Gostei! Adoro andar de bicicleta e os percursos aqui em Coimbra são um pouco limitados, já para não falar da poluíção. Um percurso rio abaixo até à foz é uma excelente ideia. Para mim seria meio caminho andado para um Sábado ou Domingo bem passado.Apenas a Figueira da Foz começou a obra
Ciclovia vai “preencher vazio” do vale do Mondego
É uma obra «muito falada porque é pouco construída» e «apenas» o município da Figueira da Foz já deu alguns passos no terreno para que Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz fiquem ligadas ao longo do rio Mondego. Miguel Ferreira, um dos arquitectos responsáveis pelo projecto da ciclovia, falava ontem, em Montemor-o-Velho, no âmbito de uma conferência promovida pela Cooperativa Teatro dos Castelos, defendendo que a obra, mais do que ser uma forma de ligar os três centros urbanos, é um projecto que permite dar outra vida ao vale do Mondego, «repensando este território».
«O sentido da ciclocia é o de aproximar as populações ao rio e preencher o vazio que existe neste momento no vale do Mondego», explicou, defendendo ser «urgente olhar para este vazio de outra forma». E ter uma visão diferente significa partilhar a agricultura – que em Montemor continua a ser uma sector que «movimenta capitais mas não movimenta pessoas» – com outras áreas, como a cultura e o desporto, «potenciando o que já existe» e «dando novo significado ao vale». Exemplificando, Miguel Figueira falou da possibilidade de ligar a ciclovia com os centros de estágio, as praias fluviais, o centro náutico, o Portugal dos Pequenitos, os hipódromos, os centros históricos, entre outras ofertas que existem nas proximidades do rio, entre Coimbra e a Figueira da Foz.
Ideias que não são novas – muito pelo contrário – mas também não são concretizadas. Segundo o arquitecto, apenas o município da Figueira da Foz já deu alguns passos no terreno com a construção de «um pequeno troço», e Montemor «mostra vontade» esperando que, neste concelho, «quando arrancarem as obras no centro náutico e no leito abandonado, arranquem também com a ciclovia». Datas para a conclusão não há, até porque, explica, este é um projecto que não se pretende seja construído em contínuo, mas faseado, por forma a que um dia «todos os pequenos troços se unam» de Coimbra à Figueira da Foz.
Ao todo são 43 quilómetros de via para bicicletas, o que, em tempo, representa uma ligação de pouco mais de duas horas (a uma velocidade média de 20Km/ /hora), entre os três centros urbanos.
O encontro de ontem foi o culminar do Quarteirão Primavera, uma iniciativa da Cooperativa Teatro dos Castelos que permitiu, ao longo de toda a estação, levar um sem número de espectáculos culturais a Montemor-o-Velho.
As iniciativas – exposições, concertos, uma mostra de vídeo, teatro e conferências – pretenderam «levar visitantes à parte abandonada da vila (a zona do casco do castelo», explicou Júlio Sousa Gomes, da cooperativa, sublinhando que esse objectivo «foi conseguido».
in Diário de Coimbra
-
CoolSpot
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
-
solum_blonde
- Regular

