá-lo que consultarei o Comité de Emergência da FIFA para deliberar sobre a suspensão da Federação Portuguesa de Futebol, caso o problema em torno do Gil Vicente não esteja resolvido antes de 14 de Setembro de 2006. Para falar com clareza, espero que o poder para tratar dos assuntos do futebol seja devolvido à competência exclusiva das autoridades do futebol até à data limite indicada. Consequentemente, se esta obrigação não tiver encontrado cumprimento até à data limite indicada, a Federação Portuguesa de Futebol será imediatamente suspensa de toda a actividade, com efeitos imediatos. Finalmente, informo-o de que informarei o Secretário de Estado do Desporto sobre as possíveis consequências para a sua Federação.
-
igneoustempest
- Estreante

- Mensagens: 15
- Registado: quinta-feira, 12 outubro 2006 22:53
No sábado.... ontem... alguém foi ás Antas (desc. "Dragão")? eu fui. 
Fora o preço dos bilhetes correu tudo bem. Foi um grande jogo do FCP na 1ª parte que depois na segunda parte quase se deitava tudo a perder por causa de uma certa falta de visão de jogo do Jesualdo, e com algum mérito do benfica também. Não entendo como uma equipa que ganha por 2-0 em casa, pode vir a sofrer 2 golos sem mais nem menos. Entendo como um "não muito bom prenúncio" dado que estamos na 1ª Liga e joga-se aqui um título nacional. A sorte veio no fim.
p.s. Realço o golo do Quaresma. Quando ele quer, ele consegue
Fora o preço dos bilhetes correu tudo bem. Foi um grande jogo do FCP na 1ª parte que depois na segunda parte quase se deitava tudo a perder por causa de uma certa falta de visão de jogo do Jesualdo, e com algum mérito do benfica também. Não entendo como uma equipa que ganha por 2-0 em casa, pode vir a sofrer 2 golos sem mais nem menos. Entendo como um "não muito bom prenúncio" dado que estamos na 1ª Liga e joga-se aqui um título nacional. A sorte veio no fim.
p.s. Realço o golo do Quaresma. Quando ele quer, ele consegue
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Parece uma repetição do que se passou na Académica, antes de ir para o Benfica. Ele pode ser um bom jogador (para um clube da dimensão da Académica), mas como profissional parece deixar bastante a desejar...Marcel sob alçada disciplinar
Marcel não vai participar no jogo com o Benfica. O avançado está sob alçada disciplinar do Sp. Braga por causa das queixas que fez sobre o novo treinador e a vontade de rumar ao Cruzeiro e a primeira sanção dos arsenalistas é deixá-lo de fora do encontro com a equipa de Fernando Santos. O brasileiro começou esta manhã a treinar-se à parte do restante plantel.
"Para já está afastado do jogo com o Benfica. O caso está entregue ao departamento jurídico mas é óbvio que vai ter um tratamento disciplinar e sofrer as consequências deste acto. Fica claro que não vamos permitir situações deste tipo", disse Eládio Paramés.
Fonte: Record
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
nem 8 nem 80
Se antes as pessoas reclamavam que era só futebol na TV, a televisão respondeu e apareceu a SportTV, infelizmente isso veio retirar quase por completo o futebol da televisão.Lino Escreveu:Só quero saber do Porto - Académica no Dragão... que estupidez dar na Sporttv.Se a RTP quiser ser srviço público, porque não dá o futebol?
Quem quer futebol ou vai ao café mais próximo ou põe TVCabo em casa. Pode ainda sintonizar o rádio
O dinheiro manda!
Última edição por bluestrattos em quinta-feira, 16 novembro 2006 17:48, editado 1 vez no total.