Ciganos em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Já deu pa perceber que não vai dar pa discutir o problema em concreto, estão mais virados pa teorias de integração, formaçao e coisas afins...
Continuo a dizer que não saõ portugueses, ainda hoje tive mais 1prova pq foram mais 1 vez ao cafe onde esta mendigar e n falavam portugues, obvio q a atitude das pessoas n é a mais correcta pq lhes pagam o que querem, e agora ja se tornou 1habito irem la lanchar, sabem que ali é certo! E olhem que os donos do cafe não acham mt graça, ja pa nao falar q hoje resolveram dar banho a 1puto no lavatorio da cs de banho do cafe!!
e dps pensei, a julgar la pelo forum isto é normal e temos que os integrar, e ja fiquei mais descansado!

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

O problema é precisamente esse...muitos deles nem sequer fazem um esforço para se integrarem.

Nessa situação a única coisa que podem fazer é chamar as autoridades cada vez que os ciganos estiverem a infringir a lei.
Já li em alguns cafés/bares um aviso a dizer "Reserva-se o direito de admissão" (ou qualquer coisa do género) por isso não sei até que ponto os donos dos cafés podem dizer aos ciganos que não os querem no estabelecimento e caso se recusem a sair, chamar a polícia.
Outra atitude a tomar seria pedir à polícia para patrulhar a zona durante a noite devido ao aumento do número de assaltos.

Infelizmente são medidas "paliativas" e provavelmente as pessoas da zona só terão sossego quando os ciganos forem embora.
Enfim...

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Pronto ok não são portugueses. Não muda muito.

A respeito da situação do café relembro apenas o ditado "quem cala consente". Se o dono permite fazer o quê? Prefere não chamar a polícia? Está no seu direito. Os clientes não gostam? Estão no direito de se queixar às autoridades se for caso disso e de passarem a frequentar outro café se assim o desejarem.

Se fosse eu o dono do café em principio não permitiria "invasões" e abusos. Punha-os a cavanir da minha propriedade. E depois pedia desculpa pelo sucedido aos clientes. Se depois voltassem com um comportamento aceitável obviamente atendia-os como outro cliente qualquer; afinal o café é o ganha-poão do dono e dos funcionários.

Se eu fosse cliente seria o que menos preocupações teria pois ninguém me obriga a frequentar locais que me desagradam.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Se vires um imigrante romeno ou moldavo julgas que é cigano por ser parecido?? Com a nova lei da nacionalidade, se passar, vais deixar de ter legitimidade para dizer isso de não serem Portugueses...
Ah além disso todos assaltam, quer sejam ciganos quer não.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

coolspot, assim é facil falar, mas se realmente fosses dono de um cafe e não permitisses esses abusos, tinhas de ter mt cuidado como o fazias pois a etnia cigana é mt unida e arriscavas-te a levar uma carga de pancada ou a que te vandalizassem o carro ou o cafe.. e depois a policia n faz nada pq são ciganos...

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

daniel322 Escreveu:coolspot, assim é facil falar, mas se realmente fosses dono de um cafe e não permitisses esses abusos, tinhas de ter mt cuidado como o fazias pois a etnia cigana é mt unida e arriscavas-te a levar uma carga de pancada ou a que te vandalizassem o carro ou o cafe.. e depois a policia n faz nada pq são ciganos...
Pois claro que teria.
Tomar um atitude firme não é sinónimo de tomar uma atitude irreflectida não achas? Pessoalmente lido muito mal com a injustiça e como tal não consigo ficar parado perante uma. Infelizmente os ideais já não movem as pessoas... :(

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Lino... epa... n centres tanto a discussão na natureza da etnia cigana.

Pa... o alcapone abriu o tópico porque estava indignado com a situação. E é disso que eu vou falar, como todos deviamos fazer pois isto é um fórum.

