(mau) Atendimento nos centros de saúde

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Re: Má língua

Mensagem por duffy »

Paulo Escreveu:[...., darias mais valor ao serviço que te é prestado quase de graça...
Bem, eu não tenho qualquer tipo de queixa em relação ao atendimento do centro de saúde da minha área de residência, felizmente também passo anos sem lá pôr os pés.

Mas aquela afirmação era escusada, eu apoio que devia ser tudo gratuito, toda a gente tem direito a ter acesso ao sistema de saúde público, e como se sabe, a esmagadora maioria nunca na vida terá hipóteses de ter acesso a clinicas particulares. Ainda à dias ouvi uma noticia em relação a serem aplicadas taxas moderadoras nos internamentos e cirurgias ambulatórias ou algo assim do género (não tenho a certeza se foi este o termo utilizado) e nessa entrevista houve um médico que disse que isso era absurdo, porque não ia resolver o problema do défice no sector da saúde e que as pessoas mais carenciadas iam ser bastante afectadas.

Em relação ao que foi aí dito dos médicos estarem sempre de férias, é mentira, eles estão é com pressa para irem fazer serviço no particular, que é isso que lhes aqueles belos ordenados, o público é só para cumprir calendário.

Bem para concluir, so gostava que eles ao menos se lembrassem que se as pessoas não estivessem doentes, não os procuravam, e se não houvesse doentes, eles não davam lucros às farmacêuticas, e estas não lhes ofereciam viagens...

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

Bem... Paulo. Já vi que tu és um defensor acérrimo do sistema de saúde português público. Se axas que ele está bem.. força.. usa-o!
Eu e muitas pessoas pensamos que ele está mal. 1º a falta de médicos de família.. Ok. Eu sei que há.. mas porque os médicos são cada vez menos a tirar essa especialidade? Já várias vezes me disseram, que muitos dos médicos actuais querem é tirar especialidades que não lhes dêem trabalho, como por exemplo dermatologia, em que nao é preciso tar de banco, ou entao uma especialidade que lhes dê mt €€€.. e isto foi dito por vários médicos que eu conheço. No inicio pensei que fosse um exagero da parte deles, mas depois de me aperceber certas situações.. enfim... 2º Hoje também há muitos médicos por falta de vocação para a medicina, mas que apenas são médicos, porque os pais queriam e eles tinham nota pra isso.. e estes médicos, claro que preferem ficar em casa ou outra coisa qq, do que ser chamados para dar consultas num sábado à tarde.. né? E dps quando aparecem no centro de saúde culpam tudo e todos por estarem ali e tratar dos doentes e entender o que eles têm... tá quieto.. dá mt trabalho!!!

E mais histórias de médicos eu teria para contar.. coisas que nunca pensei serem possíveis.. e eu falo isto porque tenho contacto quase diariamente com eles :) Mas como ja disse... eu nao geral tenho boas impressões do trabalho deles, sei que por vezes é duro estar tantas horas seguidas a trabalhar e etc, mas foi a profissão que escolheram...

HFVP
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 14 julho 2006 22:53

Mensagem por HFVP »

Paulo Escreveu:
HFVP Escreveu:Bem, 1º nem sei como é que portugal está em 12º se tem tão péssimo atendimento nos centros de saúde...
Portugal está em 12º por mérito próprio e porque a avaliação dos indicadores de desempenho é feita por pessoas independentes (e não-portugueses). Se conhecesses a realidade nua e crua de muitos sistemas de saúde do mundo (para além dos flashes dos noticiários), darias mais valor ao serviço que te é prestado quase de graça...

Já agora, deixa-me que te diga que a excepção não faz a regra.
HFVP Escreveu:eu tmb me poxo quixar e bastante, gente antipática, mal criada e que nem sequer formação suficiente tem para estar ali...
Simpatia e competência são duas coisas distintas.

E não são só os profissionais de saúde que precisam de formação. Os utentes também precisam...
HFVP Escreveu:mas ok, como Portugal tmb vive muito com as "cunhas" a maioria deles devem ter tirado a formação por correspondência.
O desempenho em Portugal ao nível da Educação, da Justiça e outros é uma vergonha no contexto europeu.
A Saúde é um dos sectores públicos que não deixa o país envergonhado aos olhos do mundo. Temos indicadores de saúde muito bons, uma taxa de cobertura vacinal que é referência e o desempenho global do sistema é um caso de estudo, tendo merecido o interesse de técnicos de outros países...
HFVP Escreveu:Segundo o que já foi dito tmb aki, axo ke em 365 dias num ano, trabalham 15 e os restantes são férias...ixu é pura verdade!
Isso só demonstra que não se pode dar crédito ao que escreves...
HFVP Escreveu:Pois no meu centro de saude a maioria das vezes e quase sempre é: funciona das 9 da manha e ao meio dia já não está lá ninguem, uma pexoa precisa de lá ir á tarde, e médico nem ve-lo!!!
Há mais mundo para além daquele em que vives...
HFVP Escreveu:realmente estamos num país onde ainda temos de evoluir muito neste aspecto.
Não te preocupes. Quando começares a pagar a sério, irás começar a dar mais valor...
HFVP Escreveu:Bem, pelo menos deixo a minha opinião e é mais uma a juntar a tantas outras que aki estão e que existirão concerteza espalhadas por este País... parece-me que se fizessem um estudo de satisfação a maioria criticava e não dixia bem...
Por acaso esse estudo já foi feito e mais uma vez demonstrou que estás completamente errado:
http://europep.fe.uc.pt/