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53
-
luisistico
- Banido
- Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Ver para crer!...
Mas apoio a ideia a 100%!!
Eu cada vez mais tento me deslocar através de "bicla" ou mesmo a pé.
Carro só mesmo quando é necessário.
Por diversos motivos, mas sobretudo poupança... poupam-se uns euros valentes e poupa-se a saúde... fazendo mais exercício..
Agora é ver essa ciclovia... Gostava de ser dos primeiros a estrear com todo o gosto..
Venha ela!
Mas apoio a ideia a 100%!!
Eu cada vez mais tento me deslocar através de "bicla" ou mesmo a pé.
Carro só mesmo quando é necessário.
Por diversos motivos, mas sobretudo poupança... poupam-se uns euros valentes e poupa-se a saúde... fazendo mais exercício..
Agora é ver essa ciclovia... Gostava de ser dos primeiros a estrear com todo o gosto..
Venha ela!
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Neste momento a estrada rural que liga Coimbra a Montemor é a melhor "ciclovia" que pode existir para quem não tem grande estofo (é sempre plano) mas aprecia o contacto com a natureza ao sabor dumas boas pedaladas
. É que existe um trilho em terra que parte do parque do Choupal e que vai sempre ao lado do rio.
Eu fiz esse percurso bastante vezes, com mais colegas BTT'istas e digo-vos que quem anda habituado a andar pelo meio da cidade para fazer um pouco de desporto, não vai querer outra coisa senão esse trilho depois de o experimentar.
Eu fiz esse percurso bastante vezes, com mais colegas BTT'istas e digo-vos que quem anda habituado a andar pelo meio da cidade para fazer um pouco de desporto, não vai querer outra coisa senão esse trilho depois de o experimentar.
-
CoolSpot
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Já estive para fazer esse percurso mas como costumo andar sozinho e como não conheço o caminho, nunca me atrevi.nfh Escreveu:Neste momento a estrada rural que liga Coimbra a Montemor é a melhor "ciclovia" que pode existir para quem não tem grande estofo (é sempre plano) mas aprecia o contacto com a natureza ao sabor dumas boas pedaladas. É que existe um trilho em terra que parte do parque do Choupal e que vai sempre ao lado do rio.
Que tal combinar-se uma BTTzada de pessoal do Forum Coimbra? Podias ser o guia!
Com um guia alinho na boa. O que dizes? Se estiveres interessado abre um tópico no forum Eventos/Encontros/Convívios.
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
Viva_a_Historia
- Regular

- Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04
-
Chetas
- Regular

- Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
Acho que é uma daquelas ideias que deveriam ser realidades à muito tempo!
Cheguei a Portugal à quase dois meses, só desde a semana passada é que comecei a dar umas voltinhas nas minhas máquinas devido ao atraso do contentor, e posso dizer que outra coisa que precisa urgentemente de uma solução é a mentalidade homicida dos conductores automóveis Portugueses perante nós, ciclistas. Pelo menos na zona da Mealhada!
Cheguei a Portugal à quase dois meses, só desde a semana passada é que comecei a dar umas voltinhas nas minhas máquinas devido ao atraso do contentor, e posso dizer que outra coisa que precisa urgentemente de uma solução é a mentalidade homicida dos conductores automóveis Portugueses perante nós, ciclistas. Pelo menos na zona da Mealhada!
-
JeTBoy
- Regular

- Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Pois é, há muito tempo que tenho vindo a ouvir falar neste projecto da ciclovia, parece que enfim se vai tornar realidade e ainda bem!
Sou um grande adepto de BTT e de passeio, infelizmente o tempo já não é tanto como há alguns anos atrás e também a falta de companhia para umas voltinhas torna-se maçadora (anda tudo de carro agora
).
Em tempos cheguei a fazer esse percurso pela estrada junto ao rio ou mesmo por cima, no caminho de terra que ladeia o canal de rega dos campos do Mondego, e já assim se fazia muito bem!
Sou um grande adepto de BTT e de passeio, infelizmente o tempo já não é tanto como há alguns anos atrás e também a falta de companhia para umas voltinhas torna-se maçadora (anda tudo de carro agora
Em tempos cheguei a fazer esse percurso pela estrada junto ao rio ou mesmo por cima, no caminho de terra que ladeia o canal de rega dos campos do Mondego, e já assim se fazia muito bem!
Epá, combinem lá isso, teria todo o gosto, apesar de não conhecer pessoalmente os utilizadores aqui do fórum.CoolSpot Escreveu:Que tal combinar-se uma BTTzada de pessoal do Forum Coimbra? Podias ser o guia!
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Era uma ideia muito interessante, marcar um encontro BTT'ista com o pessoal do fórum.
Eu passei algum tempo deste Verão em Castelo Branco (a minha "terra"), e gozei bastante a paisagem e os trilhos com um grupo que conheci pela net (http://btt-ctb.blogspot.com / http://castelo-branco-by-bike.blogspot.com), e agora que regresso a Coimbra para trabalhar novamente, queria ver se mantinha o ritmo dos passeios regulares.
Eu passei algum tempo deste Verão em Castelo Branco (a minha "terra"), e gozei bastante a paisagem e os trilhos com um grupo que conheci pela net (http://btt-ctb.blogspot.com / http://castelo-branco-by-bike.blogspot.com), e agora que regresso a Coimbra para trabalhar novamente, queria ver se mantinha o ritmo dos passeios regulares.
Última edição por nfh em sábado, 02 setembro 2006 21:47, editado 1 vez no total.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
guga
- Estreante

