Banda larga móvel ZAPP

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
JeTBoy
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41

Banda larga móvel ZAPP

Mensagem por JeTBoy »

Para quem não conhece, a Zapp é uma empresa que disponibiliza acesso de banda larga sem fios via rádio através da infraestrutura da Radiomovel, em praticamente, todo o território nacional.

Com o novo tele-modem Z020, reclamam velocidades de downstream até 2.4 Mbps nas zonas EVDO e até 153 kbps nas restantes zonas (em modo RTT)

Pareceu-me um serviço bastante apelativo, até pela teórica "total" cobertura do território nacional, e pelo tráfego de 5GB indiferenciados e happy hour da 1h-7h, pelo que resolvi adquirir à experiência.
No entanto, na prática, tenho conseguido velocidades muito mais baixas, quase sempre em modo RTT na zona de Coimbra (abaixo de 150kbps), e na zona da Figueira da Foz imensas àreas sem qualquer cobertura (mesmo com o modem fora da janela), sem uso prático aí..

Há por aqui alguém que já tenha experimentado este serviço? Se sim qual o feedback e em que zona experimentou?

Ainda tenho experança que, com a ampliação das zonas EVDO (até 2.4Mbps) se torne numa alternativa móvel interessante, mas para já ainda tem de crescer aqui na zona centro. :)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu não tenho, mas tenho um amigo que usa ZAPP na Figueira da Foz,provavelmente tem zonas melhores do que outras, ele mora ali perto do seminário e apanha o mnimo que eles anunciam.

LouZuki
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 23 setembro 2006 21:36

Zapp

Mensagem por LouZuki »

Uso o Zapp desde Nov/05 e agora até comprei mais um modem para o meu filho que vai para fora.
A experiência é muito positiva, sobretudo porque foi a única hipótese de ter net onde vivo (perto da Lousã), pois não chega aqui a ADSL, apesar das inúmeras promessas e tentativas da PT.
Os operadores móveis (TMN, VOD, OPT) também não têm aqui cobertura, ao contrário do que apregoam. E experimentei-os todos!
Embora a velocidade não seja comparável à ADSL, é bastante aceitável e nunca me falhou ao longo deste tempo todo.
Em conclusão: na cidade, ou onde houver outras alternativas mais rápidas, pode não ser a melhor solução. Mas em locais sem outro tipo de cobertura é a única solução e, por isso, a melhor

Meca
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Viva,

Este assunto dos tele-modem interessa-me.

Alguém sabe se com um tele-modem do tipo Zapp pode-se fazer chamadas telefónicas via aplicações VOIP, tipo VoipBuster, Skype, etc?

LouZuki
Experiente
Experiente

VOIP

Mensagem por LouZuki »

Meca Escreveu:Viva,

Este assunto dos tele-modem interessa-me.

Alguém sabe se com um tele-modem do tipo Zapp pode-se fazer chamadas telefónicas via aplicações VOIP, tipo VoipBuster, Skype, etc?
Pode. Eu faço-as frequentemente e até com imagem video, sem problemas. E na minha zona Não há cobertura EV-DO

Meca
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Eu tinha a ideia de que as chamadas VOIP precisavam de uma ligação através de rede fixa porque os preços especiais que o Voipbuster, por exemplo, consegue são somente para outros números de rede fixa...

LouZuki, não estarás a usar o Skype em vez de um sistema VOIP?

No entanto, espero que tenhas razão, que assim fico com mais um motivo para aderir aos telemodems!

LouZuki
Experiente
Experiente

VOIP

Mensagem por LouZuki »

Que confusão que práki vai :roll:

O Skype é um dos serviços que funciona sobre VOIP (Voice Over Internet Protocol). Isto é: tem que se ligar SEMPRE pela net, mas pode-se ligar PARA nºs fixos.

Como o meu acesso à net não é através da linha PT, pois livrei-me dessa "praga" com o Zapp, faço agora as chamadas através do pc, e sim, uso o Skype ou o Voipbuster

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Olá

Nesta altura o meu acesso à internet, em casa, é através do Zapp. O meu telemodem é a versão antiga, Z010.
Moro na Av. Fernando Namora, em Coimbra, já na zona da solum. Aqui ele está ligado quase permanentemente em EVDO.
Já o utilizei na zona da baixa, junto à estação nova (A) e tb se liga em EVDO.

Para acesso "normal" à net, quase não tenho nada a apontar. Só o facto de, ao longo de uma tarde, p.ex., cair a ligação umas 10 vezes e ter de voltar a ligar. Mas estou impossibilitado de, por exemplo, jogar online, uma vez que a fraca velocidade de upload (cerca de 30kbps) o torna impossível.

Quanto a voip, gastei recentemente uns cobres para fazer ligações através do Voipcheap(.com) e a latência nas ligações é muito grande. Pensava utilizar este sistema como "telefone fixo", mas as conversas são, muitas vezes insuportáveis para quem está do outro lado. Por isso, não aconselho.

É minha sensação que se a velocidade de upload fosse um pouco melhor (tipo 80 a 100 kbps) este tipo de aplicações sobre a Zapp funcionariam bem melhor. Que vos parece?

Cumprimentos.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

mario Escreveu: Moro na Av. Fernando Namora, em Coimbra, já na zona da solum. Aqui
Mais para o lado do Continente ou para o lado das bombas ou a meio?... (só curiosidade...) B)

Querem ver que.... Imagem

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

para o lado das bombas

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Olá vizinho... prazer em conhecer. :mrgreen:

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Olá ex-vizinhos :D

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Isto vai-se a ver e o pessoal do forum mora todo na mesma rua... ah tirando o Lino que toda a gente sabe que mora no Monte Formoso. Imagem

Ai o off-topic... não tarda estamos a levar nas orelhas.