Caros Amigos do Forum,
Ontem, (3.ª-27JUN06) mais um acidente na descida do Hospital, alguém que saiu da sua faixa, indo embater no muro em sentido contrário, e pelos vistos mais uma vida que se perdeu.
A sucessão de acidentes naquela via é constante, principalmente quando chove, onde quem desce, por excesso de velocidade, ou por descuido, sai da sua faixa e vai embater em quem sem contar com isso, sobe aquela via descansado da sua vida, vida essa que pode terminar ali mesmo.
Seria bom que quem de direito, mande ali instalar uns semáforos de controlo de velocidade, de modo que quando os automóveis passem na curva sobre o Rego do Bonfim passem a uma velocidade baixa não saindo assim da sua faixa.
Penso que quem passa naquela via poderá um dia ser vítima inocente de alguém que distraidamente desce a avenida a perto dos 100km/h quando a velocidade é de 50km/h.
A Câmara tem um organismo onde estas situações e outras que se passam na cidade podem ser apresentadas, a Provedoria do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra, sito na Casa Municipal da Protecção Civil. Eles encaminham para os serviços competentes as reclamações/sugestões dos cidadãos.
Acidentes descida do Hospital
-
rucapinha
- Novato

- Registado: terça-feira, 13 junho 2006 9:37
-
luisistico
- Banido
- Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
concordo que algo deveria ser feito, sem dúvida...
mas é impossivel abrir a cabeça das mentes inconscientes que por lá andam a velocidades excessivas... sem sequer se preocuparem com os outros... o problema é sobretudo esse. passo por lá algumas vezes e quase semanalmente assisto a acidentes... sobretudo de noite.
podemos culpar as estradas, o modo como são planeadas e feitas, que muitas vezes não se entende... mas o principal motivo destas situações não tem a ver com as estradas, mas com a atitude dos que a usam...
seja com semaforos de controlo de velocidade, com lombas.. o que for... as pessoas continuam a insistir em desrespeitar a velocidade e a pisar o acelerador... até porque aquela descida parece convidar a acelerar ainda mais, mesmo que a descida só por si já o faça...
mas a infeliz conclusão a que chego é que... seja nessa estrada ou noutra qualquer se excedem, infelizmente, desde que dê para acelerar... pena que as alterações ao código, com multas pesadas e afins, tenha só "assustado" nas primeiras semanas... toda a gente hoje já esqueceu... porque será?
o pior é que muitas das vezes paga o justo pelo pecador... e sem darmos conta temos um carro vindo como louco na nossa direcção e pronto, nada a fazer...
até quando... seremos estes animais de estrada?... perguntas sem resposta...
é triste isto...
mas é impossivel abrir a cabeça das mentes inconscientes que por lá andam a velocidades excessivas... sem sequer se preocuparem com os outros... o problema é sobretudo esse. passo por lá algumas vezes e quase semanalmente assisto a acidentes... sobretudo de noite.
podemos culpar as estradas, o modo como são planeadas e feitas, que muitas vezes não se entende... mas o principal motivo destas situações não tem a ver com as estradas, mas com a atitude dos que a usam...
seja com semaforos de controlo de velocidade, com lombas.. o que for... as pessoas continuam a insistir em desrespeitar a velocidade e a pisar o acelerador... até porque aquela descida parece convidar a acelerar ainda mais, mesmo que a descida só por si já o faça...
mas a infeliz conclusão a que chego é que... seja nessa estrada ou noutra qualquer se excedem, infelizmente, desde que dê para acelerar... pena que as alterações ao código, com multas pesadas e afins, tenha só "assustado" nas primeiras semanas... toda a gente hoje já esqueceu... porque será?
o pior é que muitas das vezes paga o justo pelo pecador... e sem darmos conta temos um carro vindo como louco na nossa direcção e pronto, nada a fazer...
até quando... seremos estes animais de estrada?... perguntas sem resposta...
é triste isto...
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Epá essa descida é como tantas outras vias. As pessoas descem a pensar que aquilo é o autódromo e dão velocidades enormes e perigosas e os condutores Portugueses (bem como outros do sul da Europa) são demasiado inconscientes e egoístas, só pensam na sua vida e se alguém se partir não é com eles. É altura de mudar a formação deles, tem que se mudar esta mentalidade na formação escolar e na formação como condutores!
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
rucapinha
- Novato