O termo "cigano" foi usado para referenciar um grupo de pessoas algumas dezenas de pessoas que trouxeram alguns problemas ao bairro norton. Ora.. acho que o facto de serem referidos como "ciganos" é simplesmente uma questão prática, penso que não é o facto de serem ciganos que está a causar qq problema que seja.
Agora, está ali um grupo de pessoas que causa problemas, anda no cravanço, faz barulho, deixa sujidade, etc etc... isso não é admissível. Acho que caír no cliché do "há ciganos bons, eles organizam-se por clã, têm uma cultura diferente" só serve aqui no caso para matar a discussão. Eu estou-me a cagar para a raça, cor, nacionalidade, nome, equipa de futebol daquelas pessoas, por mim, nem que fossem marcianos, tão ali a causar aqueles problemas tem que se por mão nisso. não é por pertencerem a este ou aquele grupo que são intocáveis sob a pena de chamar racista à nossa justiça.

Eu n tenho absolutamente nada nem a favor nem contra ciganos. Nem me iportava de ter amigos ciganos de resto tenho amigos do planeta todo.

As pessoas criam uma certa revolta devido à elevada incidência de crimes entre a comunidade cigana. E por favor não respondam com o "há ciganos bons" pois ninguem está a dizer que não há. Acontece que a policia volta e meia faz uma rusga a um acampamento e vêm sempre em média 5 ou 6 gajos para a pildra por posse de drogas pesadas. Só um juiz, num julgamento aqui em coimbra prendeu 60 individuos de etnia cigana de uma vez. Se passarem ali a prisão ou na judiciária é frequentissimo estarem lá mulheres ciganas à espera dos maridos. Pa... há uma incidencia alta de crimes entre comunidades ciganas. N adianta andar com rodeios, os numeros são o que são.

Pa... as pessoas é claro que se isolam dos ciganos... pois não estão dispostas a submeter-se a confusões que acontecem com tta frequencia. Neste caso é o alcapone que está indignado. É um problema complicado, há ciganos a esforçar-se por criar uma boa imagem e apostar na informação... o que acaba por ser uma tarefa ingrata. Acho que a comunidade cigana deve ser menos egocentrista... olham demasiado para eles próprios, para os problemas a que são submetidos. todos queremos resolver isso, mas há muito para alem disso a resolver.

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Acho que vou mudar o nome do tópico, o que acham de "Campistas e caravanistas bastante amáveis no Vale das Flores"?

Ja agora ficam aqui as fotos que tinha prometido
Imagem
Imagem

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

o mal dos ciganos é terem todas as regalias do mundo para se integrarem e continuarem sem fazer um cú.

se tivessem de trabalhar e soubessem o que custa a ganhar o dinheiro eram pessoas de jeito.

de lembrar que ha ciganos bons e maus. tenho aki uns a viver atraz de mim e parecem boas pessoas. teem casa, teem a carrinha d ir pra feira, ganham o deles na boa e nao incomodam ninguem. e onde vivo ainda nao se ouve falar muito de assaltos...

tirando uns espertos que entraram ali num predio ao lado e foram detectados

luz
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 24 outubro 2007 20:36

Mensagem por luz »

Acerca da ideia que temos dos ciganos, em geral é negativa, por que é uma ideia pré-concebida, é um preconceito. Nao quero defende-los nem criticá-los, mas sim, fazer ver que nao se pode dizer: os ciganos sao bons ou os ciganos nao prestam pk sao isto e akilo! Pois é mentira! Cada um é como cada qual! Toda a gente sabe que ha pessoas boas ou pessoas más! Nao se pode genaralizar.
Quando era criança tambem me foi incutido o preconceito de que os ciganos eram maus, ensinaram-me a ter medo deles e de certa forma ainda tenho...mas tento mudar de dia para dia! Nao se pode ser assim, há que ser receptivo. Aprendi que todos sao assim, nem todos sao precisosos como dizem aqui! É verdade! Muitos deles vivem dos subsidios sem nada dar em troca, e quem paga? É o contribuinte, n é? E quem nao tem uma vizinha/o sem ser cigana/o no desemprego a receber o subsidio e depois vai tomar conta de uma velhinha á noite sem fazer descontos? E kem conhece alguem que nao faz nada, nem quer fazer e recebe na mesma? Revolta-nos isto nao é? anadmos nós a descontar para os preguiçosos! Vejam! Nao sao só os ciganos que andam por aí a esvaziar a maquina do estado, afinal sao uma minoria! A maior parte desses sanguessugas que nao fazem nada sao da nossa própria raça!

