Newsletter/E-Jornal/Ezine forumcoimbra.com

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Pedro Escreveu:Quanto ao nome, penso que não há grande problema em atribuir-lhe o nome do fórum, ficando a "Revista forumcoimbra.com" ou qualquer coisa desse género. Assim mantemos facilmente a ligação ao fórum (pode-se depois arranjar um URL do género http://revista.forumcoimbra.com, que é fácil de memorizar).
O URL pode ser esse, independentemente do nome. Mas se queremos que a revista venha a crescer para fora da incubadora que é o ForumCoimbra.com teremos que arranjar um nome. Poderemos sempre colocar o subtítulo: «A Revista do ForumCoimbra.com».

Com tanta cabecinha pensadora que por aí temos algum nome sonante havemos de conseguir. Lembrei-me que talvez pudessemos escolher algo relativo ao Mondego, ou à sua flora ou fauna.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Hmmm... mas o objectivo não é quebrar a ligação ao fórum mais tarde (até porque a revista é feita por pessoas do fórum, tendo sido originada no fórum, etc). O facto de ser uma espécie de "complemento" não implica um corte completo... até porque um dos efeitos secundários da revista provavelmente passará por um aumento na utilização do fórum (pois provavelmente as pessoas virão cá comentar os assuntos aí mencionados). É importante mantermos essa ligação.

Irmos para um nome diferente quebra um pouco a identidade da revista, além de que pode também adicionar demoras adicionais... a minha experiência em situações desse género é que dificilmente se chega rapidamente a um nome que gere consenso, pelo que se perde imenso tempo aqui, em vez de nos preocuparmos com a revista em si. Tendo já um "pré-definido" devido à própria natureza da publicação, podemos passar rapidamente para o trabalho na própria revista.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Muito bem. Para isso é que serve um editor: tomar decisões quando não existe consenso. :) Avancemos então sem demoras. Já tens apoio de alguns membros do fórum, não deixes morrer o entusiasmo.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Em relação a conteúdo, eis o que eu tinha pensado mais ou menos incluír...
- notícias de Coimbra: uma secção dedicada ao que aconteceu na cidade;
- notícias desportivas: para notícias sobre desporto em Coimbra (podemos incluír, por exemplo, comentários aos jogos de futebol da Académica ou de outras equipas/desportos)
- eventos: para falar sobre eventos que aconteceram e divulgar os que venham a ocorrer
- vida nocturna: algo semelhante ao nosso "Bares/Discotecas", onde falamos de um ou dois bares por cada número
- cinema/música/televisão: algo mais generalista, para críticas e coisas do género (não está muito relacionado com a cidade, mas pode ser interessante ter algo assim)
- artigos de opinião: estes ficam ao critério de cada um

Isto são apenas algumas ideias para conteúdo que poderemos incluír, digam se quiserem sugerir mais qualquer coisa. O ideal seria termos uma estrutura base (como as revistas e jornais normais), com secções definidas, para facilitar a organização de conteúdos.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

As secções que sugeriste parecem-me bem.
  • Notícias de Coimbra: Pode-se fazer um apanhado das melhores notícias do mês, incidindo nas mais recentes também.
  • Notícias desportivas: Costumo ir a todos os jogos da Briosa em casa mas não acompanho a equipa quando joga foram. Se existir alguém das claques aqui no fórum...
  • Eventos e vida nocturna: Existem membros que estão dentro do meio.
  • Cinema/música/televisão: Se é para elaborar críticas poderá ser feito nos artigos de opinião.
Vou sugerir mais algumas:
  • História e Monumentos de Coimbra: Porque não dar a conhecer o nosso passado colectivo?
  • Insólitos: fotos engraçadas em Coimbra e respectivo comentário; algo como a secção "Erro de Sistema" da revista "Exame Informática" mas relativo a Coimbra
  • Ensino Superior e Secundário: já que se trata de uma cidade de estudantes...
  • Classificados: É uma das secções mais usadas do ForumCoimbra.com
Tanta coisa seria possivel. Penso que pelo menos a secção de insólitos e a dos classificados seriam boas ideias.

kortese
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Gostaria de contribuir para a parte de cultura!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

História e Monumentos! Gosto de história por isso dá gosto fazer isso.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Yep, essas são secções que podemos incluír. Das sugestões apresentadas, a minha única dúvida reside nos classificados... como a periodicidade inicial será mensal, será que não iremos correr o risco de estes ficarem desactualizados logo após a primeira semana da revista "nas bancas"? Ou isso não será um problema?

