Ciganos em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Vou apenas esclarecer a minha opinião:

Acho bem a remoção de posts deliberadamente ofensivos e mal fundamentados. Dizer "todos os ciganos são uns ladrões" é ofensivo, racista e meramente preconceituoso. Dizer "fui assaltado na rua por um cigano" não é ofensivo, a apenas um relato.

Já acho injusto bloquear o tópico por causa de alguns posts. Não me parece justo que alguém seja impedido de expressar a sua opinião por causa da conduta de terceiros.

Percebo a tua decisão, Pedro. Andar sempre de volta dos tópicos a fiscalizar não é fácil. Ser moderador dá trabalho.

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Eh pá, ó Lino, eu acho que tu és 1teórico do caraças!
De certeza que n tens ciganos a fazer aquilo que descrevi perto de tua cs, que não tens 1 café onde eles pedem, incomodam os clientes e fazem uso da cs de banho cm se aquilo fosse deles, que não trabalhas num Teatro ao lado do qual eles acampam e onde fazem as necessidades e onde o cheiro é indiscritivel, que não tens a tua porta 1fonte que serve de duche para eles, com shampoo e td(da qual em breve vou por aqui fotos).
Estas pessoas não estão integradas nem nc vão estar, e se isto faz parte da cultura própria deles que tu andaste a estudar não me parece que isto seja integravel!
E ainda te digo mais, estas pessoas não são na sua grande parte portugueses e por isso têm que ser mandados de volta, são romenos e por isso nem da União Europeia fazem parte!não precisamos de pessoas que vêm pa Portugal pa não ajudar o país, não produzem nem pagam impostos, apenas mendigam!
Ha aqueles que fazem pela vida vendendo na feira, mm que mts das vezes com coisas contrafeitas!

Qnt à associaçao d que falaste no ingote é de louvar que tenham feito algo para os integrar, mas parece-me que estao ainda mt longe de conseguir mudar as mentalidades!

O parque nómada continua para mim a ser apenas para alguns e fruto da inactividade da camara que nao os tirou da estacao velha e cm la ficaram mts anos aquilo passou a ser deles, e dps fizeram-lhes o parque nomada!
Gostaria bastante de poder confrontar o presidente da junta e da camara sobre isto, de certeza que vinham com o paleio do costume!

Qnd aos policias so tnh a dizer que têm medo deles, n fazem rigorosamente nd, ou pq não querem ou pq ninguem os manda!so nos estadios pa bater em claques de futebol é q sao 1s herois, nao sao nenhuma etnia e por isso dps ninguem os pode acusar de racismo...

Este post não tem nd de racista e não quero inflamar a conversa, apenas discutir!

Fiquem Bem!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Al Capone Escreveu:Estas pessoas não estão integradas nem nc vão estar, e se isto faz parte da cultura própria deles que tu andaste a estudar não me parece que isto seja integravel!
Só para acrescentar que estás a confundir o exemplo que tu tens (de um grupo reduzido) e estás a generalizar para toda uma etnia. No estudo que efectuou, presumo que o Lino tenha tido acesso a uma mostra mais generalizada, o que lhe dá um ponto de vista melhor. Aliás, o próprio facto de ele ter tido acesso a um comportamento e informações diferentes já serve para indicar que as generalizações que foram feitas são erradas.

Al Capone Escreveu:E ainda te digo mais, estas pessoas não são na sua grande parte portugueses e por isso têm que ser mandados de volta, são romenos e por isso nem da União Europeia fazem parte!
A Roménia fará parte da União Europeia já a partir de 2007. Mas isso é outra questão.