- Registado: sexta-feira, 07 julho 2006 12:45
esse paleio de vamos fazer, e giro uma ciclovia é muito lindo, mas as ciclovias e a questao das bicicletas e mais de fundo do que uma porcaria de um passeio de alcatrao daki ate montemor, feito de maneira a ganhar votos a meia duzia de verdes( desculpem a dureza das palavaras mas e o que me vai na alma) faço parte de um clube desconhecido provavelmente por todos voz que e o bike clube coimbra....ckube este que desde ha muit tempo tem lutado por uma nova pista de bmx e nao so ....nos terrenos junto a Ponte Europa..sabem quantas respostas positivas recebi da camara ou do programa polis? 0 ( zero ) isso mesmo zero , isto quando se dignaram a responder...por isso bem haja a que inda acredita em politiqueiros de 3 que mais nao fazem e andar na crista dos orgaos de comunicaçao regional a granjear a sua pessoa...mas ainda bem que alguem acredita..eu vou esperar para ver que o parque radical que vem hoje no jornal...tenha la as rampas retiradas do vale das flores para apodrecerem no horto municipal...ou pode ser que os projectos que mandei para a cmc tenham sido lidos por alguem e alguma ideia se aproveite...agora que a camara esta em conteçao de custos...se calhar nem se devia ter gasto dinheiro com os sinais em souselas...
-
Spiderman
- Banido
- Registado: terça-feira, 29 novembro 2005 1:09
Moras em Antes???Chetas Escreveu:Acho que é uma daquelas ideias que deveriam ser realidades à muito tempo!
EHEHEHE
Eu trabalho no Cardal....perto da cortada para Antes.....
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Alguém sabe em que ponto anda isto?
Acho uma ideia brutal. Na zona urbana de Coimbra há algumas coisas muito interessantes que se podem fazer. Ciclovia desde o Parque Verde, depois Portagem, Arnado (sempre pela beira rio) até ao Choupal. E no Choupal a ciclovia continuava. Até era interessante fazer uma cclovia a ligar o Parque Verde ao Vale das Flores e daí até à Solum, por exemplo. A ideia era pôr ciclovias onde há zonas de habitação e ligá-las entre si até à zona plana do Mondego.
Com o aproveitamento da zona entre a Portagem e o Açude, pode fazer-se mesmo uma nova ponte pedonal que permita a quem quiser ir até ao Fórum de bicicleta com facilidade.
Depois há que apostar no aluguer de bicicletas. Há uns meses estive em Barcelona e eles têm um sistema brutal. Existe um passe que cada um pode fazer. Existem vários parques pela cidade. Chegamos lá com o nosso passe a uma máquina, e escolhemos o número da bicicleta que queremos usar. Essa bicicleta solta-se e podemos usá-la, sendo que a podemos deixar em qqr outro parque da cidade. É muito bem feito, muito organizado... Uma ideia excelente. Acho mesmo uma ideia melhor do que a existente hoje em Aveiro com as Bugas.
Acho uma ideia brutal. Na zona urbana de Coimbra há algumas coisas muito interessantes que se podem fazer. Ciclovia desde o Parque Verde, depois Portagem, Arnado (sempre pela beira rio) até ao Choupal. E no Choupal a ciclovia continuava. Até era interessante fazer uma cclovia a ligar o Parque Verde ao Vale das Flores e daí até à Solum, por exemplo. A ideia era pôr ciclovias onde há zonas de habitação e ligá-las entre si até à zona plana do Mondego.
Com o aproveitamento da zona entre a Portagem e o Açude, pode fazer-se mesmo uma nova ponte pedonal que permita a quem quiser ir até ao Fórum de bicicleta com facilidade.
Depois há que apostar no aluguer de bicicletas. Há uns meses estive em Barcelona e eles têm um sistema brutal. Existe um passe que cada um pode fazer. Existem vários parques pela cidade. Chegamos lá com o nosso passe a uma máquina, e escolhemos o número da bicicleta que queremos usar. Essa bicicleta solta-se e podemos usá-la, sendo que a podemos deixar em qqr outro parque da cidade. É muito bem feito, muito organizado... Uma ideia excelente. Acho mesmo uma ideia melhor do que a existente hoje em Aveiro com as Bugas.