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Pedro Escreveu:Yep, essas são secções que podemos incluír. Das sugestões apresentadas, a minha única dúvida reside nos classificados... como a periodicidade inicial será mensal, será que não iremos correr o risco de estes ficarem desactualizados logo após a primeira semana da revista "nas bancas"? Ou isso não será um problema?
De facto... :oops: Se calhar deixamos essa parte para quando a publicação for mais frequente.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

temos um administrados fantastico. so ele para ter estas ideias.
eu gostei muito.
contem cmg.

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Quanto ao nome, Revista Forum Coimbra parece-me bem. Tudo vai começar a partir deste Forum. Quanto aos conteudos, uma primeira parte pode ser então a das noticias do mês, outra sobre o desporto, e ai não só falar de futebol mas sim de outros desportos também, e não só da AAC mas das outras equipas. Nos eventos falar de concertos, peças de teatro etc, que estão para acontecer ou que tenham acabado de acontecer. Penso que a vida nocturna não devia ser incluida, iriamos estar a fazer pub. as casas sem recebermos nada. Creio que a vida nocturna poderia ser colocada depois numa forma de artigo de opinião em que se falasse da noite de Coimbra sem referir o nome das casas. Ainda por cima já existem vários sites que falam desse tema. Falarmos da História desta cidade ( mais uma vez o exemplo das fotos antigas ). Mais uma vez dou esta ideia, tentar criar uma secção tipo o Nós por cá do telejornal da Sic, onde poderiamos criticar o que se faz de mal nesta cidade, tipo obras por acabar a anos, etc, etc.. Fornecer algumas informações sobre o ensino em Coimbra. Criar uma secção sobre cinema, televisão e musica ( para além de se fazer uma critica a alguns filmes etc.., falar do que está para aparecer ). Classificados devem ficar por aqui no Forum Coimbra e não encher a revista com isto. Por fim claro os artigos de opinião.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eis a primeira indicação de secções da revista, com base na disponibilidade indicada noutro tópico. Refira-se que os nomes das secções não são definitivos, mas preciso de lhes chamar qualquer coisa para sabermos do que estamos a falar.
- Notícias de Coimbra
* SilentNoise

- Desporto
* SilentNoise

- Passado/Presente (uma página contendo uma foto do passado e uma do presente, com alguns comentários)
* Lino
* {mineirinha}

- Insólitos (uma página com uma ou mais fotos de situações fora do comum em Coimbra)
* Coolspot

- Ensino Superior
* SilentNoise

- História de Coimbra (uma página com informação histórica sobre a cidade)
* Lino

- Eventos culturais
* SilentNoise
* Lino

Opinião
* Coolspot

Cinema/TV
* SilentNoise

Ainda há bastante sobreposição de tarefas (mas também ainda poucos responderam), pelo que se calhar teremos de dividir isto melhor. Eu posso posteriormente ajudar os grupos que estiverem com mais dificuldades.

Outra questão importante é definir o número de páginas e formato. Estava a pensar em formato A4, com cerca de 25 páginas. Para já poderemos usar cores, apenas se eventualmente avançarmos para versão imprensa é que se pondera alterar isso. Que é que acham?

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

gostava de contribuir com uma galeria de imagens de Coimbra.. não sei se isso é mais adequado ao tópico já existente "Fotografias de Coimbra" mas tenho muitas fotos urbanas da cidade que até gostava de partilhar

edit: concordo com o nome "Revista Forum Coimbra" dado pelo fuzzy mas, apesar deste forum existir hà mais tempo, não irá à primeira vista parecer uma magazine do centro comercial do mesmo nome?

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

À primeira vista parece-me bem. O SilentNoise parece-me demasiado sobrecarregado de tarefas (5 secções). Existem 2 secções com 2 pessoas; duas delas poderiam ficar com uma das secções do SilentNoise.

Quanto ao que me calha estou disponivel, assim como estou disponível para o design gráfico e paginação. Quanto aos Insólitos quero sugerir o nome da an1ta. Ela tem uma galeria com fotos espectaculares, os seus dotes para a fotografia são excepcionais. Pedro, acho que devias falar com ela e convidá-la a participar. Claro, caso ela não possa, cá estarei eu.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu:edit: concordo com o nome "Revista Forum Coimbra" dado pelo fuzzy mas, apesar deste forum existir hà mais tempo, não irá à primeira vista parecer uma magazine do centro comercial do mesmo nome?
Por isso é que o nome seria "Revista forumcoimbra.com" e não apenas "Revista Forum Coimbra". Apesar de já existirmos há mais tempo, estou consciente que essas confusões existiriam de certeza... com o .com, penso que o problema é minimizado (foi, aliás, a estratégia que usei com o nosso cartão, para ninguém o confundir com um cartão do centro comercial).