Al Capone Escreveu:O parque nómada continua para mim a ser apenas para alguns e fruto da inactividade da camara que nao os tirou da estacao velha e cm la ficaram mts anos aquilo passou a ser deles, e dps fizeram-lhes o parque nomada!
Penso que a parte principal do problema está aqui (e, se nos centrássemos nisto, evitaríamos a parte desagradável de moderação que teve de ser efectuada para cumprir as regras do fórum). O parque nómada foi criado para situações destas (e, pelo que soube, já tem sido usado em algumas ocasiões)... mas será que o grupo em questão sabe que ele existe? Como disseste que são estrangeiros, há a hipótese de nem sequer fazerem ideia de que podiam usufruir dessa infra-estrutura. Aí caberia às autoridades darem-lhes essa indicação, o que não sabemos se aconteceu. É uma questão de verificar se as autoridades deram essa indicação. Ou, por exemplo, contactar a Associação que já aqui foi referida para ver se eles podem intervir nesta situação. Alguém sabe se eles têm e-mail? Podia ser útil/interessante trazer a sua visão para esta situação.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Pedro Escreveu:...
Ou, por exemplo, contactar a Associação que já aqui foi referida para ver se eles podem intervir nesta situação. Alguém sabe se eles têm e-mail? Podia ser útil/interessante trazer a sua visão para esta situação.
Ora aí está uma boa ideia Pedro. Encontrei estes dados na Net:

Associação Social Recreativa e Cultural Cigana de Coimbra
Bairro do Ingote, Bloco 22 - cave - esq.ª
3020-208 Coimbra
Tlm. 965 385 941

Se vier a descobrir o email aviso-te.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não sou teórico, as pessoas têm a mania de pensar logo cigano=ladrão, o que é falso! Pode haver pessoas que façam erros, mas pensem num cigano que vá procurar um trabalho. Ou é mandado fora ou é daqueles a quem dizem "depois dizemos algo" e depois ignoram-no e isto acontece. Costumo passar pelo Ingote e Bairro da Rosa e nunca fui assaltado nem nunca me fizeram algo, nem às pessoas não ciganas que lá conheço. São uma cultura diferente da nossa e temos que respeitá-los, não esquecendo o factor cultural. Já ouviram falar de relativismo cultural?

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

vlado Escreveu:Uma coisa é interessante. Os ciganos são os mesmos aqui em Eslováquia, em Hungria, Espanha ou Portugal. E em todas partes não pertencem a ´gente amada´. :?
Em qualquer parte do mundo as pessoas empatizam menos com aqueles com costumes diferentes. O facto de se possuir uma cultura paralela e o comportamento marginal de alguns membros dessas comunidades levam facilmente à generalização e posteriormente ao preconceito.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Como ouvi numa formação do ACIME nestes dias, as pessoas rejeitam e temem aquele que é diferente de si! Olhem só a situação da gastronomia: no México eles comem escaravelhos e em França pernas de rã, enquanto que a nós mete nojo!

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Lino Escreveu:Como ouvi numa formação do ACIME nestes dias, as pessoas rejeitam e temem aquele que é diferente de si! Olhem só a situação da gastronomia: no México eles comem escaravelhos e em França pernas de rã, enquanto que a nós mete nojo!
Ora aí está um exemplo flagrante de como apoio a diversidade cultural:
Comam eles os escaravelhos e as rãs que nós por cá comemos os cabritos e leitões! :D

Mas não precisas ir tão longe: nós por cá comemos as famosas caracoletas (que só de pensar já me agonia). E a minha namorada, por exemplo, não gosta de cabrito! :shock:

O teu exemplo demonstra bem que cada indivíduo é um mundo. Por si só já é complexo, o que não dizer de uma comunidade inteira...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

CoolSpot Escreveu:
vlado Escreveu:Uma coisa é interessante. Os ciganos são os mesmos aqui em Eslováquia, em Hungria, Espanha ou Portugal. E em todas partes não pertencem a ´gente amada´. :?
Em qualquer parte do mundo as pessoas empatizam menos com aqueles com costumes diferentes. O facto de se possuir uma cultura paralela e o comportamento marginal de alguns membros dessas comunidades levam facilmente à generalização e posteriormente ao preconceito.
concordo ctg mas apenas se vê essa rejeição generalizada em relação aos ciganos.
tu n ficas desconfiado qd tens de lidar com um negro ou um asiático ou até mesmo um árabe.. mas se tiveres de lidar com um cigano já vais "de pé atras".. talvez seja só mesmo preconceito, mas é um preconceito generalizado em toda a europa e apenas sobre os mesmos.. coincidencia?