Muito bem já vi ke é defensor absoluto dos médicos :wink: Só vê os lados bons, nada de mau...Parabéns :!:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Olha quem fala

Mensagem por bluestrattos »

HFVP Escreveu:[...]Só vê os lados bons, nada de mau...Parabéns :!:
este tópico não faria qualquer sentido se todos viessem para aqui dizer mal, e focar só um ponto de vista, acho bem que venha aqui alguém, mostrar o outro lado da questão, e em alguns pontos até concordo, como por exemplo o facto de o nosso SNS ser muito bom quando comparado a outros países com melhor qualidade de vida que o nosso.

Paulo
Regular
Regular
Registado: domingo, 20 fevereiro 2005 19:52

Mensagem por Paulo »

duffy Escreveu:
Paulo Escreveu:[...., darias mais valor ao serviço que te é prestado quase de graça...
Em relação ao que foi aí dito dos médicos estarem sempre de férias, é mentira, eles estão é com pressa para irem fazer serviço no particular, que é isso que lhes aqueles belos ordenados, o público é só para cumprir calendário.
Em primeiro lugar, a maioria dos médicos não trabalham no sector privado.
Em segundo lugar, os médicos que não estão em dedicação exclusiva ao Estado trabalham 35 horas por semana - se fizerem 12 horas de urgência consecutivas (à noite ou fim-de-semana, por ex.) praticamente só têm de trabalhar de manhã durante os dias úteis para completar o seu horário.

Por outro lado, do que se paga numa consulta médica no sector privado, um terço vai para impostos, cerca de um terço vai para suportar despesas correntes (rendas, serviços, equipamentos, pessoal) e só um terço de facto reverte para o médico.
duffy Escreveu:Bem para concluir, so gostava que eles ao menos se lembrassem que se as pessoas não estivessem doentes, não os procuravam, e se não houvesse doentes, eles não davam lucros às farmacêuticas, e estas não lhes ofereciam viagens...
Em vez de atacares os médicos infudadamente e sem conhecimento de causa, deverias sentir-te moralmente obrigado(a) a denunciar irregularidades se as conheces em concreto. Participa-as ao Ministério Público ou à Inspecção Geral de Saúde, e esta sim seria uma conduta bem mais séria e responsável do que escrever dislates num fórum público a coberto do anonimato.
É que os médicos estão, por razões éticas, 1-impedidos de aceitar artigos de luxo dos representantes da indústria farmacêutica ou dos doentes. Por artigo de luxo, entende-se artigo de valor superior a 60 euros, salvo erro.
2-Os médicos estão eticamente impedidos de aceitar qualquer artigo independentemente do seu valor como contrapartida de prescrição.
As excepções ao princípio 1 é feita quando está em causa interesse para a formação. Assim, os médicos podem aceitar livremente livros médicos, revistas científicas, inscrições de cursos, congressos, etc. desde que não assumam compromissos que condicionem o exercício deontologicamente correcto da Medicina.
Por isso, se os laboratórios financiarem uma viagem a um congresso em Portugal (já não se financiam viagens ao estrangeiro) é uma situação perfeitamente legal e que se reverte em vantagens para os doentes.
Os doentes querem certamente ser assistidos por médicos cientificamente actualizados e porque o Ministério da Saúde se demite das responsabilidades de participar na formação contínua dos seus médicos e porque lhes paga demasiado pouco para que estes possam assumir sem constrangimentos os custos elevados dos bons livros e dos bons cursos de formação, ainda bem que alguém o faz, ainda que seja a indústria farmacêutica...

HintrY
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

como li algures numa revista: é mais fácil falar mal, do que escrever. entenda-se escrever referente aos livros de reclamações que existem por aí espalhados onde se devem enunciar queixas devidamente fundamentadas.

para tantas queixas, realmente só proponho que analisem as estatísticas referentes ao nosso sistema de saúde. podemos estar muito mal em determinadas áreas, mas numa que estamos relativamente bem a tendência continua a ser, falar mal.

lembro-me que três dos pontos negativos que afectam o nosso sistema de saude são: heterogeneidade na distribuição dos médicos;
heterogeneidade na distribuição por especialidades, nomeadamente quanto aos médicos de família, se bem que com a quantidade de alunos a formarem-se julgo e espero que estas falhas brevemente serão colmatadas;
a quantidade de burocracias por vezes exigidas, que nao são um mal da saúde mas dos sistemas em geral!