Nada do que eu disse nem nada do que os useres comentaram se pode tomar como verdade absoluta...É apenas um ponto de vista

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

luz Escreveu:Acerca da ideia que temos dos ciganos, em geral é negativa, por que é uma ideia pré-concebida, é um preconceito. Nao quero defende-los nem criticá-los, mas sim, fazer ver que nao se pode dizer: os ciganos sao bons ou os ciganos nao prestam pk sao isto e akilo! Pois é mentira! Cada um é como cada qual! Toda a gente sabe que ha pessoas boas ou pessoas más! Nao se pode genaralizar.
Quando era criança tambem me foi incutido o preconceito de que os ciganos eram maus, ensinaram-me a ter medo deles e de certa forma ainda tenho...mas tento mudar de dia para dia! Nao se pode ser assim, há que ser receptivo. Aprendi que todos sao assim, nem todos sao precisosos como dizem aqui! É verdade! Muitos deles vivem dos subsidios sem nada dar em troca, e quem paga? É o contribuinte, n é? E quem nao tem uma vizinha/o sem ser cigana/o no desemprego a receber o subsidio e depois vai tomar conta de uma velhinha á noite sem fazer descontos? E kem conhece alguem que nao faz nada, nem quer fazer e recebe na mesma? Revolta-nos isto nao é? anadmos nós a descontar para os preguiçosos! Vejam! Nao sao só os ciganos que andam por aí a esvaziar a maquina do estado, afinal sao uma minoria! A maior parte desses sanguessugas que nao fazem nada sao da nossa própria raça!

Nada do que eu disse nem nada do que os useres comentaram se pode tomar como verdade absoluta...É apenas um ponto de vista

:clap: :clap: :clap:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Tudo isso é muito lindo.. mas na realidade não é bem assim, eu conheço uma família de ciganos que se tentou integrar na sociedade portuguesa, que motiva os filhos a ir à escola e os educa de acordo com as normas de boa conduta, mas são a excepção à regra.
É que, generalizando, os ciganos não se integram porque não querem.. não fazem o mínimo esforço e nem estão interessados.. Vêm para Portugal à busca de casas à borlix (já que somos um país rico, damos casas a todos menos aos que contribuem para os impostos) para depois eles as estragarem com fogueiras no meio da sala e galinhas na banheira (não estou a inventar, isto é verídico)

Eu fui educado pelos meus pais a não ter preconceitos nem ideias pré-idealizadas sobre ninguém nem qualquer raça, mas pessoalmente fui desenvolvendo uma imagem muito negativa sobre os ciganos, imagem essa que não tenho para mais nenhuma etnia (ou raça, como preferirem) ao cimo da Terra..
É que basta passar num tribunal em hora de julgamento e vê-los com o "acampamento" lá montado.. ou passar em frente à penitenciária em hora de visita.. ou ir a uma feira ver quem vende material contrafeito..
Tudo isto é preconceito?

A mim tentaram-me assaltar 4 vezes em toda a minha vida.. felizmente consegui-me safar de todas as situações, mas dessas 4, 3 foram ciganos..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Ok eu conheço ciganos que estão perfeitamente integrados e o senhor ganha a sua vida de forma honesta e o filho faz teatro e toca música cigana, que é bem interessante, com amigos.
Há alguns maus é verdade, mas também há bons, mas isso é em todo o lado.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Há alguns maus é verdade, mas também há bons, mas isso é em todo o lado.
Foi isso que tentei dizer em cima.. mas se falares por exemplo nos angolanos que vêm para Portugal, na sua grande maioria vêm para cá com a esperança de terem melhor vida, uns trabalham honestamente mas outros que não conseguem acabam por andar a roubar.. o mesmo para os ucranianos.. há sempre bons e maus. mas agora, diz-me.. assim por alto.. metade dos ciganos que estão em Portugal trabalham? descontam para a segurança social? sujeitam-se a andar nas obras ou estar numa bomba de gasolina?..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Também há brancos que roubam e não fazem um chavelho.