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

[...]temos que respeitá-los[...]
Estou de acordo com o facto de termos que os respeitar por terem uma cultura diferente mas não te esqueças que o respeito funciona nos dois sentidos e visto que são estrangeiros devem, antes de mais, respeitar o país que os acolheu e os seus habitantes coisa que por vezes não se verifica o que leva as pessoas a generalizar e a perder o respeito por essa etnia.
Até nas coisas mais simples certos grupos ciganos revelam falta de respeito e civismo.
Um exemplo: há uns tempos atrás alguns ciganos literalmente acamparam à frente do IPO. Estacionaram as carrinhas em cima do passeio junto à residencial das beiras. Ficaram ali alguns dias e quando foram embora, apesar de terem um contentor do lixo a 1m, deixaram tudo sujo.
E como isto, muitas outras coisas... :roll:
Última edição por Twikhor em segunda-feira, 26 junho 2006 17:05, editado 1 vez no total.

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

daniel322 Escreveu:
CoolSpot Escreveu:
concordo ctg mas apenas se vê essa rejeição generalizada em relação aos ciganos.
tu n ficas desconfiado qd tens de lidar com um negro ou um asiático ou até mesmo um árabe.. mas se tiveres de lidar com um cigano já vais "de pé atras".. talvez seja só mesmo preconceito, mas é um preconceito generalizado em toda a europa e apenas sobre os mesmos.. coincidencia?
Só se vê rejeição generalizada em relação aos ciganos!? Ora vejamos: ciganos=ladrões, pretos=burros, judeus=traiçoeiros, muçulmanos=terroristas, chineses=porcos, brasileiras=prostitutas, alentejanos=preguiçosos, etc, etc. Chega ou queres mais? A História da Europa é cheia de preconceitos e de perseguições às minorias.

Desculpa mas continuo a afirmar que a generalização de comportamentos é sinal de pouca inteligência. Uma pessoas ser de determinada etnia, ou grupo social não é garantia de comportamento. Penso que o preconceito tem uma razão antropológica. É uma maneira de arrumar o cérebro (ciganos=ladrões, pretos=burros, etc). O mesmo se passa com a separação entre o Bem e o Mal. Desde pequeninos nas brincadeiras uns são dos Bons e outros são dos Maus, uns os índios outros os cowboys (olha aqui um preconceito).

Tenho que admitir que não gosto muito de ciganos, mas também admito que é preconceito meu. O que acontece é que a minha opinião foi formada pelo contacto com alguns dos maus elementos da étnia. Sendo essa a amostragem que outra opinião poderia eu ter?

Além disso, o preconceito pode ser perigoso para o próprio preconceituoso. Por exemplo: vais na rua pelo passeio e na tua direcção vem um cigano e atrás vem um causasiano. Ficas cheio de medo e mudas de passeio. Assim que o cigano passa, voltas para o teu caminho e ao passares pelo caucasiano murmuras: "Ciganagem do catano!" O caucasiano em resposta saca do revolver e diz: "Realmente... Agora passa para cá a carteira e o relógio."

CoolSpot
Experiente
Experiente

Mensagem por CoolSpot »

Twikhor Escreveu: Estou de acordo com o facto de termos que os respeitar por terem uma cultura diferente mas não te esqueças que o respeito funciona nos dois sentidos e visto que são estrangeiros devem, antes de mais, respeitar o país que os acolheu e os seus habitantes coisa que por vezes não se verifica o que leva as pessoas a generalizar e a perder o respeito por essa etnia.
Até nas coisas mais simples certos grupos ciganos revelam falta de desrespeito e civismo.
Um exemplo: há uns tempos atrás alguns ciganos literalmente acamparam à frente do IPO. Estacionaram as carrinhas em cima do passeio junto à residencial das beiras. Ficaram ali alguns dias e quando foram embora, apesar de terem um contentor do lixo a 1m, deixaram tudo sujo.
E como isto, muitas outras coisas... :roll:
Cá está um exemplo do julgar a floresta pela árvore.
De facto esse tipo de comportamento em sociedade é inaceitável, sejam os envolvidos pretos, brancos, ciganos ou marcianos. Penso que a atitude mais correcta a ter é a de condenar comportamentos e não as pessoas ou comunidades. Se um indivíduo agir erradamente deve assumir a responsabilidade e corrigir seu acto. Da mesma forma, quem age em prol da sociedade deve ser recompensado.