- Registado: terça-feira, 13 junho 2006 9:37
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
A formção?!?!?!Lino Escreveu:Epá essa descida é como tantas outras vias. As pessoas descem a pensar que aquilo é o autódromo e dão velocidades enormes e perigosas e os condutores Portugueses (bem como outros do sul da Europa) são demasiado inconscientes e egoístas, só pensam na sua vida e se alguém se partir não é com eles. É altura de mudar a formação deles, tem que se mudar esta mentalidade na formação escolar e na formação como condutores!
As pessoas já são assim mesmo antes de decidirem tirar a carta
-
Chong Li
- Lendário

Pois eu acredito que sim. Só gostava de saber mais pormenores...rucapinha Escreveu:As marcas estão lá bem visiveis.Chong Li Escreveu:Estive a ver o Diário das Beiras e o de Coimbra e não vinha lá nenhuma referência ao acidente!
Se houve vítimas e tudo, e não vem nos jornais!
A não ser que o acidente já tinha sido tarde.
-
bluestrattos
- Lendário

- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Não é com semáforos que isso vai lá, ajuda mais um separador central em betão por exemplo do que semáforos.
Eu bem vejo o respeitinho que existe pelos semáforos ali ao final da Av. da Lousã
Se juntassem espigões na estrada juntos aos semáforos, aí penso que eles seriam respeitados, assim, não...
nem o preço exorbitante dos combustíveis os faz ter uma condução inteligente...
Eu bem vejo o respeitinho que existe pelos semáforos ali ao final da Av. da Lousã
Eu tento sempre cumprir as velocidades estabelecidas, mas às vezes, é mais seguro, andar à velocidade do trânsito, mesmo que seja em transgressão, do que sofrer um acidente. Mas é claro essas coisas só se aprendem com o tempo. Infelizmente reparo no aumento de Fangios nas nossas estradasmustiness Escreveu:Curioso mesmo foi o meu instrutor de condução. Eu cumpria as velocidades todas à risca e ele disse-me para nessa descida nunca cumprir porque podia ser perigoso para mim, uma vez que os outros andam muito mais depressa.
Irónico.
-
Chong Li
- Lendário

-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
E depois as ambulâncias, bombeiros e outros veículos em marcha de emergência... puff.Chong Li Escreveu:Essa dos espigões podia ser uma boa ideia. Sempre que o sinal estivesse vermelho, saíam um espigões do alcatrão (de forma automática). Quando o sinal virasse para verde, os espigões encolhiam para o alcatrão...
Queria ver os fangios...
É estranho não aparecer nenhuma notícia desse acidente nos dois principais jornais (principalmente porque houve uma vítima mortal). Foi a que horas? Acho normal haver algum pessoal com dúvidas, basta lembrar o que aconteceu no Dolce Vita, que já ia no tecto inteiro caído com 5 vítimas mortais e afinal tinha sido apenas um dos painéis.
-
Chong Li
- Lendário

