Compra de gás em Espanha

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Compra de gás em Espanha

Mensagem por Pedro »

Contrabando vale 10 milhões de euros

Sete mil toneladas de gás butano e propano vindo ilegalmente de Espanha estão a entrar anualmente em Portugal quer através de particulares que compram o combustível para uso próprio quer de comerciantes que depois o revendem em território nacional.

O negócio, que afecta sobretudo as zonas fronteiriças do Norte e do Algarve, move verbas que ultrapassam os dez milhões de euros e está já a ser investigado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

O baixo preço do gás butano e propano praticado em Espanha – perto de 12 euros por garrafa de 12,5 quilos – faz com que diariamente centenas de pessoas atravessem a fronteira com o objectivo de comprar botijas no país vizinho.

A maioria destes compradores são particulares mas, de acordo com a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), já há “muitos comerciantes” a seguirem o exemplo e a comprar do outro lado da fronteira para vender em território nacional. Os preços praticados nestes casos rondam os 13,5 euros, ou seja, cinco euros mais barato que o gás vendido de forma legal (que pode chegar aos 18,5 euros).

Para a ANAREC a única forma de combater esta situação – que também prejudica o Estado, privando-o de impostos – é reduzir a taxa de IVA aplicada ao gás butano e propano, que é actualmente de 21%, quando em Espanha é de 16%. “O Governo tem de decidir se permite esta importação ilegal de gás ou se baixa o IVA”, declarou ao CM José Reis, membro da Comissão Técnica dos Combustíveis Gasosos da ANAREC.

O responsável chamou a atenção para a “discriminação” que existe nas taxas de IVA aplicadas ao gás butano e propano e ao gás natural – apenas 5% – e apelou a uma uniformização do imposto para todos os combustíveis gasosos nos 12%. “As diferenças nas taxas de IVA constituem uma forma de discriminação entre cidadãos do Litoral, que têm acesso ao gás natural, e cidadãos do Interior, que apenas podem comprar gás propano ou butano”, sublinhou.

Além da questão monetária, José Reis chamou a atenção para as questões de segurança. “As instruções das botijas compradas em Espanha não estão em português e a as garrafas espanholas não dispõem da patilha de segurança que evita a libertação de gás em caso de acidente e que é obrigatória em Portugal”, referiu aquele dirigente.

A ANAREC denunciou o caso à ASAE. A Autoridade confirmou que está no terreno a investigar o negócio ilícito, mas recusou-se a adiantar pormenores por ser uma investigação em curso.

Fonte: Correio da Manhã
Li esta notícia e fiquei espantado... desde quando é ilegal um particular ir comprar gás (ou qualquer outra coisa) a Espanha? :? Não vivemos na União Europeia? Se em Espanha é mais barato (porque o governo deles, inteligentemente, tem um IVA baixo), faz todo o sentido que quem possa vá lá comprar. Nós não temos culpa que o custo de vida cá seja mais caro que lá (apesar de eles ganharem mais que nós). Não entendo porque andam a chatear os particulares com "ilegalidades no transporte", quando quem compra gás em Portugal também faz a mesma coisa. Se querem resolver o problema, parem de roubar nos impostos... agora andar a chatear as pessoas só porque tentam poupar algum dinheiro...? :?

É por situações destas que eu penso que é uma estupidez o governo estar a aumentar os impostos constantemente para ganhar mais dinheiro. A única coisa que consegue é perdê-lo depois quando as pessoas compram coisas noutro país. Se tivéssemos um IVA decente (15% a 17%) e uma carga fiscal equilibrada, não só provavelmente teriam mais receitas, como também as pessoas passariam a beneficiar de uma melhor qualidade de vida... assim têm que andar a poupar tudo o que puderem, mesmo que isso envolva comprar noutro país sempre que possível. Acho que seria preferível perder uns 4% a 6% do IVA que perder tudo quando as pessoas vão comprar noutro país... Espanha é que agradece. :?

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Também não percebo, nem concordo que seje ilegal
E não sabia que havia uma diferença tão grande de IVA entre o gás natural e o butano e propano..Por acaso tenho reparado nos ultimos anos, na mercearia dos meus pais, que quase já nem se vendem botijas, o gás natural veio mesmo pra ficar (e ainda bem..que com IVAs daqueles..)

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

pena é Espanha não ficar a 30 minutos de caminho :wink:

e já que se fala de energia, não esquecer que em Setembro inicia-se a liberalização dos preços da electricidade, ou seja, o preço vai subir e bem :roll:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Como o assunto é mais ou menos parecido, fica aqui uma noticia do diário digital.
Consumidores informados sobre liberalização do mercado eléctrico
Os clientes domésticos de electricidade vão receber esta semana uma carta da entidade reguladora com a informação necessária para decidir se querem ou não mudar de fornecedor, no âmbito da liberalização total do mercado.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, a Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) vai assim informar os clientes sobre a possibilidade de mudarem de fornecedor a partir de 4 de Setembro, data em que o mercado ficará totalmente liberalizado.

LouZuki
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 23 setembro 2006 21:36

Impostos

Mensagem por LouZuki »

Toda a gente sabe, e vem nos "books", que diminuindo a carga fiscal se aumenta a receita. Ainda há pouco tempo se verificou esse fenómeno em Portugal com o IMI (imp sobre imóveis).
Só os n/ sucessivos governos é k ainda não perceberam :evil:

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Isso dos governos, fazem cada asneira não só a nível financeiro, mas a todos os níveis... falta-lhes jogar Simcity ou assim, quando as taxas estão baixas, o consumo é maior...
Na Alemanha o IVA é de 16%, se não me engano, tal como em Espanha. Na Suíça é 7.6%... :shock:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

É considerado ilegal a compra de mercadoria num dado pais e revender assim sem mais nem menos. Há procedimentos que devem ser feitos a fim de que a importação seja legal. Não sei quais... mas sei que existem.
Se for para consumo proprio penso que não pode ser superior a uma determinada quantidade...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:É considerado ilegal a compra de mercadoria num dado pais e revender assim sem mais nem menos. Há procedimentos que devem ser feitos a fim de que a importação seja legal. Não sei quais... mas sei que existem.
Se for para consumo proprio penso que não pode ser superior a uma determinada quantidade...
Têm que pagar taxas alfandegárias se não me engano muito.