Afirmo já que não sou grande defensor da facilidade de acesso à nacionalidade portuguesa mas a Lei é a Lei. Dizes que os ciganos não são portugueses baseado em quê? Segundo a Lei da Nacionalidade, para ser português basta ter nascido em território nacional e ter um progenitor português. Sendo este o caso, os ciganos a que te referes são nossos compatriotas.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Volto a relembrar que a questão levantada no tópico inicial prende-se apenas com um pequeno grupo de pessoas, que está a ter um comportamento incorrecto. Em vez de estar a centrar a discussão na generalização de um preconceito, de forma incorrecta principalmente para quem sofre com ele, deviam estar a ser discutidas formas de resolver o problema específico (como as que já mencionei, de contactar as autoridades ou a associação referida). Volto a lembrar que, se a discussão voltar a infringir as regras do fórum, encerro definitivamente o tópico (pois quase ninguém discute o problema principal) e tomo medidas em relação aos infractores repetentes. Já começo a ficar farto de apagar mensagens de um pequeno grupo de utilizadores, que nada acrescentam à discussão, com conteúdo que estaria bem na Alemanha dos anos 30, contribuindo apenas para mau-ambiente no fórum e para transmitir uma péssima imagem de intolerância gritante aos novos utilizadores.

Cada um de nós tem maturidade suficiente para saber quando deve participar num tópico e quando deve evitar fazê-lo, se nada tem a acrescentar (ou, como tem sido o caso, se o que acrescentar infringe as regras do fórum, podendo desrespeitar outros utilizadores). Estas infracções constantes apenas servem para prejudicar quem ainda tenta manter uma discussão útil sobre o tema, pelo que devem ser evitadas.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Bem, o que sugiro é que a Associação e a Câmara entrem em contacto, bem como com outras ONG's e realizem acções de formação na área dos direitos humanos que façam com que as pessoas conheçam a cultura cigana pois há muitas coisas que as pessoas não conhecem. Além disso, deve-se punir quem erra e deve educar-se as pessoas tendo em atenção as diferenças culturais, visto que a educação escolar é muito generalista, não tendo especificidades para as pessoas com outras culturas, devendo os educadores conehcerem os padrões culturais dos grupos étnicos e nacionalidades existentes nos seus grupos.
Acções de Animação para a Interculturalidade fazem muita falta...

Twikhor
Novato
Novato
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

CoolSpot Escreveu: Cá está um exemplo do julgar a floresta pela árvore.
De facto esse tipo de comportamento em sociedade é inaceitável, sejam os envolvidos pretos, brancos, ciganos ou marcianos. Penso que a atitude mais correcta a ter é a de condenar comportamentos e não as pessoas ou comunidades. Se um indivíduo agir erradamente deve assumir a responsabilidade e corrigir seu acto. Da mesma forma, quem age em prol da sociedade deve ser recompensado.

Afirmo já que não sou grande defensor da facilidade de acesso à nacionalidade portuguesa mas a Lei é a Lei. Dizes que os ciganos não são portugueses baseado em quê? Segundo a Lei da Nacionalidade, para ser português basta ter nascido em território nacional e ter um progenitor português. Sendo este o caso, os ciganos a que te referes são nossos compatriotas.
Não estou a julgar a floresta pela árvore, estou simplesmente a dizer que devido a comportamentos menos próprios (que geralmente engloba roubar, destruir, etc...) de certos grupos ciganos a sociedades tem tendência a generalizar e é compreensível que assim seja.
Este é um problema inerente à imigração qualquer que seja a raça ou etnia em causa.

Tens razão em dizer que são portugueses visto que já estão em Portugal há várias gerações e adquiriram a nacionalidade portuguesa (para alguns não merecida), mas originalmente eram imigrantes.
A solução talvez passe por haver critérios mais rígidos para conceder a nacionalidade portuguesa.