Electris
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

O principal problema do sistema nacional de saúde é mesmo a atitude dos médicos, fora as recentes medidas socratianas.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O que me deixa irado é que alguns médicos só dizem ao paciente o real estado da doença quando está mesmo a morrer, por vezes comprometendo o tratamento. A minha mãe começou com artrite reumatóide e o médico receitou-lhe um cocktail de medicamentos que ainda lhe fizeram pior. Depois começou com remédios naturais graças aos quais ela está bem melhor...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Bem... li na primeira pagina que os medicos deveriam ver mais vezes o House. Fiquem sabendo que o House sabe muito de medicina mas é um péssimo médico.

Quanto a isso dos médicos escolherem especialidades que nao deem mt trabalho, nao é bem verdade. Se assim fosse, iriam todos para medicina familiar pois o trabalho é bem menos arduo do que nas urgencias.
Dermatologia costuma abrir pouquissimas vagas... tipo 1 ou 2, por isso os médicos nao vao para dermatologia.
A escolha da especialidade recai na nota que o aluno irá ter no exame de especialidade.. que diga-se de passagem nao é pera doce.

Eu odeio ir ao centro de saude e detesto a medicina familiar.. isso faz de mim uma pessoa pior?

Poucos são os alunos que acabam medicina apenas por terem notas, por vontade dos pais, pelo dinheiro e por ai fora. Medicina não é propriamente um curso facil.
Ainda nao conheci ninguem que tivesse desmaiado numa aula de anatomia. Numa autopsia acho que acontece por vezes, mas isso é, penso eu, compreensivel.

Muito criticam os médicos, dizendo que estao num pedestral e que recebem muito dinheiro.. Urgencias nao rende para aquilo que se trabalha, no entanto não deixam de estar médicos nas urgencias a trabalhar arduamente e cheios de pacientes.
A verdade é que em portugal falta uma coisa : um local para onde possam ir os doente antes de irem ao hospital. O hospital está por vezes cheio por coisinhas menores.. o que aumenta o tempo de espera de qualquer doente, aumenta o trabalho do medico. E tudo isto desnecessariamente.

Em frança, as pessoas são livres de escolher o seu médico de familia. Nao existem centros de saude. São médicos particulares que fazem esse trabalho... Mas já ouvi que estavam a pensar implementar o centro de saude.

Enfim, criticas sao muito faceis de se fazerem mas algo para que as coisas mudem é feito raramente.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Mas em França as pessoas têm dinheiro para pagarem a um médico privado... comparem os salários...

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Mas é comparticipado!! É igual a aqui mas o medico de familia nao está num centro de saude, mas sim num consultorio. Tem assim bem mais disponibilidade para atender os seus doentes.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

eu tenho o meu medico de familia escolhido por nós...
em 1991 chegamos a portugal e escolhemos...
e foi simples na boa sem problemas...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Ehem, é chegámos e não chegamos. Chegamos é presente... há muita gente que dá este erro, até na tv...

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

eu sabia q tinha acento, apenas nao o usei.
Nao estava a ser pratico...
simples.
Mas obrigado pela correcçao.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu critico quando é para criticar, mas quando é para dizer bem também digo... e hoje passei por uma dessas situações.

Ontem, ainda não entendi bem como, dei um mau-jeito nas costas durante um dos exercícios no ginásio (um exercício que faço frequentemente, a carga não era exagerada... ainda não percebi bem como aconteceu). Tomei um duche quente, meti Picalm, mas... a dor manteve-se. Hoje, como quase não me conseguia mexer, decidi ir ao centro de saúde de Celas.

Foi tudo bastante rápido. Cheguei às 13h39, fui atendido logo na entrada (paguei €2.10). Depois passei rapidamente à enfermeira, que fez a triagem. Uns minutos depois fui chamado pela médica, que esteve a perguntar como é que tinha acontecido e pediu-me para mover o pescoço (o que quase não conseguia fazer). Receitou-me uns comprimidos, disse para ir ao hospital se amanhã não estivesse melhor e levou-me à enfermeira para tomar duas injecções. Às 14h05 já estava a caminho da farmácia para comprar os comprimidos.

Provavelmente tive muita sorte, porque só lá estava uma pessoa à espera quando cheguei, mas gostei. Fui atendido rapidamente e de forma simpática por todos os intervenientes. Ainda estou a verificar se foi eficaz (a dor ainda não me passou, embora já esteja bem melhor - pelo menos já consigo mexer o pescoço), mas fiquei com uma boa impressão do centro.