Estes tinham um comando que desactivava os espigões à distânciaPedro Escreveu: E depois as ambulâncias, bombeiros
Para estes vou ter ainda que pensar noutra soluçãoPedro Escreveu: e outros veículos em marcha de emergência... puff.
Mas agora a sério, enquanto qualquer anormal irresponsável puder tirar a carta, não vamos lá.
Ontem estavam 5 polícias na rotunda da Solum. Cinco. Será que 2 não chegavam? Ou há assim tantos polícias em Coimbra? É que eu não os vejo noutros lados.
Ultimamente esta rotunda tem sido vigiada quase todos os dias. Eu até acho bem. Deviam estar 5 em todas as rotundas da cidade... se fosse possível. Como sabemos que não é, podiam optimizar recursos.
-
CoolSpot
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Isto seria um assunto que daria pano para mangas!
Muitos dos acidentes poderão estar relacionados com as condições da estrada, MAS faz parte duma boa condução saber conduzir de acordo com as condições do piso, do tráfego, climatéricas! Não posso conduzir da mesma forma numa estrada vazia, e quando está cheia de carros, quando está bom tempo e quando chove, quando o piso é bom e quando tem buracos!
"Ah a culpa não foi minha, era do S.Pedro porque mandou chuva!"
Mas é a mentalidade do nosso país...
Temos estradas muito más, mal cosntruídas, com o efeito centrifugo mal calculado nas curvas e rotundas em que por vezes há tendência para os carros serem atirados pra fora...
Se conduzimos assim com más estradas, se fossem tudo auto-estradas andava ai tudo a 200km/H. e também acho que não temos carros como nos outros países, carros tão bons, que atingem mais velocidade! (e tou a falar do que me parece, n sei se corresponde à realidade)
E muitas vezes não são as pessoas que conduzem com mais velocidade que provocam acidentes.. aqueles empatas que não sabem pra onde querem ir, e não dão piscas quando se lembram de mudar de direcção, ou vão a 30 quando não é possivel ultrapassar e depois quando queremos ultrapassar metem-se a acelerar feitos cromos! Esses também provocam muitos acidentes e sobretudo congestionamento (que também provoca acidentes)
Claro que é lamentável quando se perde uma vida num acidente estúpido, mas só reparam nisso quando é um "Dino" que morre, e em vez de aproveitarem para sensibilizar os jovens para os excessos (álcool e velocidade) transformam tudo num circo! e ainda passa por herói! enfim... quantos jovens não devem ter morrido nessa e noutras noites!
Eu faço bastantes km e vejo cada aberração na estrada! Claro que tb devo ter os meus dias maus, e distracções...
Muitos dos acidentes poderão estar relacionados com as condições da estrada, MAS faz parte duma boa condução saber conduzir de acordo com as condições do piso, do tráfego, climatéricas! Não posso conduzir da mesma forma numa estrada vazia, e quando está cheia de carros, quando está bom tempo e quando chove, quando o piso é bom e quando tem buracos!
"Ah a culpa não foi minha, era do S.Pedro porque mandou chuva!"
Mas é a mentalidade do nosso país...
Temos estradas muito más, mal cosntruídas, com o efeito centrifugo mal calculado nas curvas e rotundas em que por vezes há tendência para os carros serem atirados pra fora...
Se conduzimos assim com más estradas, se fossem tudo auto-estradas andava ai tudo a 200km/H. e também acho que não temos carros como nos outros países, carros tão bons, que atingem mais velocidade! (e tou a falar do que me parece, n sei se corresponde à realidade)
E muitas vezes não são as pessoas que conduzem com mais velocidade que provocam acidentes.. aqueles empatas que não sabem pra onde querem ir, e não dão piscas quando se lembram de mudar de direcção, ou vão a 30 quando não é possivel ultrapassar e depois quando queremos ultrapassar metem-se a acelerar feitos cromos! Esses também provocam muitos acidentes e sobretudo congestionamento (que também provoca acidentes)
Claro que é lamentável quando se perde uma vida num acidente estúpido, mas só reparam nisso quando é um "Dino" que morre, e em vez de aproveitarem para sensibilizar os jovens para os excessos (álcool e velocidade) transformam tudo num circo! e ainda passa por herói! enfim... quantos jovens não devem ter morrido nessa e noutras noites!
Eu faço bastantes km e vejo cada aberração na estrada! Claro que tb devo ter os meus dias maus, e distracções...