[COIMBRA] Fotografias Antigas de Coimbra

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

essas fotos são lindas! só tenho pena do crime que fizeram ao destruir a alta...

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

daniel322 Escreveu:essas fotos são lindas! só tenho pena do crime que fizeram ao destruir a alta...
Sem dúvida um crime como declarei no meu post inicial...
As maiores perolas da minha "biblioteca" são os livros «Coimbra Imagens do Passado 1940-60» e «A Velha Alta Desaparecida» (o das fotos do Lino). Do primeiro já aqui coloquei duas fotos; assim que tenha tempo coloco mais.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Para quem quiser conhecer a vida que se perdeu com as demolições leiam os livros "Coimbra Minha" ou outros de antigos estudantes, à venda aí nas livrarias.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

gostava de comprar o "A Velha Alta Desaparecida" e ainda o "Coimbra vista do Ceu".
Saiu agora um mt bom tb que é "Portugal:30 anos de urbanismo" e retrata as cidades portuguesas desde à 30 anos para cá.. tá mt bom

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

daniel322 Escreveu:gostava de comprar o "A Velha Alta Desaparecida" e ainda o "Coimbra vista do Ceu".
Saiu agora um mt bom tb que é "Portugal:30 anos de urbanismo" e retrata as cidades portuguesas desde à 30 anos para cá.. tá mt bom
"Portugal:30 anos de urbanismo"... Deve ser muito bom. Por acaso nao sabes a editora?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A foto da Ferreira Borges, segundo uma página do público que aqui tenho, é dos anos de 1880 e foi tirada, por alturas das Festas da Raínha Santa por José Maria dos Santos. A rua chamava-se, na altura, Rua da Calçada.
A foto foi tirada da Rua Corpo de Deus onde o célebre fotógrafo "O Formidável" tinha o seu posto de observação no nº3, no 3º andar.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:A foto da Ferreira Borges, segundo uma página do público que aqui tenho, é dos anos de 1880 e foi tirada, por alturas das Festas da Raínha Santa por José Maria dos Santos. A rua chamava-se, na altura, Rua da Calçada.
A foto foi tirada da Rua Corpo de Deus onde o célebre fotógrafo "O Formidável" tinha o seu posto de observação no nº3, no 3º andar.
Página do Público?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Sim uma página do Público de 11 de Maio de 2003 que aqui tenho guardada que fala dessa foto.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:Sim uma página do Público de 11 de Maio de 2003 que aqui tenho guardada que fala dessa foto.
Digitaliza e partilha aí com o pessoal. :wink:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

CoolSpot Escreveu:
Lino Escreveu:Sim uma página do Público de 11 de Maio de 2003 que aqui tenho guardada que fala dessa foto.
Digitaliza e partilha aí com o pessoal. :wink:
A tal foto é a que a Mineirinha colocou na página anterior. Ok vou tentar...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

CoolSpot Escreveu:
daniel322 Escreveu:gostava de comprar o "A Velha Alta Desaparecida" e ainda o "Coimbra vista do Ceu".
"Portugal:30 anos de urbanismo"... Deve ser muito bom. Por acaso nao sabes a editora?
é da editora argumentum
é da autoria do arquitecto Nuno Portas e o título é «Cidade e Democracia – 30 anos de transformação urbana em Portugal»

http://www.flickr.com/photos/35737726@N00/162472561/

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Venho aqui colocar duas fotos antigas de Coimbra. Deparei-me com elas neste link colocado neste post. Obrigado CoimbraDesportiva.

Imagem
"Campo do Arnado" - 1928 a 1942

Imagem
Praça da República

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

que lindas!!!

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Imagem
nesta foto aquilo que assinalei a vermelho parece-me a Torre de Santa Cruz.. Alguém sabe ao certo o que é?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Sim, pelo aspecto é a Torre de Santa Cruz...

Traseiras da antiga Faculdade de Letras (actual Biblioteca Geral):
Imagem

Igreja de S. Pedro, na rua que descia do Largo de S. João (junto à Porta Férrea), local agora ocupado pelo Dep. Física da FCTUC, ao pé do Justiça e Paz:
Imagem
Imagem
Imagem

Um local obrigatório, as Monumentais (bem melhores antigamente) e o cimo no actual D. Dinis (antigo Largo do Castelo, quando Coimbra ainda tinha muralhas):
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Note-se a tricana aqui na última foto! :)