Monumentos Desconhecidos de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Monumentos Desconhecidos de Coimbra

Mensagem por CoolSpot »

Aqueduto de Santa Clara
Aqueduto do Real Mosteiro de Santa Clara
Arcos da Mina do Bordalo

Descrição: O projecto do novo aqueduto de Santa Clara, construído a partir da nascente de águas descoberta na Cruz de Morouços (Granja), foi entregue ao arquitecto Manuel Alves Macomboa na década de 80 do Século XVIII.
Na base deste projecto, terá estado uma insuficiência de abastecimento de águas ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. As obras teriam começado em 1783, uma vez que o arquitecto já então trata de problemas relacionados com o aqueduto.
Datam de 1789 dois planos do trajecto do aqueduto e sua constituição, localizando-se neles algumas casas, inclusivé a casa do próprio arquitecto Macomboa.
Em 1798 rasga-se o último monte, mas os trabalhos prolongam-se pelo ano de 1799, existindo uma referência a um mestre canteiro que executa a obra de alvenaria para o mesmo aqueduto.
As obras sofrem um atraso e vão-se arrastando ainda pelos inícios do Século XIX, existindo uma outra referência ao dia 20 de Julho de 1802 por parte da Junta da Fazenda, que publica o seguinte aviso: "A Junta da real Fazenda desta Universidade por despacho de dezassete de Julho Corrente, houve por bem conceder duzentas carradas de cal para não parar a obra do Aqueduto do real Mosteiro de Santa Clara, afim de hir continuando a dita obra, enquanto a mesma Junta não dá outras Providências".
Como mestre responsável desta obra e, também, de outras obras de Santa Clara, Manuel Alves Macomboa, veria acrescidos ao seu vencimento, 200 reis diários bem demonstrativos da importância do papel que tinha no conjunto das obras.
in IPPAR

Imagens:
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Última edição por CoolSpot em quinta-feira, 20 julho 2006 12:52, editado 1 vez no total.

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Soube por um morador do Porto Bordalo, isto é por fonte não oficial, que aquela secção por onde passa a estrada que liga a Mesura à Cruz dos Morouços foi demolida pelos exércitos napoleónicos no séc. XIX.

Tal parece-me possível pois apesar de aparentemente o aqueduto ainda não se encontrar concluido em Julho de 1802, as três invasões foram entre 1807 e 1810. Não terá sido na 1ª Invasão (uma vez que esta se fez através de Abrantes e Santarém vindos de Espanha), nem na 2ª Invasão (que se fez através do Minho mas não passou de Águeda). Terá sido por isso na 3ª Invasão, sob o comando de Massena, entrando pelo nordeste de Portugal, sendo derrotados na Batalha do Bussaco (Luso - Mealhada), mas ainda continuam a marcha em direcção da capital, sendo travados na Linhas de Torres (Torres Vedras).
Mais informações na Wikipédia.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não conhecia mesmo. :shock: :oops: Depois os turistas da cidade só vêm a cidade universitária ficando tanto por descobrir. :?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

eu por acaso costumo la passar e é mesmo fantastico.
tou cada vez mais inclinada a inscrever-me na cadeira de historia de coimbra. so mesmo pra assistir...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

{mineirinha} Escreveu:eu por acaso costumo la passar e é mesmo fantastico.
tou cada vez mais inclinada a inscrever-me na cadeira de historia de coimbra. so mesmo pra assistir...
hum? em q faculdade é isso? pode-se inscrever sem ser aluno do curso?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

letras, mas la temos seguranças gordos e muito altos e nao deixam entrar alunos de outros lados...
eles mandam embora...ou entao pagas mt bem :P
tou a brincar
vais la e inscreves-te...acho q podes...digo eu...ou entao pedes ao profe q te deixe assistir apenas...
deve deixar

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

A prof é 5 estrelas :) Adora alunos que gostem do que estudam, que façam bons trabalhos e que preparem bem as aulas para se saber do que se trata a aula. Ela não se opõe! :)

E os seguranças são ultra simpáticos :) E têm filas...na altura da queima, são sempre eles a fazer uma série de nós d gravatas.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

lol! são eles q fazem os nós de gravata?
e essa cadeira é em que semestre? no 2º, suponho..

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Tens História da Cidade de Coimbra I e II. Portanto podes escolher no 1º e/ou 2º semestre, sem haver qualquer tipo de precedências.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

porreiro.. obrigado mustiness. no proximo semestre, s tiver tempo, vou assistir :wink:

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

realmente esse aqueduto já me tinha intrigado....passo lá às vezes e é um cenário lindo!

Penso q - numa onda mais "gótica" vale a pena referir os mausoléus/jazigos do cemitério da conchada. Há 2 que são verdadeiramente gigantes. Há um q está abandonado, todo esculpido em forma de troncos e espinhos. Existe de tudo: até jazigos maçónicos, um q é uma estátua maravilhosa dedicada por um apaixonado que perdeu a esposa,etc etc...há coisas tão extravagantes q vale dar um pulo lá.
todos muito, muito antigos. é uma pena aquilo estar tão abandonado, até mete impressão! Em países como a Alemanha, Holanda, etc, esses locais são preservados e alvo de visitas turísticas. Veja-se o de Nova Orleães, outro exemplo.
Deviam colocar placas c o nome das familias q os construiram, estilo arquitectónico, enfim! Lá por ser um cemitério não deixa de ser histórico..

E concerteza há muitos monumentos misteriosos na cidade, dos quais não me recordo agora!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O cemitério Pére Lachaise em Paris é venerado e local turístico para ver as estrelas. Edith Piaf, Jim Morrison, Truffaut, etc. Até aparece num vídeo dos Sixpence non the richer...

Sobre a Conchada primeiro merece segurança e transportes.
As vistas sobre a cidade sã fenomenais e aquele mato é interessante. Uma vez vi lá um rebanho de cabras. :P
Sobre os jazigos, há um na ponta de lá, redondo, com vidro castanho, dedicado a uma família da qual não me lembra o nome, mas aquilo é mais uma capela que um jazigo!!

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Esse tem vista sobre toda a cidade. É gigante! E há outro, neo gótico, que deve ser inspirado na catedral de Notre Dame, com gárgulas e tudo e uma torre que é uma coisa incrível, altíssima.
A Conchada está um pouco ao abandono. é uma pena, porque é uma zona muito bonita. Há lá casas antigas fantásticas e penso que o local em si é muito aprazível.
Fiquei a gostar porque qd era pequena andei lá no colégio, a fazer a vida negra às freiras :P

Esse bosque que dizes....os miudos contavam umas histórias muito estranhas sobre ele! Lembro-me de falarem numa casa antiga, abandonada,onde havia uma piscina vazia com um cão fantasma ...e muitas histórias de arrepiar.Já ouviram falar nestes "mitos da Conchada"?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

solum_blonde Escreveu:realmente esse aqueduto já me tinha intrigado....passo lá às vezes e é um cenário lindo!

Penso q - numa onda mais "gótica" vale a pena referir os mausoléus/jazigos do cemitério da conchada. Há 2 que são verdadeiramente gigantes. Há um q está abandonado, todo esculpido em forma de troncos e espinhos. Existe de tudo: até jazigos maçónicos, um q é uma estátua maravilhosa dedicada por um apaixonado que perdeu a esposa,etc etc...há coisas tão extravagantes q vale dar um pulo lá.
todos muito, muito antigos. é uma pena aquilo estar tão abandonado, até mete impressão! Em países como a Alemanha, Holanda, etc, esses locais são preservados e alvo de visitas turísticas. Veja-se o de Nova Orleães, outro exemplo.
Deviam colocar placas c o nome das familias q os construiram, estilo arquitectónico, enfim! Lá por ser um cemitério não deixa de ser histórico..

E concerteza há muitos monumentos misteriosos na cidade, dos quais não me recordo agora!
este: ?
Imagem

é fantástico...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Esse já estou a ver, é incrível. O dos troncos e espinhos é mesmo feito de troncos e o caminho para lá é este:
À entrada, ao lado da casa do guarda, há o corredor dos gavetões à esquerda. Vão por aí e perto desse jazigo da foto a caminho desse que falei, em direcção a poente. Mas está degradado e tinha uma placa que dizia que estava ao cuidado do cemitério ou da Santa Casa...
O cemitério da Conchada tem o sítio arrepiante que é o jazigo comum municipal, aquilo só entra quem tiver mesmo que o fazer...
Quando se vai para o cemitério, ao pé da nova escadaria tem lá os restos de uma casa antiga. E lá no mato há uma casa velha sim...